Longe do Brasil, Ford Fiesta ganha visual novo e pode ser o último

Longe do Brasil, Ford Fiesta ganha visual novo e pode ser o último

Com visual expressivo, o Ford Fiesta 2021 ganhou uma boa atualização na Europa, onde segue como um player de peso no cenário continental, porém, sob certa ameaça.


Tal como Clio e Polo, o futuro do hatch não é bom, dada a eletrificação forçada. Comenta-se que a produção alemã partilhará a fabricação do novo crossover de base VW e que o hatch pode sair de cena em 2024.

De qualquer forma, hoje os clientes europeus ainda podem comprar o Ford Fiesta 2021 sem medo de ser feliz (surpresas desagradáveis ficam para mercados emergentes…), já que o produto melhorou em acabamento, iluminação, informação, segurança e eletrificação.

Longe do Brasil, Ford Fiesta ganha visual novo e pode ser o último

No visual, o Ford Fiesta 2021 europeu adota novos faróis Matrix LED com contornos iluminados, além de design interno renovado. Além disso, a grade teve seu formato modificado e elementos hexagonais na grelha.

O para-choque adotou novas entradas de ar e molduras laterais em três estilos diferentes, além de novas rodas de liga leve. Por dentro, o Ford Fiesta 2021 ganhou cluster digital em tela de 12,3 polegadas.

Longe do Brasil, Ford Fiesta ganha visual novo e pode ser o último

Com opção de pacote Vignale de acabamento premium, o Fiesta 2021 ficou mais requintado. Outra novidade é a introdução do alerta de contramão, que identifica placas de sentido proibido, enviando um aviso sonoro e visual ao condutor, ligando o pisca-alerta. Quando não há placas, ele usa um GPS e câmeras frontal e traseira, indicando assim que aquela via é de mão contrária.

O Ford Fiesta 2021 também compartilha dados de segurança e tráfego com outros fabricantes de veículos mediante tecnologia de comunicação que utiliza torres para determinar a localização de eventos como acidentes ou outras interrupções de trânsito, por exemplo.

Longe do Brasil, Ford Fiesta ganha visual novo e pode ser o último

Na gama de versões, o Fiesta EcoBoost Hybrid tem agora sistema elétrico de 48 volts nas versões com motor 1.0 EcoBoost de 125 ou 155 cavalos, ambos com câmbio Powershift de seis marchas.

O hatch ainda mantém o 1.0 EcoBoost de 100 ou 125 cavalos, assim como o renovado Fiesta ST 2021 com 1.5 EcoBoost atualizado com 200 cavalos e 32,6 kgfm (antes era 29,5 kgfm), que vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e final de 230 km/h.

Ford Fiesta 2021 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.