Kia muda visual e confirma crossover Stonic MHEV para novembro

Kia muda visual e confirma crossover Stonic MHEV para novembro

A Kia adotou no Brasil o novo padrão visual da coreana e também aponta para uma nova fase com a eletrificação de seus produtos, começando pelo crossover Stonic, que chega em novembro com sistema MHEV. Já implantado em muitos mercados, o novo layout da fabricante asiática indica também seu passo global no caminho da nova energia.


Assim, até 2027, a Kia pretende lançar sete modelos totalmente elétricos, mas desenvolvidos a partir do zero para essa proposta, diferente de alguns produtos atuais, convertidos para eletricidade. No Brasil, representada pelo grupo Gandini, a Kia trará o Stonic importado de Gwangmyeong, Coreia do Sul, já com a nova identificação.

Kia muda visual e confirma crossover Stonic MHEV para novembro

Com 4,10 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,52 m de altura e 2,58 m de entre-eixos, o Kia Stonic tem porte de Fiat Pulse, porém, é mais largo e tem base maior, contudo, seu bagageiro é menor: 352 litros. Fabricado também na China (com mudanças estruturais) e Paquistão, ele tem estilo europeu de Peter Schreyer, que não agradou na Coreia, onde saiu de cena em 2020.

Kia muda visual e confirma crossover Stonic MHEV para novembro

O Kia Stonic tem motor Kappa 1.0 TGDI com 120 cavalos e sistema MHEV ou micro-híbrido com sistema elétrico de 48 volts. Não é um híbrido pleno, como os nacionais Corolla e Corolla Cross, mas o recurso ajuda a reduzir o consumo.

Aliás, o Stonic já passou pelo Inmetro e na tabela PBE 2021 ele faz 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, classificado como B/B na tabela geral/categoria. Foram testadas as versões EX, LX, SX e GT, indicando a presença de quatro versões do Stonic.

Kia muda visual e confirma crossover Stonic MHEV para novembro

Um detalhe que omitimos para destacar agora é o torque disponível no Stonic MHEV. Para o Brasil, ele virá com a transmissão de dupla embreagem com sete marchas. Nessa transmissão, ele tem 20,4 kgfm e não 17,5 kgfm, como no caso do HB20 e Creta. Essa força está disponível apenas no Stonic MHEV manual de seis marchas.

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.