Coréia Elétricos Kia

Kia Motors revela plataforma elétrica CV para crossovers e sedãs

Kia Motors revela plataforma elétrica CV para crossovers e sedãs

A Kia Motors revelou na Coreia do Sul sua arquitetura elétrica para automóveis nos próximos anos. Com código CV, a plataforma tem nome comercial de E-GMP, que sustentará sedãs, crossovers e SUVs.


Essa nova base possui uma modularidade na introdução de células de energia, mas de modo geral, a Kia Motors divulga que ela proverá autonomia de 500 km (não se sabe em qual ciclo) e recarga rápida (entre 20% e 80%) em apenas 20 minutos.

A E-GMP será usada também pela Hyundai em modelos como NE e JW, que equivalem ao crossover derivado do Concept 45 e um produto da submarca Genesis, respectivamente.

Em uma das imagens divulgadas, a Kia até exibe o desenho de um carro que parece um Porsche, mas não devemos esperar por esportivos elétricos inicialmente para as duas marcas coreanas.

O lado bom é que, noutra imagem, a plataforma E-GMP aparece com suspensão pneumática, indicando que os carros da Genesis não farão feio em relação aos rivais de luxo alemães.

Com tensão de 400 volts, os Kia CV poderão se beneficiar de estações de energia de 350 kW, permitindo assim que possam fazer viagens longas em países onde este padrão de carregador está instalado.

Kia Motors revela plataforma elétrica CV para crossovers e sedãs

Na Coreia do Sul, a Hyundai Motor Group instalará 12 unidades em estradas, além de outros em grandes centros, como Seul, ainda este ano.

A Kia não revelou outros detalhes da CV, mas observando a plataforma, pode-se notar que a motorização deve ficar essencialmente na frente e com suspensão de eixo de torção atrás.

Obviamente, essa variante não deverá ser a mesma usada pela Genesis e carros de alto preço do grupo, mas por modelos mais baratos e populares. A Kia Motors planeja lançar 11 modelos elétricos até 2025.

Teremos aqui? Difícil dizer. No momento, existe a promessa de lançamento dos modelos Niro Hybrid e Soul EV ainda este ano, mas por causa do coronavírus, podem ficar para o próximo ano.

[Fonte: Motorgraph]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    Meio atrasadinhos, mas tá valendo. Quanto ao “Porsche da Kia/Hyundai”, faltou criatividade aos coreanos mais uma vez.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email