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Koenigsegg revela câmbio de oito embreagens do hiperesportivo Jesko

Koenigsegg revela câmbio de oito embreagens do hiperesportivo Jesko

O câmbio automatizado de dupla embreagem foi a mais recente inovação em transmissões para carros que ganhou notoriedade mundial, equipando diversos modelos das mais variadas marcas pelo mundo. Em número de embreagens, por ora, apenas alguns carros híbridos plug-in, como o VW Golf GTE, por exemplo, usam três discos.


Na sueca Koenigsegg, contudo, a ideia foi ir muito além e o hiperesportivo Jesko – nome do pai de Christian von Koenigsegg, fundador da empresa – tem uma transmissão com nada menos que oito embreagens! Chamada de Light Speed ​​Transmission (LST), ela usa um conceito simples, mas considerado revolucionário.

A LST usa nada menos que 8 atuadores hidráulicos, 8 sensores de pressão e 8 acopladores hidráulicos. Destas embreagens, uma é utilizada direto no diferencial eletrônico, enquanto as demais são distribuídas nos três eixos da caixa de transmissão. Sim, ela usa um eixo a mais que um câmbio de dupla embreagem normal.

Koenigsegg revela câmbio de oito embreagens do hiperesportivo Jesko

Todos os eixos possuem duas embreagens, sendo que estas seis são usadas para mover o Koenigsegg Jesko para frente e uma para a ré. A oitava sempre está ativa no diferencial. Sem volante de inércia, o motor V8 5.0 de 1.600 cavalos se conecta ao câmbio por meio de um conjunto de engrenagens, nunca parando de girar os três eixos da transmissão.

Koenigsegg revela câmbio de oito embreagens do hiperesportivo Jesko

A tecnologia permite trocar marchas de forma praticamente simultânea e elimina a perda de energia durante as mudanças de marchas, que nessa caixa estranha, chegam a nove velocidades. Em sobreposição, os engates permitem que sempre haja força indo direto para as rodas traseiras do Jesko, independente da velocidade.

Koenigsegg revela câmbio de oito embreagens do hiperesportivo Jesko

Com apenas 90 kg, a LST faz mudanças de marcha entre 20 e 30 milissegundos, com as embreagens abrindo e fechando em 2 milissegundos. De acordo com a Koenigsegg, o paddle shift não apenas reduz manualmente as marchas, mas com uma pressão maior na pá, o modo automático busca rapidamente a melhor marcha naquele momento.

[Fonte: Auto Forum/Foto: Maté Petrány]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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