Condução autônoma Land Rover SUVs Tecnologia

Land Rover: Projeto Cortex envolve condução autônoma no off road

Land Rover: Projeto Cortex envolve condução autônoma no off road

Não é de hoje que a Jaguar Land Rover vem testando novas tecnologias, algumas de condução autônoma, mas uma das proezas mais incríveis será de fato levar o carro que anda sozinho para o mato. Esse projeto existe e agora é chamado de Cortex. A marca inglesa já havia revelado a intenção de ir ao fora de estrada de forma autônoma, independente do motorista, mas com a revelação desse programa orçado em 3,7 milhões de libras (R$ 18,38 milhões) é sinal de que o desenvolvimento já está avançado.


Mas a questão é, como fazer um carro “ver” no off road? A condução autônoma, mesmo de nível 5, possui diversas referências visuais e digitais para identificar o meio ambiente em que o carro se encontra e assim decidir o que fazer e como reagir. No fora de estrada é bem diferente. Mesmo que haja uma estrada de terra, existem muitas variáveis em termos de terreno, vegetação e topografia no geral. Para enxergar esse ambiente totalmente diferente, a Land Rover vai contar com a tecnologia 5D.

A técnica consiste em fusionar dados de sensoriamento avançado, acústica, topografia, radar, detecção de luz e imagens de alta resolução. Tudo isso com uma inteligência artificial que aprenderá com o ambiente a sua volta e no futuro conseguirá tomar decisões mais complicadas. Toda a informação será fornecida em tempo real, para que a resposta do veículo seja imediata.

Land Rover: Projeto Cortex envolve condução autônoma no off road


Chris Holmes, gerente de pesquisa de veículos autônomos e conectados da JLR, diz: “É importante que desenvolvamos nossos veículos autônomos com a mesma capacidade e desempenho que os clientes esperam de todos os modelos de Jaguar e Land Rover.” Apesar do fora de estrada ser uma opção para muitos clientes da marca, a condução autônoma é encarada como uma parte indivisível da proposta no futuro.

Holmes comenta: “A autonomia é uma inevitabilidade para a indústria automotiva e garantir que nossa oferta autônoma seja a mais agradável, capaz e segura é o que nos leva a explorar os limites da inovação. O Cortex nos dá a oportunidade de trabalhar com alguns parceiros fantásticos, cuja expertise nos ajudará a concretizar essa visão em um futuro próximo.”

Então, realmente será muito interessante ver como um Land Rover ou Range Rover se comporta em trilhas e estradas bem ruins sem o auxílio do motorista. Para quem não tem experiência nesse tipo de condução, mas quer curtir um passeio mais radical, a condução autônoma surge como uma opção importante.

 

Land Rover: Projeto Cortex envolve condução autônoma no off road
Nota média 5 de 5 votos

  • Ricardo Blume

    Realmente o céu é o limite.

  • Baetatrip

    Já to curioso como sera esse teste!
    Vc olhando de fora e vendo a Disco 5 trabalhando na trilha…..
    Como estivesse controle remoto! hehehehe

  • Uau!

    Já tá que nem cachorro, vc solta ele pro mato pra passear que depois ele volta sozinho.

    • Natán Barreto

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK melhor comentário

    • zekinha71

      O duro vaI ser que resolve carimbar cada árvore que ver, daí vai demorar pra voltar.

  • Vitor Santos

    é interessante, mas no meu ponto de vista, quem procura um off-road de verdade busca adrenalina de sentir o carro na mão. Com essa tecnologia não teria graça nenhuma!

    • Lucas MTB

      Pensei a mesma coisa. Pra que fazer pegar uma trilha se vai deixar o carro ter a diversão? Na cidade faz sentido, você consegue ter um pouco mais de sossego nos trajetos diários.

    • Lareiro

      Dessa vez, eu não faço questão nenhuma de condução autônoma!

    • Fabio Marquez

      A ideia talvez não esteja sendo pensada no off road de diversão, e sim o profissional… Levar medicamentos e outros suprimentos a locais de conflito ou isolados por catástrofes climáticas é um exemplo disso.

  • Pedro Neto

    Que chato

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email