Crossovers Lifan Linha 2018

Lifan X60 2018: fotos, detalhes, versões, preço, motor

Lifan-X60-2018-16 Lifan X60 2018: fotos, detalhes, versões, preço, motor

Lifan X60 2018 chega com muita novidades em termos visuais e de equipamentos. O SUV montado no Uruguai com partes importadas da China chega nas versões Talent e VIP com preços de R$ 67.990 e R$ 77.990. O utilitário esportivo já foi destaque entre os carros chineses e chegou a liderar o mercado com produtos dessa origem.



De janeiro a setembro, o Lifan X60 2018 vendeu 1.377 unidades, se posicionando em 27º lugar no ranking do segmento de utilitários esportivos. Em setembro, o modelo emplacou 225 exemplares, nível abaixo do registrado em agosto, que foi de 276 unidades emplacadas.

Mas o que é o Lifan X60? O utilitário esportivo surgiu no Salão de Xangai 2010 sob a marca chinesa que ficou conhecida pelas motocicletas, quase sempre cópias de modelos da Honda ou Yamaha. Há alguns anos atrás, a Lifan queria se estabelecer no Brasil em parceria com o grupo Kasinski, antes da venda desta marca local. No entanto, questões de logística de peças de outras marcas, acabaram impedindo sua entrada no país.

Então, em 2008, a Lifan se associa com o grupo uruguaio Effa Motors e entra no Brasil com carros, sendo eles um hatch inspirado no MINI Cooper, chamado LF320 e um sedã chamado LF620, notadamente um clone do Toyota Corolla da nona geração, que ficou negativamente famoso por ter sido copiado por diversas marcas chinesas, incluindo a Lifan. Mais tarde, a empresa se separou da Effa e assumiu a operação brasileira, prometendo mudanças.

Assim, trouxe consigo o Lifan X60, bem como o caminhão leve Foison e o sedã compacto LF530. Mas, dois três, o que realmente se destacou em substituição aos inadequados 320 e 620 foi mesmo o SUV. Ele é em realidade, outra cópia chinesa de produto Toyota. Ele é um RAV4 de três gerações atrás, sendo o mesmo tipo de veículo visto na Chery, onde é conhecido como Tiggo 3.

O porte, as linhas – especialmente das vigias laterais traseiras – as lanternas e mesmo a abertura das portas lembram demais as do Toyota RAV4 antigo, bem como o desenho de outras partes do carro. Não há como esconder o fato, porém, o consumidor não se importou com isso – muito menos a Toyota – e decidiu apostar no X60 que, aliás, também conseguiu sustentar a designação no mercado nacional com a presença anterior do Volvo XC60. A semelhança nas nomenclaturas é muito alta e pode causar confusão.

Fabricado na China e na Rússia, o Lifan X60 2018 é apenas montado em CKD no Uruguai, a fim de evitar o pagamento de IPI extra na importação ao Brasil. O recente facelift foi empregado também há pouco tempo em seu país de origem, mas não esconde a idade do projeto do começo dos anos 2000.

Por isso, a Lifan Motors já providenciou um sucessor, o X70. Trata-se de um SUV pouco maior e com linhas mais modernas, não derivado do X60. Este tem motor 2.0 com 141 cv e opção CVT. Esperado para 2018, ele deve chegar com preços entre R$ 80 mil e R$ 90 mil. O novo crossover mede 4,39 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,71 m de altura e 2,61 m de entre-eixos.

Por ora, não se sabe se será montado em CKD no Uruguai ou mesmo no Brasil, se a política do Rota 2030 favorecer a implantação de uma linha de montagem em SKD ou CKD no país. Haverá também a chegada do X80, um SUV de sete lugares com motor 2.0 Turbo de 177 cv, que será o topo de linha da marca. Já o crossover X50, teve o lançamento adiado por tempo indefinido. Enquanto isso, o Lifan X60 2018 continua como protagonista.

Lifan-X60-2018-21 Lifan X60 2018: fotos, detalhes, versões, preço, motor

Lifan X60 2018 – detalhes

O Lifan X60 2018 depois da atualização ganhou um visual mais agradável. O SUV chinês passa a dispor de uma frente renovada, dotada de barra cromadas com duas entradas de ar (superior e inferior), para-choque dotado de LEDs diurnos, faróis de neblina circulares e um protetor central bem destacado. O conjunto ótico foi atualizado com projetor de facho baixo, além de assinatura em LED envolvente, que não substituem os DRL´s de LED no protetor.

A carroceria permanece a mesma, bem antiquada, mas com retrovisores na cor da carroceria e com repetidores de direção em LED. Há também maçanetas cromadas, assim como os frisos das janelas. As rodas de liga leve agora possuem um visual mais esportivo, especialmente o modelo da versão VIP, que tem acabamento preto e diamantado. Ela tem aro 18 polegadas e pneus 225/55 R18. Na Talent, as rodas são de 17 polegadas e com pneus 215/60 R17.

A suspensão é elevada e tem bons ângulos de entrada e saída, além de bom vão livre do solo. O Lifan X60 2018 tem ainda barras longitudinais no teto, bem como vidros climatizados, para-choque traseiro com falsas saídas de escape, protetor central, friso cromado sobre a placa, câmera de ré, sensor de estacionamento e o limpador da vigia traseira. Há inclusive um pequeno defletor de ar incorporado ao desenho da carroceria. As lanternas são em LED. O teto solar elétrico é outro destaque, dando mais sofisticação ao SUV chinês.

Por dentro, o Lifan X60 2018 apresenta um ambiente em acabamento preto, mas com o requinte de material soft imitando couro com costuras vermelhas no painel, portas e assentos. O quadro de instrumentos foi repaginado, mantendo o cluster análogo-digital centralizado e com iluminação azul, onde o velocímetro é digital e o conta-giros analógico. Há medidores de temperatura da água e nível de combustível com luzes de LED, além de computador de bordo.

Interessantes são os comandos físicos de mídia e ar-condicionado, bem estilizados. O display digital da multimídia, com tela sensível ao toque de 8 polegadas e o sistema operacional Android são interessantes. O dispositivo vem com rádio AM-FM, conexões USB e auxiliar, Bluetooth, SD Card, câmera de ré, ajustes de mídia e configurações diversas, bem como o navegador GPS Navitech 2.0, mas sem informações de tráfego. O acabamento central imita fibra de carbono.

Um porta-copos minusculo fica ao lado de outro maior. Já o porta-luvas tem espaço pequeno, enquanto a capa do airbag do passageiro aparece desafortunadamente na parte superior. Os difusores de ar circulares com acabamento preto dão um ar mais esportivo ao interior. Entre os bancos, a alavanca de câmbio tem um vistoso botão de desbloqueio de posição e tem opção Sport e manual. O acabamento nas laterais também imita fibra de carbono. Um acendedor de cigarros e uma tomada 12V surge sob o painel.

Entre os bancos, apoio de braço em couro e porta-objetos logo abaixo. No lugar que seria para um bom porta-copos duplo, há dois porta-objetos bem pequenos. Os bancos em couro são largos e pouco envolventes, mas aceitáveis. O do motorista tem ajuste de altura, assim como os cintos de segurança dianteiros.

A ergonomia é fraca, especialmente na posição dos comandos dos vidros elétricos e retrovisores. O espaço geral é bom, tendo bons centímetros para as pernas de quem vai atrás. A altura interna também é satisfatória, assim como o banco traseiro, que é bipartido e tem conjunto completo de cintos, apoios de cabeça e apoia braço central com porta-copos. Há regulagem do encosto, para maior conforto. Falta difusores de ar para quem vai atrás, mas isso é pedir demais no Lifan X60 2018.

O teto solar elétrico tem acionamento em duas fases, com a primeira apenas levantando o vidro e a segunda fazendo-o correr para dentro da carroceria. Há uma grande luz interna bem no meio do carro, além das luzes de leitura dianteiras. Porta-óculos é outro item obrigatório presente, assim como os para-sóis com espelhos iluminados. Alças de teto também ajudam a entrar e sair. Falando nisso, existem como acessório, estribos laterais para melhor acesso ao habitáculo.

O porta-malas de 425 litros tem espaço suficiente e vem com carpete, além de luz interna e ganchos para fixação de bagagens. Há cobertura retrátil e o banco bipartido facilita o aproveitamento de espaço extra. A tampa do porta-malas, no entanto, é bem pesada. Fora isso, o acesso é bom. O estepe fica logo abaixo e tem todo o ferramental necessário para a troca de pneu furado. Sob o veículo, o Lifan X60 2018 conta com suspensão dianteira McPherson na dianteira e braços múltiplos na traseira, ambos com barras estabilizadoras.

Lifan-X60-2018-7 Lifan X60 2018: fotos, detalhes, versões, preço, motor

Lifan X60 2018 – novidades

O visual se diferencia da linha anterior pela grade frontal com uma barra horizontal com o nome da marca chinesa em alto relevo. O Lifan X60 2018 tem ainda novas luzes de condução diurna na dianteira, para-choques redesenhados, novo detalhe traseiro que emita aço escovado e com duas aberturas laterais cromadas, retrovisores com novo formato e indicadores de direção em LED e novas rodas de liga-leve de 17 ou 18 polegadas.

No interior, o Lifan X60 2018 apresenta como novidades um novo painel de instrumentos, console central redesenhado e bancos com revestimento em couro sintético e costuras vermelhas. Entre os equipamentos de série, o Lifan X60 2018 passa a dispor de sensor de luminosidade, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, airbag duplo, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, Isofix, entre outros. Há também nova central multimídia com navegador Navtech 2.0, agora com tela sensível ao toque de oito polegadas, navegador GPS, câmera de ré, Bluetooth, sistema Android, entradas USB, SD card e auxiliar, entre outros.

No VIP, o Lifan X60 2018 se diferencia pelo teto solar de acionamento elétrico, rodas de liga leve aro 18 polegadas com desenho esportivo e câmbio automático CVT com simulação de marchas, modo Sport e trocas manuais.

Lifan X60 2018 – versões

  • Lifan X60 Talent 1.8 MT
  • Lifan X60 VIP 1.8 CVT

Lifan-X60-2018-5 Lifan X60 2018: fotos, detalhes, versões, preço, motor

Lifan X60 2018 – equipamentos

Lifan X60 Talent 1.8 MT – Motor 1.8 de 128 cv e câmbio manual de cinco marchas, mais ar-condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas, trava central elétrica nas quatro portas, retrovisores externos com controle elétrico, rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/60 R17, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, faróis de neblina, faróis com assinatura visual em LED, grade cromada, LEDs diurnos no para-choque e sensor de estacionamento traseiro.

Há também Isofix, banco traseiro bipartido, sensor de luminosidade, bolsas infláveis para motorista e passageiro, bancos com revestimento em couro sintético, câmera de ré, multimídia com tela de 8 polegadas e Android OS, entradas USB, SD card e auxiliar, Bluetooth, navegador GPS, lavador e limpador do vidro traseiro, luz traseira de neblina, maçanetas internas cromadas, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo,

Inclui também cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura nos bancos dianteiros, cintos de três pontos para os três passageiros do banco traseiro, luzes de leitura, porta-óculos, alarme, três apoios de cabeça traseiros com regulagem, apoio de braço central traseiro com porta-copos, cobertura do porta-malas retrátil, estepe em liga leve, maçanetas cromadas, frisos cromados e detalhes em preto brilhante.

Bem como barras longitudinais no teto, antena em estilo barbatana, tapetes e carpete no porta-malas, luz interna temporária, luzes de cortesia nas portas, retrovisor dia e noite, coluna de direção regulável em altura, alças de mão no teto, painel com cobertura em material soft e costura personalizada, volante com comandos de áudio, cluster análogo-digital, chave canivete, espelhos iluminados nos para-sóis, repetidores de direção em LED nos retrovisores, rádio AM-FM, relógio digital, ajuste elétrico da altura dos faróis, tomada 12V, entre outros.

Lifan X60 VIP 1.8 CVT – Itens acima, mais transmissão CVT com simulação de seis marchas, mais modo Sport e trocas manuais na alavanca, além de teto solar com acionamento elétrico e persiana, rodas de liga leve aro 18 polegadas e pneus 225/55 R18.

Lifan X60 2018 – preços

  • Lifan X60 Talent 1.8 MT – R$ 67.990
  • Lifan X60 VIP 1.8 CVT – R$ 77.990

Lifan-X60-2018-2 Lifan X60 2018: fotos, detalhes, versões, preço, motor

Lifan X60 2018 – motor

O Lifan X60 2018 mantém o antiquado motor LFB479B, que tem quatro cilindros em linha, 1.8 litro, duplo comando de válvulas no cabeçote, sistema de variação de abertura para válvulas de admissão, bloco, cabeçote e cárter feitos de alumínio e injeção de combustível multiponto. O propulsor entrega somente 128 cv a 6.000 rpm e 16,8 kgfm a 4.200 rpm, abastecido apenas com gasolina.

O motor até agora não recebeu versão Flex, o que ajudaria muito nas vendas e também na flexibilização de uso de combustíveis. Sem atualização à vista, o LFB479B deve continuar por mais algum tempo empurrando o SUV, que vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos na versão manual e 13 segundos na CVT. Ele também permite que o modelo alcance somente 170 km/h no manual e 165 km/h no CVT. Ou seja, deveria ter um propulsor mais potente no SUV.

Já as transmissões são manual de cinco marchas no Talent e CVT com simulação de seis marchas no VIP. Essa caixa tem opção de mudanças manuais na alavanca, mas são apenas virtuais. O motor deve continuar a ser oferecido no X60 após a chegada do X70, que terá motor 2.0 de 141 cv.

Com o tempo, o LFB479B deve dar lugar completamente ao LFB478Q, passando este a ser o motor definitivo da Lifan para seus SUVs compactos. A marca chinesa deve ainda introduzir a tecnologia Flex neste modelo, a fim de atender as normas de emissão e também ao Rota 2030, reduzindo assim a carga tributária com os motores puramente a gasolina. Junto ao consumidor, será melhor também.

Lifan X60 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Lifan X60 1.8 MT – 11,2 segundos e 170 km/h
  • Lifan X60 1.8 CVT – 13,0 segundos e 165 km/h

Lifan X60 2018 – consumo

Cidade

  • Lifan X60 1.8 MT – 8,7 km/litro na gasolina
  • Lifan X60 1.8 CVT – 8,6 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Lifan X60 1.8 MT – 11,3 km/litro na gasolina
  • Lifan X60 1.8 CVT – 11,1 km/litro na gasolina

Lifan-X60-2018-23 Lifan X60 2018: fotos, detalhes, versões, preço, motor

Lifan X60 2018 – manutenção e revisão

A Lifan Motors não divulga sua tabela de preços para as revisões em sua rede credenciada de assistência técnica. As revisões são feitas  a cada 10.000 km e o custo é uma incógnita. Nem mesmo a mão de obra é divulgada, bem como os serviços que são realizados. O site da marca chinesa apenas aponta para os revendedores.

Ou seja, o cliente não sabe nada em relação à preço, tendo que pesquisar por telefone ou e-mail para saber o valor do serviço e mais a mão de obra. Por isso, a recomendação é que se pesquise bem antes de fechar o orçamento, pois cada loja pode cobrar o que bem entender.

Em geral, toda revisão até os 60.000 km, inclui substituição de óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, fluído de refrigeração, velas, correia em V, fluido de freio, entre outros. Itens de desgaste natural devem ser inspecionado e/ou trocados mediante autorização do cliente e uma inspeção gera deve ser feita pelo concessionário. Serviços de alinhamento, balanceamento, funilaria, pintura, etc, também são importantes num pós-venda. No entanto, não se sabe o que a rede Lifan oferece.

Lifan X60 2018 – ficha técnica

Motor

1.8

Tipo

Dianteiro transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1794

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 128 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 16,8 kgfm @ 4200 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas / CVT 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 / 18 polegadas

Pneus

215/60 R17 / 225/55 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4405

Largura sem retrovisores (mm)

1790

Altura (mm)

1690

Distância entre os eixos (mm)

2600

Capacidades

Porta-malas (litros)

425

Tanque (litros)

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1330 (MT) 1350 (CVT)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Lifan X60 2018 – fotos

4.0

  • Dengoso

    Parabéns…é a matéria mais completa que já vi sobre X60. Eu tenho um da primeira geração (modelo 2014). Moro em Brasília. Aqui o consumo é igual de estrada. O meu faz de 10 a 11 Km/l direto. Importante lembrar que o encosto do banco traseiro pode ser posicionado para traz, o que é ótimo para dormir em viagem. Além disso, o estepe é de liga leve igual aos do carro, não é como a maioria mais fino ou de ferro.
    As revisões custam em média R$800 reais. mas em todas já fazem o rodízio dos pneus, alinhamento e balanceamento. Rodei 70 mil km e os pneus são originais ainda (continental) e em bom estado.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend