_Destaque Conversíveis Esportivos Ferrari Porsche

Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

aluguel-ferrari-porsche-dubai-21 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Na volta de uma viagem à China, eu faria uma escala em Dubai, assim como na ida. Decidi ficar por lá cinco dias para conhecer os Emirados Árabes. Então, na parada em Dubai, comecei a buscar empresas que alugavam carros esportivos (afinal, no país da ostentação, alguém tinha de estar ganhando dinheiro alugando carros esportivos).



Pois bem, após alguns contatos por e-mail e WhatsApp, encontrei a empresa que senti mais confiança, além de um bom preço e boas recomendações: Parklane Car Rental.

O atendimento até o agendamento por WhatsApp foi ótimo e muito atencioso. Não tive de realizar nenhum depósito antecipado. Estaríamos em três pessoas e, o modelo escolhido, foi uma Ferrari Califórnia, por ser o único modelo que comportava o trio. O aluguel seria de uma diária.

Um dia antes de retirarmos o carro, recebo a ligação da pessoa que estava em contato comigo via WhatsApp, informando que a Ferrari Califórnia havia se envolvido em um acidente e que não mais poderiam nos oferecer o modelo para locação. Porém, ofereceriam no lugar da Califórnia, a 458 Itália Spyder, sem custo adicional (havia uma pequena diferença entre os dois modelos).

aluguel-ferrari-porsche-dubai-22 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Eu disse que entendia a situação, porém, pelo fato de estarmos em três pessoas, a 458 não nos atenderia, uma vez que o modelo é apenas para duas pessoas. De prontidão, a atendente me disse que sabiam de nossa situação e que ofereceriam um Porsche Boxster Spyder de forma complementar, sem custo! Sim, difícil de acreditar. A minha reação foi a mesma que vocês estão tendo agora ao ler esse relato.

Informei que eu iria verificar e que retornava a ligação (Tive de fazer certo suspense!). De fato, o intuito era não nos separar quando alugássemos o esportivo, porém, não havia outra forma caso quiséssemos alugar o carro.
Retornei a ligação e, no outro dia de manhã, estávamos no escritório para assinar a papelada!

O processo em si é simples. Pedem para passar no cartão de crédito $10,000 AED (Moeda local e com conversão para o Real aproximada de 1 para 1) para precaução. O valor é devolvido 14 dias após a devolução do carro. O período de 14 dias é o prazo máximo para que eventuais multas sejam enviadas pela administração de trânsito do país.

O valor da locação é debitado na hora e, no nosso caso, foi de $3000 AED com limite de 400 km – O valor padrão era de $2500 AED para 250 km. Nunca se esqueçam de pechinchar, mesmo que seja para alugar um Ferrari… Como iríamos dirigir de Dubai até Abu Dhabi e voltar, os 250 km não seriam suficientes.

Documentos assinados, hora de pegar os carros

Fomos acompanhados até a garagem do prédio do escritório onde os carros ficam estacionados. Quando você chega, se surpreende com os modelos presentes no local, porém, logo se lembra de que está nos Emirados Árabes e que aquilo é “normal”.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-1 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Em frente onde a 458 estava estacionada, havia três Aventador que acabaram de chegar ao “fleet” da locadora. Estavam empoeiradas, pois aguardavam a regularização da documentação e seguro para começarem a ser locadas.

O Porsche Boxtser oferecido de forma complementar não estava na garagem e, ao questionar o responsável, fui informado de que o carro teria de ser lavado antes de ser entregue, uma vez que estava locado. Sorte a nossa ter de esperar, pois ele nos perguntou se queríamos ver os outros carros por dentro. A resposta, vocês já sabem…

aluguel-ferrari-porsche-dubai-2 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

O primeiro a ser “testado” foi a Aventador e, como podem ver na foto, não é o modelo mais apropriado para alguém com 1,95 m de altura. Não consegui ficar acomodado dentro do Aventador e, para sair ou entrar do carro, foi um malabarismo. Talvez a Spyder seja melhor para mim. Ligamos o motor e seu ronco é umas das coisas mais lindas que existem para quem é apaixonado por carros!

aluguel-ferrari-porsche-dubai-3 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Passamos por outros carros como Range Rover Sport, Mercedes S 600 Maybach e, por fim, um Porsche 911 GT3 RS. Nas palavras do rapaz que estava mostrando os carros, só foram fabricados 3 unidades no mundo naquele modelo/variação específica. Infelizmente, não tirei fotos, não sei afirmar se é verdade sobre a produção exclusiva, mas o carro impressiona. A começar pela cor laranja!

Hora de fazer um “briefing” na Ferrari enquanto o Porsche não chega

aluguel-ferrari-porsche-dubai-4 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

O modelo era de cor amarelo com interior preto, como podem ver nas imagens, ano 2014 e estava com pouco mais de 15 mil km rodados. O rapaz que nos acompanhava explicou alguns detalhes e particularidades, funcionamento da capota e modos de direção (WET, Sport, Race, CT Off, ESC off). Basicamente, utilizei apenas Sport e Race!

aluguel-ferrari-porsche-dubai-5 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Saímos com a Ferrari da garagem e aguardamos o Porsche já perto da saída. Em pouco minutos, ele chegou:

aluguel-ferrari-porsche-dubai-7 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

O modelo era o Porsche Boxster GTS 2016, com pouco mais de 16.000 km rodados… Acompanhado do rapaz responsável, fizemos uma volta ao redor dos dois carros para atestar marcas na lataria. Enfim, tudo pronto, partimos em direção a Abu Dhabi… Com as capotas levantadas! Porém, não seria por muito tempo…

Como estávamos em julho, pleno verão nos Emirados Árabes, era praticamente impossível ficar com a capota aberta durante o dia. O sol escaldante faz com que você queira ficar no conforto do ar-condicionado, mesmo guiando um superesportivo.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-10 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

A estrada para Abu Dhabi é um “tapete” e te convida a querer testar ao máximo o carro. (In)felizmente há diversos radares no percurso, o que faz sentido quando se há tantos esportivos nas ruas, porém, se nota que às vezes os motoristas dos esportivos – provavelmente locais – não respeitam muito o limite de velocidade. Talvez porque as multas sejam brandas e/ou não haja punição.

Como estávamos em dois carros, a Ferrari e o Porsche, reduzíamos um pouco a velocidade e acelerávamos em seguida para “experimentar”, mas sem ultrapassar os limites da via. As rodovias, além dos radares, possuem monitoramento via câmeras e, claro, não demorou muito para a polícia nos parar.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-15 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Nesse momento, eu dirigia o Porsche que estava atrás e parei logo em seguida do carro policial. Sai do carro e, ao conversar com o policial, ele me pediu os documentos e disse que nos parou, pois estávamos realizando algumas “manobras” na estrada e que isso era perigoso. Me devolveu os documentos, pedi desculpas e ele me disse para termos cuidado ao seguir viagem.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-13 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Primeiramente, me chamou a atenção a cordialidade do policial. Em nenhum momento ele se mostrou pronto para aplicar alguma multa. Parou-nos no intuito de orientar! Talvez seja padrão em abordagens de turistas.
E, de fato, não estávamos acima do limite da via.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-14 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Passado o susto, seguimos viagem, sem realizar mais as reduzidas e aceleradas… Chegamos ao parque de diversões da Ferrari em Abu Dhabi, Ferrari World, e visitamos mais alguns pontos turísticos antes de retornar a Dubai, já de noite.

No retorno à Dubai, uma experiência no mínimo engraçada: Paramos no Mc Donald’s para comer. Cena curiosa, não estivéssemos no país dos superesportivos. O restaurante era de vidro e as vagas bem em frente ao restaurante. Imagine você estacionando de Ferrari em um McDonald’s, em São Paulo, para devorar um Big Mac! Só em Dubai mesmo…

aluguel-ferrari-porsche-dubai-16 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Voltamos para Dubai e, no dia seguinte, ao meio dia, dois funcionários da locadora estavam em nosso hotel para retirar os carros. Antes de entregar os veículos, precisávamos encher os tanques e na fila da bomba de gasolina, uma Ferrari F12berlinetta.

O total rodado com a Ferrari foi de 417 km e com o Porsche outros 397 km. Se me perguntasse qual dos dois carros eu escolheria para comprar, eu diria o Porsche, mesmo tendo preferência pela Ferrari. E essa resposta se dá pelo fato de eu analisar diversos prós e contras na “disputa” entre os dois, imaginando que o carro fosse meu e que o utilizaria com frequência.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-18 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

A direção da Ferrari é mais esportiva em comparação ao Porsche, com o carro praticamente colado ao chão. O que traz uma firmeza na direção que é sensacional. A segurança que o cockpit te passa ao guiar o carro é indescritível. Como eu disse acima, utilizei duas opções de direção, Sport e Race.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-26 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

A Sport é para uso mais tranquilo, mais suave. A Race, como o nome já diz, entrega tudo o que a Ferrari tem de motor e mais um pouco. A aceleração, quando feita de forma agressiva, te empurra para o banco. Mesmo que você queira levar seu corpo à frente, é impossível. É o famoso “soco”, mas sem machucar! O fabricante diz que vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. Honestamente, não medi, mas também não duvido.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-23 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Já o Porsche entrega toda esportividade que você encontra na Ferrari, mas de uma forma mais confortável e luxuosa. O modelo não perde o toque de requinte com o qual a marca é reconhecida, alinhado muito bem com a esportividade.
O cockpit já não te abraça como o da Ferrari, mas o console central compensa. O acabamento das portas, volante e bancos é em Alcantara. Todo esse conforto te convida a utilizar um carro como este no dia-a-dia, diferentemente da Ferrari.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-25 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

A fabricante informa que a aceleração vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Nenhuma dúvida aqui também. E há dois modos de direção: Sport e Sport Plus, sendo este último, o que separa os homens dos meninos! Ao selecionar a opção Sport Plus, o ronco do motor se transforma e o barulho que o Porsche faz, dá arrepios na espinha! É uma sensação de prazer absoluto, de euforia, de realização… Nessa hora, todo o investimento feito, seja para alugar ou para comprar um carro como esse, é recompensado.

Indispensável dizer que a experiência foi única ao guiar esportivos sonhados por 10 entre 10 apaixonados por carros. Com certeza, é um dos itens que pude riscar da minha “bucket list”.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-27 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Algumas considerações também foram tiradas dessa experiência

Uma delas é a certeza de que não teria uma Ferrari em São Paulo, onde resido. Mesmo se pudesse comprá-la.
O primeiro motivo, a segurança. Mesmo em Dubai, com diversos esportivos como Lamborghini, Rolls-Royce, Maserati, Ferrari, Porsche, McLaren e Bugatti, a 458 e o Boxster chamavam a atenção.

Em segundo, nossas cidades não estão preparadas para receber carros assim. Em São Paulo, considero possível andar com carros como estes apenas nas rodovias privatizadas, que são algumas das melhores rodovias do Brasil ou em vias como Faria Lima e Paulista. Fora isso, é passar nervoso e sentir tristeza toda vez que passar em buracos e/ou ondulações de nosso asfalto lunar.

aluguel-ferrari-porsche-dubai-24 Leitor relata a experiência de alugar uma Ferrari em Dubai

Por fim, mas não menos importante, o custo de se adquirir e manter um carro desses no Brasil. A outra consideração é de que vale cada centavo, para quem tiver oportunidade e for apaixonado por carros, alugar um superesportivo.
Já tive a experiência de alugar por alguns dias um Camaro conversível nos Estados unidos e um Cadillac XTS, mas nada se compara com a experiência de ter, mesmo que por um dia, um superesportivo como estes nas mãos.

Também já tive a experiência de alugar um carro por alguns dias na Austrália, onde a mão de direção é inglesa. Teve até acidente, mas isso fica para o próximo causo! Fico feliz em compartilhar essa experiência com vocês e espero que tenham oportunidades assim em breve.

Agradecimentos ao Gabriel Nassif.

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend