Populares Renault Sedãs

Logan e Symbol: dois modelos da mesma marca, e quase mesmo preço, qual comprar?

O Renault Logan e o Renault Symbol estão posicionados em nichos diferentes, dentro da linha da marca francesa. Mas quando você escolhe um dos dois, com o mesmo nível de equipamentos, eles tem praticamente o mesmo preço. Um tem espaço interno de sobra, e apela para o lado racional da coisa, já o outro tem o exterior “bonitinho”, como a maioria dos compradores de carros novos querem.

Se você escolhe um sedã compacto da Renault, com motor 1.6 de oito válvulas, vai existir uma diferença pequena de preço entre os dois, de 2.000 reais, mais ou menos. Um Logan 1.6 com ar-condicionado e direção hidráulica custa 37.460 reais, ao passo que o Symbol fica em 39.990.

O Logan não entrega mais espaço apenas na compartimento dos pasageiros, mas seu porta-malas também é maior, com vantagem de 20 litros. Ele é um pouco menor que o Symbol em comprimento total, mas em entre-eixos ele é quase 20 centímetros maior. Mais espaço para as pernas.

Apesar de o Symbol ser mais bonito (embora muitos achem ele tão feio quanto o Logan), ele sofre por usar a plataforma do Clio. Aí, a Renault teve que tentar passar uma impressão de sofisticação. Colocando faróis grandes, detalhes cromados, acabamento a mais aqui e ali, etc.

E quem escolher o modelo racional vai ter que lidar com muitos deslizes. Plástico de baixa qualidade, volante sem regulagem de altura, botões de acionamento dos vidros elétricos no centro do painel. Já ao andar com os dois, você nota que eles são bem parecidos.

A revista Auto Esporte cita que ao andar com um dos dois a 120 km/h na estrada, as rotações ficam na casa das 3.800, um número muito alto e que traz muito barulho para a cabine.

O que você acha? Qual dos dois escolheria, na faixa entre 37.000 e 40.000 reais?

[Fonte: Revista Auto Esporte]





  • jjj

    pessoal, vamos acalmar os ânimos e discutir o que está sendo proposto. sobre os sedãs populares ou sobre symbol x logan. eu considero o logan e fiesta sedan as melhores compras da categoria. o problema do fiesta é que pra botar itens de segurança como airbag e abs você tem que levar a versão top (com bancos de couro e uma ruma de cacareco a mais) que sai por 48 mil (absurdo)! agora configure um logan e um siena ou voyage. é fato que o logan é melhor que o symbol. ele é mais espaçoso e confortavel. agora comparem o tamanho do siena e voyage com o logan. não tem comparação! é bem mais espaçoso. e, querendo ou não, espaço é conforto. prefiro um carro espaçoso a um micro-carro como o siena. o logan é muito feio. mas é uma compra racional. pesando os prós e contras de cada um, eu acho que o logan e o fiesta sedan (se você não quiser airbag e/ou abs) são as melhores compras do segmento. não venham me dizer que focus, azera e outros carros de outros segmentos são melhores ou tem um melhor custo benefício. estou falando na faixa dos 36 a 42 mil reais.

    • bedot

      x________________________

  • Cristiano

    :owmy: NENHUM DOS DOIS!

    SÃO AMBOS TAPEAÇÃO! AO INVÉS DO LOGAN, O SYMBOL DEVERIA SER FEITO COM A LARGURA DO LOGAN.

    ENFIM, É TUDO UMA LOJA DE 1,99… CHEIA DE “PRÁISTICUS!” :owmy:

  • B.Navarro

    Já tive a oportunidade de ver o Logan e o Symbol e, realmente, o Symbol tem um acabamento mais bem cuidado. Mas não há espaço para a cabeça do passageiro do banco de trás! Eu pelo menos, não fico confortável. Já no banco da frente, nenhum problema.

  • Fabinho

    Nenhum nem o outro nem de graça!!!

  • JDFortuna

    É, eu também to nessa de nenhum dos dois, mas sempre me pergunto quando lembro da existência dos dois, o que a renault quer com eles… Dois? E Symbol?? Se é mó clio sedan descarado, pq inventar de mudar o nome? E se equipar o Symbol, não cola no preço do Megane, não? Bizarro!

    :trowup:

  • Felipe Siena

    Nenhum dos dois ! Entre 37 e 40 mil fico com um Siena ou Voyage !!!

    • dmt

      O Logan ou o Symbol são a melhor compra da categoria sem sombra de dúvida, tanto em termos de espaço, quanto preço e qualidade. Dentre desses dois o Logan é o mais racional.

      O Siena é um daqueles dinossauros da década de 90, já o voyage é muito apertado e o design não foi tão feliz quanto o Gol.

      • danix

        depois reclamam que só recebem carroças.. :bate: :bate:

      • Wállison

        kkkkkkkk o melhor comentário do NA, de todos os tempos!!! Você bateu com a cabeça onde meu rapaz??? Pelo amor de Deus. Nao estou defendendo FIAT não, só acho absurdo dizer que Symbol e Logan são os melhores na categoria!!! Ridículo!!!

  • Alex- BH

    Nenhum dos dois, aliás, nenhum francês me atrai… Só tem carro esquisito. Eu gostava do Peugeot 206 quando foi lançado, mas esse modelo já cansou. Tinha o simpático ZX da Citroen, que vendia bem, mas na revenda virou mico, e que hoje de mais aceitável só tem o C4 Pallas. Agora, da Renault, só o Mégane, mesmo assim com os 2 pés atrás. O resto dos franceses são carros bizarros, sem nenhum conjunto harmonioso. :shii:

  • Daniel

    Cristiano, tô contigo!! NENHUM dos dois.
    Nós consumidores brasileiros deveríamos nos unir para EXIGIR carros melhores, com acabamento decente. Dizer NÃO para o nível dos carros que temos à disposição. Dizar NÃO aos preços altíssimos que pagamos por eles e para o governo, pelos impostos incidentes sobre os veículos.
    Parece clichê ficar batendo nesta mesma tecla.
    Mas é a verdade, temos que repetir, pois merecemos respeito!!!

    • JDFortuna

      x2

      To contigo e não abro. (velho isso, né?)

    • rivo

      x3

      To contigo e não abro. (velho isso, né?) [2]

      :rayban:

  • WILBER

    NENHUM!

  • heliofig

    Bom, 20 litros a mais no porta-malas não é nada… Para referência, um saco de cimento tem 35 litros… Dos dois, eu gosto mesmo é de Megane :lips:, um carrão “incompreendido”. Mas a distância de preços ainda é grande.

  • hein

    “Logan e Symbol: dois modelos da mesma marca, e quase mesmo preço, qual comprar?”

    TAH DE BRINCADEIRA NEH… AINDA PERGUNTA QUAL DOS DOIS COMPRAR!!!!!!!!

    “VOU DE LOGAN” KKKKKKKKKKKKKKK PALHAÇADA!!!! :hauhau:
    Ironia ON*

  • Pinheiro

    A Renault precisa entender que o Brasil não é uma Romênia para vender carros Dacia. Enquanto assim pensar vai ser penoso vender essas tranqueiras.

    • walter guimaraes

      lamento, mas o brasil É uma romênia, só que muito maior…

    • Zafir Kiffar

      Tive a oportunidade de conhecer os 2 carros. Fiquei surpreso com o espaço, conjunto mecânico e posição de dirigir (visibilidade) do Logan. Não dá para comparar com Siena ou Fiesta. O Logan é melhor no quesito conforto (espaço interno). Entretanto, o acabamento do Symbol é bem interessante e é uma opção forte para compra. Infelizmente, a grande maioria do pessoal que postou anteriormente critica ambos os carros sem nunca ter entrado ou feito um test drive. Formar opinião na base do palpite ou do design não serve para nada!

      • Igorfere

        Realmente… Tem muito muleque “Gran Turismo” que não põe na balança alguns itens como:
        Custo x Benefício
        Mecânica
        Espaço Interno
        Aqui, infelizmente, design é a única coisa que importa !

  • Renatus

    kk’

    Se for para ser Renault :/
    http://www.renault.fr/gamme-renault/vehicules-particuliers/nouvelle-megane-estate/

    para mim esse esta legal !
    :teeth:

    Logan ? Symbol ?
    Por enquanto, não obrigado…
    quem sabe quando eles receberem um atualização.

    :hahh:

  • Tiago TAGS

    entre os 2 o Symbol, mas não seria a minha opção no segmento

  • DarK_FlooD

    Quando vi o Symbol na rua comecei a rir, é MUITO, mas MUITO FEIO :trowup:

    Logan tbm claro

  • Edgard

    A gente precisa parar de ficar na dobradinha VW e Fiat. Vamos abrir a cabeça gente… pelo amor de Deus. Olha o Stilo soltando cubo, Punto com problema de suspensão, Fox decepando dedo, Gol G5 com duzentos problemas… e o povo brasileiro ainda adora as duas marcas. Que país é esse? :hauhau:

    Como diz o presidente da VW do Brasil: “O mercado brasileiro não é racional.”

  • Cíntia

    Credo, é a mesma coisa que escolher entre o sujo e o mal lavado. Só tem um renault, aqui no Brasil só tem o Megane que presta, e mesmo assim não é um espetáculo, mas dá para o gasto.

    • Alex

      Seus comentários são bem sensatos! Parabéns! :clapp:

    • Roger

      Penso da mesma forma. :rolleyes:

  • dolphin

    Entre o Logan e o Symbol eu vou de bicicleta.

  • bedot

    Comentários muito engrandecedores….

    Parece até que os nobres comentaristas só andam de BMW ou Rolls Royce.

    Ou ainda que é possível comprar Audis, Volvos e Mercedes 0km pelo que custam Logan e Symbol.

    O fato: qualquer um dos dois tem muito mais atributos tangíveis do que os concorrentes de outras marcas. Qualquer um dos dois é compra muito boa para a faixa de preço que se encontram. Contra eles apenas a subjetiva questão estética, que nem pode ser tão relevante se considerarmos que os concorrentes não são Maseratis, Ferraris e Lamborghinis, mas….. Siena, Voyage e Fiesta!!

    Respondendo à questão do tópico: eu levaria um Logan Privilége 1.6 16v pelo preço do Symbol Expression 1.6 8v. Nas revendas é essa a equivalência em preços.

    • Edgard

      Apoiado. :drinkk:

    • dolphin

      Se o nobre moralista se referiu ao meu comentário, que está logo acima do seu, tenho a lhe dizer que eu REALMENTE prefiro andar de bicicleta. Alguma coisa contra??? Ou simplesmente porque você acha que os dois tem “mais atributos tangíveis” do que a concorrência todos têm que concordar com isso? Parodiando, seria o mesmo que casar com uma mulher horrível porque ela tem atributos morais incríveis. É lógico que eu quero atributos morais pra minha futura esposa, mas o mínimo de estética é fundamental.

      • bedot

        Mané que é mané é assim mesmo: não sabe argumentar. Ou argumenta feito criança.

        O tópico faz uma pergunta muito claro: qual dos dois? Se o comentarista opta por uma terceira resposta, ‘nenhum’, poderia ao menos tentar explicar as razões. Assim se debate.

        Só que debater contra esses carros, tendo a seu lado apenas o argumento estético, é algo inglório. Facílimo de se esmagar. Mas vc poderia ao menos tentar. Sei que não vai conseguir, mas é melhor isso do que responder à base do ‘eu acho e pronto, qual o ‘pobrema’, feito um bebê chorão.

        • dolphin

          Nossa, me deu até medo de você agora, do alto do seu pedestal de sabedoria!!
          Se você acha o argumento estético “facílimo de esmagar” (me senti uma formiguinha sendo pisoteada por um elefante rechonchudo), isso é opinião sua. Eu discordo veementemente, mas não vou ficar aqui tentando lhe explicar o que só um míope não quer enxergar: os dois carros são remendos e feios de doer. Voltando a minha paródia, prefiro ficar solteiro a casar com uma mulher horrorosa cheia de atributos morais. Se você não consegue entender isso, ou acha que isso não é saber argumentar, problema seu. Vai fazer um curso de interpretação de texto.
          P.S.: te garanto que o mané aqui tem muito mais anos de estudo do que você de idade. Por isso não vou perder mais meu tempo com alguém que intitula outra pessoa que não conhece de mané. Normalmente a gente enxerga nos outros aquilo que a gente vê no espelho. Então….

          • bedot

            Valeu, golfinho! Melhor não tentar explicar mesmo. A sua bicicleta é que é o bicho!! :teeth2: :banana:

            • dolphin

              Minha bicicleta é provavelmente bem melhor do que seu Fiat Uno 84. E melhor ainda porque eu a uso por opção, não por falta de condição. Você está certo, eu realmente não preciso fazer a escolha entre os dois veículos, pois eles não me interessam. Entrei na notícia porque me interesso por carros, de modo geral. Esqueci que aqui eu poderia encontrar alguns laureados pela inclusão digital. :bate: :bate: :bate:

              • bedot

                Ok, golfinho! Se algum dia eu tiver vontade de ir ao Sea World, prometo te jogar uma sardinha prá vc ficar bem forte e poder arranjar uma cetácea bem formosa, que tope andar na sua garupa! :hauhau:

                • dolphin

                  Não precisa não, bedotzinho. Com a sua ajuda com certeza o máximo que eu conseguiria seria uma baleia orca bem gorducha. Pode ter certeza que eu me garanto sozinho, não necessito de bobo alegre nenhum pra me acompanhar. Quem gosta de palhaço não é exatamente meu público alvo.

    • Alex

      Vai lá e compra um cocô desses, bacanão! Ninguém aqui tá defendendo carro nacional, mas sim dizendo que essas babas francesas projetadas por romenos e israelenses não enganam ninguém! :nanao:

      • bedot

        Por que vc não reclama com o dono do site, que ‘ousa’ fazer um tópico sobre ‘um cocô destes’??

        Por sinal, um cocô destes, muito provavelmente, é melhor do que o carro que vc anda. Se não for, certamente é muito superior em termos comparativos à qualidade da sua argumentação.

        • Alex

          :down: Concordo com o dolphin, não vou perder tempo com você, menino. Deve ser mais um desses filhinhos de papai que acha que sabe mais que os outros porque acha que dinheiro compra isso… tsc… tsc…

          • bedot

            Não entendo…. o golfinho diz que eu sou pobre e que ando de Uno 84; já vc diz que eu sou rico. Decidam-se!

            • dolphin

              Uma coisa nós temos certeza: que você é pobre de espírito. O resto realmente pouco importa.

    • amx

      Um comentário racional, enfim…

      Há de ser ressaltado, ainda, que em segurança, a Renault ganha de 10×0 das marcas “nacionais”, oferecendo airbag e ABS, por preços mais razoáveis que os da concorrência, em quase todas as versões de seus carros. A FIAT, com o pacote HSD (airbag+ ABS), oferecido desde o Palio Economy, também abusa menos do bolso do consumidor interessado em comprar um carro seguro.

      Agora, tente compra um Gol com ABS e airbag… Não vai sair por menos que 40 mil reais… :down:

    • danix

      Nem reparo nesses vários comentários ******* por aqui… Realmente um logan é um carro espaçoso pra K! perto do meu twingo, acho que o fusion equipara-se no quesito espaço interno (é maios claro.. mas é muuuuuuito maior por fora também..)

  • Cetral

    Pelo que vi aqui no forúm, é opinião unanime que ambos os carros são inexpressivos. Se é pra comprar um sedan fracnês na casa dos 30-40k prefiro o Peugeot 207 sedan que esses aí. Mesmo sendo uma gambiarra em cima do 206 ele ainda consegue ser mais expressivo e original que esse aí. Pelo menos os carros da Peugeot aparentam ser mais caros, enquanto esses aí aparentam ser qualquer porcaria dos anos 90. A Renault anda fazendo péssimos lançamentos no Brasil, talvez só o Megane e o Sandero se salvem. Aliás, por esse preço, se eu quisesse um Renault, eu iria preferir um Sandero 1.6 bem equipado, do que essas coisas bizarras.

    • Rodrigo

      a Peugeot conseguiu a proeza de deixar o 207 sedan um carro mais feio que a dupla dinâmica da Renault.
      Incrível !!!

  • hardcore

    Siena nele XD :drinkk:

  • fernando

    O Logan é “honesto”… o Symbol – que é menor e usa a plataforma antiga do Clio – por mim deveria ser o oposto do que tenta ser: bem simples para concorrer com o Corsa sedã e Siena Fire por uns R$ 25-26.000,00 máximo.

  • Júlio

    Logan + Symbol + Doblò = lotação completa na garagem da família Adams.

  • Fernando.Max

    Eu acho engraçado a discriminação dos carros, podem não ser os mais belos, de fato, mas nisso vemos q vcs(maioria) soh compra pela emoção e não pela razão, eles oferecem mais q os outros (siena, voyage e alegria) por um preço talvez um pouco mais justo. E como se a concorrencia fosse um luxo de design e qualidade, a concorrencia nem tem 3 anos de garantia total do carro, por exemplo.

    Tudo bem, se beleza pra vcs eh tudo, vivam pela emoção, continuem assim entao.

  • Darlon

    Eu iria de Symbol sem pestanejar. Já tive Clio 1.6 16V e sei dos atributos do carro. Pode até não ser sinônimo de beleza, mas dá show em carros de maior porte pelo silêncio, qualidade dos ancaixes, potência/consumo. Quem nunca dirigiu, ok, pode falar à vontade e levar apenas em consideração o apelo estético. Aliás o 206 é um exemplo bem claro: visual arrebatador, mas uma carroça que se demonta dentro de um ano de uso (já tivemos dois na família, por isso falo com segurança).

    • bedot

      Esse aqui teve carro da marca e sabe avaliar a situação com propriedade.

      Já os golfinhos da vida tentam fazer crer que a Renault está vendendo Logan e Symbol por preço de BMW, não a preço de concorrentes tão limitados quanto (Voyage, Siena etc.). Sendo que estes não têm os atributos efetivos que a dupla da Renault tem.

      Esse é o problema de quem só faz avaliação depreciativa: o maniqueísmo. Prá estes, é impossível que um carro tenha outros atributos a despeito de não agradar em um determinado quesito particular.

      Ninguém é obrigado a comprar carro que ache feio. O que não pode é deixar de reconhecer eventuais virtudes e vantagens que carros supostamente mais feios tenham sobre os demais concorrentes. Por isso que os detratores dos carros da Renault sempre passam por infatilóides em suas argumentações.

      • dolphin

        Você é vendedor da Renault ou simplesmente me ama, rapaz? Ou ambos?
        Eu jogo em outro time, devo avisar. Escute de uma vez por todas: se você tiver a mínima capacidade de interpretação, leia todos os meus comentários e me diga: EM QUE MOMENTO EU DISSE QUE O SYMBOL E O LOGAN NÃO POSSUEM QUALIDADES EM COMPARAÇÃO COM OS CONCORRENTES? Eu te desafio a achar. Só disse que, independentemente das qualidades que tenham, não levaria pra casa porque acho horríveis. E, por melhores que sejam essas qualidades, não me fazem conviver com aquela feiúra. Não adianta nada você querer falar bonito e falar asneira, meu amigo. Vai vender carro da Renault senão não atinge sua cota de vendas, pois ficar comentando aqui sem ter a menor capacidade interpretativa é perda de tempo.
        P.S.: Já tive e/ou já dirigi inúmeros carros da renault, muitos deles quando do lançamento. Então não venha dizer que eu não sei do que estou falando. Tenho um amigo inclusive que é dono de uma concessionária da marca na minha cidade (quem sabe é seu chefe? Vou falar pra despedí-lo), e conheço muito bem sua equipe predileta. Tire o poster do Fernando Alonso de cima da cama e caia na real, bedotzinho.

  • Leonardo

    O Logan é a melhor compra do mercado se você precisa de espaço e não tem dinheiro. Por 34 mil reais dá pra levar a Expréssion 1.0 16v (o melhor 1.0 do mercado) com airbag, travas elétricas, vidros elétricos e ar condicionado.

    Já o Logan 1.6 custa o mesmo preço de alguns sedãs mais “refinados” (ou não tão espartanos). Então acho que só vale a pena se você precisa MUITO do espaço mas se recusa a andar de 1.0.

    O Symbol nunca deixou de ser um Clio Sedan. Tanto que sua frente é praticamente a mesma do novo Clio Campus francês (mudou lá, aqui ainda não, mas deve mudar ano que vem pra compartilhar as peças com o sedã). É um carro antigo, uma adaptação feita para mercados “emergentes” (como chamam o terceiro mundo hoje) em 2000 e que ganhou uma roupa mais bonita pra preencher uma lacuna da tabela da Renault. Não caia nesse conto. Fique com o Logan ou leve outro sedãzinho mais moderno.

  • Paulo

    Entre os 2 eu ficaria com o Logan…. andei justamente trocando de carro no começo do ano, carro nesse segmento… após muita pesquisa minha escolha final ficou entre Siena ELX e Voyage Confortline…. no final fiquei com o Siena por uma questão de melhor proposta da concessionária, mas acredito q o Voyage seria uma ótima compra também…

    Sobre o Logan… se eu realmente fosse um cara muito grande… ou tivesse uma família grande…. Tenho 1.78 e 80kilos…. sou casado e tenho uma filhinha de 9 meses… então a vantagem de espaço interno do Logan vs Siena ou Voyage não pesa muito…. já que o Logan tem acabamento pior mesmo na versão top…. (comparando com o Siena)…. e o visual do Logan é triste…

  • Slayker

    Nenhum dos dois.
    peloamordedeus… quase 40 pau numa carroça?
    Prefiro me matar de trampar juntar mais 12 e pegar o Impreza se ainda tiver na promoçao dos 52 =P
    (O civic ainda ta por 54 mil?)

    • Fernando.Max

      Oh, viu? Mais um comentario infeliz, oq o Impreza tem a ver com os dois carros da matéria? Pelo amor de Deus, beleza, compra seu impreza entao.

    • jjj

      é tão difícil assim compreender que essa é uma discussão sobre sedãns populares?! ave maria… é cada sem noção por aqui.

    • rivo

      New Civic? Não. Voltou a ter preço de categoria de carro a qual ele não pertence

      :rayban:

      • Cristiano

        Subaru? Bom, aproveita e pega um Azera logo… :hauhau:

  • BRUNO

    é simples resolver essa discussão,
    peguem o caso da cantora SUSAN BOYLE, uma mulher feia que foi praticamente excomungada pela plateia do programa pela sua aparencia, mais quando ela abriu a boca todos ficaram de queixo caído com sua qualidade.
    se vocês não conhecem o carro não diga que iria de bicicleta, ou que não gostaria de nenhum nem de graça, apenas digam que não podem opinar ou que não conhecem o carro, nunca julgue o livro pela capa, por que existe muitos carros por ai com o retrovisor caindo, para-choque dilatando, freios que não funcionam e que estão num preço bem mais elevado que esse.

    • dolphin

      Vc levaria a Susan Boyle para casa, Bruno? Se não, fim de papo. Ah, só um detalhe: eu, que falei que prefiro andar de bicicleta, conheço os dois carros, ok?

  • bruno

    Com essa grana eu compraria um Megane Break seminovo, sem medo de ser feliz.

  • Edgard

    Eu achei engraçado o povo chamar os carros da Renault de remendados. Sejamos honestos amigos. O que não falta aqui no Brasil é remendo. Olhem o Uno, remendo atrás de remendo. Celta, remendo do Corsa antigo. O KA é um aproveitamento do fiesta “sapo”. O Palio é remendo atrás de remendo da plataforma original que até hoje não mudou, incluso sua família. Olhem o Voyage, quem quiser repare na caixa do estepe e no escapamento a VW nem quis desloca-los para trás, ficam no mesmo lugar que no G5 lá no fundo do porta malas.
    Continuo a lista?

    Amigos, a grande verdade é que tudo que é vendido no nosso país é remendo. Vamos ser honestos?
    Olhem os 5 carros mais vendidos. Tirando o campeão que é um mico cheio de “bugs” o resto é remendo puro.

    • Leonardo

      Remendos? Aguardem!

  • jjj

    o eber devia avisar pro povo discutir sobre o tema proposto nos foruns. assim com numa época ele pediu pras pessoas serem educadas nos comentários.

  • Guilherme Guimaraes

    Entre os 2??

    Logan, sem sombra de dúvidas!

  • Lucas

    Na minha opinião sobre a renault no mercado atual não existe carro a qual eu investiria meu dinheiro, modelos muito feios com o mesmo preço de outras montadoras com mais estilo ex: ford, vw etc. Não compraria nenhuim dos dois e se ganhasse um, venderia no outro dia. :zzz:

  • Emerson SS

    Logan.

  • eduardo82

    O Logan é feio e o Symbol é mais do mesmo (Clio). Com os R$ 40K dá p/ comprar um francês usado “mais melhor de bom”, como um 307 2007 (consultei a tabela FIPE).

  • CARLOS

    VOYAGE DEIXA TUDO NO CHINELO …MAS MEDESCULPEM SÓ UM CEGO NAO QUER ENXERGAR

    LOGAN/SIMBOL :trowup: :trowup: :trowup: :trowup: :trowup:

  • Tremex

    Não sei quem é o mais feio :trowup:

  • marcelo

    eu vi e entrei hj no symbol, quanta diferenca!

    o symbol e muito mais bonito e caprichado no acabamento q o logan, o logan realmente e so pra quem quer espaço.

    o symbol tem um volante leve e macio, assim como os bancos q sao bem confortaveis, me senti mesmo num padrao acima do logan e sandero dentro do symbol.

    me apaixonei tanto pelo carro q vou comprar ele em setembro!

  • Rafael

    nem um nem outro – go home Dacias from hell

  • Lucas Silva

    em questão de espaço: Logan
    em questão de design “melhorzinho”: symbol
    em questão de preço: nenhum dos dois vale o que se pede, carro básico aqui nesse país dos tapúias tá pela hora da morte! isso vale para voyages, sienas, fiestas que só oferecem preço alto ao consumidor!!

    E por que não se fala mais daquela campanha de boicote às sem-vergonhas nacionais??

  • Claudio

    Entre o Logan (caixotão) e o Simbol (Clio G3), ficaria com Simbol, mas nem pensar, tira isso da cabeça, horríveis de mais!
    E a diferença de preço é 2,5mil!

  • parisio

    Sou dono de um Logan 1.0 Expression e posso afirmar, sem dúvidas: trata-se do melhor sedan 1.0 do mercado. Oferece o melhor espaço interno, o maior porta-malas, conforto, economia de combustível (consigo médias superiores a 9 km/l com álcool e ar ligado 90% do tempo) e 03 anos de garantia total, algo que no Brasil é luxo de carros bem mais caros (e o que é melhor, as revisões tem preços justos e tabelados).

    Concordo que, para a grande maioria, o design conta muito na escolha por um carro. Além de tudo, ainda existe o preconceito contra marcas que não sejam Fiat, VW, GM ou Ford (para alguns, só prestam os carros desta marca, e isto é uma constatação). Embora eu seja jovem (28 anos), no entanto, decidi fazer uma compra racional e estou extremamente feliz com a escolha. Nenhum carro desta categoria e por esse preço me ofereceria mais do que o Logan oferece. Os índices de satisfação de proprietários de Renault são normalmente superiores a de outras marcas nacionais, e similares aos conseguidos pela Honda, a grande referência atual.

    Quanto à questão, já tive a oportunidade de conhecer o Symbol de perto e gostei do que vi. O acabamento é realmente superior ao do Logan e melhor do que a média dos seus concorrentes. Oferece um excelente pacote de equipamentos por um preço competitivo. Entre os dois, eu teria dificuldades de escolher, mas fica difícil abrir mão do espaço interno e da posição de dirigir do Logan depois que nos acostumamos.

  • Ricardo

    o Logan é um carrão, apesar de feio, reconheço. Trata-se de um excelente projeto. A Romenia possui alguns traço parecidos com o Brasil. Estradas mal asfaltadas e esburacadas e pessoas que nao possuem condições de ficar trocando de carro a cada ano. A partir dai, pensou-se em um carro robusto e sólido, que possa enfrentar condições adversas da estrada e tempo sem sofrer muita deterioração. Além disso ele oferece um espaço que nao se encotra em nenhum concorrente. Ao contrário do que se esperou, tendo em vista que a sua estética nao agrada o consumidor brasileiro, o Logan tem vendido bastante. Espaçoso, resistente e sucesso de vendas. É um carro para ser comprado com a cabeça. (ps: não tenho um Logan)

  • Ricardo

    Ocorre é difícil discutir algumas questões, pois em se tratando das clássicas montadoras no brasil(fiat, gm, ford…), seus fãs sao piores que fanáticos religiosos.

  • fernando

    de sedan compacto, a caixa d’água móvel (logan) é o que tem melhor custo-benefício…

  • jony

    X4

  • gsmarCel

    Pelo acessórios o Clio sedã… ops o Symbol, é mais o barato em sua configuração com acessórios que outros de mercado
    .
    É interessante ter um carro com ABS / Air bag duplo, invés de outros cujo apelo estético e NOME são predominantes…

  • Robert

    Só digo uma coisa: Quem tem GOL seja G2,G3 e principalmente G4 não tem moral nenhuma para falar de Logan e Symbol e chamar esses carros de feios.. Feio é Gol nas versões anteriores. Isso sim que é carro feio. Parece um caixote de 4 rodas da década de 90. :hauhau:

  • Wotan

    Fui conferir o Simbol de perto, que decepção Interior simplesmente HORRÍVEL, plasticos com rebarba e mal encaixados, que desleixo, aproveitei para ver tb os outros modelos. O único modelo da Ranault que ainda tem um bom acabamento é a Scenic.

  • Edgard

    O povo brasileiro tinha que passar a valorizar as outras marcas menos tradicionais do nosso mercado. Os carros da Renault são excelentes. O Logan não tem um design primoroso, claro. Mas é um excelente carro, super espaçoso por dentro. O Symbol ainda não conheço. Tenho certeza que muita gente que criticou nunca nem entrou em um modelo Renault. As marcas francesas fabricam excelentes carros, basta o povo abrir um pouco a cabeça e parar de olhar para as montadoras mais tradicionais.
    :smile:

    • Wotan

      Tive a oportunidade de conhecer um Renault19 de 1995, acabamento primoroso, materiais de primeira, muito superior que esse megane de hoje,

      • Edgard

        Se for pela questão de acabamento, nós brasileiros, estamos todos danados. Porque 90% dos carros que vendem aqui hoje são puro plástico. Estou errado?

  • felipe

    os dois pode ser feio mas sao bom :banana:
    melhor do quer compra merda de voyage e siena!
    vai etender de carro,depois vcs podem fala!
    os carros da ranault sao muito bom :clapp:

  • aroldo

    SÃO LINDOS (IRONIA) E AINDA FUI VER O ACABAMENTO DO SIMBOL TER PLASTICO É UMA COISA MAS TER PLASTICOS COM REBARBAS E MAL ENCAIXADO É OUTRA!!!!

    reaLMENTE A BRIGA É voyage e siena!!!!QUE VERGONHA SENHRORA RENAUT! :trowup:

  • Paulo

    Outro detalhe: Symbol já nasceu micando igual o seu antecessor (Clio Sedan)… olhando os números temos:
    Vendas:

    88° Renault Symbol Março/2009 – 301 e Abril/2009 – 489… No brasil geralmente novidade vende bem… se no nascimento já largou assim, pode-se esperar que na hora da revenda vamos ter um mega mico, desvalorização vai ser de correr lágrima…

  • guest

    Pergunta: o Logan é brasileiro e o Symbol é argentino?

    • Edgard

      sim, exato.

  • Rodrigo

    Tenho um renualt logan, tenho certeza de quem compro voyage e siena não fizeram teste drive com um logan , pois ele pode não ter acabamento , mais hoje não tenho outra opção de carro basico que tenha o espaço interno dele. e o symbol, pelo a amor de deus! que saudade do clio sedam.

  • Mr. Car

    Não restam dúvidas de que o Symbol é um Clio com “roupa” mais bonita. Espero que, mantendo as mesmas qualidades do Clio (para mim, imbatível entre os pequenos sedãs) ele não seja tão injustiçado pelo mercado quanto foi o “irmão”. Quanto ao Logan, eu tenho um Privilège 1.6 8v, e posso afirmar que ele entrega muito mais que espaço interno. Tem um conjunto mecânico (motor, câmbio, embreagem, direção, suspensões) muito afinado, é ágil, econômico, confortável e gostoso de dirigir. Comparando com Siena ELX, Corsa Premium, e Fiesta, é mais simples em seu interior (embora com acabamento bem cuidado na montagem, sem rebarbas nem desníveis nas peças plásticas) mas me oferecia os mesmos equipamentos dos concorrentes, espaço de verdade, e menor preço. Enfim, um excelente custo/benefício. É feio? Não acho esse horror que pintam por aí, e depois, tem outra coisa: eu não comprei o carro para colocar no meio da sala, e ficar admirando. Aprovei o Logan, e recomendo.

  • Indústrias de automóveis estrangeiras entram no Brasil apresentando tecnologia e qualidade, mas logo viram SUCATA como as demais. O povo trouxa compra!



Send this to friend