Carros Conceito India Kia Salões do Automóvel SUVs

Kia Sonet debuta no Salão de Nova Déli e mostra potencial global

Kia Sonet debuta no Salão de Nova Déli e mostra potencial global

O Kia Sonet finalmente estreou na Auto Expo 2020, o salão de Nova Déli, na Índia. O SUV subcompacto entra no segmento abaixo de 4 metros como seu irmão Hyundai Venue. Com visual expressivo, apesar do tamanho, o produto exibe um potencial não apenas regional, mas global.


Com chegada programada para o segundo semestre no país, o Kia Sonet utiliza a mesma plataforma do Venue, mas não teve seus números revelados, mas não deverá passar de 3,99 m e deve ter os mesmos 2,52 m de entre eixos do Hyundai.

Kia Sonet debuta no Salão de Nova Déli e mostra potencial global

Em seu visual, o Kia Sonet apresenta linhas marcantes na frente, onde os faróis duplos de LED possuem assinatura em LED e formato compacto. Eles são integrados a um belo aplique metalizado que envolve a grade estilizada com elementos destacados e detalhes em vermelho.

Esta grelha apresenta a marca Tiger Nose da Kia Motors. No para-choque, o Sonet apresenta vincos acentuados nas laterais, onde as entradas de ar chamam bastante atenção. O protetor tem grade inferior estilizada com apliques metalizados funcionando como bumpers falsos e com friso vermelho, indicando certa esportividade do produto.

Kia Sonet debuta no Salão de Nova Déli e mostra potencial global

Ainda como conceito, o Kia Sonet tem maçanetas embutidas nas portas, que obviamente sumirão na versão de produção. Com linhas de cintura alta e proteção natural nas saias de rodas e laterais, o pequenino SUV chama atenção pelas colunas C com alça na cor da carroceria, marcando a identidade do produto.

Na traseira, as lanternas em LED são cortadas pela tampa do bagageiro e interligadas por um feixe sobre o conjunto. O para-choque reforçado tem acabamento que imita duas saídas de escape. As rodas de liga leve apresentam design esportivo também.

Kia Sonet debuta no Salão de Nova Déli e mostra potencial global

O interior do Kia Sonet não foi revelado, mas a Kia Motors diz que terá multimídia UVO Connect e sistema de som premium da Bose, porém, como de praxe nesse segmento, haverá opção de transmissão apenas automatizada, além da manual.

Na mecânica, deve receber o Kappa 1.2 de 90 cavalos, assim como o 1.0 T-GDi com 120 cavalos e o diesel 1.5 CRDi com potência intermediária entre os dois. Globalmente, o Kia Sonet deverá ser feito também na Coreia do Sul e exportado para diversos países, como os EUA e até mesmo o Brasil, onde seria apreciável abaixo do Kia Seltos, que já roda no Brasil.

Kia Sonet 2020 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Guilherme Melo

    ficou muito bonito, bem melhor que o Seltos

  • Gabriel Parachen

    Caramba, muito bonito. Bem mais atrativo que o Creta, seja na geração atual ou no monstro vindouro. Nem sei se é da mesma categoria, mas vocês entederam.

    • Natán Barreto

      O Creta é de uma categoria acima junto com Kia Seltos. Esse é abaixo junto com o Hyundai Kona.

      • 😎.

        O Kona é da mesma categoria do Creta , tanto que na Europa é concorrente do T- Cross , HR-V , Renegade , Captur , entre outros . Abaixo de Creta e Kona da mesma categoria do Sonet é o Hiunday Venue.

  • Saraiva

    Rapaz ficou muito, muito arrumado (bonito)
    Deu vontade de ter um SUV real

  • Natán Barreto

    Ficou realmente muito bom. Esse segmento vai ser o carro de entrada da próxima década.

  • th!nk.t4nk

    Ficou bonitinho e tal, mas nessa onda de micro-SUVs eu diria que vai passar batido junto com o resto. Parece muito difícil se diferenciar nesse segmento. E o principal, eu questiono se vale a pena pagar tanto por tão pouco, pois estão vendendo esses mini-carros a preço de ouro. Por mais que caprichem no design, continuam sendo carros populares de salto alto, e agora se estapeando pra conseguir a atenção do consumidor.

    • Daniel Deichmann

      Exatamente. Categoria mais sem sentido possível. Carros altos, pequenos, porta malas ridículo e preço dos carros da estratosfera. Me nego terminantemente a comprar um carro desses.

    • Guilherme Batista

      Concordo, esse dai mesmo, apesar de ter visual bonito, da impressção de que vai tombar a qualquer hora.
      Pra mim, esse tipo de carro não faz sentido algum racionalmente, mas a popularidade do seguimento me mostra que a compra de veiculo não é algo racional.

    • Faz sentido? Não.
      É bonito e a parcela-cabe-no-bolso-na-troca-pelo-seu-seminovo? Sim
      Decisão tomada.

  • Costarlc

    Mesmo pequeno, possui personalidade, ficou muito bonito e equilibrado. Gostei.

  • FFSB

    Visual muito bacana, hein? Bem melhor que o Seltos. Beeeem melhor mesmo. E gosto muito destes modelos compactos, pois caem bem no dia-a-dia das cidades (para quem deseja um hatch bombado).

  • Piston head

    Manda esse no lugar do Selton Melo pelo amor de deus, vai pro mesmo publico mesmo…

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Mas o selto melo é maior. Sonet, o Renault HBC, o novo Gol SUV, todos tem menos de 4 metros e vão matar os aventureiros

      • SE mandar a versão top, com som BOSE pelo mesmo preço do Selton Melo, periga vender até mais, mesmo sendo menor.

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          Te falar que se tiver porta malas igual ou maior que do Stepway, vale mais pena do que alguns SUV compactos por aí e pagando menos

      • Piston head

        Sim, é maior, mas ainda acho que todos os 2 atingem o mesmo publico – pouco criterioso.

  • Tom Costa

    Vai ser o HB20 branco das universitárias aqui no brasólia. :)

  • Maycon Farias

    Parabéns a Kia, estão acertando muito bem os lançamentos, diferentemente da Hyundai.

  • Ricardo Silva

    Sou só eu, ou tem algo fora de proporção com esse carro?

    • zekinha71

      Isso que dá querer fazer um carro alto mas curto e querer manter parrudo.

  • Eduardo T. Küll

    Bem mais bonito que Venue…. Este visual com o motor 1.0 TGDi do HB20 fariam sucesso por aqui.

  • Danilo

    Carro totalmente desproporcional apesar de ser bonito. É só pegar um Argo e colocar rodas 19 com pneus de perfil normal e alargadores de paralamas do HGT que ficará muito parecido.

  • Caulazaro

    As rodas estão muito grandes para o tamanho do carro. Ficou estranho nas fotos.
    Talvez, olhando ao vivo, fique melhor.

  • Hugosw

    As proporções lembram muito o Volvo XC40, ficou muito bonito. Essa frente manteve a assinatura da boca do tigre porém ficou muito mais bonita.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email