Sedãs Toyota

Leitor reclama de acabamento do Toyota Etios Sedan X Automático

etios-sedan-x Leitor reclama de acabamento do Toyota Etios Sedan X Automático

O nosso leitor Renato Andrade reclama do acabamento do Toyota Etios. Ele enviou fotos e comentários a respeito do Toyota Etios Sedan X Automático 2017/2018, adquirido por um amigo. O veículo foi comprado 0 km e custou R$ 55.690 (R$ 56.640 com a pintura metálica), exatamente o mesmo preço sugerido no site da marca japonesa.



Se sentindo perplexo com o acabamento do modelo da Toyota, Renato Andrade apontou alguns detalhes nas fotos abaixo, embora nem todos negativos. Ele ressalta ainda que o sedã compacto não vem com alto-falantes.

Resumindo, são detalhes que tanto ele quanto outros de nossos leitores acreditam que não deveriam ser assim em um carro de mais de R$ 55.000.

etios-sedan-x-1 Leitor reclama de acabamento do Toyota Etios Sedan X Automático

etios-sedan-x-2 Leitor reclama de acabamento do Toyota Etios Sedan X Automático

“Fechadura da tampa do porta malas com seu “miolo”, interno exposto. Não tem nem uma camada plastica protegendo contra poeiras (imagine em uma estrada de terra como deve ficar).” Antigamente, mesmo em carros hiper baratos, a fechadura interna era totalmente coberta por plástico.

etios-sedan-x-3 Leitor reclama de acabamento do Toyota Etios Sedan X Automático

“Baixo custo novamente na lampada de iluminação interna do porta malas, minuscula, com intensidade de iluminação muito fraca pelo tamanho do mesmo.”

etios-sedan-x-4 Leitor reclama de acabamento do Toyota Etios Sedan X Automático

“Acabamento das portas com parafusos visíveis e fora de centro (poderiam colocar pelo menos uma tampa plastica em cima do parafuso).”

etios-sedan-x-5 Leitor reclama de acabamento do Toyota Etios Sedan X Automático

“Porta luvas com espaço pequeno, porém, com duto de refrigeração do ar condicionado presente.  Nem no Corolla Altis de mais de R$ 115 mil vem com essa refrigeração interna do porta luvas. No meu ver, este é um ponto positivo.”

Agradecimentos ao leitor Renato Andrade.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

  • EDU

    Ta mas e Toyota kkkkk . Mas falando serio o cara nao viu tudo isso antes de comprar? Enganado nao foi !
    Ok que e zero km mas semana passada meu irmao comprou um Civic Exr flex one 2014 com 54 mil km por $57.000 confesso que para mim e muito mais negocio. Mas vai saber a necessidade do cara pela escolha desse carro medonho.

    • SDS SP

      Pois é, nessas horas o usado se torna uma boa opção para se ter alguma dignidade, apesar dos contras.

      • EDU

        Exatamente , zero e zero mas muita gente acaba optando por um semi novo. Minha mae mesmo comprou um Renegade longitude com 1.090 km cara comprou e vendeu porque mudou para a Irlanda. Eu nao compraria mesmo tendo um acabamento bom ele e meio lerdao eu so uso no modo sequencial para dar animo , mas ela acha maravilhoso o Unao dela rsss. Tem muito carro seminovo ai a preço bom ainda mais a $58.000 o preço do Etios

        • Ducar Carros

          Tem que andar sempre no etanol, mesmo que o preço não valha a pena, para ter um pouco mais de disposição.

          • Vanesso

            Tenho um amigo que só anda no etanol justamente por isso.

        • souza89

          Porque um Civic tem manutenção e reparos cara…é um carro de 80mil,com alto requinte qualquer problema nessa maquina você se mata para pagar, fora o seguro que é alto.

          Imagina a situação da pessoa que tem como proposta um carro para rodar dentro da cidade fazer suas compras, viajar de vez em quando e faz isso com um Civic muito acima do poder aquisitivo da pessoa… qualquer perda com esse carro ele fica na garagem

    • Osni Duarte

      Quem criticou os itens apontados não foi o dono, mas o amigo dele que foi conhecer o carro…

      • EDU

        Pior ainda o carro nem e do cara e sai criticando a escolha do amigo e ainda tirou foto , no minimo constrangedor. Mas e como falei vai saber as necessidades do cara por optar pelo Etios.

        • FocusMan

          Ele não tem o direito de criticar?

        • Janduir

          É o verdadeiro amigo zé-detalhe, irmão do zé-frisinho…

      • Tiago Batalha

        Provavelmente o dono do carro está feliz da vida com o carro, e o amigo que não tem o que fazer, fica preocupado com os “problemas” do carro que não é dele. Isso é Braziu!
        Fala sério, criticando a luz fraca do porta malas? Alguém deixa de comprar carro por causa dessa característica ou falta dela?

        Pessoal reclama muito do Etios (um limpador, parafuso aparente, etc), mas se a toyota “corrigisse” esses detalhes, o preço do Etios não iria começar em 43/44 mil reais, e sim de 54/ 56, aí iriam mimizar porque é caro,…

        • IRA

          Como assim “isso é Braziu” ? Então não tem gente metida em outros países também?

    • igomd

      Carro é de um amigo dele. E de fato o Powetrain é confiavél, o pós venda é bom.

      • EDU

        Foi o que disse para o Osni pior ainda sair criticando e fotografando o carro do amigo , constrangedor eu nao curtiria isso mas… Vivemos numa pseudo democracia ne! kkkk Abraço

        • FocusMan

          A pessoa pode criticar o que ela quiser. É a opinião dele. Alguns amigos meus não gostam do Focus e falam mal do carro. Eu não me sinto mal por isso.

    • Junoba

      Da pra comprar um Fluence CVT 2014 por pouco mais de 40k. Mais negócio.

      • EDU

        Fluence tambem acho bacana junoba. Cambio e motor de Sentra e acabamento bom

      • FocusMan

        Seguro mais caro… manutenção mais cara… fora da garantia… É outra coisa.

        • Mr. Pennybags

          O seguro do Fluence é uma mixaria, cara. Um pouco mais caro que o de um clio.

        • Mr. Pereba

          exatamente…pessoal aqui do blog se acha especialista em CUSTO x beneficio e fica querendo mandar nas escolhas dos outros, porém são péssimos nisso, pois colocam no CUSTO apenas o valor de compra do veículo….

        • Junoba

          O seguro do Fluence é muito barato, em parte por causa do sistema presencial que dificulta muito os roubos/furtos.

      • saulo

        Todo mundo comenta que compraria o Fluence que é mais negócio e tal, mas no fim das contas, ninguem compra, pq será??

        • Junoba

          Tenho um parente que esta no terceiro Fluence. Teve um com câmbio manual e dois CVT. Excelente carro, nunca deu problema.

    • Daniel

      Pois é, da forma como anda a “prosperidade” dos preços dos carros 0km, eu não teria problema algum em comprar um usado. Buscando com calma e cuidado, você acha coisa muito boa a preços excelentes.

    • Filipe

      Problema de acabamento (qualidade) do Etios vem sendo abordado desde o seu lançamento. Nunca esqueci do console central onde um jornalista conseguiu tirar a parte do odômetro com as mãos

  • V12 for life

    Mesmo tendo sido práticamente refeito por dentro, ainda é um produto projetado para um público menos exigente que o brasileiro, mas não deixa de ser vergonhoso principalmente pela fama quase premium que a Toyota conquistou no mercado.

    • G.Alonso

      O que mudou por dentro foram cores, texturas, quadro de instrumentos, e volante. De resto é a mesma porcaria que sempre foi. Só é Toyota.

      • V12 for life

        Pois é, tomara que o Yaris /Vius tire isso do mercado logo.

        • Raul Pereira

          com o atual mercado, diria pra você não apostar suas fichas nisso. Toyota e Honda aqui no BR cobram muito caro pela sua “tradição” e quando fazem um carro mais popular (na cabeça deles, pq Fit a 70 pila não é popular em lugar nenhum) costumam cortar preços demais e justamente fazer essa economia porca.

        • Gustavo73

          Não tira, se vier será para ocupar a lacuna entre o Etios e o Corolla.

    • igomd

      Acho que esse é o prinfipal ponto e defeito. Melhoraram o painel e ficou até legal, só questão de costume, mas com esse interior deveria custar menos.
      Interior do Etios é mai perto de um Gol G4 do que de um Argo, HB20, 208

    • CharlesAle

      Eu só sempre reconheci suas qualidades mecânicas e de espaço interno, e só.

  • Leandro

    Se fosse só o Etios tava bom, mas acabamento ruim é comum nos carros de entrada.

    • G.Alonso

      Você não vê esses detalhes em um Argo, por exemplo, um carro de entrada que tem acabamento bem superior ao Etios.

      • Maycon Farias

        So que apesar de nao ser de luxo o Argo nao é de entrada e tambem nao seria se fosse chamado de Palio, porque temos o Mobi e Uno primeiro.

        • G.Alonso

          Argo 1.0 de 46 mil é tão de entrada quanto esses citados. E é o concorrente do Etios.

          • Raul Pereira

            Exato, a ‘catigoria’ pode ser outra, mas pra mim também o que conta é o preço, se o preço é esse, então compete com os de entrada. Problema é que a entrada hoje no BR é coisa de gente VIP kkkkkk

          • th!nk.t4nk

            O Argo tem obrigação de ter diferenciais sobre o Etios. A FIAT não tem essa bola toda pra cobrar caro e oferecer parafusos aparentes, como a Toyota faz. Eu não esperaria menos.

            • G.Alonso

              Muito menos a Toyota tem. Mas, o povo é otário, paga pela marca Toyota. E outra, em outros tempos a Fiat cobrava caro e vendia carro com parafuso aparente na maçaneta, no painel… Os tempos mudaram, e agora quem está errada é a Toyota, que poderia estar emplacando um líder de vendas se tivesse investido e feito para o gosto do brasileiro um compacto, mesmo se cobrasse caro e fosse pelado, vide Corolla.

              • Artur Barbosa

                Perfeito comentário. Como uma pessoa esclarecida pode aceitar um produto pior, e ainda justificar que um emblema vale pagar a mais por isso? Tem que ser muito burro…

                • Pedro Henrique

                  iphone, starbucks, burguer king…
                  tem burro pra caramba por aí em

                  • FocusMan

                    Lembro quanro tomei um café na Starbucks a primeira vez… Putz que decepção.

                    • Pedro Henrique

                      cara, Starbucks nunca tomei, nem tenho muita vontade também, mas um café que eu curto mt é o do mcdonalds, não sei se é só o de perto de casa, mas caiu muito bem no meu gosto

              • G.Alonso

                Se tivesse, seria líder de vendas.

      • Jackson

        Sinal de evolução e a concorrência entre as marcas.

      • dallebu

        Argo? Até o Mobi tem acabamento melhor que o Etios, sem parafusos aparentes, rebarbas ou lata aparecendo no porta-malas.

        • Leandro

          Mas Argo e Mobi possuem peça única de acabamento, por isso não tem parafusos aparecendo, porque não tem parafusos, não tem peças encaixadas em outras.

      • Leonel

        E o que dizer dele custar R$80 mil? hahaha…esse país está perdido mesmo…

        • G.Alonso

          Oferece bem mais itens que o Etios, é um carro maior, além de um acabamento bem superior, e olha que o Etios Platinum com o mesmo acabamento da versão mais simples custa R$ 65.490,00 com pintura metálica.

          • Leonel

            Sim, não discordo de ti @gveralonso:disqus . Só fiz uma crítica porque não vejo o Argo merecedor de custar R$80 mil (assim como o Etios custar este valor citado por ti). Mas, eu prefiro o Argo 1.8 AT6 ao Etios 1.5 AT4, claro (apesar do Argo sair pouco mais caro). Porque, mesmo vendo o Etios como “inferior”, não me cai a ideia de comprar um Argo com GSR…(é que eu só compraria um AT).

            • G.Alonso

              Realmente, estamos com preços irreais em nosso mercado. Uns exemplos que sempre me vem a cabeça são o Onix que custava 32 mil em sua versão LT 1.0 e hoje custa 46 mil e Golf que custava 74.990,00 na versão Highline DSG IMPORTADA!!! e hoje ela NACIONAL!!! custa R$ 106.950,00. Sobre Argo e Etios, eu também pagaria a mais pelo Fiat, principalmente pelo ESP e câmbio AT6, e o GSR eu não confio por questão dos vários problemas do Dualogic, mas, pelo menos no Mobi eu testei e é legal de dirigir.

              • Leonel

                Exatamente! É ridículo…Corolla sem nada demais e custando R$120 mil e assim sucessivamente. Enfim, situação está bem complicada. Pois é, a fama do Dualogic não é boa e eu acho que esse GSR pode ter vindo melhor, mas nem se compara a um verdadeiro AT.

      • Magnamox

        Não vê no Argo porque não vendeu nenhum…..rsrs

        • G.Alonso

          haha ha Quem quiser ver é só ir na concessionária mais próxima, está no salão as versões mais básicas.

      • Heleno

        Vi pessoalmente o Argo e a versão de entrada, esta no mesmo dos populares de entrada inclusive do Etios, acabamento bem mais ou menos.

        • G.Alonso

          Bem mais ou menos dele ainda é bem melhor que os outros, principalmente o Etios.

  • Maycon Farias

    Acho que o mínimo que devemos fazer é fazer um teste drive e observar cada detalhe e centímetro do carro antes de comprar. Qualquer uma das reclamações expostas poderiam ter cido avaliados antes e então ver se outros da categoria apresentam as mesmas falhas (que na Real nem são falhas). É meio estranho comprar de olhos fechados e depois reclamar.

    • Jackson

      Concordo 100% com teu comentário. Eu estou analisando a compra de um e vi todos esses detalhes. Claro que para alguns pode ser representativo, agora para mim é um detalhe de menor importância.

      • Handlay P.B.

        Você é livre pra comprar o que quiser, mas se comprar um Etios você estará levando uma carroça superfaturada do terceiro mundo além de contribuir para que essas carroças sempre aumentem de preço.

        • Ernesto

          “Você é livre para comprar o que quiser”, mas aguarde as críticas de quem não concorda com a sua opção, não é mesmo Handlay P.B.?

    • Raul Pereira

      Concordo, meu pai tem esse péssimo hábito, foge totalmente da pesquisa quando vai trocar de carro, não tem paciência de ir nas css, no máximo faz um teste drive e deixa tudo para eu decidir kkkk
      Aí depois que compra o carro vem falar que estranhou uma coisa ou outra XD mas ele faz isso com basicamente tudo que compra, então o defeito nesse caso é do consumidor.

      • EDU

        Seu pai deve ser parente da minha mae rssss

        • Raul Pereira

          E de boa parte dos consumidores do BR hahaha

    • igomd

      Quem fez o review e fotos foi o amigo do dono. E mesmo assim, se o dono quis / precisou comprar um carro zero km ( financiamento taxa menor), não foi uma compra ruim mas tem que comprar sabendo antes ja que o acabamento é mais que espartano.

      • Maycon Farias

        Sim é verdade. Já andei em um e é meio sofrivel por dentro. Jamais compraria um, até um corolinha 99 que tive a muito tempo era ao meu ponto de vista tinha um interior 10x mais bacana e mais confortável. Enfim, não vejo muita reclamação no geral em relação ao etios. Design e interior não chega a negativar o projeto todo. Mas quem compra tem que saber que ele é projeto de baixo custo.

  • Matheus

    Isopor exposto nos para-lamas; macaco e triângulo sob os bancos; apenas um limpador de para-brisas e um amortecedor na tampa do porta-malas (o último no caso do hatch)… Por mais que seja durável e gostoso de dirigir, os ‘detalhes’ citados, além dos da reportagem, inviabilizam a compra desse meio de locomoção…

    • ViniciusVS

      Não é nenhuma novidade que o carro tem acabamento porco, é assim desde o seu lançamento, tudo é feito pensando no menor custo possível…

      1- Já viu onde ficam os fusíveis do Etios? ficam dentro da moldura do velocímetro e para trocar precisa desmontar metade do painel

      2- Auto falantes somente na frente ( Kit 2 vias) e isso na versão Platinum pois a versão X não tem nem rádio.

      3- Limpador de parabrisa único e com somente uma saída de esguicho

      4- Guarnição de borracha simples e somente na parte interna, não tem guarnição de borracha nas portas

      5- lingueta de abertura do capo em puxador plástico simples imitando um afogador.

      6- Sem regulagem de altura do cinto de segurança

      Entre outras coisas… É um meio de transporte para quem quer ir do ponto A até o ponto B somente, nem da para exigir muito de um carro como o Etios, pelo menos na versão X ele não é 1.0 e tem opção AT mesmo que completamente defasada é melhor que um automatizado simples.

      • HENRY ME

        Muito pior do que ka+ que falta so câmbio. Temos um aqui casa.

      • Cristiano

        Cara é exatamente isso.

        Agora tem que se entender que tem público pra esse tipo de carro.

        Peguei alguns Taxis e Uber Etios aqui no RJ e os caras amam de paixão o carro.

        Segundo eles o carro é “um pão duro danado” ou seja, super econômico. A revisão é uma ninharia e tem taxista que nem GNV colocou no carro pq calculou e viu que não valia a pena de tão econômico (todas relataram consumo de 14 a 17KM/L na cidade. Eu sei que não coincide com divulgado, mas não dá pra ignorar tantas opiniões idênticas)

        Fora isso, ainda tem a versão automática, com um câmbio de 4 marchas ultrapassado, mas que inegavelmente é indestrutivel. Num Corolla existem relatos de mais 1 milhão de KM rodados com esse câmbio imagina no Etios que tem menos torque e menos peso para ser deslocado? Vai durar a vida toda mais 6 meses.

        Todos esses detalhes de acabamento e conforto são importantes pra maioria do pessoal que visita o site (eu inclusive, meus carros foram todos comprados seminovos, mas modelos completos), mas pra quem usa intensivamente um carro, onde a manutenção ou o consumo deste pode ter o mesmo significado que um bônus de salário todo fim de mês, esses detalhes não tem a menor importância. Diria até mais, os caras estão buscando carros menos complexos possível para evitar dores de cabeça depois de um ano quando já estiverem por volta de 200 a 300K Km rodado.

        • ViniciusVS

          O motor é excelente, o câmbio é defasado e robusto porém nada surpreendente. O Aisin de 6 marchas é tão robusto quanto.

          Tem gente que só quer um meio de transporte e ai esse carro é uma opção.

        • Luis Carlos

          O detalhe é o preço, caríssimo.

    • Handlay P.B.

      É apenas uma caixa de lata com rodas e motor.

    • CharlesAle

      O Étios não perdeu o DNA Indiano ao vir para o brasil..Até hoje….

    • Franco da Silva

      Fiz um test drive nele há umas semanas. Não é gostoso de dirigir. Bem normal e sem graça.
      Pode ser “confiável”, mas é só.
      Se falar que, fechando as portas, ouve-se um barulho que parece uma pancada numa lata de tinta vazia. É bem deprimente o acabamento.

  • SDS SP

    Eu sempre achei uma porcaria o acabamento do Etios. Incrível a falta de cuidado, principalmente nos arremates. Meu pai comprou um da versão de entrada e me sinto nos anos 90 quando estou a bordo.

    Contudo, aqueles que têm um mínimo de informação, terão a percepção de que acabamento nunca foi uma virtude do Etios.

    • Rafael

      Anos 90 mesmo. O puxador para abrir o capô parece até um afogador de Chevette

    • rgrigio

      Apesar da simplicidade, como é a acústica dele? Tenho Vw 1.0 e é triste. Os FIATs sei que são ainda piores. Pessoalmente eu odeio barulhos internos de acabamento.

      • SDS SP

        Pior que não é ruim como em alguns FIATs e VWs. Apesar de ser bem ruim, não vejo reclamações de ruídos. Pelo menos por enquanto.

  • Raul Pereira

    É, mesmo depois da Toyota “melhorar” continua com acabamento espartano. Entretanto, se eu fosse trocar de carro hoje (só se fosse em caso de extrema necessidade, na real se roubarem meu carro, fico de Uber e transporte público mesmo), pegaria um Etios provavelmente… claro, se precisasse ser novo, porque francamente compensa ter a paciência de achar um usado bom.

  • Gabriel Oliveira

    Quem compra essas carroças sabe o que ta levando, então n tem q ter surpresa nenhuma. Etios é projeto pra indiano e brasileiro, pra ver como somos tratados. Esses carros de entrada só vem com o chassi, motor, banco, o resto é luxo.

    • ViniciusVS

      É um “Classic” com um “T” na grade… Um carro com Design no padrão quadrado dos anos 80 e 90 com um bom motor e um câmbio arcaico mas que faz a função dele…

      Pelo preço até vale pois já vem com o kit dignidade ( Ar Condicionado, Direção Elétrica, Vidros elétricos nas 4 portas,retrovisores elétricos e tem opção de câmbio automático) além de usar um motor 1.3 que faz ele andar de forma correta.

      Mas é bem isso mesmo, um meio de transporte.

      • Wellington Myph13

        Neste caso o sedan só usa o 1.5.

        • ViniciusVS

          Sim, no caso do Sedan só 1.5 que é melhor que os concorrentes 1.0

      • EDU

        Acho que ate o Classic tinha um acabamento MENOS pior kkkk

        • invalid_pilot

          Depende do ano. Os últimos eram puro plástico cheio de rebarba

  • Ricardo

    Acabamento bom no Brasil, só acima de 70 mil.

    • V12 for life

      Acho que não, nessa faixa tem Cobalt, Fox, EcoSport, acabamento razoável só a partir dos 90 mil e olha lá.

    • igomd

      HB20, Argo, 208, New Fiesta, até o Onix… Todos tem um acabamento bem superior ao do Etios, alguns cambio automático de verdade.
      Toyota que é fora de realidade mas vende se apoiando no prestigio da marca

      • EDU

        Ai que mora o problema , Deitou na fama de inquebravel

      • Ricardo

        Bom, bom, bom não são!

        • Duh

          Mas são infinitamente superiores a essa joça da toyota.

      • lheu

        não é só o prestígio da marca, ela se apoia principalmente na robustez do conjunto motriz. Motor + transmissão com qualidade acima da média das outras marcas.

        • Triton

          Pura falácia…

          • lheu

            pergunte aos taxistas então sé é verdade ou não. Haters vão ter que engolir…

    • Handlay P.B.

      Brasil é o submundo.

    • EDU

      Acho nem assim viu rs

  • Ralex

    Ue… mas é toyota.. então tem que ser bom e caro! 😂😂😂

  • HENRY ME

    A mais é um Toyota.

    Infelizmente carro 3 mundista que vende até bem pelo que oferece.
    Sem auto falantes e radio por 56mil.

    • Matheus

      Sem contar que é horrível de feio… Eu ia chorar todo dia se acordasse pra ir trabalhar e na garagem tivesse um demonho desses kkk

  • Tosca16

    Resumo, não viu quando comprou ? Brincadeiras a parte, vende porque tem um powertrain confiável mesmo sem ser um primor de carro.

    Ah, mas é o Celer que é o pior do segmento, né ? O acabamento do Etios é ótimo por exemplo.

    • Handlay P.B.

      Eu achei um absurdo pagar R$ 55.690 em um carro capado desse. Os americanos compram um Avalon 3.5 V6, que deve ser uma nava com mais facilidade do que os brasileiros compram essa carroça pelada do terceiro mundo.

    • EDU

      Cara um amigo meu comprou um Celer , povo zuou , mas todos que dirigiram acharam bom . Ao menos pelo valor cobrado e um carro honestto. Meu amigo ta bem satisfeito e disse que achou ate justo o valor e carro pra ele e pra usar ate acabar. Depois de andar algumas vezes no carro dele criei simpatia pelo Celer .

  • igomd

    Acho o interior, qualidade dos plásticos do Etios muito inferior ao meu saudoso Peugeot 206,5 (207).
    Acabamentos ruins, parafusos visíveis, plásticos duros…

    • EDU

      Peugeot sempre teve acabamento bom , Bancos , painel e texturas. Na familia tem um 207 Hatch xs 1.6 2012 e tem ar digital , sensores de chuva e luminosidde soleiras em aluminio e bancos com bom apoio lateral , mas o povo diz que carro frances nao presta ne!

  • Handlay P.B.

    É uma lata mortífera superfaturada do terceiro mundo que merece encalhar nas concessionárias. Nos EUA os americanos compram um Avalon Hybrid 2.5 com mais facilidade que os brasileiros compram essa carroça capada. Mas, os brasileiros estão preocupados com futebol, funk e carro que não se desvaloriza e nunca percebendo o quanto são explorados.

  • Mario Souza

    😂😂😂😂 mas isso é um Toyota, não cheira, não solta as tiras e não desmancha

    • CharlesAle

      Putz!!rsrs..Não fala isso se não você entrega sua idade.rsrs

      • Fanjos

        Se vc entendeu, então vc entregou sua idade tb kkkkkk

        Eu tb entendi :(

        • CharlesAle

          Putz, Chico Anísio cara!! Mas também faz pouco tempo, não tem nem 20 anos que não passa mais o “reclame”KKKK

  • Pedro Henrique

    característica do veículo.
    próximo!

  • FocusMan

    Esse carro vem conquistando espaço, porque ele não dá ´defeito. Mas, é um carro que doi os olhos.

  • JCosta

    Esqueceu de reclamar do design do carro mais feio do Brasil. Pagou uma fortuna nessa jaca com painel Filizola, se achando num corola altis. Kkkkk.

    Como dizia o Chaves: “dá zero pra ele”.

  • Zé Mundico

    Na boa, mas não considero isso defeitos e sim características de um carro de entrada, isso é, um modelo barato para ser vendido a quem tem pouca grana.
    Tá certo que podia ser melhor acabado, mais bonitinho e coisa e tal. Mas é projeto básico e carro não é apenas material, mas também uso de mão de obra e processo de montagem.
    Assim, um carro de “luxo” vai exigir melhores materiais bem como o emprego de mais mão de obra na montagem. Vai levar mais tempo para ser terminado. E tudo isso é custo, é grana!
    Eu acho que o Etios é o carro básico mais honesto e coerente que existe. É feito para ser peba e não esconde a simplicidade.
    E quem for comprar, verifique bem antes de assinar o cheque.

  • Ricardo

    Etios só existe no Brasil?

    • Louis

      Creio que foi projetado inicialmente para o mercado indiano.

    • Duh

      Foi feito para a Índia, mas até eles recusaram essa maravilha aí a Toyota resolveu despejar ele aqui, onde o povo idolatra tudo oq ela faz.

  • ocampi

    E por que comprou ??? Ou seja, gastou dinheiro neste carro ?

  • Cristiano

    Tem que se entender que tem público pra esse tipo de carro.

    Peguei alguns Taxis e Uber Etios aqui no RJ e os caras amam de paixão o carro.

    Segundo eles o carro é “um pão duro danado” ou seja, super econômico. A revisão é uma ninharia e tem taxista que nem GNV colocou no carro pq calculou e viu que não valia a pena de tão econômico (todas relataram consumo de 14 a 17KM/L na cidade. Eu sei que não coincide com divulgado, mas não dá pra ignorar tantas opiniões idênticas)

    Fora isso, ainda tem a versão automática, com um câmbio de 4 marchas ultrapassado, mas que inegavelmente é indestrutivel. Num Corolla existem relatos de mais 1 milhão de KM rodados com esse câmbio imagina no Etios que tem menos torque e menos peso para ser deslocado? Vai durar a vida toda mais 6 meses.

    Todos esses detalhes de acabamento e conforto são importantes pra maioria do pessoal que visita o site (eu inclusive, meus carros foram todos comprados seminovos, mas modelos completos), mas pra quem usa intensivamente um carro, onde a manutenção ou o consumo deste pode ter o mesmo significado que um bônus de salário todo fim de mês, esses detalhes não tem a menor importância. Diria até mais, os caras estão buscando carros menos complexos possível para evitar dores de cabeça depois de um ano quando já estiverem por volta de 200 a 300K Km rodado.

    Ainda tem um detalhe, para taxi e Uber, cada manutenção não custa só a manutenção, mas também a perda de receita pelo tempo parado.

    Ou seja, se você é uma empresa, frotista, taxista, Uber, ou simplesmente não faz questão de itens de conforto e acabamento e preza por ter um carro com uma manutenção e consumos mais enxutos, talvez esse carro seja pra você.

  • Bily Tocera

    Me pergunto! Ele não olhou o carro antes de comprar?

  • RKK

    Leitor reclamando de acabamento do Etios, não é possível…

  • Andre Maruska

    Nao entendi. Cara viu tudo isso comprou o carro e agora reclama? Serio?

  • Ricardo Santos

    Acho graça que quem reclama não é o dono, é o amigo metido que quer dar pitaco na compra do outro.

  • invalid_pilot

    Nunca foi bom o acabamento do Etios, mas quem compra o modelo pouco se importa com isso.

    Só acho que poderiam melhorar o local do triangulo e macaco.

  • Rafael Straus

    Acho é pouco e bem feito.

    Povo compra essa aberração só por conta do logo da Toyota, esquecendo a proposta equivocada desse carro no Brasil…

  • Luiz camurça neto

    Que bom que existe esse espaço aqui para essas criticas. E por gostar muito do NA, acredito que não haverá predileções em publicações por marcas e modelos. Agora foi o Etios, mas tomara que o espaço também seja para GM’s, VW’s, FIAT’s, etc.

    Que com isso o consumidor brasileiro realmente olhe para esses detalhes. mas faço um apelo, diferente dessa reportagem: TODO MUNDO JÁ PAROU DE FALAR DA NOTA 0 (ZERO) EM SEGURANÇA DO CARRO MAIS VENDIDO DO PAIS A 03 (TRÊS) ANOS!!! VAMOS DAR ATENÇÃO A COISAS QUE SÃO CRUCIAIS!!

  • T-Coala 421

    Tem que ter coragem para comprar uma coisa dessa. Ou ser burro mesmo.

  • Leonel

    O importante é que é Toyota, o resto, é resto rs.

  • pedro rt

    nenhum carro e perfeito, se nao gostou pq comprou o etios?? ah e um toyota!!!

  • Ricardo

    Renault agora que deu uma melhorada, anos atrás era nessa merda de nível também!

  • Aristeu Junior

    O importante é ser toyota e ter toda a porta por dentro coberta de plastico. O resto é desnecessário
    Etios sedan = mini corolla para os donos

  • Marcus Vinicius

    A refrigeração do porta luvas salvou o Etios Sedan X que não é nem presente no Corolla Altis !

  • Flight_Falcon

    Rapaz,

    Reclamando em partes né.
    Se você gosta de observar esse tipo de coisa e se incomoda, no dia de comprar o carro tem que olhar todos esses detalhes.
    Está pagando quase 60 mil, não vem com essa que era o último carro da promoção e tinha que comprar logo.
    Falta de som é sabido que só tem na frente, atrás tem que adaptar e fica uma nota na ccs para não perder a “garantia”…
    Carro perfeito não tem, ainda mais sendo projeto de baixo custo.

    Tenho um Fit e é cheio de detalhes que não me agradam, mas para mim é o carro que atende as minhas necessidades.

  • José Motor10

    Tenho um e aponto outros problemas: alto-falante só na frente; tapete estufa, se vc não instala farol de milha, fica uma grade horrível no seu lugar…etc..etc..mas é um carro com um dos melhores custo-benefício do mercado. Se for botar defeito em tudo, aí nem Ferrari se salva!

  • Gran RS 78

    Tbm o Etios é um carro feito para a Índia que a Toyota empurrou para o mercado brasileiro que aceitou e está pagando o preço de modelo superior só porque é Toyota. Veja se a marca tem coragem de vender esse modelo na Europa, Japão ou América do Norte. Lá eles tem o Yaris, que é bem superior a essa aberração vendida por aqui e custa muito menos para eles.

  • Marco Antônio

    A mas com todo respeito ao amigo do fulano. Vá aos excrementos humanos. Caçador de pelo em ovo. Cara, passou dos limites da forçação de barra.

  • Fanjos

    Para mim esse carro é uma aberração, tanto em acabamento,quanto em desenho, quanto painel de instrumentos…tudo berra TERCEIRO MUNDO NA SUA CARA!!!
    Esse eu passo com o poder de 1.000 Super Novas!!! Pode falar do motor, do cambio, do que quiser, eu to fora dessa oferenda, lugar desse carro é no mar e com risco de ser devolvido.

  • GMM

    Acabamento ruim só poderia ser tolerado se esse carro fosse vendido, á um preço de Mobi ou Kwid, porém é uma vergonha, pelo que cobram dele, o consumidor leva pouca coisa e paga um preço muito “ Superestimado“ dando alto lucro para a Toyota, abram os olhos consumidores, pesquisem mais, ao menos que todos tenham dinheiro de sobra.

    • Renato

      Exatamente! Compactuo com os mesmos pensamentos. Acredito que quanto mais caros sejam, quanto mais aumentos os fabricantes impoem aos consumidores, mais criticos os consumidores (ou futuros consumidores) podem/devem ser.

  • Heleno

    Nada demais, se atentar ao acabamento os populares nacionais nas VERSÕES DE ENTRADA, são tão mal acabados quanto o etios. E olhando para o mercado de carros ZERO, não sei se compra algo melhor que isso por R$ 55.690, considerando que é a versão Sedan, 1.5 automatico de verdade, rsrrsrs.

    • Simples, não compre nada zero, e sejas feliz! Não alimente a industria das tranqueiras..

  • Diogo Augusto

    O Acabamento do Etios parece que foi feito pela Fisher-Price, depois da ”reestilização” melhorou, mas continua ruim…
    Mas é Toyota né? E pro Brasileiro os Toyota são ”baum”
    (OBS: 56 mil e um carro sem alto-falantes, que maravilha Toyota!!)

    • Fanjos

      Não ofende a Fisher-Price kkkkkkkkk

  • Alvarenga

    Carro mais sem graça, feio, fraco e caríssimo. Não sei como alguem compra esta coisa.

  • Cláudio Lima

    Para que serve porta-luvas com refrigeração?

  • Marcelo Gonçalves

    Foi dar palpite no carro do amigo ????? Será que ele também criticou algum detalhe da mulher dele também ? Ou falou da tinta descascada do portal da frente da casa do amigo???. Vai procurar algo pra fazer !!!! Vai trabalhar !!! Vai construir alguma coisa na vida !!! Deve ser um derrotado !! Quem tem algo que fazer na vida não fica com esse mimi ainda mais com algo que nem dele é !!!! é cada m…..da que vejo !!!

  • souza89

    Comprei um Etios 2018…. A minha escolha primeiro foi por conta do conjunto mecânico e conforto, na faixa de preço do 1.5 e 1.3, só existe 1.0… salve as exceções do 1.6 da Nissan, porém o carro é pelado.
    Outra coisa interessante é quem pegou no plano ciclo, garante minimo 85% na revenda, porém eles sempre pagam 100% da tabela.

    De resto, o conforto e espaço interno, posição dos bancos, dirigibilidade… enfim só tenho elogios nesta parte e o motor, é muito forte, peso do carro ajuda, fora a estabilidade, do Hatch, que achei foda.
    Onix que já tive, 2013, eu não gostava muito, design legal, vermelho sangue chamava atenção, até agora ainda olho para o etios e bate saudade, da aquela fraquejada no coração, mas quando você anda, conforto interno e um motor que n grita, tudo bonitinho, aquele painel digital…. você se acalma, e pensa, como que andava com uma arapuca de carro com design bonito…. e além de tudo paguei mais barato que o onix de entrada…. feliz.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend