Crossovers Elétricos Toyota

Lexus UX 300e terá garantia de 10 anos ou 1 milhão de km para bateria

Lexus UX 300e terá garantia de 10 anos ou 1 milhão de km para bateria

Os carros elétricos ainda não são bem-vistos devido ao temor de perda de eficiência ao longo dos anos e, pior, com problema fora da garantia que inutilize o carro completamente.


Nesse caso, isso dependerá muito do fabricante do produto, contudo, a maioria dos compradores não vão ficar com o carro até o final da vida, especialmente em mercados consolidados.

Lexus UX 300e terá garantia de 10 anos ou 1 milhão de km para bateria

O estímulo à troca é a máquina que move mercados como dos EUA, Europa e Japão. De modo geral, a garantia das baterias é de oito anos, com quilometragem variando de acordo com marca e modelo.

A Lexus, que agora tem seu primeiro modelo 100% elétrico, resolveu quebrar essa regra e ampliar a garantia das células de seu crossover UX 300e, que estreia neste ano na China e, depois, na Europa.

No Lexus UX 300e, a bateria de 54,3 kWh, que alimenta seu motor elétrico de 204 cavalos, terá nada menos que 10 anos de garantia ou 1.000.000 km! E isso para uma degradação das células abaixo de 70%.

Lexus UX 300e terá garantia de 10 anos ou 1 milhão de km para bateria

Caso a capacidade de carga caía para além de 30%, a Lexus garante a reparação e/ou substituição da mesma sem custos ao cliente. A marca de luxo japonesa segue uma filosofia que a Toyota vem aplicando desde a primeira geração do Prius.

Sem alarde, segundo depoimentos de proprietários do antigo sedã dos anos 90, a Toyota simplesmente trocou as baterias do Prius sem custos aos proprietários, nos EUA, pelo menos.

Lexus UX 300e terá garantia de 10 anos ou 1 milhão de km para bateria

Tendo um custo extremamente elevado, a bateria de um carro elétrico é seu sustentáculo. Caso dê problema, o carro ficará inutilizado se não for reparado. O preço é de dezenas de milhares de reais, não compensando para um carro com mais de oito anos de uso.

Na Lexus, as células do UX 300e possuem refrigeração a ar, diferente do normalmente usado, que é por líquido em circuito fechado. A marca diz que o sistema é mais seguro e permite vida mais longa. O crossover elétrico tem autonomia de 400 km no ciclo NEDC ou uns 300 km na vida real.

[Fonte: FCE]

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • AviganFavipiravir

    Bonito

  • Eduardo 1981

    Depois não sabem porque Toyota é tão valorizado como produto usado.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email