Asiáticos Crossovers Kia Sedãs

Kia Cerato e Soul: consumidores reclamam de barulho metálico da suspensão

kia-soul-avaliacao-na-1 Kia Cerato e Soul: consumidores reclamam de barulho metálico da suspensão

Alguns donos de Kia Cerato e Soul andam reclamando de barulhos excessivos em seus carros. A maior reclamação é em relação a um barulho metálico na suspensão do Soul.



O som é semelhante ao de um amortecedor batendo seco, e pode ser ouvido pelos ocupantes do veículo, quando este roda em asfalto pouco irregular. O ruído é tão elevado que preocupa quem não conhece o veículo.

Até mesmo unidades de test drive apresentam o problema. Tanto as versões com aro 18 quanto com aro 16 apresentam o mesmo ruído metálico.

A rede de concessionárias parece não conseguir resolver o problema, já que há revenda dizendo que o barulho é normal, e que a Kia está resolvendo a questão.

O Cerato é outro que apresenta ruídos semelhantes, mas em menor intensidade. Outro barulho presente no modelo é a caixa de direção, onde a graxa de lubrificação não é suficiente ou não é adequada às condições climáticas brasileiras.

Com isso, sem uma lubrificação adequada, o ruído na caixa de direção aparece. Para resolver o problema, somente com a troca do lubrificante por um nacional.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

  • LucasHaughton_

    E eu pensando que esses mesmo problemas da Kia eram exclusivos dos Cherys

    • Victor Motter

      um amigo meu tem um honda civic , comprou zero , teve que trocas os 2 amortecedores da frente com 22mil km .
      problemas todas tem . #FATO

      • Edu7000

        Eu e meu irmão compramos 2 Si 2007 0Km e os dois vieram com barulho na suspensão dianteira esquerda.
        A Honda não aceitou trocar na garantia.
        Meu irmão deixou assim mesmo e eu paguei quase R$700,00 pra me livrar do barulho.

        Logo depois com cerca de 15000 Km troquei o amortecedor traseiro por estar vazando, mas este na garantia.

  • Gi1709

    Nenhuma marca está livre de imprevistos.

  • richard_sousa

    O pessoal reclama reclama reclama das 4 grandes, mas elas conhecem muuito bem o nosso asfalto e ruas lunares como nenhuma outra.
    A Kia e Hyundai tem muito o que aprender com as nossas buraqueiras.

    • pablo

      Então me explica porque os Fiats soltam rodas e a linha Gol G5/Voyage/Saveiro tem tantos problemas. Problemas todas tem, resta saber qual vai ser a conduta da marca diante dos problemas.

      • Falei tbm do Punto que solta a capa do retrovisor andando. Assim como o Vectra GT. "Tudo nacional".

        • pablo

          Nem sabia destes. Todos os Puntos, só os velhos, novos ou os sem retrovisor elétrico?

          • Eu "achava" que eram apenas os primeiros Punto's. Até ver onde moro um Punto T-Jet da leva atual sem a capa, no trabalho dois Essence 1.6 com o mesmo problema.

            Em relação ao Vectra, foi um colega de treinamento que tem o Vectra GTX, mas ao entrar no reclame aqui, vi que também tinha o mesmo problema de capa caindo do retrovisor.

            Sinceramente não sei lhe dizer se trata apenas do retrovisor comum ou os eletricos. (Creio que no vectra GTX é eletrico).

      • wolfburger

        Tem visto Fiat soltando roda ou VW com problemas recentes?
        Então você falou tudo:
        O importante é a conduta da marca diante do problema.

    • x60

      Também com carros com 50 anos de idade e cidade que …

      http://i.imgur.com/VOdvI.jpg

      Capa do Jornal de hoje.

      • pablo

        rsrs
        Bueiros Aires… esse meia hora é uma comédia.

  • juncobrasil

    Pois é…a KIA e a Hyundai gastam fortunas em publicidade no Brasil para ludibriar os consumidores, as propagandas são coisas de louco como " o melhor carro do muuuundo" "o melhor carro dos EUA" e por ai vai. Tá na hora de resolver estes problemas ao invés de ficar vendendo ilusões.

    • Gambixx

      Kia é mão de vaca, não gasta com publicidade…

    • pablo

      Quem fala o melhor carro do universo universal é a Hyundai e sua importadora, a CAOA.
      A Kia tem uma abordagem bem diferente, que não mostra nada mais que a realidade.

      Ludibriar? Colocar um carro como o Gol como sonho de consumo de milhares de pessoas é o que? Vender um CrossFox pelado por 55k? Um Focus sem ESP e apenas com 2 airbags por 77k? Bravo começando em 55k? Todos os carros da Chevrolet abaixo do Malibu e da Captiva? Golf 4 ainda no Brasil? Nada disso é enganar o consumidor?

      • Victor Motter

        digo uma coisa , esses dias eu estava pensando o porque que o GOL é o carro mais vendido do brasil .
        duas paixoes dos brasileiros ( nao é o meu caso , mais da grande maioria ) – FUTEBOL E CARROS .
        o que o povo faz quando o time faz " ponto " ( GOOOOL ) , comemora .
        ou seja , a VWB , foi no coraçao dos brasileiros , aliando duas paixoes nacionais .
        carro e futebol .

        aposto que se tivesse colocado outro nome , seria um fracasso nas vendas .

  • Sr_Montisolli

    "Outro barulho presente no modelo é a caixa de direção, onde a graxa de lubrificação não é suficiente ou não é adequada às condições climáticas brasileiras".

    >> Esse é um dos grandes problemas da produção em escala global. A uniformização de peças que as vezes, não obedece as peculiaridades de cada local!!

    A maioria desses carros tem sua produção e engenharia voltadas para o horizonte acima do trópico de cancer, ou seja, Europa, EUA e Extremo Oriente (japão, coréias e etc…) regiões frias, por aqui o desgaste é maior!!!

    Um mesmo problema ocorreu com o golf geração 2 que era importado da Alemanha. Meu tio adquiriu um modelo e uma dor de cabeça incrível. O carro tinha um barulho nas rodas traseiras e no capô que não cessava.

    Engraçado, é que nenhum mecânico aqui em SL conseguiu resolver o problema!! A explicação recorrente era o clima e o desgaste rápido das peças!!.

    Fala sério!

  • DiMais

    achei que tinha ouvido coisa demais hoje quando estava passando numa calçada e um Soul passou pela minha frente entrando para a casa.. pode ser que esse carro esteja com o mesmo problema.. carro para vir ao Brasil deve ter um boa tropicalização porque nunca se sabe qual tipo de rua, combustível ou lubrificante eles terão que utilizar..

  • O carro no Brasil precisa ter suspensão de Jipe para agüentar a buraqueira… Os donos também não ajudam, sabem que o carro tem a suspensão mais fraca e colocam o “bixinho” para andar a 60km/h em rua esburacada… Vejo muito isso indo ao meu trabalho, a rua não tem buracos mas é muito imperfeita (tapa buraco em cima de tapa buraco) e mesmo assim o povo anda ali acima dos 60km/h, uma vez vi um Fit que deveria estar a 100km/h, o coitado do Fit sacolejava e pulava…

  • Alesr50

    O carro daqui de casa (e até a versão mais nova…) tem um barulho bizarro de suspensão…é nada foi feito até hoje..pois é..

    ps: Não é kia..

    Vamo ve se a Kia resolve isso..

  • JHerzévRN

    Começaram os problemas…

    • Cil

      Na verdade eles sempre existiram. Só agora é que saiu uma matéria a respeito aqui no NA.

  • Guilherme1daSul

    recall???

    • frodinho

      Matou alguem? Deixou alguem incapacitado/deficiente? Então sem recall…

      • Cil

        Isso é Brazil zil zil!!!

        Nos EUA, basta UM ÚNICO CARRO apresentar problema que a fabricante já corre para resolvê-lo.

  • fkas

    Esse barulho é realmente um rpoblemão… Meu Cerato (2008 automático) tem ele desde novo. Eu reclamo em todas as revisões e ninguém consegue resolver. Só que ele é meio "bizarro": Uns dias ele é bem forte, apenas para praticamente sumir no dia seguinte, voltar no outro… Quando eu estou sozinho ele quase não faz; com minha mulher ao lado (e olha que ela é bem levinha!) ele fica bem alto, mas se alguém sentar no banco de trás do lado direito ele some (o mesmo acontece se eu colocar algo que pese uns 15Kg na mala, do lado direito perto da tampa). Com 2 ou 3 pessoas no banco de trás ele praticamente não faz.
    Não sei se é na caixa de direção… Digo isto porque ele faz o barulho mesmo no meio de uma curva, quando há tensão na caixa que deveria eliminar o efeito das folgas. Só sei que isto já dura quase 60.000Km, mas até agora nada quebrou!

    • Leandro_SP

      lendo seu relato me parece um problema que eu tive na trizeta da homocinética…. vc já mandou verem isso ?

    • Marcelo_Machado

      Vendo seu relato dá pra ve como esses barulhos nos incomodam, a gente até sabe como ele aparece, como aumenta e como diminui. E o que dá mais raiva é que na ccs os caras nunca acham nada, tá tudo sempre normal….

    • Cil

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!! Meu Picanto tem isso também. Final de semana passado, ele ficou parado na garagem por 4 dias. Na segunda ao sair, o carro estava estranho, passou o dia em meio a uma crise de abstinência… eheheheheh… tremendo todo.

      No dia seguinte, tudo liso. Vai entender! Eu reparei que isso ocorre sempre que deixo o carro com o volante torto. Sabe como é… deixa as rodas alinhadas, mas o volante meio tortinho para um dos lados. Sabe-se lá porque… vai ver tem algo a ver com a direção elétrica, já que eu mesma não sei até que ponto não prejudica a mesma se a coluna ficar torta, ainda que um pouco. Também desconfio que meu Picanto tem algum problema com amortecedores. Vou exigir uma geral completa na suspensão do meu carro quando ele for pra revisão.

      Rua muito irregular? Esqueça de passar com qualquer carro KIA, pelo que li até agora, em altas velocidades…. se é que 50-60 km/h pode ser considerado alta velocidade. Ehehehehehehehe…

      No meu caso, tenho que passar todo dia por um trecho de paralelepípedo… e se passar a mais de 30 km/h (na verdade essa é a velocidade dentro do campus da universidade) dói até a alma. É impressionante, o quanto se transmite a irregularidade do piso para a coluna de direção do carro e é beeeeeeem perceptível no volante. Só não me incomoda mais porque meu KA G2 era bem barulhento, embora as irregularidades do piso não passassem tanto para a coluna de direção/volante.

  • mikaelbrian

    é eu vi num site onde tem as opiniões de donos de carros e coloquei soul, depois pesquisei sobre o cerato e todos diziam isso e que tbm a porta traseira vibrava

  • Alex_JW

    Eu sempre reclamei dos baruhos de todos os carros que tive.

    No final das contas eu descobri que o problema não era com os carros, e sim com o nosso "asfalto" lunar, de péssima qualidadade, cheio de remendos e crateras.

  • Gambixx

    Tenho um 2010/11 com 4 meses.
    O ajuste de suspensão é péssimo para ruas com piso irregular, e a roda 16 aumenta mais ainda. Mas nada diferente de um Civic (ajuste).

    • henrylandder

      achava que com rodas 16 seria diferente.

      eu tbm tenho um 10/10 com aro 18, de fato a suspensão não é de um sedã americano, porém com rodas aro 18 pneu perfil 45, e ruas que mais parecem estradas de chão, logicamente bate seco.

      não vejo como um problema cronico, e sim devido ao tamanho da roda/pneu e qualidade do asfalto.

      O i30 do meu irmão é a mesma coisa.

      • Gambixx

        Posta um link com a foto dele com as rodas. Deve ter ficado bem interessante.
        Eu comprei sabendo que o ajuste de suspensão seria assim, e não como um Corolla macio (até demais).
        Também não vejo grande problema.

      • Cil

        Com nossas ruas… nem um sedã americano sem qualquer tropicalização, caso dos carros da KIA, rodaria bem.

  • Eduardo Costa

    Braços axiais e pivôs são o calcanhar de aquiles de todos os importados. Já sofri muito com isso, a ponto de colocar peças recondicionadas, fabricadas com borrachas reforçadas, para poder rodar mais tempo com a bm 325 93 que tive.

  • cmoret

    Pensei que problemas de qualidade fossem exclusividade das "4 grandes", afinal é o que tenho mais lido em blogs ultimamente…..

  • joaopbezerra

    Basta um Power Cushion na suspensão!
    Pesquisem.

    • Victor Motter

      segundo o artigo 8 do contran é proibido a alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão

  • KamatsuKyoto

    Esses carros não foram feitos para andar nas "excelentes" ruas brasileiras.

  • DeliusMortimer

    E qual é a posição da Kia Brasil quanto a isso?
    Eu tenho um Picanto automático. É um carro excelente, completo, confortável, econômico. Mas a suspensão é muito barulhenta. É um pouco maluco como o Cerato do fkas, tem dias em que o barulho é muito irritante e dias em que o silêncio é total.Troquei os pneus e ficou uns 70% melhor. Na concessionária, disseram-me que é "normal, pois foi feito para piso coreano e não brasileiro". Tá, mas comprei via importação oficial da Kia Brasil, não trouxe o carro na minha mala! Explica, mas não justifica.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend