Finanças Governamental/Legal Trânsito

Leitor faz relato de emplacamento sem despachante

Leitor faz relato de emplacamento sem despachante

Existem três maneiras para se emplacar um carro novo no Brasil. A primeira é contratando um despachante, que fará todo o processo e enfrentará a burocracia. Mais prático é deixar por conta do concessionário, mas nesse caso, o custo será maior. Por fim, tem a opção “faça você mesmo”.


Nesse último caso, é possível não contratar um despachante ou concessionário para realizar o processo de emplacamento. Mais econômico, no entanto, esse método requer tempo e disposição do proprietário para enfrentar filas e a burocracia do processo. O proprietário deve reunir a documentação e pagar as taxas.

Os documentos necessários são: cópias do RG/CPF/comprovante de endereço, cópia da nota fiscal do veículo, primeira via original da nota fiscal da revenda (concessionário ou fabricante), decalque do chassi legível e formulário do Renavam preenchido. Este último pode ser acessado pelos sites dos Detrans.

O leitor Ivan Yoshio decidiu emplacar seu automóvel em Campinas/SP por conta própria. Tendo efetuado o procedimento, ele nos traz um relato sobre o processo. Confira a seguir:


Primeiro, quero dizer que o sistema está excelente, sem demoras, tudo perfeito. Nem parece aquela burocracia de antes. O local do Detran em Campinas agora é no Campinas Shopping e a estrutura está excelente, bem grande, nova e com atendimento excepcional.

Eu reuni os documentos necessários disponíveis no site do Detran e levei até lá. Eu também pesquisei aqui no Notícias Automotivas um relato de outro leitor.

Ao chegar, fui atendido na hora, não havia fila. Logo após a conferência dos documentos, já fui direcionado a uma mesa para realizar o processo e também fui atendido rapidamente, sem filas. Depois paguei as taxas de primeiro emplacamento e das placas no Detran mesmo. Desci ao PoupaTempo para pagar o Licenciamento e o seguro DPVAT.

Todo o trâmite eu fiz na hora do almoço e durou cerca de 40 minutos. Eu nem acreditei que seria tão rápido. Economizei cerca de R$ 1 mil, que é a média cobrada pelo serviço.

Agradecimentos ao Ivan.

Leitor faz relato de emplacamento sem despachante
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email