Kia desiste de picape média rival de Hilux e Ranger

Kia desiste de picape média rival de Hilux e Ranger

Como já se sabe, Kia e Hyundai não são exatamente fãs de picapes, embora a segunda tenha colocado a Santa Cruz no mercado americano, um produto feito para ser alternativa ao SUV e aos sedãs.

Agora, na Austrália, sabe-se que a Kia desistiu de ter uma picape média feita sobre chassi de longarinas. Rumores sobre o projeto já existiam há algum tempo, porém, ainda não estava claro como ele seria executado.

Damien Meredith, diretor de operações da Kia Austrália, disse: “Eu acho que provavelmente é uma chance remota”. O próprio executivo, há dois anos, disse ao público local para esperar por algo com cabine simples e dupla, bem como gasolina e diesel.

A proposta era de uma gama completa dessa picape, contudo, agora a Kia parece ter encontrado dificuldades para resolver a equação de uma picape média em seu lineup. A ideia do projeto partiu do próprio Meredith.

O executivo apresentou a ideia de uma picape média para o CEO da Kia, Ho-Sung Song, há alguns anos. Ele afirmou que uma picape média na Austrália, venderia em torno de 20.000 unidades ao ano, segurando as vendas de todos os modelos da Kia na região.

Sua ideia levaria a Kia a ter 10% do mercado de comerciais leves da Austrália. Ele explica: “Elaboramos um plano há cerca de quatro anos e dissemos: olha, acreditamos que podemos fazer tantos, e o senhor Song quase caiu da cadeira e disse ser impossível que não pudesse fazer tantos. Mas ele começou a contar e depois a acreditar”.

Meredith falou agora: “Não recebemos uma resposta definitiva da sede da Kia. Toda vez que vejo o Sr. Song, ele diz: ‘Entendo o que você disse Damien, mas vamos esperar para ver’.”

Pelo visto, o projeto da Kia não foi enaltecido como deveria.

Ainda que o mercado australiano seja bom, uma picape média da Kia teria potencial para vender muito mais ao nível global, com mercados como da África do Sul, Sudeste Asiático, Argentina, Brasil, México e, logicamente, os EUA, sendo regiões de enorme venda de picapes.

[Fonte: CarsGuide]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.