Lavar o carro (com sabão em pó/querosene) prejudica a pintura??

Lavar o carro (com sabão em pó/querosene) prejudica a pintura??

Vamos comentar um pouco sobre mais um mito automotivo aqui no NA, depois do ovo no radiador, açúcar no pneu e vinagre nos vidros. O assunto de hoje é sabão em pó ou querosene na hora de lavar o carro e dar aquele trato na pintura.

Muitos acreditam que seja bom usar um ou outro, mas na verdade eles atacam a pintura do carro e fazem com que ela vá ficando sem brilho com o tempo. Só devemos usar alguma coisa que não sabão neutro em lugares que tem manchas feias, como as provocadas por piche, óleo, etc.

Se você encerou ou poliu seu carro anteriormente, e aí usa querosene na pintura, o mesmo retira a proteção da cera que tenha sido aplicada e resseca as borrachas.

Devemos sempre lavar o carro com sabão ou detergente neutro e na sombra, assim a pintura vai ser bem tratada. E aí vão algumas dicas de lavagem publicadas no Celta Clube:

Atendendo a pedidos, vou explicar a maneira certa de se lavar um carro. Antes que pergunte qual minha qualificação pra isso, já respondo que tenho uma oficina para parte estética do carro, como personalização e algumas modificações, martelinho de ouro e espelhamento.

1) Jogue bastante água, pra remover grãos de areia e sujeira mais grossa.

2) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.

3) Com pano limpo e macio ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem: teto, vidros e colunas de portas, capô e porta malas, laterais do vidro até local do friso, laterais parte de baixo dos frisos, para-choques e pneus/rodas.

4) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar.

Veja também: Como tirar risco do para-brisa causado por palheta

5) Você vai precisar de 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é aquelas fraldas de tecido, grandes. São boas porque tem grande absorção.

* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão aquela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano

6) Silicone, pneu pretinho ou o produto que costuma usar nas rodas.

Se for lavar na praia/cidade litorânea, não dá pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele “melado” tradicional da maresia é muito fácil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.

7) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc), tenha muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos.

Se for fazer na mão, o ideal é seguir as instruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plásticas para não ficar aquela mancha esbranquiçada.

8) No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que já conheça. De preferência, não use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo e retém mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.

9) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retém muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 15 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.