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Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Atingindo sua maioridade em 2018, o Kia Optima assumiu o papel de sedan médio dentro da gama Kia após suceder o Kia Clarus de 1996.

Dividindo a base com seu irmão, o Hyundai Sonata, o Kia Optima passou por quatro gerações e a cada uma delas vem conquistando cada vez mais clientes.


Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Aqui no Brasil, a única geração vendida em nosso mercado esteve aqui entre 2012 e 2015, sobre a qual falaremos mais tarde.

Antes de entrarmos nos detalhes do Kia Optima, vamos conhecer seu antecessor, o Kia Clarus.

Kia Clarus (1995 a 2000)

Antes de dividir a plataforma com o Hyundai Sonata, o Kia Optima teve um antecessor que dividia a base com a japonesa Mazda.

O Kia Clarus foi o primeiro modelo de tamanho médio a ser vendido dentro da gama Kia, e atendia mercados como o da Coreia do Sul e da Austrália.

Ele é baseado na quinta geração do Mazda Capella, que no mercado norte americano ficou conhecido como Mazda 626.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

De início o modelo tinha quatro opções de motores a gasolina disponíveis nos mercados onde era vendido, começando por um motor 1.8 litro de origem Kia, dois motores de origem Mazda de 2.0 litros e por fim uma versão V6.

O visual do carro era simples e sem muitas firulas, mas isso também gerava comentários de que o modelo fosse bem apagado e sem graça.

Seus faróis tinham formato amendoado com um leve recorte no capô. A grade era diminuta e ostentava o logo da Kia ao centro. O para choque também tinha formas simples e sem muitos detalhes aparentes.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

As laterais eram simples e sóbrias e a traseira era basicamente a de um Jaguar.

O interior era simples e bem construído, mas sem muita personalidade. Mas isso não queria dizer que o modelo não viria sem os itens básicos de conforto e segurança.

Além da carroceria sedan, o Kia Clarus tinha também a versão perua, que tinha lanternas elevadas e desenho pouco agradável.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

O Clarus perua tinha a aparência de ter sido feito as pressas, pois a janela da coluna C tinha formato diferente das demais janelas, fora o desenho das lanternas que era esguio e comprido, lembrando muito as lanternas do Ford Fiesta de 2002.

O modelo saiu de linha em meados do inicio do ano 2000, quando a Kia apresentava a primeira geração do Kia Optima, como o sedan médio da marca coreana.

Kia Optima (2000 a 2006)

A primeira geração do Kia Optima foi apresentada no começo dos anos 2000 e tinha como principal missão substituir as vendas pífias do Kia Clarus.

Agora o Kia Optima dividia a base com seu irmão o Hyundai Sonata, e durante um certo tempo eles eram basicamente o mesmo carro, apenas trocando emblemas e nome.

Por ser um carro de alcance global o modelo recebeu vários nomes.

Na Europa e no Canadá o modelo foi vendido como Kia Magentis – quando suas vendas começaram em 2002 – e no mercado sul coreano ele poderia atender pelos nomes de Kia K5 ou Kia Lotze.

No mercado norte americano ele era vendido como Kia Optima, assim como no Canadá, Malásia e Austrália.

De início o Kia Optima veio com um motor 2.5 litros V6 podendo ser casado com a transmissão manual ou automática.

Antes de ganhar seu primeiro facelift, o Kia Optima recebeu um novo motor 2.7 litros V6 com acoplado com um novo câmbio automático de quatro velocidades, e matando assim as opções de câmbio manual para o modelo.

O visual do primeiro Kia Optima era simples e elegante.

Ao contrário do seu antecessor que tinha um visual mais apagado, o Kia Optima tinha um visual mais acertado, com seus faróis retangulares e de tamanho médio.

A grade era consideravelmente maior que de seu antecessor e ostentava o emblema da Kia ao centro.

O para choque dianteiro do Kia Optima tinha desenho simples e elegante sem muitas firulas. As laterais eram elegantes e contavam ainda com um friso cromado para reforçar o status do modelo médio.

A traseira era elegante e tinha personalidade própria, diferente do modelo anterior que praticamente copiou um Jaguar.

O interior do Kia Optima era sóbrio e elegante e tinha até imitação de madeira em algumas versões.

Mas o belo e discreto estilo mudaria em 2002, quando o modelo ganhava seu primeiro tapa no visual. Sai de cena os faróis retangulares e entra no lugar um conjunto no mínimo curioso, os faróis agora eram divididos.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Os faróis do Kia Optima tinham uma parte se mantinha retangular e abrigava a luz de indicação de seta e o canhão de xênon principal, e numa forma mais ovalada era aonde o farol auxiliar ficava.

A grade do Kia Optima agora tinha um formato de trapézio e traziam filetes cromados verticais, que dependendo do ângulo pareciam com garras.

O modelo ficou com esse visual excêntrico até a mudança de geração que ocorreu em 2005 já como modelo 2006.

Kia Optima (2006 a 2010)

A segunda geração do Kia Optima foi apresentada em novembro de 2005 na Coreia do Sul, e agora apostava num visual muito mais equilibrado e se distanciava mais do seu irmão Hyundai Sonata, com o qual ainda dividia a base mecânica e alguns componentes.

De forma global, o Kia Optima foi apresentado já como modelo 2006 e agora apostava na plataforma global da Kia/Hyundai chamada de “MG”, que garantiria um barateamento nos custos finais e maior alcance de vendas.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

De início o Kia Optima foi vendido com motores que iam do básico 2.0 litros a gasolina e chegando no 2.7 litros V6 nas versões mais caras.

No quesito design, o salto de qualidade visual era percebido.

De início o Kia Optima vinha com faróis maiores com todas as lentes juntas e com visual muito mais elegante que a geração anterior.

Agora a grade dianteira era um trapézio invertido e abrigava o logo da Kia ao centro.

Nas laterais, o arco das janelas era coberto por um friso cromado para dar mais sofisticação ao Kia Optima.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Já na traseira o Kia Optima tinha lanternas horizontais compostas por quatro círculos, onde dois eram os de freio, um para cada lado era o de indicação de ré e um de cada lado para a indicação de seta.

O visual era bem equilibrado e elegante de modo geral.

O Kia Optima continuou assim até meados de 2009 quando ele ganhou um novo desenho que agora era assinado pelo renomado designer Peter Schreyer.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

O facelift do Kia Optima foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Nova Iorque de 2009, quando todos modelos da marca agora passariam pelo crivo do famoso designer.

Essa mudança de visual deixou o Kia Optima muito mais esportivo e com uma agressividade que jamais teve. Os faróis eram afilados, muito semelhantes ao do New Civic de 2006.

A grade do Kia Optima agora ostentava o novo padrão que a Kia chamava de “nariz de tigre” com um detalhe cromado e o logo ao centro. O para choque dianteiro estava mais esportivo e elegante que nunca.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

A traseira do Kia Optima também ganhava um salto de qualidade visual com suas novas lanternas que agora tinham um recorte mais irregular e desenho mais retilíneo nas luzes internas.

Saem de cena os elementos circulares e entra no lugar elementos mais retangulares, dando a impressão de que o modelo ficava mais elegante.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Algumas novidades mecânicas também foram feitas, para todos os mercados aonde o modelo era vendido, além de novidades como uma nova chave que permitia entrar no veículo com ela no bolso e fazer o contato da mesma maneira.

O Kia Optima seguiu com essas modificações até meados de 2010, quando troca de geração.

Kia Optima (2010 a 2015)

A terceira geração do Kia Optima foi apresentado de forma oficial durante o Salão do Automóvel de Nova Iorque em 2010.

Agora sob os cuidados do designer Peter Schreyer, o novo Kia Optima apresentava um design totalmente novo e muito mais invocado e agressivo do que as demais gerações.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Agora o Kia Optima tinha um visual que lembrava muito mais um cupê de quatro portas do que um sedan médio.

A plataforma ainda é a mesma do irmão Sonata, com quem divide os motores e alguns componentes, só que com muito mais personalidade que o irmão.

Os faróis do Kia Optima estavam maiores e mais angulosos e tinham mais aspecto agressivo.

A grade “nariz de tigre” estava maior e com um aplique em preto brilhante no fundo e uma moldura menor dentro vazada e cromada.

Na base do para choque do Kia Optima, os faróis de neblina tinham formato mais anguloso e o conjunto todo era bem mais expressivo que as demais gerações.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

A lateral do Kia Optima contava com um arco cromado que saia da janela do motorista e ia de encontro com a tampa do porta malas.

As portas tinham um recorte irregular no vidro traseiro e a lateral contava apenas com um decalque na base das portas para dar volume ao carro.

Na traseira, as lanternas do Optima estavam maiores e tinham também um recorte irregular e eram compostas basicamente por LEDs, garantindo um visual elegante e esportivo ao mesmo tempo.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Já no interior do Kia Optima um novo desenho era visto e basicamente todos os componentes estavam posicionados para o motorista, para que o mesmo não perdesse o foco na estrada.

Acabamento primoroso e elegante eram as palavras de ordem dentro do modelo.

No quesito motorização o Kia Optima tinha versões a gasolina e a diesel, com potências que partiam de 136 cavalos para o motor 1.7 litro a diesel e chegando até 274 cavalos com o motor 2.0 litros turbo a gasolina, que equipava as versões mais caras.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Um facelift foi apresentado em meados de 2014 onde o Kia Optima ganhava um novo para choque dianteiro, novas lanternas traseiras e pequenas atualizações no painel.

Dessa mesma geração a Kia apresentou a versão híbrida em novembro de 2011 já como modelo 2012.

O modelo tinha como um grande concorrente o Toyota Prius. Essa atual geração ficou em vigor até meados de 2015 quando o modelo passava a ganhar sua quarta geração.

Mas antes vamos falar da passagem do Kia Optima no Brasil.

Kia Optima 2013 a 2016 no Brasil

No Brasil, quando falamos de Kia Optima, é essa geração que vem à mente da maioria das pessoas, afinal, foi a única vendida em nosso país.

Ele não fez tanto sucesso quanto seu irmão Hyundai Sonata, mas foi até preferido por alguns devido ao seu visual mais diferenciado.

O Kia Optima em questão chegou ao Brasil em abril de 2012, como modelo 2012/2013, tentando passar à Kia uma imagem de requinte e sofisticação com seu motor 2.4 16v de 182 cavalos.

Inicialmente a vida do Kia Optima não foi fácil no Brasil, já que ele tinha como concorrentes diretos o já citado Hyundai Sonata 2.4, que era praticamente o mesmo carro, junto com o Ford Fusion de entrada, que portava um motor 2.5 16v de 173 cavalos de potência.

As duas marcas coreanas apertavam bem no preço. O Kia Optima 2.4 custava R$ 96.900 (podendo chegar a R$ 105.900 com teto solar e faróis de xenon) e o Sonata 2.4 custava R$ 97.250, ao passo que o Fusion 2.5 saía por R$ 84.500.

O visual era interessante, o porte era impressionante (com 4,84 metros de comprimento) e o espaço interno também era bom, mas o desempenho não era seu forte.

Tanto o Kia Optima quanto o Sonata não tinham a performance que um motor 2.4 poderia dar a impressão de ter.

Dentre os equipamentos de série, tudo que se esperaria da faixa de preço, embora com alguns deslizes. O modelo tinha ar-condicionado dual zone, bancos em couro, sendo que o do motorista tinha ajustes elétricos e também trocas de marcha no volante junto com rodas de 18 polegadas.

A segurança era elevada, com seis airbags e controle de estabilidade.

Depois de algum tempo o Kia Optima passou a ser equipado com um motor 2.0 16v, piorando ainda mais seu desempenho. Saiu de linha no Brasil em 2015, e as últimas unidades importadas são modelo 2015/2016.

Kia Optima (2015 até hoje)

A quarta geração do Kia Optima foi apresentada no final de 2015 já como linha 2016 e trouxe uma enorme evolução no visual da terceira geração do modelo.

Na dianteira os faróis do Kia Optima agora eram menores e mais afilados, e tem desenho mais agressivo que a geração anterior.

A base do para choque também está diferente e conta com novos elementos visuais que garantem mais esportividade ao modelo.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Agora nas laterais as janelas além do arco cromado, ganham a companhia de uma terceira janela na coluna C, que aumenta – ao menos visualmente – o tamanho geral do carro.

Na traseira, as lanternas estão maiores e invadem os para lamas. Já no interior, o Kia Optima ganha um novo painel muito mais elegante e esportivo, com direito a volante de base achatada.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Nesta mesma geração o Kia Optima ganhou a companhia de uma versão perua que foi apresentada com conceito em 2016 durante o Salão do Automóvel de Genebra na Suíça. A nova perua tem perfil esportivo e visual elegante.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

O modelo recebeu um facelift discreto na dianteira e na traseira do sedan e da perua em meados de 2018, já como linha 2019.

Atualmente o Kia Optima está disponível apenas no mercado norte americano na versão sedan com preços que partem de US$ 22.900 e a perua que tem vendas apenas no mercado europeu.

Por aqui o modelo ainda não consta no site da montadora, mas ao menos temos o Stinger, como opção esportiva com preços salgadíssimos que partem de R$ 349.990 reais.

Quando o Optima foi Magentis no Brasil

Se no mercado global os modelos Kia Optima e Magentis foram vendidos separadamente mesmo sendo o mesmo carro, por aqui tivemos as duas gerações disponíveis.

Lançado como Kia Magentis em meados de 2008 quando o modelo estava na sua segunda geração, o modelo veio para nosso mercado em versão única de acabamento com motor 2.0 litros de 16 válvulas que gerava 145 cavalos e tinha torque de 19,3 kgfm.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

O modelo ficou com essa aparência até meados de 2009, quando o modelo ganhou o mesmo facelift do mercado global e passava a ser o “Civic da Kia”.

Quando fora apresentado, o modelo vinha também em versão única de acabamento EX que tinha preço sugerido na época de R$ 69.900 reais, e brigava com modelos como o Toyota Corolla XEi, GLi e o Honda Civic na versão LXS.

Se no mercado norte americano e europeu o modelo disputava com modelos maiores como o Hyundai Azera, Volkswagen Passat e entre outros, por aqui ele foi vendido como sedan médio.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Mesmo tendo um bom pacote de equipamentos e um motor adequado a proposta do carro, o modelo passava sempre discreto por onde quer que passasse.

Alguns até mesmo o confundem com o próprio Civic.

Com vendas em baixa o modelo deu lugar em 2012 a nova geração que havia estreado no mercado global em 2010.

A terceira geração do Magentis agora se chamava Optima e tinha o visual agressivo e assinado pelo renomado designer Peter Schreyer.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

O modelo agora não passava desapercebido e nem era mais comparado com o Honda Civic.

Diferente da geração anterior, o novo Optima foi vendido em duas versões, sendo uma com motor 2.0 litros na versão EX que tinha 165 cavalos e uma outra versão como motor 2.4 litros com 180 cavalos, sempre associados a um câmbio automático de 6 velocidades.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Por ser importado o modelo também era pouco procurado e seu irmão Hyundai Sonata teve mais sorte no nosso mercado.

Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)

Mas caso você queira um Magentis/Optima para chamar de seu, aconselho a buscar no mercado de usados que tem muitas opções.

Para o Magentis, os preços partem de R$ 21.500 na versão EX com motor 2.0 do ano de 2008 e podem chegar até R$ 30.900 na versão EX do ano 2009 com a frente que se assemelha ao do Civic.

Já no caso do Optima, os valores começam em média de R$ 52.500 reais pela versão 2.4 litros EX de 2012, e podem chegar até R$ 78.990 reais na versão 2.0 litros EX de 2015.

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