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Lifan Foison – VUC chinês é ágil no trânsito urbano, mas poderia ser mais econômico

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O Lifan Foison é um VUC de origem chinesa que está disponível no mercado nacional com preço sugerido de R$ 34.990. Com ar-condicionado e direção elétrica, o valor sobe para R$ 37.990.



Nesta versão avaliada pelo NA, o veículo estava equipado com um baú de carga, que de acordo com concessionários, custa R$ 4.000. Ou seja, o preço total atinge R$ 41.990. Feito para entregas de encomendas em centros urbanos, o Lifan Foison tem bom espaço no baú e disposição para o trânsito das grandes cidades.

Por ser um VUC (Veículo Urbano de Carga), fica isento do rodízio municipal em São Paulo, por exemplo. Suas dimensões compactas ajudam muito na hora de estacionar para embarque ou desembarque de encomendas ou serviços. Equipado com motor 1.3 16v de 85 cv movido a gasolina, o Lifan Foison se mostra ágil, mas infelizmente habitabilidade e consumo poderiam ser bem melhores.

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Por fora…

Por fora, o Lifan Foison vem com um visual moderno, destacando-se os faróis com projetores tipo canhão, capô curto e para-choque elevado. A cabine é alta e tem 1,89 m de altura. As portas têm abertura com pouco ângulo, mas suficientes para acesso ao interior. Os retrovisores são grandes, oferecem visibilidade razoável com baú.

As rodas são de aço estampado e aro 14, montadas com pneus 175/70 R14. Nas laterais, o chassi fica aparente, tendo ainda um bocal para abastecimento do pequeno tanque de 40 litros, assim como para-lamas no eixo traseiro.

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O estepe fica na parte traseira sob o piso da plataforma, que é feita de aço e não é originalmente montada com o baú. O conjunto ótico traseiro é completo e tem inclusive lanterna de neblina. Falta um alarme de ré para aviso de motoristas e pedestres. Um sensor de aproximação seria bem-vindo.

Por fim, barras de proteção em aço inox servem também como apoio para os pés quando do acesso ao interior do baú. Este, por sinal, vem com luz interna e luzes de posição na parte exterior. As portas possuem trancas do tipo padrão e ganchos de segurança quando estão abertas.

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Por dentro…

Por dentro, o Lifan Foison é bem apertado. O modelo é feito para pessoas de estatura média, já que oferece pouco espaço para pernas e posição de dirigir muito ereta. Quem tem mais de 1,75 metro de altura sofre. Não há ajustes dos encostos e nem dos apoios de cabeça, estes últimos são presos à parede da cabine.

Sob os assentos, fica o motor 1.3 16V de 85 cv. O acesso é feito através de travas nos dois lados, onde é possível manusear os principais itens na revisão, tais como bateria, velas, troca de óleo e filtros. A alavanca de transmissão fica em boa posição e tem engates precisos, embora pouco macios.

O volante poderia ficar em uma posição mais alta. Já o painel é bastante funcional, tendo apenas velocímetro e um display digital, que apresenta nível de combustível, hodômetro e rotação do motor. Os difusores de ar são circulares e na parte central, um rádio AM-FM com entrada auxiliar se destaca. Logo abaixo, o ar condicionado e seus comandos, além de uma fonte 12V e um cinzeiro.

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O porta-luvas é pequeno e falta mais porta-trecos. Há um porta-copo/garrafa à frente da alavanca. Existem para-sóis (com espelho no lado do passageiro) e uma luz interna. O teto ainda dispõe de acabamento em um tipo de tecido simples. Não há vidros ou travas elétricas. Triângulo de emergência, ferramentas e extintor de incêndio ficam atrás do encosto do passageiro, soltos e causando barulho.

A chave é simples e as hastes da coluna de direção acionam faróis e limpador/lavador do para-brisa. Há um botão para luz de neblina no lado esquerdo do conjunto. Já no assoalho, há um tapete de borracha de fácil limpeza. As caixas das rodas dianteiras roubam espaço e atrapalham a posição das pernas.

Na parte dianteira, o Lifan Foison tem um pequeno capô para acesso ao macaco de elevação para troca de pneus, bem como líquidos de arrefecimento, fluído de freio e lavador do para-brisa. O compartimento ainda dá acesso ao radiador e suas ventoinhas (uma para o ar condicionado).

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Por ruas e estradas…

O Lifan Foison 1.3 L tem boa disposição no trânsito urbano. Mesmo com baú, que sem dúvida acrescenta um peso extra ao veículo, seu motor 1.3 16v de 85 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm entre 3.000 e 5.000 rpm garante saídas surpreendentemente rápidas, bem como retomadas satisfatórias para sua proposta.

No entanto, quando o assunto é estrada, o Lifan Fosion 1.3 L fica devendo um motor diesel ou algo mais potente com gasolina. A velocidade ideal é 90 km/h, apesar do veículo chegar com algum esforço a 110 km/h.

Rodando a 90 km/h, o motor gira em torno dos 3.000 rpm. Com tanque pequeno, o VUC não vai muito longe em viagens. Conseguimos apenas uma média de 7,5 km/litro de gasolina com ar condicionado ligado o tempo todo. Apesar de ágil nas saídas, o motor 1.3 não dá conta de subidas muito íngremes na estrada, perdendo rapidamente velocidade. Foi modesto em subida de serra sem carga. Com carga o motorista precisará de bastante paciência.

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Além da agilidade no trânsito urbano, outros itens são elogiáveis. A direção elétrica é extremamente leve e garante conforto, reduzindo o cansaço proporcionado pelo pouco espaço. Outro item é a capacidade do ar condicionado, suficiente para deixar o ambiente bastante frio mesmo sob um dia de sol forte.

A estabilidade é algo relativo, ainda mais com um baú cuja altura total beira os 3 metros. É necessária moderação nos movimentos ao volante, mas ainda assim, pequenos desvios rápidos são tolerados. A suspensão por eixo rígido com diferencial e tração traseira garante boa capacidade de carga, mas pouca estabilidade.

O conjunto dianteiro é mais eficiente. No caso dos freios, a progressão é moderada e o pedal estava muito baixo na unidade testada. A pressão também parecia menor, exigindo alguma atenção. Por fim, o ruído interno a partir dos 3.500 rpm é elevado, tornando a viagem mais cansativa. Abaixo disso é moderado e o rádio pode ajudar a reduzir um possível estresse. No geral, para um dia a dia de entregas, o condutor do Lifan Foison não terá muitos problemas.

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Por você…

O Lifan Foison é apto para empresas de encomendas e serviços que necessitam de um veículo prático e de baixo preço. Esse espaço foi quase que exclusivamente dominado pela Volkswagen Kombi por décadas, mas agora existem novas opções, praticamente todas de origem chinesa.

O preço em torno de R$ 42.000 é competitivo, ainda mais se levarmos em conta um baú de carga com bom volume interno e itens como airbag duplo, ABS, ar condicionado e direção elétrica. Há a versão picape com caçamba de aço para quem não necessita de proteção de carga.

Com foco no uso urbano, o Lifan Foison 1.3 L também é ágil em desempenho, tornando-se uma opção bastante considerável na hora de escolher um VUC. Acima dele, os concorrentes diesel levam mais peso e tem mais força, mas custam o dobro ou mais. Enfim, dá para começar um negócio com este comercial chinês sem gastar muito.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Lifan Foison 1.3 L

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha
Cilindrada – 1299 cm³
Potência – 85 cv a 6.000 rpm (gasolina)
Torque – 11,2 kgfm entre 3.000 e 5.000 rpm
Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – ND
Velocidade máxima – ND

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo rígido com feixes de molas
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Aço aro 14 com pneus 175/70 R14

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.580 mm
Largura – 1.615 mm (sem retrovisores e sem baú)
Altura – 1.892 mm (sem baú)
Entre-eixos – 2.800 mm
Peso em ordem de marcha – 1.000 kg
Capacidade de carga – 800 kg
Tanque – 40 litros
Volume do baú – 6.500 litros (6,5 m3)

Galeria de fotos do Lifan Foison 1.3 L:

4.0

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  • Junoba

    Que pena que a Effa Picape não é mais vendida. Tinha um excelente preço de R$20mil. E fazia o mesmo ´´papel“ dessa Foison.

  • Fanjos

    Rapaz…me deu dor nas costas se de olhar esses bancos

    • Juliano Kirinus

      tb imagina trabalhar 8 hs ali…

    • eu

      Tão desconfortável quanto a Kombi era!!

      • Pacheco

        Não fala assim da guerreira cara… a Kombi não merece ser humilhada dessa forma… kkkkkkkkk

  • ALVIN_1982

    O espaço interno dela é sofrível, inclusive o conforto, zero. Acho que uma cabine com uns 20 a 30 cm maior pra regular a distância e reclinação do encosto dos bancos, venderia muito mais. Só cabe magrelo e baixinho… e sem conforto pq não pode reclinar…

    • Eduardo CWB

      Conforto = Preço.
      A proposta do veículo é dar lucro, ser barato de manter, etc.
      Pequenas empresas precisam disso, agora quem precisa de algo maior .. pode apelar para diesel facilmente.

      • ALVIN_1982

        Conforto = Saúde… que adianta comprar essas coisas aí e depois de 6 meses o motorista sai de licença por problemas na coluna?

        • Eduardo CWB

          Chines … vc quer luxo ?
          Compra Iveco, Mercedez, etc …
          Infelizmente é assim … não concorda ?

          • ALVIN_1982

            Não concordo. Vendia aqui aquela Towner Cab. Estendida e era confortável. Essa é maior que ela e não tem essa opção…

          • Tosca16

            os Foton são bem acabados, espaçosos e com ergonomia … não é por que é chinês que deve ser ruim nestes aspectos . Agora nessa categoria não há nada melhor que o Lifan acima e os da marca Rely (Chery).

        • eu

          se for pensar assim ninguém mais anda de ônibus que é mil vezes mais desconfortável, alguns até com bancos de fibra, imagine o legião de trabalhadores com dor na coluna

        • Pacheco

          Isso dai é pra entregar coisas no bairro. Não da pra ficar indo longe com ela.

          • ALVIN_1982

            Imagina você 8 horas por dia entregando coisas nos bairros com nossas ruas perfeitas, sem trânsito? Maravilha, não?

            • Pacheco

              Exatamente amigo… isso é complicado.
              Mas como falei, tem q ser algo q vai proximo, entrega e volta… não ficar dentro dele.

              Eu tenho empresa e possuiamos uma HR bau… era triste ficar dentro dela. Hoje temos uma Master e melhorou muito… mas ainda sim o pessoal reclama.

              Para varias horas e diariamente, nada como uma Iveco Dally ou uma Sprinter.

              Sem falar q essa pequena ai não carrega quase nada…

    • eu

      Tão desconfortável quanto a Kombi era!

  • Dimitri Diegoli

    Esse motor embaixo dos bancos é uma delícia pros mecânicos! #sqn

    • eu

      Depois de algumas horas o motorista deve ficar de rabo quente rsrs

  • Diggo

    O grande problema dessas VUCs chineses é a durabilidade. Meu tio tem um, nem sei a marca, mas só incomoda.

  • FaloNaCara ¯ _ (ツ) _ / ¯

    Esse Lixan Poison é um atentado contra a saúde dos trabalhadores que forem utilizá-lo por 6, 8 horas por dia. O patrão, dono de empresa, que comprar essa porqueira, além de desumano é um asno juridicamente falando pois será a coisa mais fácil do mundo obter um laudo VERDADEIRO de qualquer médico ortopedista que comprovará possíveis danos para a saúde dos empregados(coluna, articulações) advindos do uso desse carro durante a jornada de trabalho, gerando a justa e correta obrigação para o empregador de custear tratamento e indenização ao empregado prejudicado. Processo certo.

    • Pacheco

      Confortavel mesmo somente a Sprinter e a Iveco amigo… as outras tbm são pessimas. A HR mesmo é horrivel e ainda vem sem Air Bag.

  • Felipe Vinicius

    Bem honesto

  • Jonas Augusto

    Motor a gasolina, ta de piada, é mais facil colocar motor e cambio do MB 608 o mesmo que equipa a velha guerreira Toyota Bandeirante, o conjunto mecânico se casaria bem com o pequeno utilitário. E a posição ergométrica dos bancos podia ser melhorada.

    • Jonas Augusto

      E o desempenho é sofrivel, o motor 1.3 de 85 cv a 6.000 rpm, 11,2 kgmf entre 3.000 e 5.000 rpm deve “urrar” quando tenta mover 1.800 kg, é um utilitário pra se passar vergonha em determinadas situações, serve pra pequenos trabalhos e entregas de mercado, se for pra tentar competir no transito com os pesos pesados, ai é melhor partir pra um utilitário diesel, ou passar vergonha.

      • Pacheco

        Então amigo… Só que o cambio dessa joia é extremamente curto…
        Ela anda, mas não passa dos 80km/h. Eu dirigi uma Chana na epoca do lançamento e lembro como o cambio era curto… a 50km/h ela ja pedia 4ª marcha e gritava demais.

        É um carro para um mercado de bairro ter e entregar as compras dos idosos da região. Uma floricultura levar flores até o cemiterio ou uma mecanica ir buscar peças.

        Nada mais q isso.

    • Dimitri Diegoli

      Vai colocar esse motor aonde? No baú?

  • automotivo

    a gasolina fio, não dar!

  • Tosca16

    é um dos melhores da categoria, junto aos Rely são os melhores chineses no mercado nesta categoria … se reclamam desse motor fiquem com os 1.0 de 55 à 65cv dos demais concorrentes chineses, que ao meu ver dão conta sim do serviço apesar que é lógico que o 1.3L deste Foison dá mais fôlego para o serviço diário. E os que acham ruim por não ser diesel comprem um Foton; maior , mais potente , mais resistente, melhor em acabamento …

  • Thiago_NCO

    Que posição de dirigir mais bizarra!
    “Os ortopedista pira!”
    Como se não bastasse, o acabamento faz o Palio Fire parecer veículo de luxo.

    • Tosca16

      como se os que tivessem antes no mercado fossem bem melhores … ou vc nunca ouviu dizer “posição de Kombi” quando se referem a uma péssima ergonomia ?

      • Thiago_NCO

        Comparação descabida.
        Um projeto de 60 anos e outro bem, mas beeeeem mais recente… e novamente caímos naquela “é um lixo, mas a concorrência também…”

        • automotivo

          nivelar por baixo, melhor dizendo

        • saosao

          É isso aí, a galera gosta de misturar os assuntos.

        • Tosca16

          eu nunca falei mal da Kombi, reconheço sua história e sempre critiquei aqui nos comentários no NA quando falaram mal dela na sua saída do mercado, claro que sua saída era inevitável e bom para o mercado entretanto não era um péssimo veículo, tinha sua história e tal . É que vejamos bem, se não fosse a legislação a Kombi continuaria líder no seguimento e nenhuma concorrente conseguiu até sua saída do mercado fazer algo que de fato à substituísse; não é nivelar por baixo mas é atestar a incompetência da concorrência e especialmente da VW em não ter posto uma substituta à altura .

          • Thiago_NCO

            Não, Tosca.
            Eu critiquei a ergonomia do modelo Lifan e você respondeu:
            “como se os que tivessem antes no mercado fossem bem melhores … ou vc
            nunca ouviu dizer “posição de Kombi” quando se referem a uma péssima
            ergonomia ?”
            Por favor, não misture os alhos com os bugalhos. NINGUÉM tá falando de história. NINGUÉM tá falando de liderança. Eu critiquei a ergonomia de um modelo ATUAL, e você usou a Kombi como referência, modelo que, além de ter sido projetado há décadas, está fora de linha.

            Eu sei que você é um entusiasta dos chineses, e respeito muito seu posicionamento. Mas às vezes você derrapa na coerência em defesa deles.

            • Tosca16

              a questão é simples, se não viessem os chineses como este Lifan ficaríamos com uma lacuna enorme no mercado. Claro que ergonomia não é o forte dos chineses mas fora isso são os que melhor atendem este nicho de mercado esquecido pelas grandes montadoras . Eu sempre falei aqui que marcas como por exemplo Suzuki deveriam entrar nesse seguimento, seria líder da categoria só por ser japonesa e de aparente melhor qualidade construtiva .

        • Mantis

          Não que eu goste da Kombi, na verdade eu detesto aquela caixa insegura, mas ela ainda ganha em capacidade de carga comparada a esse chinesinho.

  • Senhor feudal

    Estes bancos é quase um tratamento de RPG!

  • Guilherme Batista

    FIco pensando quanto deve ser a mão de obra de cada serviço nesse carro…

  • saosao

    Esse banco é deprimente…

  • CharlesAle

    Minha nossa,esses bancos são um crime contra as costas do trabalhador!!O aspecto geral é de muita fragilidade,não dura 1 décimo do que uma Ford pampa duraria!!!

    • Matheus Ulisses P.

      A Pampa durava uma vida inteira mais 3 dias!
      Meu pai trabalhava com manutenção elétrica no setor avícola, tínhamos uma 4X4 ano 93, entrava carregada (além da capacidade de carga) em lugares onde jipes de hoje não entram. Nunca ela deu problema sério, só itens de desgaste normal.

  • Minerius Valioso

    Volante de Corolla Brad Pitt, anatomia dos bancos pior do que de uma cadeira de praia, motor supostamente manco…

  • wagner

    Esse para-choque em inox não atende a resolução CONTRAN que exige faixas refletivas e salvo engano essa peça, com esse desenho e diametro das barras,não me parece que suporta impactos mais fortes…

  • Redpeak77

    Observo essas coisas com motor e penso: Como ainda não houve nenhum empreendedor brasileiro a produzir um concorrente com um pouquinho mais de qualidade?
    Não deve ser difícil produzir tosqueiras melhores que essa…

    • wagner

      Concordo, alias o item com a qualidade “melhorzinha” nesse “veículo” é o Baú, e ainda adaptaram o assoalho do bau no assoalho da caçamba aberta original de fabrica, porque o resto (principalmente acabamento interno) esta parecendo “refugo” do controle de qualidade de outras marcas…reparem que nem mesmo um tapete de vinil vagabundo colocaram na caixa de rodas….com o tempo ali vai descascar a tinta( baixa qualidade) e aposto que vai ficar na lata exposta….e daí já viu aonde vai parar né…..

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