História Mitsubishi Pickups

Mitsubishi L200 Savana: detalhes, versões, motor, desempenho, preços

Mitsubishi L200 Savana: detalhes, versões, motor, desempenho, preços
L200 Savana

A L200 Savana é um dos modelos que muitos dos compradores de picapes médias buscam para se aventurar no fora-de-estrada.

A Mitsubishi sabe muito bem disso e é uma das marcas que mais bem representa essa ideia. Ela foi uma das primeiras apostas da marca japonesa e chegou em 2004 como uma versão mais valente do utilitário.


Quando chegou ao mercado nacional, a Savana já saía de fábrica com acessórios para auxiliar a mobilidade em locais mais acidentados, como duna, floresta, lama, mato e selva. Entre os recursos, oferecia skornel para transposição de alagados, extração de ar do compartimento do motor e até caixa para ferramentas.

Hoje em dia a Savana já não é mais comercializada pela Mitsubishi – pelo menos por enquanto. Deixou de ser vendida em meados de 2018 e não chegou nem a ganhar a nova geração da Mitsubishi L200 Triton – a versão mais diferenciada da linha agora é a Outdoor.

Confira abaixo os principais detalhes da L200 Triton Savana:


Mitsubishi L200 Savana: detalhes, versões, motor, desempenho, preços

L200 Triton Savana – detalhes

Considerada a versão mais off road da L200 Triton e também uma das picapes médias mais aptas a enfrentar com valentia os trechos mais “insanos”, a Mitsubishi L200 Savana chama a atenção logo no visual. Seja pelas cores chamativas (como o amarelo, cor de lançamento e de destaque da picape) ou pelos apetrechos que fazem dela uma picape de respeito.

De fábrica, a picape já sai com snorkel para enfrentar áreas alagadas – de acordo com a Mitsubishi, a Savana pode enfrentar trechos com até 80 cm de profundidade. Há também para-choque de impulsão e gancho na dianteira, engate no para-choque traseiro com direito a tomada elétrica, prancha de fibra para uso em pisos de abaixa aderência, duas caixas laterais na caçamba e rack de teto.

Nos itens mais comuns, tem alguns detalhes pintados na cor cinza (batizado pela Mitsubishi de “Stone Gray”), como o para-choque frontal, grades, molduras plásticas nas caixas de roda, o próprio snorkel e ainda o para-choque traseiro.

A versão da L200 Triton Savana com câmbio automático tem rodas de liga-leve de 16 polegadas, enquanto a manual usa rodas de aço na mesma medida.

Um dos principais atributos desta versão da picape é o seu vão livre de 220 milímetros, o que garante que você poderá utiliza-la nos mais variados terrenos sem muita preocupação de danos no assoalho, em componentes mecânicos e outras partes do veículo.

Nas demais dimensões e capacidades, a Mitsubishi L200 Triton na versão Savana oferece ângulo de entrada de 39 graus, ângulo de saída de 26 graus e ângulo central de 27 graus.

O interior, pensando em quem coloca a picape em qualquer terreno e, com isso, acaba se sujando, a L200 Savana oferece bancos com capas em Neoprene, que são removíveis e laváveis.

De resto, segue o mesmo padrão das demais versões da picape.

A mecânica é a mesma, com motor turbodiesel, câmbio manual ou automático e tração 4×4 com diferencial LSD Hybrid. O conjunto atende bem em especial que busca por força e robustez. É dotada também de suspensão SDS, com amortecedores Full Displacement.

A antiga geração da Mitsubishi L200 na configuração Savana também seguia essa mesma linha. Seu motor era um 2.5 litros também turbodiesel, mas com menos potência e torque e apenas com transmissão manual (a tração 4×4 sempre foi de série).

A L200 Triton Savana é uma excelente picape em especial para aqueles que desejam participar de rallys de regularidade, trilhas e outras aventuras.

Para uma picape para o dia a dia, tem apenas os recursos essenciais de conforto e tecnologia que se espera de uma picape média. Porém, fica devendo itens importantes como controles de estabilidade e tração.

Mitsubishi L200 Savana: detalhes, versões, motor, desempenho, preços

L200 Triton Savana – equipamentos

Mitsubishi L200 Triton Savana

Segurança: faróis de neblina dianteiros, coluna de direção, espelho retrovisor interno e pedais colapsáveis, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD e BAS, travamento automático das portas por velocidade, diferencial traseiro LSD híbrido, entre outros.

Conforto: ar-condicionado automático, banco do motorista ajustável em altura, banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos, banco traseiro com encosto rebatível, direção hidráulica, piloto automático, pacote antirruído, sistema keyless de abertura das portas, travas elétricas, retrovisores externos elétricos, volante com ajuste de altura, vidros elétricos nas quatro portas, luzes de cortesia internas, limpador de para-brisa com intermitência, entre outros.

Visual: rodas de aço ou liga-leve de 16 polegadas com pneus 255/70 R16, bagageiro no teto na cor grafite, prancha de “desencalhe”, caixa lateral na caçamba, cinta de reboque, degrau de acesso à caçamba, engate traseiro com gancho de reboque e tomada elétrica, retrovisores na cor Stone Gray com repetidores de seta, grade frontal na cor Stone Gray, maçanetas das portas e tampa da caçamba em Stone Gray, moldura dos faróis de neblina e das caixas de roda em Stone Gray, para-choque dianteiro de impulsão na cor grafite, para-choque traseiro em Stone Gray, snorkel na cor grafite, entre outros.

Acabamento: bancos revestidos em vinil, capas em Neoprene nos bancos, cobertura do assoalho em borracha, dupla vedação nas portas, maçanetas internas cromadas, manopla de câmbio e alavanca de transferência em couro, volante revestido em couro, entre outros.

Tecnologia: volante multifuncional com comandos de áudio e piloto automático, sistema multimídia Power Touch com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS integrado, Bluetooth, rádio AM/FM, CD e DVD player e entradas USB e auxiliar, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

Mitsubishi L200 Savana: detalhes, versões, motor, desempenho, preços

L200 Savana – preços

Confira abaixo os no mercado de seminovos e usados, conforme a Tabela Fipe:

  • Savana 2.5 4×4 2004: R$ 32.430
  • Savana 2.5 4×4 2005: R$ 33.720
  • Savana 2.5 4×4 2006: R$ 35.930
  • Savana 2.5 4×4 2007: R$ 42.220
  • Savana 2.5 4×4 2008: R$ 45.360
  • Savana 2.5 4×4 2009: R$ 47.650
  • Savana 2.5 4×4 2010: R$ 49.350
  • Savana 2.5 4×4 2011: R$ 49.430
  • Savana 2.5 4×4 2012: R$ 54.350

 

  • Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 4×4 2013: R$ 75.990
  • Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 4×4 2014: R$ 84.230
  • Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 4×4 2015: R$ 87.050
  • Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 4×4 2016: R$ 99.470
  • Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 4×4 2017: R$ 107.120
  • Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 4×4 2018: R$ 123.450

 

  • Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 AT 4×4 2017: R$ 113.340
  • Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 AT 4×4 2018: R$ 120.210

Mitsubishi L200 Savana: detalhes, versões, motor, desempenho, preços

L200 Savana – motor

A primeira geração da Mitsubishi Savana, produzida de 2004 a 2012, foi equipada com um motor 2.5 litros turbodiesel, dotado de injeção indireta, comando de válvulas simples no cabeçote, quatro cilindros e oito válvulas. Ele rende 121 cavalos, a 4.000 rpm, e 26,2 kgfm, a partir de 2.000 rpm, com câmbio manual de cinco marchas e tração 4×4 com reduzida.

Todavia, em sua segunda geração, a então nova Mitsubishi L200 Triton Savana (2013 a 2018) adotou um 3.2 litros turbodiesel de quatro cilindros, com tecnologias como injeção direta e duplo comando de válvulas no cabeçote, além de 16 válvulas e comando por corrente.

A picape passou a entregar 180 cv, a 3.500 rpm, e 38 kgfm, a 2.000 rpm.

Junto a este propulsor está uma transmissão manual de cinco marchas e tração 4×4.

A partir de 2017, houve também a opção de câmbio automático de cinco marchas com conversor de torque, também com tração nas quatro rodas com reduzida.

L200 Savana – consumo

Os números de consumo da Mitsubishi L200 e L200 Triton na versão Savana são os seguintes:

Savana 2.5 Diesel MT 4×4 (2004 a 2012)

  • 10,1 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com diesel.
  • Autonomia de 758 km na cidade e 908 km na estrada.

Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 Diesel MT 4×4 (2013 a 2018)

  • 8,8 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com diesel.
  • Autonomia de 792 km na cidade e 954 km na estrada.

Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 Diesel AT 4×4 (2013 a 2018)

  • 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com diesel.
  • Autonomia de 774 km na cidade e 927 km na estrada.

Mitsubishi L200 Savana: detalhes, versões, motor, desempenho, preços

L200 Savana – desempenho

Veja os números de desempenho da picape off road da Mitsubishi:

Mitsubishi L200 Savana 2.5 Diesel MT 4×4 (2004 a 2012)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 16 segundos;
  • Velocidade máxima de 155 km/h.

Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 Diesel MT 4×4 (2013 a 2018)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 165 km/h.

Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 Diesel AT 4×4 (2013 a 2018)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos;
  • Velocidade máxima de 162 km/h.

L200 Triton Savana – ficha técnica

Motor

3.2 Diesel
TipoDianteiro, longitudinal, diesel
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm33.200
Válvulas16
Taxa de compressão17:1
Injeção eletrônica de combustívelDireta
Potência Máxima180 cv a 3.500 rpm
Torque Máximo38 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão

TipoManual ou automática de cinco marchas

Freios

TipoDisco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

TipoHidráulica

Suspensão

DianteiraMcPherson, com braços sobrepostos e molas helicoidais
TraseiraEixo rígido, com feixe de molas semielípticas

Rodas e Pneus

RodasAço ou liga-leve de 16 polegadas
Pneus255/70 R16

Dimensões (mm)

Comprimento total (mm)5.165
Largura sem retrovisores (mm)1.800
Altura (mm)1.880
Distância entre os eixos (mm)3.000
Altura livre do solo (mm)220

Capacidades

Caçamba (litros)788
Tanque (litros)90
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)1.000
Peso em ordem de marcha (kg)1.950
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,47

L200 Triton Savana – fotos

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Nota média 5 de 1 votos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • nãotemjornalistajapa.

    Policia Federal usa Mitsubishi

    • Marcus Vinicius

      E a PM de Brasília também e alguns órgãos públicos

  • Marcus Vinicius

    Essa Versão devia ser Rebatizada para L200 Cerrado porque é fabricado em Catalão Goiás no Centro -Oeste do Brasil aonde predomina a Vegetação Cerrado à Savana fica na África

    • El Gato!

      Savana “fica na África”? Savana é um tipo de vegetação, amigo.

      Existem savanas, na América do Sul, Oceania e Ásia, além é claro das existentes no continente africano. E, para completar, o cerrado é um tipo de savana. Cultura (não tão) inútil.

  • Zé Mundico

    Não adianta reclamar, é picape para andar por cima de pedra e dentro de buraco. É dura de bater o queixo mas dá conta da trilha e da buraqueira rural.

  • João Senff

    Sempre achei linda .

  • Rodrigo

    aquela com roda de ferro tem mais apelo off-road. parece mais roots.

  • phalus erectus

    A minha L200 Savana 2006 está com 200.000 km toda original

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