Vamos comentar um pouco sobre mais um mito automotivo aqui no NA, depois do ovo no radiador, açúcar no pneu e vinagre nos vidros. O assunto de hoje é sabão em pó ou querosene na hora de lavar o carro e dar aquele trato na pintura.
Muitos acreditam que seja bom usar um ou outro, mas na verdade eles atacam a pintura do carro e fazem com que ela vá ficando sem brilho com o tempo. Só devemos usar alguma coisa que não sabão neutro em lugares que tem manchas feias, como as provocadas por piche, óleo, etc.
Se você encerou ou poliu seu carro anteriormente, e aí usa querosene na pintura, o mesmo retira a proteção da cera que tenha sido aplicada e resseca as borrachas.
Devemos sempre lavar o carro com sabão ou detergente neutro e na sombra, assim a pintura vai ser bem tratada. E aí vão algumas dicas de lavagem publicadas no Celta Clube:
Atendendo a pedidos, vou explicar a maneira certa de se lavar um carro. Antes que pergunte qual minha qualificação pra isso, já respondo que tenho uma oficina para parte estética do carro, como personalização e algumas modificações, martelinho de ouro e espelhamento.
1) Jogue bastante água, pra remover grãos de areia e sujeira mais grossa.
2) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.
3) Com pano limpo e macio ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem: teto, vidros e colunas de portas, capô e porta malas, laterais do vidro até local do friso, laterais parte de baixo dos frisos, para-choques e pneus/rodas.
4) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar.
Veja também: Como tirar risco do para-brisa causado por palheta
5) Você vai precisar de 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é aquelas fraldas de tecido, grandes. São boas porque tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão aquela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano
6) Silicone, pneu pretinho ou o produto que costuma usar nas rodas.
Se for lavar na praia/cidade litorânea, não dá pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele “melado” tradicional da maresia é muito fácil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.
7) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc), tenha muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos.
Se for fazer na mão, o ideal é seguir as instruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plásticas para não ficar aquela mancha esbranquiçada.
8) No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que já conheça. De preferência, não use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo e retém mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.
9) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retém muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.