Liux: espanhola quer elétrico com carroceria ecológica

A Liux é uma startup espanhola com um projeto interessante, uma dupla de carros elétricos com carroceria ecológica, que usará fibras vegetais no lugar de aço ou alumínio estampado.


Fundada por Espinosa de los Monteros e David Sancho, a Liux se baseia em uma plataforma de carro elétrico tradicional com bateria de lítio no assoalho e motores nos eixos.

O conceito considera ainda uma carroceria construída em compósitos vegetais e plásticos, como os fundadores explicam: “Queremos fazer o primeiro carro de produção cuja carroceria seja baseada em plantas, porque as fibras e resinas seriam todas biocompósitos e bioplásticos”.

A Liux continua: “Isso nos permite controlar a cadeia de valor desses componentes, e na Espanha temos muitos”.

A ideia da startup é ter pequenas plantas com capacidade para até 50.000 carros por ano, sendo que o processo produtivo modular será flexível e que a fábrica é viável financeiramente com apenas 30.000 carros/ano.

Cada instalação pode empregar até 500 funcionários e 10 robôs para proceder com a montagem dos veículos.

Até o maquinário foi desenvolvido para isso, com robôs projetados para montar um carro com custo de € 7.000.

No chassi, as baterias serão modulares de 45 ou 90 kWh, sendo removíveis através de parafusos especiais, permitindo assim a troca rápida das células de energia.

Quanto às baterias, a Liux comprará de fornecedores chineses, uma vez que não há disponibilidade na Espanha.

Com € 2 milhões captados com um investidor, a Liux espera atrair mais apoiadores para o projeto.

A Liux está em conversas com Comunidades Autônomas da Espanha para iniciar a produção já em 2023 com 5.000 carros e depois 50.000 ao ano em 2024.

O primeiro produto foi mostrado à imprensa espanhola, sendo um compacto de porte de VW Golf e terá arquitetura eletrônica baseada em Linux.

Com peças fabricadas em impressoras 3D, o Liux será uma alternativa mais barata aos carros de marcas tradicionais.

Por ora, nenhuma intenção de fabricar carros na América do Sul, como outra startup espanhola, no caso a Lupa Motors, que produzirá carros elétricos no Uruguai.

[Fonte: Auto Pista]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

Deixe um comentário