Liverpool esconde clássicos após desabamento de túnel

liverpool 1
Foto: Mirrorpix

O Reino Unido foi e ainda deve ser o país das ferrovias. As ilhas britânicas foram forradas por uma extensa rede de estradas de ferro e mesmo as cidades possuíam redes extensas de metrô e trens urbanos.

Em Liverpool, assim como em outras grandes cidades inglesas, os trens fazem parte do cotidiano, mas algumas linhas já não existem mais. Uma delas era a que passava na estação de Dingle.


Única estação subterrânea da Liverpool Overhead Railway na famosa cidade dos Beatles, Dingle foi construída em 1896, sendo utilizada no metrô da cidade britânica até 1956.

liverpool 2
Foto: Dan Ciminera

Com seu fechamento, a estação foi repassada para um proprietário de oficina, que transferiu seu negócio para lá.

Durante as décadas seguintes, Dingle foi uma oficina subterrânea de automóveis até que em julho de 2011, um desabamento encerrou o negócio e com ele todos os carros que estavam lá.

Não é uma data muito longa para se imaginar quais carros estariam na oficina, mas estamos falando do Reino Unido e de uma oficina tradicional.

liverpool 3
Foto: Dan Ciminera

Isso significa que, no mínimo, os carros em seu interior não eram assim tão novos e você está certo em imaginar clássicos ingleses de muitos anos antes.

Pois é, Dingle guarda preciosidades como um Rover P5B de 1968, mesmo modelo de automóvel que a Rainha Elizabeth II teve em sua garagem real.

Um Land Rover Series também ficou aprisionado em Dingle, assim como um Fiat 130 Coupe dos anos 70 e um VW Golf da primeira geração que, segundo os donos da oficina, estava lá desde 1998…

liverpool 4
Foto: Câmara Municipal de Liverpool

Mas, o hatch alemão não foi o único que já morava em Dingle antes do desabamento. Um Lotus Elite amarelo de 1979 entrou lá em 1997 e nunca mais saiu.

Outro carro esquecido em Dingle é um Ford Capri 1.6 Laser de 1987. No momento do desabamento do túnel, um Volkswagen Transporter dos anos 90, semelhante à Multivan vendida aqui na mesma época, foi soterrado.

liverpool 6
Lotus Elite

Um Mini Morris e um modelo da antiga marca Humber também estão por lá. Cerca de duas dúzias de carros e caminhões estão presos nesse local.

Fechado para acesso público, o local foi visitado em 2012 por exploradores urbanos, que registraram os carros clássicos enferrujando na antiga estação de Dingle.

liverpool 12
Ford Capri Laser

Nenhum dos proprietários dos demais carros tentaram reaver seus veículos, imaginando que eles estivessem perdidos para sempre.

Segundo relatos, aparentemente não. Os donos da oficina pensam em vender os carros, mas antes será preciso resgatá-los…

Liverpool Dingle Station – Galeria de fotos

[Fonte: Liverpool Echo/History Daily]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.