Sportage 2023 é registrado no Brasil – chegará híbrido

sportage 1

O Kia Sportage 2023 foi confirmado para o mercado nacional em 2022 e chegará com propulsão híbrida.


Ele fará parte de um portfólio eletrificado que o grupo Gandini quer construir, onde incluirá os modelos Niro e EV6, além do já comercializado Stonic.

No INPI, a Kia Motors registrou o Novo Sportage 2023, mas como já visto em flagrante, trata-se do modelo europeu, que tem 4,515 m de comprimento e 2,680 m de entre-eixos.

kia sportage 2022 europa 1

Como se sabe, existe o modelo global, com porte maior (4,660 m e 2,755 m, respectivamente), mas este deverá ficar em mercados como dos EUA, onde será produzido.

Aqui, o Novo Sportage será importado da Coreia do Sul e chegará provavelmente equipado com sistema MHEV ou micro-híbrido com sistema elétrico de 48 volts.

Essa tecnologia já está disponível no Stonic, mas com motor 1.0 TGDI de 120 cavalos e 20,5 kgfm. No caso do Sportage “europeu”, modelo que vem para cá, o motor usado é o Smartstream-G 1.6 TGDI.

kia sportage 2022 europa 12

Na Europa, o Novo Sportage MHEV tem 149 ou 179 cavalos, com ambos usando um alternador/gerador para desligar o motor antes de parar e após iniciar o movimento, assim como “velejar”.

Neste caso, desativar o motor em desacelerações e frenagens longas, permitindo assim maior economia de combustível.

kia sportage 2022 europa 13

Pelo que podemos observar nos movimentos do grupo Gandini, a eletrificação de seu portfólio de SUVs pode não incluir um modelo PHEV.

Como a empresa já mostrou, o EV6 será o topo de linha com propulsão 100% elétrica, mas o Niro anterior sempre foi mostrado como um híbrido comum, que não necessita de recarga externa.

De modo a ser um intermediário, o Novo Niro será o HEV padrão, com Stonic e Sportage usando o MHEV nos motores 1.0 TGDI e 1.6 TGDI, respectivamente.

kia sportage 2022 europa 14

No Brasil desde os anos 90, o Kia Sportage ao nível global, retorna às origens com duas opções de carrocerias.

Com visual sofisticado, ainda sob influência de Schreyer, o novo SUV quer repetir o sucesso dos anteriores por aqui.

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.