Lamborghini Urus alcança 20.000 produzidos na Europa

urus 20000 1

O Lamborghini Urus está longe do que os puristas querem, mas é o que o mercado quer e a aposta do fabricante de Sant’Agata Bolognese parece ter dado certo.


Com 20.000 unidades produzidas, o Urus se tornou o modelo de maior fabricação na história da Lamborghini, tendo o exemplar histórico, pintado em Viola Mithras, enviado para o Azerbaidjão.

Musculoso, o SUV da Lamborghini exigiu um grande esforço da marca em sair de seu processo fabril tradicional para ter um produto mais complexo.

urus 20000 5

Com a plataforma MLBevo sendo feita na Eslováquia, de onde também saem os SUVs Audi Q7 e Q8, VW Touareg e o Porsche Cayenne, além da base do Bentley Bentayga, o Urus faz um caminho parecido com este último.

Ele é finalizado na famosa cidade italiana, onde a fábrica da Lamborghini dobrou de tamanho apenas para fazer o Urus em suas instalações, incluindo um programa de personalização AD Personam, que atua diretamente na linha de montagem.

urus 20000 9

Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini, diz: “Desde o primeiro momento em que apresentamos o conceito Urus no Salão do Automóvel de Pequim em 2012, até sua estreia no mercado em 2018 e todos os anos desde então, o Urus provou seu apelo instantâneo e contínuo como um verdadeiro Lamborghini”.

Winkelmann fala da inspiração no passado com o Urus tendo: “nascido de nossa herança superesportiva e do primeiro Super SUV do mundo, o LM 002”.

urus 20000 6

Sobre o produto, o CEO da Lamborghini comenta: “O Urus é um complemento perfeito para as nossas gamas de modelos super desportivos, proporcionando uma condução diária luxuosa e de alto desempenho para quem se identifica com a nossa autêntica marca italiana”.

Com um V8 4.0 Biturbo de 650 cavalos e 86 kgfm, o Urus voa de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, sendo um bólido com tração nas quatro rodas e transmissão automática preparada para responder às exigências do condutor.

Lamborghini Urus – Galeria de fotos

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.