Mitsubishi Lancer 2020: fazendo cera para sair de linha

Mitsubishi Lancer 2018 20

Depois de sumir do site da Mitsubishi e das lojas da marca, a expectativa era que o Lancer 2020 não chegasse ao mercado e saísse de linha. Mas não foi bem isso o que aconteceu.

Mas quando dizemos “nova linha” não estamos nos referindo a um modelo renovado, muito pelo contrário.

O Lancer 2019 continuou o mesmo sedan que estamos acostumados a ver nas ruas desde seu lançamento por aqui, em 2012, e em 2020 a história se repete. Lá fora, ele já existe (exatamente com essa cara) desde 2007.

Ou seja, não é exagero dizer que já passou da hora de uma atualização profunda no visual e na mecânica do Lancer.

Mitsubishi Lancer 2018 2 1

Tudo isso fez diminuir o interesse pelo Lancer. Comparando as vendas de 2012, quando ele chegou, até hoje isso fica bem claro.

Em seu ano de estreia, o Mitusibishi Lancer conseguiu emplacar 6.663 unidades, ficando com a 12ª posição entre os sedans mais vendidos.

Em 2013 esse número caiu para 5.740 unidades, e em 2014 para 4.463.

Isso foi se repetindo nos anos seguintes, até que em 2019 o sedã vendeu apenas 1.353 unidades, ficando na 10ª posição entre os sedãs. Enquanto isso, o líder Corolla colocou 56.727 unidades nas ruas nesse mesmo período.

Mitsubishi Lancer 2020 – detalhes

Mitsubishi Lancer 2018 19

Antes de ser descontinuada, a linha do Lancer 2020 foi reduzida pela Mitsubishi, ficando com apenas duas versões, chamadas de HL e HL-T.

Anteriormente, o sedan era vendido nas versões GT, HLE e HL, e ainda tinha a opção de câmbio manual na opção mais barata.

O visual do Lancer, porém, continua o mesmo. Se por um lado ele ainda chama um pouco de atenção por sua agressividade, a falta de novidades nesse quesito torna difícil diferenciar um modelo 0km de outro mais antigo.

Na dianteira, o Lancer 2020  continua com a grade frontal do estilo “jetfighter” e o formato Shark Nose. O desenho dos faróis também contribui para dar a impressão de um carro mais esportivo, mas eles não são de LED.

Além disso, o para-choque do Lancer é sempre pintado na cor do veículo e com a seção central preta, e o mesmo fundo aparece em torno dos faróis de neblina. Mas não espere o mesmo visual visto na antiga versão GT, que tinha inclusive alguns detalhes cromados.

Passando para a lateral do Lancer 2020, vemos um carro que entrega sua idade. Diferente da maioria de seus concorrentes, que tem muitos vincos e detalhes cromados, o modelo japonês tem apenas uma linha mais pronunciada na altura das maçanetas e um pequeno repetidor das setas na coluna A.

Na lateral do Lancer também se vê uma das poucas diferenças entre as versões HL e HL-T, que são as rodas. Na versão de entrada elas são de 16 polegadas, com pneus 205/60, enquanto a mais cara conta com rodas aro 18 e pneus 215/45.

Os outros itens presentes apenas na versão mais cara do Lancer 2020 são a antena Shark Style, o spoiler traseiro e a ponteira cromada do escapamento.

Por falar nisso, essa ponteira é um dos poucos pontos chamativos na traseira do sedã, que parece robusta demais em vista do visual mais fluído visto na concorrência.

As lanternas invadem a lateral, com parte delas colocada sobre a tampa do porta-malas. Ao centro, e um pouco abaixo do discreto spoiler traseiro, aparece o brake light. Vale lembrar que o Lancer 2020 não conta com câmera de ré e nem sensores de estacionamento.

Se o exterior não empolga, a história não muda quando entramos no Lancer 2020. O espaço interno não é ruim, mas fica atrás de alguns concorrentes.

O porta-malas, por exemplo, tem 413 litros (e vem com alças pantográficas), enquanto Corolla (470 litros), Jetta (510) e Civic (519) oferecem mais espaço para as bagagens.

Os bancos, que são em couro na versão mais cara, tem ajuste de altura manual, assim como o volante.

O Lancer 2020 ainda oferece ar-condicionado automático, comandos no volante, paddle-shifts, piloto automático, sensor de chuva e crepuscular, veja aqui como usar o computador de bordo e central multimídia com tela de 7 polegadas.

Mitsubishi Lancer 2018 7

Por outro lado, o interior do Lancer 2020 também decepciona em alguns aspectos. A direção é hidráulica, algo que está em desuso, e a central multimídia não conta com GPS.

Além disso, o sedan não vem com ISOFIX e nem com itens de segurança comuns em outros modelos da categoria, como ESP. Pior ainda, são oferecidos apenas dois airbags, mesmo na versão mais cara.

Mesmo assim, a Mitsubishi destaca alguns pontos positivos que o Lancer 2020 tem no quesito segurança. Um deles é a estrutura da carroceria, feita sob o conceito RISE de deformação controlada.

Além disso, o modelo tem barras de proteção lateral nas quatro portas, apoios de cabeça, coluna de direção colapsável e cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força.

O sistema de freios conta com ABS, EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e BAS, um sistema de assistência para os freios que permite parar totalmente o veículo num curto espaço.

O motor usado pelo Lancer 2020 em ambas as versões é o também antigo 2.0 de 160 cv e 20,1 kgfm de torque, movido apenas a gasolina.

Um fato estranho, pois a Mitsubishi já colocou uma versão flex desse motor no ASX, que chega a 170 cv. Acoplado a esse motor, o Lancer 2020 vem com uma transmissão CVT que simula seis marchas.

Conheça a versão esportiva do Lancer, o Lancer Evolution.

Mitsubishi Lancer 2020 – versões

  • Mitsubishi Lancer HL 2020
  • Mitsubishi Lancer HL-T 2020

Cores disponíveis: Prata Rodhium Metálico, Cinza Londrino Perolizado, Prata Cool Metálico, Marrom Cacau Perolizado, Azul Petróleo Perolizado, Vermelho Rubi Perolizado, Branco Fuji Perolizado e Preto Ônix Perolizado.

Mitsubishi Lancer 2020 – equipamentos

Mitsubishi Lancer HL 2020 – motor MIVEC 2.0 a gasolina, com 4 cilindros e 16 válvulas, 160 cv a 6.000 rpm e 20,1 kgfm de torque a 4.200 rpm, com transmissão CVT de seis velocidades simuladas e paddle shifters.

ITENS DE SÉRIE: Brake light integrado na tampa do porta-malas, Espelho retrovisor externo elétrico na cor do veículo, Faróis halógenos, Farol de neblina dianteiro, Grade e moldura do radiador preto, Maçanetas externas das portas na cor do veículo, Para-choque dianteiro na cor do veículo e seção central preta, Quadros entre as portas (coluna B) com acabamento na cor preta, Ponteira do escapamento cromada e Vidros verdes (proteção UV no para-brisa).

Alças de apoio no teto (3x), Espelho retrovisor interno dia e noite, Isolamento acústico no capô e no porta-malas, Acabamento Premium Black (ornamento Gloss Black) no painel e nas portas, Ar condicionado automático com filtro de cabine, Banco do motorista com ajuste de altura manual, Banco do motorista com porta revista no encosto, Bancos revestidos em tecido e Coluna de direção com ajuste de altura.

Comando do áudio no volante, Comando do piloto automático no volante, Direção com assistência hidráulica, Manopla do câmbio com acabamento em couro, Mostradores com display de multi-informação, Paddle Shifts, Piloto automático, Porta-copos no console, Sistema de áudio Rádio FM 18 memórias / AM 12 memórias, CD Player, Bluetooth com áudio streaming, entrada UBS / Auxiliar e Sensor de chuva para acionamento automático do limpador do para-brisa.

Sensor crepuscular, Vidros e travas elétricas, Volante com acabamento em couro, Airbags de duplo estágio (motorista & passageiro), Alarme, Cintos de segurança com 3 pontos (dianteiros), Cintos de segurança com 3 pontos nas laterais (2x), Cintos de segurança central traseiro subabdominal, Freio a disco nas quatro rodas, Freios ABS + EBD + BAS, Immobilizer, Keyless (com 2 transmissores), Trava de segurança nas portas traseiras (trava para crianças), Trava elétrica das portas acionada pelo comando da porta do motorista e Trava elétrica dos vidros no comando da porta do motorista.

OPCIONAIS: nenhum.

Mitsubishi Lancer HL-T 2020 – motor MIVEC 2.0 a gasolina, com 4 cilindros e 16 válvulas, 160 cv a 6.000 rpm e 20,1 kgfm de torque a 4.200 rpm, com transmissão CVT de seis velocidades simuladas e paddle shifters.

ITENS DE SÉRIE: itens da versão HL acima + Aerofólio tipo “LIP” na tampa do porta-malas, Bancos revestidos em “PREMIUM BLACK”, Antena Shark, Multimídia com tela touch screen capacitiva de 7 polegadas, Carplay & Android Auto, Comando de voz, Rádio FM de 18 memórias / AM 12 memórias, Audio Player MP3, WMA, Video Player MP4, RMVB, Bluetooth com áudio streaming e entradas USB/IPOD.

OPCIONAIS: nenhum.

Mitsubishi Lancer 2020 – preço

Como já está fora de linha, confira os valores na tabela Fipe do sedã:

  • Mitsubishi Lancer HL 2020 – R$ 76.990
  • Mitsubishi Lancer HL-T 2020 – R$ 79.175

Mitsubishi Lancer 2020 – motor

Mitsubishi Lancer 2018 12

O motor usado nas duas versões do Lancer 2020, como já dito, é o MIVEC 2.0 a gasolina. Esse propulsor é dianteiro, transversal, com 4 cilindros em linha e 16 válvulas, além de aspiração natural, injeção multiponto e duplo comando de válvulas no cabeçote.

São produzidos 160 cavalos a 6.000 rotações por minuto e 20,1 kgfm de torque, a 4.200 rpm. Isso mostra que o motor usado pelo Lancer 2020 é um dos mais potentes de sua categoria, e isso é um ponto positivo.

Além disso, o conjunto conta com uma transmissão CVT de seis velocidades, o que ajuda a diminuir seu consumo.

Por outro lado, esse é mais um dos aspectos que entregam o antigo projeto do Lancer 2020. O motor é um velho conhecido dos brasileiros, e isso não é algo bom.

Mesmo com a atualização trazida para o SUV ASX, que ganhou uma versão flex desse motor, o Lancer continuou sendo abastecido apenas com gasolina.

Mitsubishi Lancer 2020 – desempenho e consumo

Mitsubishi Lancer 2018 14

O motor 2.0 do Lancer se mostra dentro dos padrões do segmento. Sua aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, é feita em 10,7 segundos (segundo os dados oficiais da montadora), pouco acima dos 10,3 segundos do Jetta 1.4 TSI.

As retomadas também são boas, levando 4,7 segundos para ir de 40 a 80 km/h e 7,5 segundos entre 80 e 120 km/h. A velocidade máxima, também de acordo com a montadora, fica em 198 km/h.

Por outro lado, o projeto antigo desse motor torna o Lancer mais gastão que seus rivais. Suas médias de consumo ficam na casa dos 8,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, lembrando que ele só é abastecido com gasolina.

Apesar de não parecerem números ruins em si, o altíssimo preço do litro da gasolina torna o custo por km rodado no Lancer 2020 acima do esperado.

Além disso, modelos com motores mais modernos conseguem médias bem melhores, além de darem a opção do abastecimento com etanol, que diminui o custo final a cada tanque.

Mitsubishi Lancer 2020 – manutenção e revisão

Mitsubishi Lancer 2018 1 1

O custo de manutenção do Lancer 2020 também fica acima dos rivais, e por um motivo que nem todos percebem ao se interessar por esse modelo.

Segundo o site da Mitsubishi, as revisões do Lancer devem ser feitas a cada 6 meses ou 10.000 km, diferente de outras marcas que exigem uma parada a cada 12 meses.

Veja abaixo o custo de cada revisão e os itens inclusos em cada uma delas:

  • 1ª revisão – R$ 671
  • 2ª revisão – R$ 826
  • 3ª revisão – R$ 671
  • 4ª revisão – R$ 1.456
  • 5ª revisão – R$ 671
  • 6ª revisão – R$ 826
  • 7ª revisão – R$ 671
  • 8ª revisão – R$ 1.456
  • 9ª revisão – R$ 671
  • 10ª revisão – R$ 1.048

Mitsubishi Lancer 2020 – ficha técnica

Motor

2.0 16V

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.998

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

160 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

20,1 kgfm a 4.200 rpm

Transmissão

Tipo

CVT, simulando seis marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independentes, McPherson

Traseira

Independentes, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 16 ou 18 polegadas

Pneus

205/60 R16 ou 215/45 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.570

Largura (mm)

1.765

Altura (mm)

1.505

Distância entre os eixos (mm)

2.635

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

540

Tanque (litros)

59

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.310

Peso bruto total (kg)

1,850

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,29

Mitsubishi Lancer 2020 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.