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Lifan Foison – VUC chinês é ágil no trânsito, poderia ser + econômico

Lifan Foison - VUC chinês é ágil no trânsito, poderia ser + econômico

O Lifan Foison é um VUC de origem chinesa que está disponível no mercado nacional com preço sugerido de R$ 34.990. Com ar-condicionado e direção elétrica, o valor sobe para R$ 37.990.


Nesta versão avaliada pelo NA, o veículo estava equipado com um baú de carga, que de acordo com concessionários, custa R$ 4.000. Ou seja, o preço total atinge R$ 41.990. Feito para entregas de encomendas em centros urbanos, o Lifan Foison tem bom espaço no baú e disposição para o trânsito das grandes cidades.

Por ser um VUC (Veículo Urbano de Carga), fica isento do rodízio municipal em São Paulo, por exemplo. Suas dimensões compactas ajudam muito na hora de estacionar para embarque ou desembarque de encomendas ou serviços. Equipado com motor 1.3 16v de 85 cv movido a gasolina, o Lifan Foison se mostra ágil, mas infelizmente habitabilidade e consumo poderiam ser bem melhores.

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Por fora…

Por fora, o Lifan Foison vem com um visual moderno, destacando-se os faróis com projetores tipo canhão, capô curto e para-choque elevado. A cabine é alta e tem 1,89 m de altura. As portas têm abertura com pouco ângulo, mas suficientes para acesso ao interior. Os retrovisores são grandes, oferecem visibilidade razoável com baú.

As rodas são de aço estampado e aro 14, montadas com pneus 175/70 R14. Nas laterais, o chassi fica aparente, tendo ainda um bocal para abastecimento do pequeno tanque de 40 litros, assim como para-lamas no eixo traseiro.

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O estepe fica na parte traseira sob o piso da plataforma, que é feita de aço e não é originalmente montada com o baú. O conjunto ótico traseiro é completo e tem inclusive lanterna de neblina. Falta um alarme de ré para aviso de motoristas e pedestres. Um sensor de aproximação seria bem-vindo.

Por fim, barras de proteção em aço inox servem também como apoio para os pés quando do acesso ao interior do baú. Este, por sinal, vem com luz interna e luzes de posição na parte exterior. As portas possuem trancas do tipo padrão e ganchos de segurança quando estão abertas.

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Por dentro…

Por dentro, o Lifan Foison é bem apertado. O modelo é feito para pessoas de estatura média, já que oferece pouco espaço para pernas e posição de dirigir muito ereta. Quem tem mais de 1,75 metro de altura sofre. Não há ajustes dos encostos e nem dos apoios de cabeça, estes últimos são presos à parede da cabine.

Sob os assentos, fica o motor 1.3 16V de 85 cv. O acesso é feito através de travas nos dois lados, onde é possível manusear os principais itens na revisão, tais como bateria, velas, troca de óleo e filtros. A alavanca de transmissão fica em boa posição e tem engates precisos, embora pouco macios.

O volante poderia ficar em uma posição mais alta. Já o painel é bastante funcional, tendo apenas velocímetro e um display digital, que apresenta nível de combustível, hodômetro e rotação do motor. Os difusores de ar são circulares e na parte central, um rádio AM-FM com entrada auxiliar se destaca. Logo abaixo, o ar condicionado e seus comandos, além de uma fonte 12V e um cinzeiro.

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O porta-luvas é pequeno e falta mais porta-trecos. Há um porta-copo/garrafa à frente da alavanca. Existem para-sóis (com espelho no lado do passageiro) e uma luz interna. O teto ainda dispõe de acabamento em um tipo de tecido simples. Não há vidros ou travas elétricas. Triângulo de emergência, ferramentas e extintor de incêndio ficam atrás do encosto do passageiro, soltos e causando barulho.

A chave é simples e as hastes da coluna de direção acionam faróis e limpador/lavador do para-brisa. Há um botão para luz de neblina no lado esquerdo do conjunto. Já no assoalho, há um tapete de borracha de fácil limpeza. As caixas das rodas dianteiras roubam espaço e atrapalham a posição das pernas.

Na parte dianteira, o Lifan Foison tem um pequeno capô para acesso ao macaco de elevação para troca de pneus, bem como líquidos de arrefecimento, fluído de freio e lavador do para-brisa. O compartimento ainda dá acesso ao radiador e suas ventoinhas (uma para o ar condicionado).

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Por ruas e estradas…

O Lifan Foison 1.3 L tem boa disposição no trânsito urbano. Mesmo com baú, que sem dúvida acrescenta um peso extra ao veículo, seu motor 1.3 16v de 85 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm entre 3.000 e 5.000 rpm garante saídas surpreendentemente rápidas, bem como retomadas satisfatórias para sua proposta.

No entanto, quando o assunto é estrada, o Lifan Fosion 1.3 L fica devendo um motor diesel ou algo mais potente com gasolina. A velocidade ideal é 90 km/h, apesar do veículo chegar com algum esforço a 110 km/h.

Rodando a 90 km/h, o motor gira em torno dos 3.000 rpm. Com tanque pequeno, o VUC não vai muito longe em viagens. Conseguimos apenas uma média de 7,5 km/litro de gasolina com ar condicionado ligado o tempo todo. Apesar de ágil nas saídas, o motor 1.3 não dá conta de subidas muito íngremes na estrada, perdendo rapidamente velocidade. Foi modesto em subida de serra sem carga. Com carga o motorista precisará de bastante paciência.

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Além da agilidade no trânsito urbano, outros itens são elogiáveis. A direção elétrica é extremamente leve e garante conforto, reduzindo o cansaço proporcionado pelo pouco espaço. Outro item é a capacidade do ar condicionado, suficiente para deixar o ambiente bastante frio mesmo sob um dia de sol forte.

A estabilidade é algo relativo, ainda mais com um baú cuja altura total beira os 3 metros. É necessária moderação nos movimentos ao volante, mas ainda assim, pequenos desvios rápidos são tolerados. A suspensão por eixo rígido com diferencial e tração traseira garante boa capacidade de carga, mas pouca estabilidade.

O conjunto dianteiro é mais eficiente. No caso dos freios, a progressão é moderada e o pedal estava muito baixo na unidade testada. A pressão também parecia menor, exigindo alguma atenção. Por fim, o ruído interno a partir dos 3.500 rpm é elevado, tornando a viagem mais cansativa. Abaixo disso é moderado e o rádio pode ajudar a reduzir um possível estresse. No geral, para um dia a dia de entregas, o condutor do Lifan Foison não terá muitos problemas.

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Por você…

O Lifan Foison é apto para empresas de encomendas e serviços que necessitam de um veículo prático e de baixo preço. Esse espaço foi quase que exclusivamente dominado pela Volkswagen Kombi por décadas, mas agora existem novas opções, praticamente todas de origem chinesa.

O preço em torno de R$ 42.000 é competitivo, ainda mais se levarmos em conta um baú de carga com bom volume interno e itens como airbag duplo, ABS, ar condicionado e direção elétrica. Há a versão picape com caçamba de aço para quem não necessita de proteção de carga.

Com foco no uso urbano, o Lifan Foison 1.3 L também é ágil em desempenho, tornando-se uma opção bastante considerável na hora de escolher um VUC. Acima dele, os concorrentes diesel levam mais peso e tem mais força, mas custam o dobro ou mais. Enfim, dá para começar um negócio com este comercial chinês sem gastar muito.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Lifan Foison 1.3 L

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha
Cilindrada – 1299 cm³
Potência – 85 cv a 6.000 rpm (gasolina)
Torque – 11,2 kgfm entre 3.000 e 5.000 rpm
Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – ND
Velocidade máxima – ND

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo rígido com feixes de molas
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Aço aro 14 com pneus 175/70 R14

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.580 mm
Largura – 1.615 mm (sem retrovisores e sem baú)
Altura – 1.892 mm (sem baú)
Entre-eixos – 2.800 mm
Peso em ordem de marcha – 1.000 kg
Capacidade de carga – 800 kg
Tanque – 40 litros
Volume do baú – 6.500 litros (6,5 m3)

Galeria de fotos do Lifan Foison 1.3 L:

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