Kia Linha 2019 Matérias NA

Kia Picanto 2019: preço, consumo, motor, versões, equipamentos

Diferente de outros lançamentos feitos nesse ano, o Kia Picanto 2019 chegou às concessionárias e começou a ser vendido sem nenhum alarde, mesmo se tratando de uma nova geração do modelo.

Kia Picanto 2019: preço, consumo, motor, versões, equipamentos


O compacto Kia Picanto 2019 (para muitos, um subcompacto) já está na sua terceira geração. Ele começou a ser vendido aqui no Brasil em 2007, mas seu lançamento na Europa e na Ásia foi feito bem antes, em 2004.

Conhecido por aqui como Picanto, em outros mercados ele é vendido como Kia Morning (Coréia do Sul, Chile e outros países).

Sua primeira geração, que durou de 2004 a 2011, era vendida inicialmente com dois motores a gasolina (1.0 de 61 cv ou 1.1 de 65 cv). Na Europa o modelo também recebeu um motor de 1,1 litro a diesel, com três cilindros, que entrega 75 cv.


Em 2007, o Picanto recebeu seu primeiro facelift, quando ganhou novos faróis e lanternas, além de mudanças sutis no para-choque. Alguns anos depois, em 2010, outro facelift lhe deu a conhecida frente com os “dentes de tigre”.

A segunda geração veio em 2011, no Salão de Genebra, e durou até 2017. Com o projeto chefiado pelo designer alemão Peter Schreyer, ela mudou radicalmente o visual do Picanto, deixando o compacto bem mais moderno e também com dimensões maiores.

A linha de motores contava com as opções a gasolina 1.0 de 3 cilindros e 1.25 com quatro cilindros.

Kia Picanto 2019: preço, consumo, motor, versões, equipamentos

Nessa geração a marca apostou alto em suas ações de marketing, inovando ao apresentar uma campanha para o Picanto envolvendo uma animação feita em 900 unhas postiças (veja aqui), algo inédito até então.

Foram usados 1.200 vidros de esmalte, num trabalho que demorou 25 dias para ser concluído (cada unha levava duas horas para ter seu desenho pronto). O modelo ganhou dois facelifts (em 2014 e 2015), antes de estrear sua nova e terceira geração, no segundo semestre de 2015.

A chegada do Kia Picanto ao Brasil ocorreu em 2007, e em seu ano de estreia ele vendeu 1.621 unidades. As vendas foram crescendo nos anos seguintes, até atingir seu auge em 2010, quando o Picanto emplacou 9.486 unidades.

Depois disso elas caíram gradativamente, ano a ano, até ficar em apenas 754 emplacamentos no ano passado.

Em fevereiro desse ano as primeiras unidades da nova geração começaram a chegar nas concessionárias.

A marca sul-coreana espera que a nova geração faça com que seu modelo de entrada retome as boas vendas, focando especialmente num público jovem, que usa o automóvel principalmente em trechos urbanos.

Kia Picanto 2019 – detalhes

Kia Picanto 2019: preço, consumo, motor, versões, equipamentos

A nova geração do Kia Picanto 2019 é vendida no Brasil na única versão GT, que tem um visual mais esportivo, por R$ 58.990. As novidades do modelo são interessantes, tanto no aspecto visual, como principalmente na generosa lista de equipamentos de série.

Quem vê o Picanto 2019 nas concessionárias certamente perceberá que ele é um compacto diferenciado, que realmente se destaca em meio aos outros modelos de sua categoria vendidos por aqui.

E isso é visto especialmente na versão GT, a única que temos no Brasil, que realça ainda mais seu estilo esportivo.

A frente do Picanto 2019 tem vários elementos que chamam a atenção (alguns até podem achar que houve um certo exagero), como os faróis com projetores tipo canhão e LEDs diurnos, os vários detalhes cromados, a ampla abertura no para-choque e o estilo da grade, que une de maneira harmoniosa os dois faróis.

A parte interna do para-choque conta com uma barra em preto brilhante, faróis de neblina com molduras cromadas e aberturas laterais com detalhes em vermelho. Não resta dúvidas que é uma frente chamativa.

Kia Picanto 2019: preço, consumo, motor, versões, equipamentos

A lateral é mais simples quando se trata de vincos, pois tem portas totalmente lisas. Mas ela conta com repetidores de seta em LED nos espelhos retrovisores, maçanetas cromadas e spoiler lateral com detalhe em vermelho, assim como na dianteira.

O estilo das rodas também é uma novidade do Picanto 2019, sendo de liga leve e com 15 polegadas.

A traseira segue o estilo esportivo de todo o exterior do Picanto 2019, com escape duplo cromado e uma faixa vermelha na parte inferior do para-choque. As lanternas são de LED, e o para-choque conta com luz de neblina e luz de ré incorporados, também na parte inferior.

O modelo também conta com câmera de ré, instalada logo abaixo do logo da Kia.

A vida a bordo do Picanto 2019 ficou ainda melhor do que no modelo da geração anterior, pois agora conta com mais equipamentos de série e um novo visual.

O painel foi redesenhado, tendo agora um sistema multimídia com tela flutuante e sensível ao toque, com sete polegadas e compatibilidade com Android Auto, Carplay, Bluetooth, GPS e uma entrada USB.

Além disso, os ocupantes do Picanto 2019 tem à sua disposição ar-condicionado manual, acendimento automático de faróis e lanternas (ambos em LED), airbag duplo, chave tipo canivete, pedaleiras cromadas, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, bancos em couro com detalhes em vermelho (nas costuras e nas laterais), direção elétrica, trio elétrico, volante esportivo em couro (com regulagem de altura e profundidade), computador de bordo e vários outros itens.

O espaço continua dentro da proposta do Picanto 2019, que é ser um carro para uso urbano. Apesar de ser limitado, especialmente para adultos que viajam no banco de trás, ele melhorou em relação à geração anterior.

Isso ocorreu graças à redução do balanço dianteiro em 2,5 cm, o que aumentou em 1,5 cm a distância entre-eixos e em 1 cm o balanço traseiro. O comprimento do carro continua nos mesmos 3,6 metros, e ele conta com diversos porta-objetos.

O espaço também aumentou um pouco no tamanho do porta-malas, que agora é de 255 litros. Esse é outro ponto que comprova a finalidade do Picanto 2019, ou seja, ser usado na cidade (um porta-malas desse tamanho não permite muitas bagagens para uma viagem mais longa).

Todos os itens citados acima agradam, dando ao Picanto 2019 um visual bem interessante frente a outros modelos compactos (apesar de seu preço ser elevado). Mas se tudo isso está na lista dos pontos positivos, o desempenho do modelo decepciona bastante, e é o principal item entre os negativos.

Apesar de chegar numa nova geração, o Picanto 2019 manteve o mesmo motor 1.0 flex de 3 cilindros, que entrega 80 cv e 9,8 kgfm de torque. Não é um motor ruim em si, especialmente quando usado em trechos urbanos.

Vale lembrar que esse propulsor é o mesmo que aparece no Hyundai HB20, um carro com peso quase igual (953 kg contra 971 kg). Por que então podemos dizer que o motor decepciona?

O primeiro motivo é a expectativa que o visual esportivo do Picanto 2019 causa. Ver seu desenho exterior, com seus muitos detalhes vermelhos e cromados, e depois ter apenas 80 cv à disposição não é o que a maioria dos compradores vai esperar.

Segundo, o conjunto conta ainda com um defasado câmbio automático, de apenas quatro marchas. Seria bem melhor que a Kia tivesse lançado o modelo com o conjunto mecânico da versão vendida na Europa.

Kia Picanto 2019 – novidades

Kia Picanto 2019: preço, consumo, motor, versões, equipamentos

O visual do Picanto 2019 certamente é uma de suas grandes novidades, tornando seu visual mais chamativo e ajudando a explicar o preço um pouco elevado. Além disso, a marca também recalibrou a direção elétrica (que tem respostas mais rápidas e raio de giro menor) e a suspensão (que conta com novo ajuste de molas e amortecedores, além de novas barras estabilizadoras).

Mas a lista de novidades do Picanto 2019 poderia ser bem maior, se a Kia tivesse decidido vender por aqui o mesmo modelo que ela comercializa em outros mercados, como o europeu.

Sabemos que isso quase nunca ocorre, mas veja o que teríamos se o Picanto fosse uma exceção: por lá o modelo é vendido com um motor 1.0 T-GDi Kappa, com injeção direta de combustível, turbo e com três cilindros, que entrega 100 cv e 17,5 kgfm de torque.

Combinado a um câmbio manual de cinco marchas, o Picanto 2019 entrega um desempenho interessante: aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 208 km/h.

Outras versões do modelo por lá contam com um motor 1.2 de 84 cv, e todas utilizam o sistema start-stop (que desliga o motor em certas situações, como quando o veículo para num semáforo).

A lista de equipamentos ainda conta com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, outros dois itens que não vieram para o Brasil.

Kia Picanto 2019 – versões

  • Kia Picanto GT 2018 (J.385)

Cores disponíveis: Vermelho Brilhante, Preto Aurora, Cinza Titânio e Branco Claro.

Kia Picanto 2019 – equipamentos

Kia Picanto 2019: preço, consumo, motor, versões, equipamentos

Kia Picanto GT 2018 – motor 1.0 flex de 3 cilindros, com potência máxima de 80 cv e 9,8 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de quatro velocidades.

ITENS DE SÉRIE: Abertura interna da tampa de combustível, Acabamento black piano nas laterais das portas e em detalhes do painel frontal, Acendimento automático dos faróis, Airbag frontal duplo, Antena eletrônica externa no teto, Apoio de braço central com porta-objetos, Ar-condicionado, Banco do motorista com regulagem de altura, distância e inclinação, Banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), Bancos com detalhes em vermelho, Bancos do motorista e passageiro com porta-revistas no encosto, Barras de proteção contra impactos laterais nas 4 portas, Bluetooth com controle de chamada no volante, Câmera de ré com sistema multimídia, Chave tipo canivete para travamento e destravamento de portas a distância, Cintos de segurança traseiros de 3 pontos, Cintos dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, Costuras dos bancos, volante e laterais das portas na cor vermelha, Desembaçador no vidro traseiro, Detalhes cromados nos conjuntos de faróis, Detalhes metalizados nas maçanetas internas, volante, difusores e painel, Direção com assistência elétrica progressiva, Display digital com odômetro com medições parciais A e B, temperatura externa e indicador de marcha, Encostos de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, Escapamento com ponteira cromada dupla, Espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica e aquecimento, Faróis com projetores elipsoidais e lentes de policarbonato, Faróis de neblina com lentes elipsoidais, Freios a disco ventilados na dianteira e a tambor na traseira com ABS/EBD, Iluminação no porta-malas, Lanternas traseiras de LED, Limpador do para-brisa com acionamento intermitente e frequência variável, Limpador do vidro traseiro, Luz de freio – Brake Light – instalada no spoiler do vidro traseiro, Luz diurna de navegação de LED, Luz interna com efeito fade-out, Maçanetas externas da cor do veículo, Para-choque traseiro, spoilers laterais, grade e entrada de ar frontais com detalhes vermelhos, Para-choques e espelhos retrovisores na cor do veículo, Para-sóis com espelhos para o motorista e passageiro, Pedaleiras cromadas, Porta-copos no console central, Porta-garrafas nas portas dianteiras, Porta-objetos nas portas dianteiras e console central, Revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e apoios de braço, Rodas de liga leve de 15 polegadas, Sistema imobilizador de ignição, Sistema Isofix, Sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade de celular (Apple CarPlay e Android Auto), Bluetooth, entrada auxiliar, USB e controles de áudio e de chamadas no volante, Spoiler traseiro, Tampa no compartimento de bagagem, Tomada auxiliar de energia 12 V (console central), Travamento elétrico central das portas e porta-malas, Vidros com comando elétrico nas 4 portas e Volante com regulagem de altura e controles de som.

OPCIONAIS: nenhum.

Kia Picanto 2019 – preço

  • Kia Picanto GT 2018 (J.385) – R$ 58.990

Obs.: Preço válido para todo o Brasil, exceto para o estado do Amazonas. Por questões tributárias, o preço público sugerido para esse estado é de R$ 60.430.

Kia Picanto 2019 – motor

O motor usado no Picanto 2019 é o conhecido Kappa 1.0 flex fuel. Ele é dianteiro, transversal, tem três cilindros e 12 válvulasm além de ter injeção multiponto e duplo comando de válvulas no cabeçote.

Esse propulsor entrega 77 cv com gasolina e 80 cv com etanol, ambos a 6.200 rpm, além de 9,4 kgfm de torque com gasolina e 9,8 kgfm com etanol, sempre obtidos a 4.500 rpm. A transmissão, como já citamos, é automática de 4 marchas.

Kia Picanto 2019 – desempenho

Com proposta urbana, o Kia Picanto 2019 não tem como objetivo ser um compacto com excelente desempenho, como seu visual talvez faça alguns pensarem.

Unindo seu motor 1.0 de 3 cilindros, com potência máxima de 80 cv, a uma transmissão automática de quatro velocidades, o Picanto 2019 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em demorados 17,1 segundos. Sua velocidade máxima é de 161 km/h.

Apenas para termos uma base de comparação, podemos colocar ao lado os números obtidos com o desempenho do Hyundai HB20, que usa o mesmo motor do Picanto 2019 em suas versões mais baratas, mas sempre aliado a um câmbio manual de cinco marchas.

Além dessa diferença, o HB20 também conta com mais torque, quando abastecido com etanol. São 10,2 kgfm, contra 9,8 kgfm do Picanto 2019.

Isso resulta num desempenho sensivelmente superior: são necessários 14,6 segundos para levá-lo aos 100 km/h (a velocidade máxima é a mesma, 161 km/h).

Kia Picanto 2019 – consumo

O fato de o Picanto 2019 ainda usar o mesmo câmbio automático de apenas quatro velocidades influi diretamente em seu consumo. Equipado com motor flex, o compacto consegue médias de 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada quando abastecido com etanol, e 11,3 km/l em trechos urbanos e 13,6 km/l em trechos rodoviários quando abastecido com gasolina.

Novamente vemos que um câmbio automático mais moderno, com cinco ou seis velocidades, ou pelo menos um câmbio manual de seis marchas, poderiam fazer a diferença e dar ao Picanto 2019 mais autonomia e economia.

Kia Picanto 2019 – manutenção e revisão

A garantia dada pela Kia para o Picanto 2019 é de 5 anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro. As revisões são feitas sempre a cada 10.000 km ou 1 ano, também o que ocorrer primeiro (com tolerância de 500 km para mais ou para menos).

A marca ressalta que, caso o veículo seja conduzido sob condições severas de uso (como por exemplo trafegar em regiões de muita poeira, submeter o veículo a prolongados períodos em marcha lenta ou tráfego intenso ou colocar o carro frequentemente a percursos de curta distância), os intervalos de troca de peças e revisões sejam reduzidos em 50%, ou seja, as revisões sejam feitas a cada 5.000 km ou 6 meses.

A situação acima também é aplicada quando o veículo percorre 5.000 km ou mais em menos de 6 meses, o que denota um uso mais constante e exige a necessidade de manutenções em intervalos mais curtos.

Em seu site, a Kia informa os valores e itens revisados ou trocados apenas para as três primeiras revisões do Picanto GT, a partir do modelo 2018.

Veja abaixo os valores das revisões do Kia Picanto 2019:

  • 10.000 km – R$ 174,48 (mão de obra gratuita)

Itens trocados: filtro de óleo, anel bujão, óleo do motor ACEA C3 5W30 e filtro de combustível.

  • 20.000 km – R$ 388,68 (peças) + R$ 330,00 (mão de obra) = R$ 718,68

Itens trocados: filtro de óleo, anel bujão, óleo do motor ACEA C3 5W30, filtro de ar do motor, filtro de ar-condicionado e filtro de combustível.

  • 30.000 km – R$ 174,48 (peças) + R$ 300,00 (mão de obra) = R$ 474,48

Itens trocados: filtro de óleo, anel bujão, óleo do motor ACEA C3 5W30 e filtro de combustível.

Kia Picanto 2019 – ficha técnica

Motor

1.0

Tipo

Dianteiro, Transversal e Flex

Número de cilindros

3 em linha

Cilindrada em cm3

998

Válvulas

12

Taxa de compressão

12,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

80 cv a 6.200 rpm

Torque Máximo

9,8 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 4 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor e/ou discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica (raio de giro de 4,9 metros)

Suspensão

Dianteira

Tipo McPherson, independente, molas helicoidais e amortecedores a gás

Traseira

Eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores a gás

Rodas e Pneus

Rodas

Liga leve, 6,5J15, 15 polegadas

Pneus

185/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.595

Largura (mm)

1.595

Altura (mm)

1.495

Distância entre os eixos (mm)

2.400

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

419

Tanque (litros)

35

Capacidade do porta-malas (litros)

255

Peso bruto total (kg)

971

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

n/d

Kia Picanto 2019 – fotos

Kia Picanto 2019: preço, consumo, motor, versões, equipamentos
Nota média 4 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email