América Latina Chevrolet Nissan Pickups Sedãs Segurança SUVs Toyota Vídeos

Latin NCAP: Cruze, Hilux e SW4 levam 5 estrelas – Frontier ganha 4

Latin NCAP: Cruze, Hilux e SW4 levam 5 estrelas - Frontier ganha 4

O Latin NCAP avaliou três modelos que são vendidos no Brasil. As picapes Nissan Frontier e Toyota Hilux, bem como o Chevrolet Cruze. Das japonesas, a primeira levou quatro estrelas, enquanto a segunda ganhou cinco e ainda a maior pontuação.


O SUV SW4 foi testado junto com a picape Hilux e também ganhou cinco estrelas. Já o sedã médio da General Motors levou cinco estrelas também, mas quatro para crianças.

Latin NCAP: Cruze, Hilux e SW4 levam 5 estrelas - Frontier ganha 4

O instituto sediado em Montevidéu, Uruguai, mencionou que os modelos Hilux e SW4 (esta feita na Tailândia para o mercado latino-americano) da Toyota evoluíram em termos de segurança, especialmente com a inclusão de fábrica de controles de tração e estabilidade, assim como sete airbags.


O NCAP indicou que os dois modelos tiveram bons resultados em impacto lateral, lateral de poste e controle de estabilidade, elogiando a Toyota por alertar sobre o uso de cadeiras infantis viradas para trás. O teste dinâmico de proteção de crianças também foi positivo.

No caso do Cruze, o médio da GM recebeu cinco estrelas porque agora realizou o teste de impacto lateral, não feito em 2015, porque não tinha airbags laterais no carro.

Latin NCAP: Cruze, Hilux e SW4 levam 5 estrelas - Frontier ganha 4

Agora, além de passar nesse teste, o modelo foi bem nos demais resultados, exceto na proteção do dummie de três anos e na indicação de uso do Isofix. O Chevrolet tem seis airbags e controle de estabilidade de série.

Na picape Frontier, versão vendida no Chile como Navara NP300 com cabine dupla e airbag duplo, além de controle de estabilidade, o Latin NCAP apontou estrutura instável quando levada ao limite.

A proteção do dummie de três anos também não foi boa, assim como a proteção de cabeça lateral no teste de impacto contra poste e impossibilidade de desconexão do airbag do passageiro, por isso levou quatro estrelas para adultos e crianças. Confira os vídeos abaixo:

Toyota Hilux (SW4) com 7 airbags

Chevrolet Cruze com 6 airbags

Nissan Frontier (Navara NP300) com 2 airbags

 

Latin NCAP: Cruze, Hilux e SW4 levam 5 estrelas – Frontier ganha 4
Nota média 5 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    Não fizeram mais que a obrigação!!

    • Raul Cotrim de Mattos

      Exato! Queria ver o teste do alce dessas novas Hilux, aí sim daria pra dizer que merecem 5 estrelas…

      • Fabio Marquez

        Fizeram o teste de alce nos parâmetros do Latin, e a pick-up Hilux passou normalmente…

    • Aristênio Catanduva

      a família FCA Renegade, Compass e Toro todos 4 estrelas pelo atual criterio

      • Emanuel Schott

        Renegade tem 5, Compass não foi testado e Toro tem 4.

    • Raul Mafra

      Nao entendi o impacto lateral que nao abriu nenhum airbag, pois se tem 6 airbag, o certo já é abrir tudo no impacto frontal, achei estranho

      • DINEIROO

        Só a Frontier não abriu porque a unidade testada só tinha as duas bolsas frontais.

  • Fábio

    Então a CAPOTAlux tem 5 estrelas, o máximo em segurança? Se continuar capotando fácil eu considero que os testes do Latin NCAP não valem de nada, apenas marketing barato – ops caro.

    Já vi SW4 capotando do nada, como se um demônio tivesse dado um pontapé nela. Minha prima capotou uma. Com 9 air bags nenhum se abriu e minha tia no banco carona faleceu com uma pancada na cabeça. Soltou até roda e não abriu air bag.

    • Aristênio Catanduva

      ta bem então bom são os jeeps da FCA

      • Fábio

        No quesito capotamento até a Frontier é mais segura.
        Agora comparando com carro jeep, que em preço e categoria seria o Cherokee, eu não tenho dúvidas que o jeep é melhor.

      • tiago

        Se falar isso de novo pode pedir música no fantástico.

        • Aristênio Catanduva

          verdades precisam ser ditas

      • Paulo Lustosa

        Prefiro uma Grand Cherokee a uma SW4.

    • Tygra

      Meus sentimentos pelo falecimento de sua tia. Quando a questão da não abertura dos airbags durante o capotamento, isso é comum. O funcionamento dos airbags está relacionado com a desaceleração do veículo em algum sentido, como o cabotamento não gera necessariamente a desaceleração – exceto no caso do veículo chocar-se com um obstáculo como um poste, por exemplo, – na maior parte das vezes esse tipo de acidente não vai abrir as bolsas infláveis. Então, não foi uma falha da SW4, mas uma característica comum nos sistemas de abertura dos airbags, característica essa que poucos conhecem. Uma parte considerável dos motoristas acreditam que estão protegidos em caso de capotamento pelo fato do veículo possuir múltiplos airbags, porém, não estão. O melhor é ter prudência no trânsito, não existe sistema infalível.

      • TchauQueridos

        Tem diversos vídeos do NCAP que ocorre colisão com o veículo totalmente imóvel e ocorre acionamento dos airbags.

        • Francisco Helio

          Exatamente isso: colisão antecipada por desaceleração!
          No capotamento, sem colisão com pontos especificos para abertura dos airbags, eles provalvelmente não serão inflados!
          Ja bati de frente na lateral de um carro, estando ha talvez 30km/h, na rua de casa, e os airbags não abriram!
          (A motorista do outro carro numa transversal não respeitou a placa de pare e não consegui frear a tempo).

      • Edson Fernandes

        Rapaz, mas se ela se chocou em algum ponto da carroceria causando sua morte, não acredito que o não acionamento tenha sido preventivo.

    • delvane sousa

      Meus pesames. No canal da Tonimek há várias Hilux batidas sem ter aberto os airbag, inclusive as que deram PT… Pelo que vejo nas estradas dirigem essas caminhonete como se fossem indestrutível, mas não são.

      • DrG

        Exato… inclusive, numa situação de risco, exceto em batida frontal carro vs hilux, eu prefiro estar nesse Cruze a Hilux.

    • carnero

      Fiquei sabendo de uma história parecida. Meus sentimentos

    • Osni Duarte

      O teste é de impacto e também avalia a existência ou não de itens de segurança considerados essenciais. Não há o teste em condições de pista.

  • Aristênio Catanduva

    só passei para lembrar que Renegade e Compass pelo atual critério são 4 estrelas igual ao seu irmão TORO

    • oloko

      Porque os mesmos vem com 2 air bags de série apenas, o que convenhamos, é ridículo para o preço cobrado e o segmento que se encontram

    • Emanuel Schott

      Por conta da falta de airbags laterais, mas a pontuação é de 5 estrelas.

      • Ernesto

        Mas que conta é essa? Se tira 1 ponto de 5 então são 4 e não 5.

    • João Silva

      Compass não foi testado, Renegade era 5 e cairia para 4 pelo critério atual. Toro é 4 mesmo.
      O erro mais grave destes é ter 2 air bags de série considerando o valor dos carros , mas… outros fabricantes também fazem isso…. aí nivela por baixo…

      • Emanuel Schott

        A Toro só tem 4 por falta dos airbags, mas pelo pontuação tem 5 estrelas.

        • João Silva

          Toro tem 29 e alguma coisa, não é + de 30 para 5 estrelas??

          • Emanuel Schott

            27.

    • Dante Moore

      O Compass e o Renegade receberam 5 estrelas no Euro NCPA em 2017 e nota muito boa, ano passado, nos testes americanos (não recordo o valor)ficando a frente dos concorrentes como a equinox e a Outlander.

  • EArtur

    Hilux atualizou a linha mês passado, tornando de serie 7 air bags e esp. A toyota foi esperta e já agilizou o teste pra promover essa mudança.

  • Victor Hugo

    Esperando aumento de preço até sexta-feira

  • Aristênio Catanduva

    Nissan sempre fraca em segurança

    • Emanuel Schott

      A partir de 3 estrelas e seguro segundo o próprio Latin Ncap. Você não precisa tirar 10 pra passar de ano.

  • Tosca16

    Teste do Alce não tira ponto não? hehe.

    • Osni Duarte

      O teste é de impacto e também avalia a existência ou não de itens de segurança considerados essenciais. Não há teste em condições de pista.

    • Retrato do Papai

      ele tem os itens de segurança ativa, só não se sabe se funcionam ou não hehehe

    • Ernesto

      O @andrpalmeira:disqus compartilhou o link do LatinNCap com o vídeo do teste de Alce da Hilux. Dá uma olhada e depois volta aqui para comentar.

      • Tosca16

        Tem que rever bastante, pois nos testes europeus o resultado não foi lá muito satisfatório… mas se levarmos em consideração a metodologia do Latin NCAP, passou.

        • Ernesto

          Bom, vivemos na AL. Se a AL começar a adotar a metodologia da Europa, então a maioria dos carros não passará.

  • Chap

    Falando de Toyota, acho que o Corolla será uma grande decepção.
    Já estão a vazar imagens onde nota-se uma série de modificações para pior.
    O freio de estacionamento é manual, a central multimidia ganhou um gabinete traseiro lhe conferindo um aspecto de TV de tubo e destoando totalmente do painel (provavelmente isso se deu nas clínicas onde os vovôs disseram que não gostavam do “tablet” no painel), e por fim dizem que o motor 2,0 não recebeu injeção direta e a suspensão traseira não é multilink e sim eixo de torção!!!

    • Leonardo

      E vc viu a ft do painel com conta giros que pobreza ate do mobi é mais bonito

      Não sei o brasileiro mas o corolla canadense nao tem saida traseiras de ar

    • dallebu

      Se tudo isso for verdade, lamentável, mesmo que seja na versão de entrada…

      • João Silva

        É Toyota! O lance é cobrar caro e oferecer o mínimo pois não quebra e todo mundo compra…. Já era esperado!

        • 1945_DE

          Por esses motivos nenhum Toyota nacional entra na minha garagem. A pior safadeza da Toyota foi disfarçar o Etios em Yaris e passar a cobrar 60.000,00.

          • João Silva

            Eu também não compro Toyota nem Honda. Para mim são muito caros pelo que oferecem.
            Vão dizer que é confiabilidade, mas hoje em dia nem Peugeot está incomodando mais… kkkkk

    • Francisco Helio

      Eita!

    • João Silva

      A RAV4 também adotou essa solução de carcaça plástica parecendo um monitor CRT em cima do painel do carro. ficou muito estranho, mas se deixar a tela flutuante tem uma galera detonando também…

      • 1945_DE

        Então coloca ela integrada corretamente no painel, que ninguém reclama. Eu acho?

        • João Silva

          Aí tem que falar com os designers de interiores….
          Mexe com as saídas de ar que ficam muito baixas ou muito altas, etc… Sempre vão ter coisas para reclamar ou argumentar, nunca vai atender a todos…
          Por mim deixo o tablet flutando no painel que está bom, melhor que essa “cachopa” horrorosa por trás….

        • DrG

          Sim, vide Cruze, Focus…

    • 1945_DE

      O gado não percebe isso. O negócio é mostrar para o vizinho que tem um Corolla. E em muitos casos tem um carne de 60x de 1800,00 que acompanha o carro.

      • Retrato do Papai

        pra um corolla esse carnê tá bem baratinho, assim até os manolos “chora boy” e demais compram fácil

  • Augusto

    Agora faz o teste do alce…

  • RKK

    Toyota Hilux e SW4 com 5 estrelas mesmo dando cambalhotas ??

  • DINEIROO

    A SW4 quase capotou com o impacto lateral kkkk

  • 4lex5andro

    Tem que melhorar né Nissan. E sobre as pick up’s em geral, por ter centro de gravidade mais alto, tem a priori, uma tendência maior a capotamento, comparado a modelos menores e mais baixos.

  • Edson Fernandes

    Cruze com 6 air bags de série? Em qual mercado? porque aqui a versão LT tem 4.

    Estranho isso.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email