_Destaque Elétricos Europa Minivans Volkswagen

Kombi: Volkswagen ID Buzz tem produção confirmada na Europa

Volkswagen-ID-Buzz-Concept-2017-1 Kombi: Volkswagen ID Buzz tem produção confirmada na Europa

Em 2013, a Kombi saiu de linha após décadas de serviços ao Brasil e ao mundo. O clássico comercial leve da Volkswagen é admirado por muitos, mas não só por aqui. Símbolo de uma época de mudanças culturais, a T2 atrai ainda muita gente nos EUA e também na Europa, onde recentemente iniciou-se a importação de unidades brasileiras da primeira geração, restauradas e vendidas para colecionadores.

No começo deste ano, a Volkswagen apresentou o conceito ID Buzz, a releitura mais próxima da T1 e feita sobre a plataforma modular MEB, desenvolvida apenas para carros elétricos. Quando surgiu em Detroit, logo iniciou-se as especulações sobre sua produção, que agora são oficialmente confirmadas em Berlim.

vw-id-buzz-concept-7 Kombi: Volkswagen ID Buzz tem produção confirmada na Europa

Herbert Diess, CEO da VW, disse que os carros emocionais são muito importantes para a empresa e que o New Beetle vende muito bem, especialmente nos EUA. A declaração indica duas coisas. A primeira é que o Beetle pode continuar no futuro, seja em uma plataforma MQB ou MEB, neste caso só se confirmando quando surgir um conceito ID “Bee”, por exemplo.

A segunda é que o ID Buzz tem grandes chances de ser feito em Chattanooga, Tennessee, já que o mercado-alvo da renascida Kombi deverá ser os EUA, país onde o modelo se tornou “cult” nos anos 60. Em declaração anterior, a Volkswagen havia relatado que o conceito só seria produzido se estudos relacionados com a China indicassem que o modelo teria também boas vendas por lá.

Volkswagen-ID-Buzz-Concept-2017-2 Kombi: Volkswagen ID Buzz tem produção confirmada na Europa

Assim, o ID Buzz pode não só ser feito nos EUA, mas também na China. Como se sabe, a Volkswagen divide seu lineup por lá e com a pressão movida por Pequim, que estabeleceu cotas para carros elétricos, a montadora terá de criar um equivalente da Nova Kombi para uma de suas sócias. Como ela seria? Ainda não sabemos, mas provavelmente teremos que olhar no passado para descobrir.

Mas, o designer chefe Oliver Stefani diz que assim como a clássica T1 teve vários derivados, entre eles Pickup, Samba, Califórnia, Camper, etc, existem muitas possibilidades para este novo produto. A plataforma MEB favorece a retomada de espaço e versatilidade da Kombi, perdida nas gerações seguintes.

vw-id-buzz-concept-13 Kombi: Volkswagen ID Buzz tem produção confirmada na Europa

E o Brasil? Ainda é cedo para termos esperanças de ver a ID Buzz de produção rodando por aqui. Faltam incentivos e infraestrutura, assim como um mercado que realmente queira tal modelo. No entanto, a relação do brasileiro com a velha Kombi ainda é forte, assim como com o Fusca, que aqui chega em uma versão de alta performance e bastante cara, além de desprovida de elementos clássicos, vistos na versão americana.

[Fonte: Auto Express]

Agradecimentos ao Ozeias Queiroz.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend