Latin NCAP: Fiat Cronos zera e VW Taos ganha cinco estrelas

Latin NCAP: Fiat Cronos zera e VW Taos ganha cinco estrelas

O Latin NCAP revelou a Fase XII de testes na região da América Latina e traz agora dois resultados bem distintos. O primeiro é do Fiat Cronos, que foi avaliado em 2019, porém, com as mudanças nos critérios do instituto sediado em Montevidéu, perdeu as três estrelas.

Já o VW Taos foi testado e avaliado com cinco estrelas. Nesse caso, o SUV médio da marca alemã, fabricado na vizinha Argentina, atingiu “90,23% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança”.

O Latin NCAP informou que o Taos é o primeiro produto local que atingiu cinco estrelas no novo protocolo de segurança da instituição, que testa os veículos no centro técnico da ADAC, na Alemanha.

O SUV foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres, além de exames do controle de estabilidade.

Além disso, o NCAP regional informou que tanto o modelo argentino quanto o mexicano foram testados e tiveram a mesma avaliação, servindo assim para as duas origens do produto, que é feito em General Pacheco e Puebla, respectivamente.

Já no caso do Fiat Cronos, cuja avaliação também serve para o Argo, fora testado na época em versão que não dispunha de controle de estabilidade, tendo ainda apenas dois airbags.

Latin NCAP: Fiat Cronos zera e VW Taos ganha cinco estrelas

Com os novos critérios, o Latin NCAP rebaixou a dupla da Fiat, que teve “pontuação de proteção do ocupante infantil baixa, principalmente por causa da sinalização do veículo que não atende aos requisitos do Latin NCAP”.

Além disso, o NCAP disparou: “A proteção de pedestres apresentou o pior desempenho desde que o Latin NCAP começou a avaliar a proteção de pedestres em 2020”.

Na época, Cronos e Argo foram avaliados com três estrelas para ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção do ocupante infantil.

O instituto mandou um recado para Betim: “o Latin NCAP incentiva a Fiat a melhorar o Argos/Cronos o mais rápido possível”.

Polêmica, a questão da reavaliação gera prós e contras, mas a segurança veicular é, sem dúvidas, inquestionável.

Volkswagen Taos – 6 airbags

Fiat Cronos – 2 airbags

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.