Condução autônoma EUA Lexus Sedãs Segurança

Lexus evita descrever o Novo LS 2018 como um carro semiautônomo nos EUA

lexus-ls-500-f-sport-2018-7 Lexus evita descrever o Novo LS 2018 como um carro semiautônomo nos EUA

A Lexus afirmou que não descreverá os sistemas de seu Novo LS 2018 como “semiautônomo” no mercado americano. O problema é que, apesar de toda a tecnologia capaz até de ajudar a salvar a vida do condutor na estrada, os clientes podem ficar tentados a ficar confiantes demais nos sistemas e abusar da sorte.



Isso também implica em responsabilidades adicionais para a Lexus, uma vez que não há uma legislação federal instituída sobre os carros autônomos e a montadora será responsabilizada em caso de acidente. Assim, ela apenas dirá que seu sistema de condução tem automação de nível 2, apenas.

lexus-ls-500-f-sport-2018-2 Lexus evita descrever o Novo LS 2018 como um carro semiautônomo nos EUA

A questão envolvendo o Novo Lexus LS 2018 é que o sedã de luxo japonês tem um alto nível de automação, que pela descrição do fabricante, pode de fato superar o nível 2, já que o modelo pode rodar de forma autônoma na estrada e fazer curvas de alta ou baixa velocidade, sempre mantendo a faixa. Se necessário, ele muda de faixa e continua sua condução, controlando direção, aceleração e frenagem.

Até aí tudo bem, modelos mais recentes de marcas de luxo também apresentam funções parecidas, mas pensando numa característica específica do mercado japonês, a Lexus introduziu no LS 2018 uma tecnologia que permite ajudar a salvar a vida do motorista. É aí que a marca japonesa evita de fato evitar dizer que seu carro é semiautônomo ou algo parecido.

lexus-ls-500-f-sport-2018-3 Lexus evita descrever o Novo LS 2018 como um carro semiautônomo nos EUA

Para que o motorista não relaxe demais e deixe de prestar atenção na estrada ou no que o carro está fazendo, a Lexus introduziu alertas sonoros e visuais em determinado intervalo de tempo para ver se o motorista está esperto. Se este não responder inicialmente, a velocidade é também reduzida. Mas, se não houver qualquer resposta do condutor, o Novo LS 2018 assume uma postura não vista nem nos Tesla Model S ou X.

O veículo ativa as luzes de alerta durante a condução para indicar que há uma emergência a bordo, então reduz gradualmente a velocidade até estacionar. Após isso, as portas são destravadas e um alerta de emergência é enviado para o serviço de socorro, a fim de prestar atendimento ao condutor no local. Tudo é feito de forma automática e sem intervenção humana até a chegada dos paramédicos.

No Japão, a idade dos motoristas avança rapidamente enquanto a população envelhece, sendo assim necessário um recurso desse tipo. O Novo Lexus LS 2018 é oferecido basicamente em duas versões, sendo uma híbrida com duas transmissões (CVT e AT4) e outra apenas com gasolina, ambas com motores V6 3.5, sendo este último twin-turbo com 420 cv.

[Fonte: Automotive News]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend