Lada Niva comemora 50 anos com edição especial na Alemanha

Lada Niva comemora 50 anos com edição especial na Alemanha

Os alemães certamente sentiram falta do Lada Niva, quando o mesmo foi retirado do mercado local em maio de 2020. Contudo, o vetusto 4×4 russo se superou novamente e agora volta à terra dos Trabis para comemorar seus 50 anos com uma edição especial.


Com um lote para 50 felizardos, o Lada Niva 50th Anniversary Limited Edition chega para fazer a festa, importado pela empresa Partisan Motors (nome sugestivo, não é?). A importadora de proprietários russos, vende o veículo por nada menos que € 19.900 ou R$ 124.429, um preço que aqui seria alto, exceto se tivesse um motor diesel.

Lada Niva comemora 50 anos com edição especial na Alemanha

Contudo, o Lada Niva 50th Anniversary Limited Edition mantém o velhíssimo 1.7 de quatro cilindros com injeção eletrônica e 83 cavalos. Com pouco menos de 13 kgfm de torque, o jipe de origem soviética tem câmbio manual de cinco marchas com caixa de redução para todas as velocidades, incluindo a ré.

Tem ainda engate para a tração nas quatro rodas, tornando-o um off roader admirável em muitos lugares. Visualmente, o Niva comemorativo tem um kit de acessórios interessantes, tendo entre eles snorkel de aparência moderna, assim como para-choque volumoso e grade redesenhada.

Lada Niva comemora 50 anos com edição especial na Alemanha

O jipe do Rio Volga tem ainda um captador de ar sobre o capô, assim como saias de rodas protegidas, estribos laterais, frisos protetores nas portas e belas rodas de liga leve com pneus largos todo-terreno. Na traseira, as lanternas são as mesmas dos anos 70 e há limpador do vidro traseiro. No teto, um rack completa o conjunto.

Por dentro, o Lada Niva 50th Anniversary Limited Edition tem bancos revestidos em couro e acabamento escurecido, lembrando que ele tem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, assim como retrovisores automáticos.

Lada Niva comemora 50 anos com edição especial na Alemanha

Um sistema de áudio simples completa o conjunto, com freios com ABS, a única modernidade em segurança que ele suporta. Bem, não está longe do finado Troller T4, que também não tem airbags. Indo de 0 a 100 km/h em entusiasmantes 17 segundos, o Niva alcança 142 km/h.

[Fonte: Yandex Zen via Facebook]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.