Elétricos Kia

Kia Soul EV será comercializado no Brasil

kia-soul-ev-1-700x466

Um dia após a publicação da resolução da Camex (Câmara de Comércio Exterior), que passa a alíquota de importação de veículos elétricos de 35% para 0%, a Kia Motors anunciou que deve lançar no mercado brasileiro o Soul EV. Atualmente, o alemão BMW i3 é o único automóvel puramente elétrico à venda no País, com preço na casa dos R$ 230 mil.

“Temos de parabenizar a Camex porque, agora, nós podemos trazer produtos com alto valor agregado. Do ponto de vista tecnológico e ambiental, o Soul EV traduz uma tendência mundial por automóveis mais limpos”, disse José Luiz Gandini, presidente da importadora.

“O Soul EV – já homologado no País – tem chances reais de competitividade ainda maior caso os benefícios se estendam também com a redução da alíquota do IPI, hoje de 25% para 7%, percentual hoje dos automóveis de entrada de 1 litro, ou seja, que poluem menos. Assim, podemos contribuir ainda mais com a frota circulante de veículos elétricos no Brasil”, finaliza.

O novo Kia Soul EV é equipado com bateria de polímero de lítio, posicionada sob o piso, com 27 kWh, 360 volts, refrigerada a ar, de 200 watts-hora/kg. Para maximizar a eficiência e o alcance, o modelo conta com sistema de frenagem regenerativa capaz de capturar até 12% da energia cinética do carro.

Para o carregamento da bateria, há ainda duas tomadas, com tempos de carga variando de 24 horas, para uma bateria totalmente descarregada utilizando uma tomada de 120 V padrão, e menos de cinco horas, quando conectado a uma tomada de 240 v. Os 80% podem ser alcançados em menos de 33 minutos com a saída 50 kw, quando a bateria está descarregada.

Com tração nas rodas dianteiras, o Soul EV traz um motor que atinge velocidade máxima de 145 km/h e um torque de 29 kgfm.

Entre os equipamentos, há alerta de pedestres, sistema de navegação com tela de oito polegadas, um carregador de 6.6 kW on-board, câmera traseira Display3, Bluetooth, vidros elétricos, banco do condutor elétrico, controle de cruzeiro e um sistema de climatização exclusivo, desenvolvido para aumentar o alcance da condução, minimizando o gasto de energia.

Galeria de fotos do Kia Soul EV





  • RafaCtba

    Qual será o preço dele por aqui? Se o modelo a gasolina já custa R$100mil, esse não deve vir por menos de R$120mil.

    • MaarcosB

      Talvez não, ja que a alíquota do IPI foi reduzida. Esse seria o modo racional de se pensar, mas de qualquer forma o SOUL EV custa quase o dobro da versão normal nos EUA, + o super dólar, aliado a política de preços exorbitantes pela KIA BR, não dúvido de nada. O Soul já é um carro de nicho, esse então seria o nicho do nicho.

      • C.A.

        Nicho do nicho? Na visão do marketing da Kia, deve ser um carro de imagem. Não venderá muito, portanto importa-se uma dezena de unidades e vende-se que a marca se preocupa com o meio ambiente e com o consumidor — Posso estar errado, vejamos o preço de lançamento…

        • MaarcosB

          Concordo plenamente, até porque o BMW I3 ainda seria bem mais caro. O Fusion Hybrid, com apelo parecido, é tão raro quanto o Prius, a não ser que seja taxi (SP). O Soul EV ainda tem visual diferenciando das versões normais, coisa que o Fusion não tem. Já o Prius e o I3 tem esse visual diferenciado pois nasceram puramente com esse apelo ecológico/sustentável.

          • V12 for life

            Não ter diferença para mim é um grande ponto positivo para o Fusion, no Soul p visual se deve ao fato de fecharem as entrada de ar que foram inutilizadas oque melhora a aerodinâmica, isso não pode ser feito nos híbridos já que eles ainda tem motores a combustão.

      • V12 for life

        O IPI ainda não foi reduzido, está em votação.

      • Guilherme

        pensando que o i3 custe 230 mil…eles vão trazer o soul por 190 e chamar de o carro elétrico mais barato do brasil haahhahaha

        • Daniel

          O preço de 230mil para o i3 ainda é com os 35% de II, não?

          Se for, só ai já dá pra baixar o preço pra 170mil (sim, sei que o preço do carro não tem nada a ver com o custo, mas com o quanto os ota… digo, consumidores, estão dispostos a pagar).

          Se o Soul normal já custa 100mil… Faço a aposta que o EV vem por 150mil (independente do IPI ser 7 ou 25%)… e o i3 no maximo desce para 200mil.

          • Fábio Penna

            Ja baixou pra 169, recebi uma msg da Euroville (BMW de BH) hoje fazendo a oferta

            • Daniel

              Opa! Então foram um pouco honestos e deram o desconto correto referente ao imposto!

      • Joao Paulo Cintra

        A redução foi só no imposto de importação (II) , o IPI ainda continua de 25% , por se enquadrar na categoria outros. Não existe categoria própria para carros elétricos, a tabela do IPi é orientada por cilindrada do motor.

  • C.A.

    Fico muito feliz por ler isso! Vê? Fazendo um pouco de força, nós conseguimos! Esse Kia deve chegar entre R$120K e R$180K, chuto R$140K (sem a redução do IPI)… As vendas podem não ser tudo isso, mas sempre há um começo!

    • V12 for life

      Realmente, não será barato e assim como os híbridos as vendas devem ser pífias, mas tem que começar de alguma forma, parabéns a Kia.

  • Miro Saraiva

    Este carro já foi foi bonito..
    Vão deixar pra dizer o preço dia 31/10?
    Buhhh

  • Sam86

    Qual é a desse câmbio? Pra quê isso?

    • Fontrolha

      Fiquei intrigado com a posição “B” do cambio…o que será?

    • Lenon Slater

      “Boost“ ? É a única coisa que me vem a cabeça agora, talvez pra diferenciar do S de Sport.

    • Sam86

      Dei uma pesquisa e descobri do que se trata a posição B na alavanca de câmbio.

      Trata-se de modo “Breaking” que quando acionado maximiza a recuperação de energia nas frenagens (frenagem regenerativa).

      Mas o mais interessante deste modo de direção é que dá para dirigir com apenas um pedal, porque sempre que o motorista desacelera o carro freia automaticamente, de modo que se o pé for totalmente retirado do acelerador o carro pára. E é isso que maximiza a recuperação de energia.

      Deve ser bem exótico dirigir esse carro no modo “B”.

  • CanalhaRS

    Se a versão petrolesca já custa quase R$ 100 mil, imaginem essa? Sem contar que esse Soul sempre foi feio demais, e a reestilização não ajudou muito.

  • Wellington Myph13

    Entre Prius, Fusion e esse Soul, todos no mesmo nível de equipamento e mesmo preço, eu pensaria seriamente nesse Soul, mais altinho (Apesar de odiar carros altinhos) pra aguentar nossas buraqueiras, menos Barca que o Prius e Fusion (Acho lindo, mas não funcional pra um carro Hibrido que a maior proposta é economizar na cidade)…
    Vamos esperar…

  • Lucas Moretto

    110V = 24h
    220V = 5h

    hmmm primeira vez que vi vantagem nos 220V

    • Rafael Caniatti

      Kkk. Cada uma.Brother estude um pouco antes de escrever besteiras.

      • Lucas Moretto

        ooo agora ofendeu hehe. Tava só tirando um sarro pois sou do sul (RS e SC são 220V).

        • radiobrasil

          220v tem uma vantagem pro Sul… ligar aquele chuveirão elétrico de 1000000 watts e não precisar de um fio de bitola TÃO grossa rss

        • Matheus_P

          Poa= 110V

  • Se o normal até hoje eu só vi parado em CSS, este elétrico vai ser praticamente uma mosca branca de olho azul.

    • Cesar Mora

      ou azul de teto branco hahahaha

    • lheu

      Hoje por incrível que pareça vi um. Azul escuro com teto branco.
      em BH

  • Joao Paulo Cintra

    este carro estava exposto no Salão do Carro Elétrico em Setembro, no stand da ABEIFA – na época diziam que não sabiam quando iriam trazer ao Brasil.

  • Edson Fernandes

    Esses comentários da KIA são para desconfiar. Vindo dela, eu sou igual a São Tomé: Só acredito vendo.

    Foi assim para Cerato hatch, Rio, entre outros.



Send this to friend