Matérias NA Renault Sedãs

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

O Logan 2015 estava no segundo da atualização de geração e estilo do popular sedã de origem romena. Vendido aqui pela Renault, fora lançado inicialmente pela Dacia.


Nesse ano-modelo, o sedã compacto ganhou direção hidráulica de série na Authentique e ar condicionado incluído no pacote da versão Expression, além de bancos em couro opcionais na Dynamique.

Também recebera o câmbio automatizado Easy’R, que foi adicionado como uma alternativa mais barata em relação ao antigo câmbio automático de 4 marchas que equipou o primeiro Logan. Aquele chegava a ter lubrificação até 300.000 km.

A mudança na carroceria, ampliada, melhorou a oferta de espaço interno e garantiu linhas mais aerodinâmicas e elegantes, tornando o Logan 2015 um carro melhor para competir com os rivais, que já estavam mais modernos.

Essas mudanças estruturais e aerodinâmicas, permitiram ainda que o sedã da Renault fosse um carro mais eficiente, mas não eliminou os motores antigos. O Logan 2015 oferecia opção 1.0 16V de até 80 cavalos e 1.6 8V com até 106 km.

Desenvolvido como um projeto de baixo custo, o sedã tem como característica uma plataforma larga com entre-eixos longo, que permite maior espaço interno e porta-malas generoso, mas em um tamanho compacto.

Com a chegada de Logan e Renault Sandero, a Renault mudou completamente sua atuação e imagem no mercado nacional, corroída pela aversão dos consumidores aos carros franceses, devido a enormes problemas de qualidade e pós-venda.

Já o projeto para a Dacia era mais simples, robusto e resistente, pois, fora desenvolvido para países de pavimento ruim e infraestrutura mais precária.

A ideia de Carlos Ghosn de ampliar as vendas com carros baratos e simples da Dacia, deu certo dentro e fora da Europa. Aqui, rapidamente a Renault trocou sua gama francesa pela romena, o que trouxe bons resultados.

Com a chegada do Duster, a Renault formou uma trinca de produtos que avançou mercado adentro, sendo ainda reforçada pelo estiloso Captur, que compartilha a mesma plataforma.

Em 2020 ainda, a Renault deve mostrar na Europa a próxima geração do Logan, assim como do Sandero, que serão eletrificados para reduzir emissões e atender a nova legislação do continente.

A evolução colocará a plataforma modular CMF-B simplificada a bordo do Logan 2021, que será fabricado no Brasil junto com outros seis modelos sobre essa mesma base.

Espera-se futuramente o emprego de motor turbinado com câmbio CVT, o que lhe permitirá reduzir ainda mais o consumo e melhorar o desempenho.

Logan 2015 – detalhes

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

Com linhas fluidas, o Logan 2015 chama atenção pelos faróis duplos com piscas e lanternas embutidos na peça, tendo ainda um apoio na moldura inferior. A grade rebaixada em estilo vigente na Renault, tinha detalhes em preto brilhante.

O para-choque era liso e tinha uma moldura inferior com grade e faróis de neblina, estes envolvidos por acabamento cromado e friso na versão Dynamique. A frente ainda conta com capô com amortecido, um “luxo” oferecido apenas nele.

Com lateral bem limpa, o Logan tem maçanetas embutidas e retrovisores na cor do carro, exceto na versão Autentique, onde são pretos, assim como a parte inferior do para-choque dianteiro.

Na versão Dynamique, os espelhos externos possuem repetidores de direção, além de ajustes elétricos. As rodas eram de aço com calotas e aro 15 polegadas nas versões Authentique e Expression.

Já a versão Dynamique tinha um conjunto com rodas de liga leve aro 15 polegadas também, mas todos eram equipados pneus 185/65 R15. As colunas B eram pretas, exceto na opção de acesso do Logan 2015.

Com lanternas grandes e escurecidas na traseira, o Logan de segunda geração tinha detalhes cromados na lente, que davam um charme a mais ao conjunto. A tampa carregava apenas a nomenclatura.

Já o para-choque traseiro era liso e envolvente, tendo refletores na parte inferior, junto com o suporte da placa, que dispunha de iluminação também. No teto, apenas uma antena proeminente na parte frontal, próxima do para-brisa.

Por dentro, o Logan 2015 tinha um painel com linhas simples e funcionais, que revelava bem o projeto de baixo custo. O cluster analógico possui conta-giros, velocímetro e display digital com nível de combustível e temperatura da água.

Na versão Dynamique, vinha com computador de bordo e detalhes cromados. Na parte central, o acabamento era em preto brilhante, com a multimídia de tela de 7 polegadas dominando o ambiente.

A versão Expression dispunha de um rádio com entrada USB e auxiliar, além de Bluetooth. Sendo o rádio embutido no painel. A alavanca de câmbio tinha pomo preto nas duas variantes, mas com seletor de marcha na Easy´R.

Ela vinha com entradas USB e auxiliar, além de Bluetooth. Tinha câmera de ré apenas na Dynamique, mas trazia também pontuação para condução eficiente e recomendações para economia de combustível.

Os difusores de centrais são quadrados, enquanto os laterais são circulares. Abaixo, o ar condicionado era de série na Expression e automático digital na Dynamique. Os vidros elétricos traseiros eram controlados na frente pelo painel.

Trazia ainda o modo Eco e opção de piloto automático/limitador também no painel, com ajustes em dois botões do volante. A coluna de direção era ajustável em altura – menos Authentique – e tinha haste com comandos de mídia e telefonia.

No Logan Dynamique, o volante tinha revestimento em couro, além de um aplique branco na parte inferior. Os retrovisores externos eram ajustados no painel, em posição ergonômica ruim, tal como o piloto automático.

As portas possuem acabamento em plástico duro, com tecido ou couro apenas na Dynamique. Há somente dois botões para os vidros elétricos. Fonte 12V e porta-copos dianteiro estão presentes. O porta-luvas tem bom tamanho.

Nos assentos, a padronagem era bem simples na Authentique, mais voltada para frotistas e, sendo assim, bastante resistente. Havia outros dois padrões para as demais versões, sendo que apenas a Dynamique tinha opção de couro.

O banco do motorista tinha ajuste em altura e os cintos de segurança de 3 pontos só não estavam disponíveis para o quinto passageiro, que também não tinha apoio de cabeça próprio.

O banco traseiro era rebatível, sendo bipartido apenas na Dynamique. Bem simples, o ambiente ainda tinha para-sois com espelho, retrovisor dia e noite, alças de mão e sensor do Bluetooth.

Uma das coisas boas do Logan 2015 é o porta-malas, que tem 510 litros e iluminação. Sob o assoalho, o estepe era de uso temporário. Tinha abertura interna junto com o bocal do tanque.

Logan 2015 – versões

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

O Logan 2015 tinha seis versões, sendo que o foco principal era a versão Expression, que contava com todas as opções de motor e câmbio. A Authentique era focada em frotista, enquanto a Dynamique tinha uma proposta mais luxuosa.

Tanto a Expression quanto a Dynamique tinham opção de câmbio automatizado Easy´R. Com essa composição, o sedã tinha uma proposta de acesso mais consistente.

  • Renault Logan Authentique 1.0 16V
  • Renault Logan Expression 1.0 16V
  • Renault Logan Expression 1.6 8V
  • Renault Logan Dynamique 1.6 8V
  • Renault Logan Expression 1.6 8V Easy´R
  • Renault Logan Dynamique 1.6 8V Easy´R

Equipamentos

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

Renault Logan Authentique 1.0 16V – Motor 1.0 Hi-Power com transmissão manual de cinco marchas, desembaçador do vidro traseiro, ar quente, rodas de aço aro 15 polegadas, pneus 185/65 R15, direção hidráulica, vidros manuais, retrovisores externos com controle interno, airbag duplo, freios ABS com EDB, faróis duplos, travamento automático, ventilador, painel conta-giros, fonte 12V, bancos em tecido, cintos de três pontos dianteiros e traseiros laterais, banco traseiro rebatível, cintos subabdominal para quinto passageiro, preparação para som com quatro alto-falantes e antena, porta-malas com luz, espelho no para-sol direito, retrovisor interno dia e noite, regulagem de altura dos cintos dianteiros, entre outros.

Renault Logan Expression 1.0 16V – Itens acima, mais ar condicionado, retrovisores e maçanetas na cor do carro, vidros dianteiros elétricos, travamento central elétrico, computador de bordo, colunas B na cor preta, sistema de áudio com Bluetooth e USB, chave canivete com telecomando, comando na coluna de direção para mídia e telefonia e espelhos nos dois para-sois.

Renault Logan Expression 1.6 8V – Itens acima, mais motor 1.6 Hi-Power e transmissão manual de cinco marchas.

Renault Logan Expression 1.6 8V Easy´R – Itens acima, transmissão automatizada com mudanças manuais na alavanca, mais piloto automático com limitador e multimídia com tela de 7 polegadas.

Renault Logan Dynamique 1.6 8V – Itens do Expression 1.6, mais vidros elétricos, retrovisores com ajustes elétricos, acabamento cromado no para-choque, faróis de neblina, padronagem diferenciada dos assentos e portas, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, piloto automático com limitador, multimídia com tela de 7 polegadas, retrovisores com repetidores de direção, rodas de liga leve aro 15 polegadas, ar condicionado digital e automático, entre outros.

Opcional: Bancos em couro.

Renault Logan Dynamique 1.6 8V Easy´R – Itens acima, mais transmissão automatizada com mudanças manuais na alavanca.

Opcional: Bancos em couro.

Preços

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

Os preços do Logan 2015 eram compatíveis com a concorrência da época, já que era o principal produto de acesso da marca, visto que não havia mais a opção do Symbol e o Fluence era bem mais caro. Assim, atuava numa faixa de R$ 20.000 de diferença entre os extremos da gama.

  • Renault Logan Authentique 1.0 16V- R$ 32.290
  • Renault Logan Expression 1.0 16V – R$ 37.990
  • Renault Logan Expression 1.6 8V – R$ 41.550
  • Renault Logan Dynamique 1.6 8V – R$ 45.850
  • Renault Logan Expression 1.6 8V Easy´R – R$ 48.250
  • Renault Logan Dynamique 1.6 8V Easy´R – R$ 52.580

Logan 2015 – motor

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O Logan 2015 utilizou dois motores naquela época. Hoje, ambos foram retirados de serviço e substituídos pelos mais modernos 1.0 SCe de três cilindros e 1.6 SCe com quatro pistões.

Os utilizados no Logan da ocasião eram os D4D e K7M. O primeiro era o 1.0 Hi-Power, um quatro cilindros com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com único comando de válvulas acionado por uma única engrenagem com correia dentada.

De projeto antigo, o D4D era um motor que dispunha de bobina central, quatro válvulas por cilindro com acionamento por balancins junto ao comando e bomba d´água localizada junto ao acionador dos comandos de válvulas.

Com 998 cm3, tinha ainda sistema de injeção eletrônica multiponto com tecnologia flex, porém, ainda usando injetor de gasolina para partida a frio no etanol. O tanquinho ficava dentro do cofre do motor.

Apesar de ser 1.0 16V, o D4D era um motor grande e tinha taxa de compressão de 12:1, entregando assim 77 cavalos na gasolina e 80 cavalos, ambos a 5.750 rpm.

O torque era de 10,1 kgfm no derivado de petróleo e 10,5 kgfm no etanol, ambos a 4.250 rpm. Era um motor com boa oferta de potência e torque para um 1.0. Era equipado apenas com câmbio manual de cinco marchas.

Já o K7M era o 1.6 Hi-Power e também tinha bloco de ferro fundido com cabeçote em alumínio, mas diferia do K4M por ter apenas oito válvulas e não 16, como no propulsor que era conhecido como 1.6 16V Hi-Power, usado depois no Logan.

Tinha também comando de válvulas único, acionado por correia dentada, com as molas de válvulas acionadas por balancins. Também era antigo, tal como as séries D e F, oriundas nos anos 80.

O K7M teve vida curta no Brasil, mas foi trazido por sua capacidade de gerar mais torque em baixas rotações, devido às oito válvulas. Assim, ele entregava 14,5 kgfm na gasolina e 15,5 kgfm no álcool, ambos a 2.850 rpm.

Quanto à potência, o 1.6 8V Hi-Power tinha apenas 98 cavalos na gasolina e 106 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm. O motor também tinha injeção eletrônica multiponto com tecnologia flex, dotado de injetor de gasolina na partida a frio.

Era utilizado com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado Easy´R, que era um sistema eletro-mecânico de acionamento de embreagem e do braço da alavanca de movimentação das engrenagens da caixa.

Um gerenciador eletrônico recebia o sinal da alavanca, quando na posição correta, atuando automaticamente na mudança de marcha. O Easy´R lia vários parâmetros como rotação, aceleração, velocidade, entre outros, para efetuar as trocas.

Tinha ainda a opção de trocas manuais na própria alavanca, cujo pomo possuía as posições de marcha. Foi um sistema usado no Logan 2015 após o modelo dispor de um câmbio verdadeiramente automático com 4 marchas.

Ele era usado apenas no K4M, com o K7M passando a dispor do automatizado Easy´R. Mais diante, nos dias atuais, o Logan utiliza o H4M – que é o HR16DE da Nissan com muitas modificações – com o CVT X-Tronic, também da Nissan.

Desempenho

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

O Renault Logan 2015 tem um desempenho mediano, condizente com a proposta, indo de 0 a 100 km/h na versão 1.0 em pouco mais de 14 segundos e passando dos 160 km/h.

Com motor 1.6, o modelo era um pouco mais esperto, mas ainda assim longe de 10 segundos até 100 km/h, precisando de quase 12 segundos para chegar a essa velocidade, partindo do zero. A automatizada também não altera os números.

  • Renault Logan 1.0 16V – 14,2 segundos e 163 km/h
  • Renault Logan 1.6 8V – 11,6 segundos e 180 km/h
  • Renault Logan 1.6 16V Easy´R – 11,6 segundos e 180 km/h

Consumo

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

No consumo, o Logan 2015 com motor 1.0 era o mais frugal de todos, mesmo com o velho D4D, mas ainda assim nem chegava a 10 km/l na estrada com etanol. Porém, na gasolina, passava dos 13 km/l e quase 12 km/l na cidade.

Já o 1.6 com câmbio manual ainda fazia mais de 10 km/l na cidade com gasolina e quase 13 km/l na estrada. Com álcool, seu desempenho caíra mais. No Easy´R, o pior resultado era no álcool dentro da cidade. Mal passava de 6 km/l.

Na estrada, o Logan Easy´R era até mais econômico que o 1.6 manual, assim como também na gasolina, encostando nos 13 km/l. De modo geral, o sedã compacto da Renault ainda devia muito em eficiência energética.

  • Renault Logan 1.0 16V – 8,1/9,2 km/l e 11,9/13,4 km/l
  • Renault Logan 1.6 8V – 7,3/8,7 km/l e 10,6/12,5 km/l
  • Renault Logan 1.6 16V Easy´R – 6,2/8,9 km/l e 9,6/12,8 km/l

Logan 2015 – manutenção e revisão

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

A Renault tem valores de planos de manutenção por etapas de geração ou atualização de produto. Então, no caso dos valores abaixo, são os vigentes em julho de 2020 para o Logan 2015.

Para a versão 1.0, os preços até que estão condizentes com os concorrentes do mercado. Contudo, no 1.6, o valor salta consideravelmente, especialmente na revisão de 60.000 km, que custa nada menos que R$ 2.110,39.

O custo das revisões até 60.000 km é de R$ 3.549,84 no motor 1.0 Hi-Power, enquanto no 1.6 Hi-Power sai por elevados R$ 4.737,71. Nesse caso, a última tem um valor gritante sobre as demais e representa quase 45% do valor total.

Nas revisões da Renault, são substituídos óleo lubrificante do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de ar da cabine, fluído de freio, correia dentada, correia em V, velas e feitas higienização do ambiente.

A Renault ainda tem os chamados serviços rápidos de 60 minutos, que permitem um atendimento mais ágil e fora das concessionárias, estando estes pontos em locais estratégicos e com preços reduzidos, mantendo a garantia.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.0R$ 390,01R$ 507,86R$ 444,26R$ 742,57R$ 498,51R$ 966,63R$ 3.549,84
1.6R$ 387,79R$ 537,24R$ 442,04R$ 763,96R$ 496,29R$ 2.110,39R$ 4.737,71

Logan 2015 – ficha técnica

Logan 2015: detalhes, preços, motor, versões, ficha técnica, fotos

Motor1.01.6
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm39981598
Válvulas168
Taxa de compressão12:112:1
Injeção eletrônicaIndireta FlexIndireta Flex
Potência máxima77/80 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)98/106 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo10,1/10,5 kgfm a 4.250 rpm (gasolina/etanol)14,5/15,5 kgfm a 2.850 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchas ou automatizado de 5 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteira
Direção
TipoHidráulicaHidráulica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço aro 15 polegadasAço ou liga leve aro 15 polegadas
Pneus185/65 R15185/65 R15
Dimensões
Comprimento (mm)4.3494.349
Largura (mm)1.7331.733
Altura (mm)1.5291.529
Entre eixos (mm)2.6352.635
Capacidades
Porta-malas (L)510510
Tanque de combustível (L)5050
Carga (Kg)446446
Peso em ordem de marcha (Kg)10281070
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,340,34

Logan 2015 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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