Elétricos Europa Lançamentos Sedãs

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

A Lightyear é uma startup holandesa que busca uma solução para os problemas de carregamento dos carros elétricos e a origem da energia. A companhia fundada por cinco pessoas desenvolveu um automóvel que promete usar a energia solar como fonte de alimentação para seu produto, que por enquanto é chamado de Lightyear One Prototype.


Trata-se de um interessante fastback no melhor estilo alemão e com algumas semelhantes em relação ao Volkswagen XL1. Embora a Holanda esteja anos-luz de países como o Brasil, em infraestrutura para recarga de carros elétricos e híbridos, a Lightyear pensa que seu carro pode evitar utiliza-los com uma fonte inesgotável de energia, limpa e de graça.

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

Um dos problemas que cercam os carros elétricos é a origem da energia, que a Lightyear defende em seu One Prototype, pois, muitos países ainda se baseiam nas termelétricas a carvão e diesel para geração de eletricidade. Com 5,057 de comprimento, 1,898 m de largura, 1,426 m de altura e um entre eixos longo, que a empresa não divulga, o modelo tem 5,8 m² de área com painéis de células fotovoltaicas.


De acordo com a Lightyear, o One Prototype protege essas células com um vidro blindado, a fim de suportar grandes cargas sem danifica-las. Muito aerodinâmico, o fastback tem coeficiente inferior a 0,20 de cx e lança mão de alguns recursos para reduzir o arrasto, como rodas especiais com cobertura parcial do eixo traseiro.

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

Com interior revestido em materiais leves e recicláveis, o Lightyear One Prototype tem túnel central elevado e cluster digital, além de multimídia com Apple CarPlay, Google Android Auto e gerenciamento de energia. O carro de cinco lugares tem 12 litros num compartimento entre os bancos dianteiros, além de porta-malas com 780 litros, expansível para 1.701 com o banco traseiro rebatido.

O Lightyear One Prototype possui baterias de lítio de densidade não revela, mas de porte pequeno, segundo a startup, que revelou seus números. Usando energia solar e elétrica de carregamento doméstico, o modelo alcança 725 km no ciclo WLTP. Destes, 400 com eletricidade por meio de tomada de 230V. Só com a luz do sol, na realidade da Holanda, ele rodará de 50 a 70 km no verão local.

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

A geração de energia solar chegará, nessa condição, a 700 kWh anualmente. O Lightyear One Prototype tem quatro motores elétricos, um em cada roda, indo assim de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Com 100 de 500 exemplares disponíveis em pré-venda, já vendidos, o fastback elétrico custa 116.000 euros e terá produção iniciada em 2021.

Lightyear One Prototype – Galeria de fotos

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar
Nota média 4.8 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • awatenor

    A volta das barcas aerodinâmicas (sem intenção de crítica): 0,20 é muuuuito bom, chegou perto do Probe V da ford , com 0,137.

    • Ricardo Santos

      Sim lembra muito o Probe e outros conceitos aerodinâmicos daquela época.

    • Vinícius Sza

      Eu li Pobre kksksk

  • Rodrigo Pasini

    Pode ser aerodinâmico, mas é horrível.
    E que interior brega, meu pai do céu.

    • O interior eu até achei legal, parece o dos carros dos anos 80-90, com bastante tecido. Mas o carro em si, nesse formato, é estranho demais.

    • Igor Guimasi

      Bonito é pagar 5 conto no litro da gasolina

      • Rodrigo Pasini

        Então o preço da gasolina define que o carro tem que ser horrível?

  • faltou só informarem quanto tempo no sol é necessário para obter os tais 70km de autonomia. mas a ideia é boa.

  • 4lex5andro

    Esse Lightyear foi, certamente, muito inspirado no Ford Probe V.

  • Miguel

    Taí uma coisa que sempre me perguntei, embora saiba que tem que ter tecnologia e custo equilibrado: porque ainda não se reveste as partes superiores dos carros elétricos com painéis solares?
    Aqui no Rio ele teria energia pro ano inteiro! Rss

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email