Brasil China Crossovers Lifan

Lifan X80 é o próximo utilitário esportivo da marca chinesa

lifan-x80-NA-2 Lifan X80 é o próximo utilitário esportivo da marca chinesa

Em uma convenção global de distribuidores de veículos da Lifan, ocorrida Lijiang, China, a marca asiática apresentou os planos para os próximos anos. A ênfase da empresa será a construção de uma plataforma comum para uma nova família de automóveis. Segundo Jair Leite de Oliveira, diretor comercial do fabricante para o Brasil, a mudança estratégica terá como foco a “qualidade nos processos de fabricação e busca contínua de soluções em energia alternativa”.



Além disso, a filial brasileira confirmou o lançamento no país do utilitário esportivo X80, um crossover de sete lugares que já foi exposto no Salão do Automóvel de 2016. A marca chinesa ainda promete um segundo SUV, que o executivo não detalhou, mas este será o X70, um novo modelo lançado recentemente em seu país de origem.

lifan-x80-NA-9 Lifan X80 é o próximo utilitário esportivo da marca chinesa

Com o trio, a Lifan espera crescer novamente no mercado nacional, ainda mais sem as cotas de importação e IPI majorado de 30%, que caracterizaram o Inovar-Auto, condenado pela OMC por protecionismo. Após cinco anos de operação no Brasil, a marca teve de enfrentar não só as restrições fiscais, mas também a crise econômica que se instalou. A empresa chegou a elaborar um projeto de fábrica local logo que assumiu a operação nacional após fracassado acordo com a uruguaia Effa.

No entanto, a Lifan teve de rever seus planos e se concentrar na montagem em CKD feita no Uruguai. Com presença também na Argentina, a marca quer crescer na região do Mercosul e também na América Latina. Mas, em nível global, lembrando que atua também em países da África e Ásia, a montadora pretende lançar 14 novos modelos nos próximos cinco anos.

lifan-x80-NA-10 Lifan X80 é o próximo utilitário esportivo da marca chinesa

Três deles foram apresentados na China, durante a convenção, entre eles o X7 (SUV de sete lugares lançado na Argentina), M7 (minivan de sete lugares) e X80, o SUV que chegará ao Brasil. O X70 fez sua avant-première no evento. A montadora exporta para 40 países e tem mais de 500 revendedores no exterior. A Lifan tem operações de montagem também na Etiópia e na Rússia.

Para 2025, a Lifan projeta uma produção chinesa de nada menos que 50 milhões de carros, sendo 40 milhões para consumo interno e 10 milhões para exportação. A empresa espera obter 3% nesse volume enviado para fora, ou seja, 300.000 carros por ano. E o X80? O SUV de sete lugares mede 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,76 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Com 1.885 kg de peso, o modelo tem motor 2.0 Turbo com 195 cv e 29 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas.

O pacote de equipamentos do Lifan X80 pode ser bem generoso, dependendo da versão, incluindo controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida, assistente anti-rolagem da carroceria, sistema de monitoramento em 360 graus, bancos dianteiros elétricos com acabamento em couro, entrada e partida sem chave, cluster digital, entre outros.

  • Pedro Evandro Montini

    É apenas uma foto, mas o interior não parece ter materiais de qualidade no acabamento, nem o couro dos bancos.

    • Paulino Lino

      Exatamente! Ia comentar isso agora; O grande problema da maioria dos carros chineses é o acabamento. Quem deixa um carro desses muito exposto ao sol e sereno, acredito perceber logo a baixa qualidade dos materiais. Uma pena, porque este aí é bem bonito

      • Luciano RC

        É muito bonito, mas pela foto parece ser padrão J3 da JAC.

  • Tosca16

    Não é feio, mas parece um trambolho do início dos anos 2000 e como todo Lifan o acabamento interno é bem meia boca…

    • invalid_pilot

      Achei parecida com a Equinox – que por foto parece imensa, mas na real tem tamanho de Compass

  • Rodrigo

    Mamãe quero ser BMW X3 (com volante de Citroen).

    • Vinicius Nipote

      E porção central do painel vinda do Acura MDX

  • invalid_pilot

    Imitação de madeira no painel ficou uma b….

    • Victor Porto

      Não sei pq eles continuam insistindo nisso. Praticamente mais NENHUM fabricante utiliza plástico imitando madeira em seus interiores, se trocasse por um black piano, daria um aspecto bem mais elegante e não seria imitação de nada. E olhe que eles já vêm utilizando desde o 620, mas parece que ainda não aprenderam..

      • invalid_pilot

        Pois é, qualquer coisa ali seria melhor

  • Junoba

    Se não me engano, o X80 é da categoria do Santa Fé ?

  • Sebastião

    Só falta vocês falarem mal do cheiro, mesmo sem sequer conhecerem o carro… kkkkkk!

    • Pedro Evandro Montini

      É que o cheiro ainda não se transmite pelas fotos. A imagem sim.

  • Sérgio Barbosa

    Não gostei do cheiro. Tem cheiro de requentado. kkkk

  • Bruno Tenório Souza

    Espero que não tragam essa imitação de madeira. Seria menos brega um black piano

  • Cosi fan Tutti

    2018 é o ano das chinesas no Brasil (até ser eleito o novo presidente que sabemos, se for o nove dedos, vem protecionismo novamente em 2019 sniff sniff) Agora 50 milhões de carros na China?

  • Silvio Vasques

    Não existe nenhuma concessionária em todo o Rio de Janeiro! Deixou os donos de 320 e 620 com um abacaxi sem casca nas mãos. Eu jamais confiaria nessa empresa!

  • Bruce Wayne

    Entrei em um no salao do automóvel, é enorme por dentro mas o excesso de plástico de má aparência na cabine agride os olhos.

  • Hoffmann

    Feio ele não é mas o acabamento grita a falta de qualidade até em fotos. Que horror, parece tudo velho ou de quinta categoria.
    O que me assusta é por quanto essa naba chinesa será vendida aqui já que o famigerado X60 CVT já alcança os 80k. Tem que ter muita coragem, para não dizer outra coisa, para torrar 80k ou mais em um carro chinês e ainda mais da Lifan.

    • Cosi fan Tutti

      Eu não diria isso da GWM Haval, pagaria facilmente por algum dos Suvs da marca, super elogiados mundo afora e lider em Suvs na China.

  • Peter Bishop

    Focus quer o painel de volta

    • Jurandir Filho

      e o c4 lounge o volante kkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend