Kia Soul – Reclamações e Problemas

kia soul 2012 1

O Kia Soul chegou ao Brasil em 2009 com o, até então, novo conceito de SUV Crossover, tinha um design moderno para a época e se mantém atual mesmo passados bons anos do seu lançamento, tem um valor de compra relativamente baixo, sendo um bom custo x benefício.

Se está pensando em comprar um, fique ligado nos principais problemas e reclamações do modelo que vamos elencar abaixo.

À época do lançamento, o Soul agradou muito pelo seu visual, vinha equipado com o motor 1.6 16v, rendendo 128 cv e 16,5 kgfm à partir de 2011.

Quando abastecido no etanol, tinha uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5s e velocidade máxima de 175 km/h, números bons para a categoria, e poderia vir equipado com câmbio manual ou câmbio automático de 4 velocidades, posteriormente o câmbio foi atualizado para um automático de 6 velocidades.

Os itens de série são airbags, ABS, ar-condicionado, vidros, travas e direção elétrica, retrovisor fotocrômico, rádio, volante multifuncional, rodas de liga, bancos e volante com regulagem de altura.

Na segunda geração recebeu itens como sistema de partida no botão e chave presencial, além de opcional o teto-solar.

Abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Câmbio automático de 4 marchas é lento

As unidades mais antigas equipadas com o câmbio automático de 4 marchas tem um desempenho mais fraco e um consumo maior, se comparado às versões com cambo manual.

Porta-malas pequeno

Olhando por fora, o Soul até que engana bem no quesito porta-malas, mas na verdade ele tem uma dimensão relativamente pequena, de 340 litros, pouco mais que um hatch médio, por exemplo.

Pneus de perfil baixo demais

Se sua unidade veio equipada com rodas de maior diâmetro, consequentemente o pneu é mais fino e sofre bastante com buracos que cruzamos pela via, fique atento a rodas empenadas ou reformadas e pneus com emenda, eles podem falhar e causar um acidente grave.

Suspensão rígida e com vida curta

Há quem veja problema e há quem não ligue, mas a suspensão se mostra bastante rígida e não passa muito conforto ao passar mais rápido por uma lombada ou buraco, além de sofrer desgaste acentuado com o uso.

Seguro caro e raro

Algumas seguradoras não estão fazendo o segurado do Kia Soul, e algumas estão cobrando um tanto quanto caro para fazê-lo, partindo de R$ 2.000,00 e alcançando valores bem maiores.

kia soul 2012 3

Consumo elevado

Em unidades equipadas com o câmbio automático de 4 marchas o consumo é bem elevado, alcançado valores como 10 km/l na cidade e 11 km/l na rodovia, rodando na gasolina.

Baixo valor de revenda

A vantagem de encontrar unidades baratas na hora da compra, se torna uma desvantagem na hora da venda, pois o valor de mercado do carro está um pouco baixo, fazendo com que seja um carro difícil de vender pelo valor que deveria ser cobrado.

Acabamento interno ruim e ruidoso

A composição do acabamento interno do Soul é majoritariamente construído em plástico duro, fazendo com que tenha um aspecto menos glamouroso e apresentando um ato grau de ruído na cabine.

Barulho na direção

A bucha da barra de direção se desgasta rapidamente, gerando barulho na hora de dirigir, a peça é barata porém a mão de obra pode ser relativamente cara.

Sensor de rotação com problema

O sensor de rotação apresenta problemas com frequência, que podem causar marcha lenta irregular e até apagões inesperados do carro.

Conclusão

kia soul 2012 2

O Kia Soul é um carro bem robusto mecanicamente com todos os opcionais essenciais para um carro confortável, seus grandes contras são o porta-malas pequeno para a categoria, tempo de uso e valor de revenda.

O câmbio automático de 4 marchas tem um desempenho sofrido e consumo elevado, portanto, se possível, opte pelas versões com câmbio manual ou com câmbio automático de 6 marchas.

Certamente é uma boa opção no mercado de usados, desde que comprada uma unidade conservada e com a manutenção em dia.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.