América Latina Segurança

Latin NCAP agora tem teste do alce

Latin NCAP agora tem teste do alce

O Latin NCAP, instituto independente ligado ao Global NCAP, avaliará os carros vendidos na América Latina sob um novo protocolo de segurança, que incluirá o famoso teste do alce. Embora não existam alces na região, o teste simula um desvio rápido de trajetória.


A prova aí é a avaliação da estabilidade dos carros, que contará junto com os resultados dos impactos frontal e lateral, já realizados pelo Latin NCAP nos modelos da região.

Com um grande número de carros saindo de fábrica com sistemas de controle de tração e de estabilidade, o instituto agora quer ver se estes são realmente eficazes em uma situação emergencial como um obstáculo repentino na frente do veículo.

Mesmo com tudo isso e mais alguma coisa, nem todos os carros que passam pelo teste da revista sueca Teknikens Värld, passam ilesos pelo “alce”. O mais notório de todos foi o Mercedes-Benz Classe A, que no fim dos anos 90, mostrou que era imprescindível dispor do chamado ESP de série.


Latin NCAP agora tem teste do alce

Isso fez com que o Classe A, após o capotamento, assumisse uma posição de destaque no portfólio da Mercedes e mostrou que mesmo os projetos mais sofisticados do setor, poderiam reprovar. De lá para cá, a publicação nórdica teve vários casos parecidos, muitos quase capotando entre os cones, inclusive alguns modelos similares aos vendidos no Brasil.

Como cada mercado possui uma adaptação para determinados modelos, especialmente no caso da suspensão, os testes feitos até agora na Europa, não indicam que os modelos nacionais se sairão ou melhor ou pior. Como não se sabe exatamente, então o Latin NCAP quer ver como os ajustados para cá, se comportam.

Assim, o teste avaliará o deslocamento do centro de gravidade da carroceria sobre a suspensão, durante o desvio de trajetória. Nos resultados aprovados, os carros conseguem fazer a manobra dentro do corredor de cones, enquanto os que não passam chegam a erguer até duas rodas, quando não capotam.

Além do teste do alce, agora o Latin NCAP trocará a pontuação para adultos e crianças por percentual de proteção para estes dois, mais pedestres e assistência ao condutor. Ou seja, o mesmo critério do Euro NCAP. A classificação será idêntica, de 0 a 5 estrelas, iniciando já em dezembro e com validade até 2023.

O Latin NCAP avisa os fabricantes que buscam fazer publicidade com os resultados do instituto, que os mesmos deverão informar qual protocolo foi usado no teste. A validade dos novos testes será de quatro anos.

Latin NCAP agora tem teste do alce
Nota média 4.5 de 6 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Por aqui poderia ser o teste do jumento.

    • kirig

      Da capivara também dá.

      • Hericles Sales

        Aqui vai se chamar o teste do buraco !!

        • Rodrigo Pasini

          Olha, pelo bem ou pelo mal nesse teste os carros vendidos por aqui passariam com louvor.

          • Ernesto

            Mas a ideia é desviar e não passar por cima.

    • vicegag

      Se precisa ter chifres, pode ser teste do veado, isto aqui tem.

    • Rodrigo

      Os de 4 e 2 patas. E os de 2 rodas também.

  • RodrigoABC

    Agora a toyota treme as pernas kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Brincadeiras de lado, é bem válido….. mas qual será sua relevância na pontuação? Por que não coloca o small overlap??? Parece que estão melhorando a conta gotas…

    • Edson Fernandes

      Pq o small overlap não é do Global NCAP e sim do instituto de segurança viaria nos EUA. Logo, esse teste é inexistente. O mais proximo disso no Euro NCAP é aquela batida em barreira deformavel com 40% de area frontal do carro nela.

  • konnyaro

    Aqui como não temos Alce vamos nacionalizar com nosso animal mais representativo do país: A Anta!
    Tem como característica principal pular na sua frente sem olhar para os lados, pois fica com olhar fixo no seu smartphone e sem escutar nada ao redor devido aos headphones gigantes que eles costumam usar.

  • RKK

    Show ! Agora só falta o teste de capotamento para verificar a capacidade do teto não colapsar.

  • Ezequiel Figueiredo de Souza

    Olhem a cara do motorista da Hilux na foto…

    • Eskarmory .

      rsrsrs

    • V12 for life

      E nas duas vezes que a Hilux quase capotou, foi o piloto que salvou, não os sistemas do carro, o veredito foi que sem isso teria capotado em ambos os testes.

    • klaus

      e o carona agarrado no PQP

    • Edson Fernandes

      Eu não posso ver essas coisas… minha risada é mto escandalosa…rsrs

      Mas na boa… eu ficaria assustado igual…rs

  • V12 for life

    Pode renomear pra teste do burro, por tem vários que atravessam a rua sem olhar.

  • Debraido

    Teste do mendigo, teste do vendedor ambulante, teste do craqueiro zumbi, teste da cratera, teste do bueiro sem tampa, teste do lixo, etc.
    Temos que achar o melhor termo para o Brasil. Não será fácil.

  • RicardoVW

    Não existem Alces , mas existem cavalos, vacas, cachorros, veados. burros, etc. Hahaha

    • zekinha71

      E muitos asnos e antas no volante.

      • RicardoVW

        Vários!

  • RicardoVW

    Massa! Quem sabe e o início do fim de vários SUVs sem estabilidade por aí!

  • Acabou pra você, capotalux… rs

  • George Lima

    Podemos chamar de Teste da Anta, em homenagem aos imprudentes no trânsito

  • CanalhaRS

    Acredito que vários carros nacionais vão decepcionar no teste do Alce, ansioso para ver os resultados.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Com certeza, sem controle de estabilidade será um show rodadas espontâneas.

  • Alvarenga

    Boa iniciativa. Não temos Alce mas temos todo o resto de coisas que se pode imaginar nas ruas e estradas: cachorro, carroceiro, pedra, bueiro sem tampa, galho de arvore, crateras, etc……

    • Vae Victis

      …e os próprios motoristas

  • Edmon

    Gente, quanta vírgula que não deveria existir nesse texto.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Acho ótimo ficarmos atentos a erros de gramática, português, mas e daí, se você sabe, seja voluntário e ajude o NA.

  • klaus

    Teste do flanelinha

  • awatenor

    vix, não vai sobrar nenhum em pé.

  • awatenor

    Hilux sempre com essa labirintite básica dela…

  • Lucas Durães

    S10 já pode dobrar a fabricação depois que a Tombalux passar pelo teste hahahhaa

  • Robé

    Alguém sabe as condições de velocidade, angulo de esterço, etc., desse teste ?

  • Guh MDNS

    La na região da Amazonia vai ser o “teste da girafa”!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email