América Latina Elétricos Lifan Mercado Montadoras/Fábricas

Lifan quer produzir carros elétricos no Uruguai

lifan-eletricos-1 Lifan quer produzir carros elétricos no Uruguai

A Lifan Motors quer fabricar carros elétricos no Uruguai. A montadora chinesa está em negociação com o governo local, que pretende implementar um programa nacional para estímulo ao carro elétrico, compreendendo a instalação de eletropostos no eixo Colônia de Sacramento-Montevidéu-Punta Del Este.



Além disso, o governo uruguaio quer substituir parte de frota de táxis do país por carros elétricos, assim como da frota usada pelo governo e polícia local. O país espera implementar essas iniciativas em seu território, mas da mesma forma, espera também que a Lifan amplie a produção de veículos na região com o acréscimo dos carros movidos por energia elétrica.

lifan-eletricos-1 Lifan quer produzir carros elétricos no Uruguai

No entanto, a Lifan não quer apenas produzir carros elétricos para abastecer o Uruguai. O plano da empresa é exportar para toda a América Latina e não espera depender unicamente do Brasil, onde a montadora apostou suas fichas no crescimento do mercado brasileiro, após a saída do grupo uruguaio Effa, mas viu a crise se intensificar e dificultar suas operações por aqui.

Em 2012, a Lifan investiu US$ 55 milhões na atual fábrica de San Jose, de onde saem os modelos X60, Foison e 530. Atualmente a planta tem capacidade para produzir 20 mil carros por ano em dois turnos, empregando no momento 440 funcionários. De janeiro a novembro, a marca chinesa vendeu no Brasil 2.859 unidades, sendo 1.927 do X60, 589 exemplares do 530 – que vendeu mais que Ford New Fiesta e JAC J3 Turin – e 343 do Foison.

lifan-eletricos-1 Lifan quer produzir carros elétricos no Uruguai

Com o fim do IPI majorado de 30% e das cotas de importação, a Lifan espera voltar a vender bem no Brasil e o Uruguai continuará servindo de apoio para sua estratégia para os próximos anos, começando por 2018, quando chegam os modelos X70 e X80, ambos utilitários esportivos com cinco e sete lugares, respectivamente.

A proposta da Lifan não é apenas montar os veículos elétricos no Uruguai, mas localizar também a produção de baterias e módulos eletrônicos, reduzindo assim a necessidade de importação da China e aumentando consequentemente o percentual de componentes nacionais, o que ajuda a reduzir possíveis tarifas ou barreiras por conta do índice de nacionalização.

lifan-eletricos-1 Lifan quer produzir carros elétricos no Uruguai

E o que a Lifan tem de carro elétrico na China? A gama é composta por quatro modelos, sendo que o menor e mais barato deles é o 100E2, um minicarro de dois lugares semelhante ao também chinês modelo e.coTech2. De baixa velocidade (45 km/h), ele tem autonomia de até 160 km.

Com a mesma performance, a picape leve C3 tem capacidade para 300 kg de carga e 120 km. Outro produto é o 330E, que é o antigo Lifan 320, um genérico do MINI Cooper. Se você lembra dele, então lembrará do 620, que também tem versão elétrica. O clone elétrico do Corolla tem autonomia de até 170 km. Por ora, a Lifan não lançou nenhum crossover elétrico, que é a ambição de quase todos os fabricantes de veículos no momento.

COMPARTILHAR:
  • Renan Vinicius

    Governo poderia auxiliar mais essas empresas de carros eléctricos, difícil encontrar esses carrinhos eléctricos na cidade, só alguns bmw i3 e olhe lá.

    • Uranium

      O atual governo está concentrado em se manter no poder até o fim do mandato, antes de mais nada. Em segundo lugar, aprovar as reformas demandadas pelos grupos que patrocinam esse governo. Incentivar tecnologia, resolver os problemas da população e a crise do país, não estão na lista de coisas que estão preocupados em fazer…

    • carroair30

      Esse troço de CARRO ELETRICO é antigo e nunca da em nada,fica sempre no modelo PROTOTIPO!

    • Nicolas_RS

      Legal, agora acorda pra vida.

      • Gustavo Adriano

        kkkkkkkk inacreditável que no nível de tecnologia que a engenharia está vir um cara desse e falar isso.

  • 1/2 URSO 1/2 CÃO

    Esse da primeira foto, lembra um banheiro químico.

    • tjbuenf

      Talvez seja um prelúdio da merd** que está por vir…

    • zekinha71

      Literalmente vai dar pra cag** e sair andando.

    • Natanael Garcia

      Eu imaginei uma empilhadeira.

    • Basil Sandhurst

      Ri alto aqui. Mas não é que parece mesmo?

  • Silvio Vasques

    Lifan? O que é Lifan????

  • Basil Sandhurst

    Sem entrar na discussão técnica se o carro é bom ou não…
    O modelo elétrico parece ser feito de Lego. Em princípio seria inviável ser usado no Brasil em virtude da ampla área envidraçada (a não ser que acompanhe um kit de protetor solar fps 70).
    Abs

  • Marcio Lenz

    Um mais feio que o outro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email