Coréia Kia Pickups SUVs

Kia Motors terá picape e SUV sobre chassi de longarinas em 2022

Kia Motors terá picape e SUV sobre chassi de longarinas em 2022

A Kia Motors está mantendo sua picape média sob sigilo, com executivos proibidos de comentar detalhes sobre o projeto, que envolverá um produto a ser de fato concorrente de modelos como Ford Ranger e Toyota Hilux, de acordo com o site australiano Motoring.


Tanto a Kia quanto a Hyundai fizeram um levantamento sobre a venda de picapes médias no mercado mundial, em especial na Austrália e, logicamente, por aqui também. Após essa análise, aparentemente a decisão de fazer uma picape foi mantida e a expectativa é que ela apareça entre 2022 e 2023.

Na Austrália, a introdução de uma picape tem como objetivo aumentar suas vendas para 100.000 unidades anuais, sendo que em 2019, mais de 61 mil veículos da marca foram emplacados no país da Oceania. Como um dos maiores mercados de picapes do mundo, o continente distante é atrativo para esse tipo de produto.

Contudo, o projeto de uma picape Kia envolveria a construção de pelo menos duas fábricas. Uma seria feita quase que obrigatoriamente na Tailândia, devido aos custos baixos de produção e alcance no Sudeste Asiático e Austrália.

Fazer na Coreia do Sul seria limitar a atuação da mesma nessa importante região, que também é grande consumidora de picapes. A Kia Motors ainda pode aproveitar a saída da GM com sua Colorado (S10) para preencher essa lacuna. A outra planta só pode ter dois endereços: Argentina ou Uruguai.

Ela até poderia fazê-la no México, onde a empresa tem uma fábrica em Pesquería. Isso seria uma solução inicial, mas assim como já vimos com a Nissan Frontier, essa picape da Kia pode exigir volumes maiores.

Na Argentina, a produção da picape é notória. Contudo, o processo CKD do Uruguai seria interessante também para a Kia, como a Peugeot está fazendo. O único detalhe seria o volume, dada a capacidade menor das fábricas locais.

Além da picape, a Kia Motors prepara um SUV com chassi de longarinas derivado dessa picape, que tem como missão brigar com a Toyota Land Cruiser Prado. Este também pode chegar por aqui.

[Fonte: Motoring]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

      Quem somos

      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

      Notícias por email