China Crossovers Cupês Matérias NA Renault

Longe do Brasil, Renault Arkana aparece antes do lançamento na China

Longe do Brasil, Renault Arkana aparece antes do lançamento na China

O Renault Arkana está longe de chegar ao Brasil. O SUV médio com estilo de cupê estava altamente cotado para ser produzido no Brasil, inclusive com a possível estreia do motor 1.3 TCe, usado pela Mercedes-Benz no Classe A, por exemplo.


Nascido na Rússia, o crossover é vendido também na Coreia do Sul, onde é comercializado como Renault Samsung XM3. Apesar de ser fabricado apenas no país eslavo, o SUV é vendido em outras regiões da Eurásia, mas logo estará na China também.

Por lá, o Renault Arkana foi revelado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, que sempre divulga imagens exteriores e detalhes dos próximos lançamentos no mercado local.

Longe do Brasil, Renault Arkana aparece antes do lançamento na China

Ostentando o mesmo nome, o Renault Arkana aparece em duas versões de acabamento, que se diferenciam nos detalhes em preto brilhante da opção mais completa, assim como nas rodas de liga leve aros 17 e 18 polegadas, respectivamente.

Visualmente, a frente é idêntica ao do modelo russo, porém, a traseira incorpora um para-choque de estilo próprio. Assim como era esperado para cá, o Renault Arkana terá na China o motor 1.3 TCe com 160 cavalos.

Ainda não se sabe se a transmissão será CVT XTronic da Nissan ou EDC de dupla embreagem de seis marchas da Getrag, que é a fornecedora da Renault.

Longe do Brasil, Renault Arkana aparece antes do lançamento na China

Com 4,545 m de comprimento, 1,843 m de largura, 1,565 m de altura e 2,721 m de entre eixos, o Renault Arkana aposta em um design inovador, que mescla as características de um SUV com o perfil esguio de um cupê, herdando o layout europeu.

Feito sobre a plataforma B0+ da Renault-Nissan, que sustenta o Dacia Duster, o Arkana estava praticamente certo para ser vendido na região, mas a montadora mudou os planos e não trará, por ora, seu rival do Jeep Compass, já que ele se enquadraria numa faixa de preço e porte similar, assim como o Ford Territory.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Piston head

    Que fique longe mesmo, coisa feia!

    • th!nk.t4nk

      Naquelas imagens antigas tava até legalzinho, mas nessas reais tá com a maior cara de carro popular!

    • Walter AB

      Cara, dá uma olhada nesse “Fiat fastback”
      Procura aí no google que vc vai ver o que é cruz credo.

  • Willie Cicci

    Bonito, mas aqui ia sofrer nas mãos depiladoras da Renault BR. Perigoso vir com 4 de marchas e freio a tambor atrás.

    • Thales Ricardo Santos

      E plataforma de Duster

      • Cesar

        Depende do mercado.
        Na Rússia B0+ na Coréia CMF

        • 😎.

          E plataforma de Duster kkk

      • Brasil_MG

        Não…Para o mercado brasileiro, será um projeto especial, com a base Kwid, motor 2.0 de 1993 e câmbio AT4

  • Cesar

    Só uma correção ao texto: Na Rússia ele usa a plataforma B0+ na Coréiado Sul a CMF

    • Rogério R.

      Ele ainda não foi lançado na Coreia, comentei sobre isso acima.

  • Guilherme Melo

    esses SUV coupe não tem um que se salva

    • Guilherme Gallene

      eu já penso exatamente o contrário. Dentre os SUVs, os únicos que eu cogitaria comprar são os coupes. Desde sempre sou fã da X6.

    • @vini_veni_vidi (Instagram)

      Só Cayenne Coupe que dá pra ter. De resto… X6 já fez impacto quando lançou, o modelo atual é uma aberração….

      • Guilherme Melo

        é gosto neh, eu não consigo ver uma que se salve, menos piores de fato eh a Cayenne e a Q8, quando olha de lado, ou a traseira não vai. Exemplo de gosto, achava o F-Type mais bonito antes dessa reestilização, a maioria curtia

        • Danilo Vieira

          É porque esses dois tem uma caída de teto mais discreta, esse Arkana parece com um sedan devido a caída mais acentuada.

  • Filipe Augustus

    Já imaginei ele pintado de amarelo com umas rodas pretas 20 com uns adesivos RS! Gostei!

  • Cromo

    Eu acredito nos SUVs-cupê, o problema é que eles estão sendo muito mal desenhados. O único que ficou bom foi aquele protótipo que a Fiat apresentou no salão, veja as fotos dele no google e compare com este Renault Arkana e vc verá como o Arkana está mal desenhado.

    • Walter AB

      kkkkk….cara, tú é muito fã da fiat………….o da fiat ficou legal ? Tá de brinks né.
      Procura aí no google “Fiat fastback”

      • Cromo

        É minha opinião, respeito a sua.

  • FFSB

    Um sedã gordinho e bombado, chamado de SUV. Eca.

  • Ric53

    Não somos dignos né

  • 😎.

    Por R$ 115~ 120 mil teria mercado no Brasil.

    • Gran RS 78

      Nesse preço, duvido muito que iria vender alguma coisa por aqui.

  • Mayck Colares

    Com o mesmo interior do Duster dificilmente a renault conseguiria emplacar ele aqui.

  • Rogério R.

    O Arkana ou XM3 ainda não está sendo vendido na Coreia, até olhei no site da Renault Samsung e ainda não há o modelo para venda no site, lá está disponível o SM6, o QM6(Koleos) e o SM3 Z.E., fiz essa pesquisa porque vi recentemente no El Carro Colombiano que o SUV foi flagrado camuflado ainda em testes lá e provavelmente será produzido sobre a CMF e com possibilidade de ser exportado para outros países da Europa. Por causa dessa troca de plataforma no XM3 que acho que esta tendo essa demora aqui, pois para mim o Arkana latino será como o antigo Fluence latino, ou seja, o Arkana latino será inspirado no futuro XM3 que ainda não foi lançado lá mas apenas apresentado como conceito. Eu ainda estou apostando que uma das 3 fábricas da Renault na América do Sul vai produzir o Arkana para ser vendido na nossa região.

  • A Renault tem um carro prontinho, num segmento tão em alta e, inacreditavelmente, não vai lançá-lo no Brasil, onde falta um topo de linha como ele.

    • Cesar

      Exatamente.

    • Carroça BR

      Já tem Captur e Duster nesse segmento de gosto duvidoso… Ainda pedirão aqui para o Brasil o Twingo, Arkana, Alaskan, Talisman… querem todos os carros europeus para o BR que venderão 50, 80 unidades por mês… Estamos no BR, estradas ruins e impostos altíssimos, não somos os “Estados Unidos do Sul”…

      • Cesar

        Esse está acima. Seria o equivalente ao Compass.

  • Nas fotos promocionais, acho bem bonito. Mas não compraria, mesmo gostando de SUVinhos de shopping.
    A Renault precisa se readequar às mudanças do mercado.
    Pode se dizer que a marca só vende bem o Kwid, Logan e Sandero mesmo baseado nas vendas diretas não vendem mais como antes, e os 2020 pior ainda.
    Quanto a Arkana., acho que a marca precisa primeiro se resolver com Captur e Duster. Tomara que o interior tenha um grande salto sem afetar o preço e o motor 1,3T não demore, Captur tem a mesma necessidade.
    Renault deve ter se tocado que o Compass é sucesso por atender o consumidor do Renegade que precisa de espaço e por conta dos descontões de de venda direta. Se entrar sem oferecer um produto melhor e disposição para bons descontos, acaba sendo melhor nem tentar. Veremos como o Territory vai naufragar e o Tarek vai ficar de coadjuvante ou até figurante, dependo da pedida da VW.

  • MonHoe

    Desses “SUV” Coupé é o que na minha opinião é o mais acertado, os outros são mais estranhos

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Poderiam se inspirar nesse visual num novo Sandero/Logan 3ª geração, sabendo que na América Latina não será igual ao Dacia europeu

  • Jean Lehn

    Ainda bem que não veio, esse treco feio!

  • edson

    Que tranqueira…abaixo a “SUVinização” da indústria automotiva…

  • @vini_veni_vidi (Instagram)

    Não temos Renault no Brasil mesmo… Sem surpresas! Temos aqui Dacia comercializado como Renault…

  • Brasil_MG

    Precisa trazer não! Deixa pra lá…

  • Benny Blanco

    É o Virtus GTS da Renault

  • El Cabron

    Toda vez que vejo uma captur me enojo com aquelas duas abraçadeiras de borracha na barra de torção traseira. Gambiarra.

  • Gustavo

    Está mais para o substituto do Fluence que concorrente do Compass, mas essa traseira de Megane primeira geração não desceu bem. Achei o carro meio desproporcional.

  • Lindomar Silva

    Questão de gosto, particularmente sou fã desses SUV com bundinha, antes só existam carros do tipo com preços estratosféricos, como o X4 da BMW, pena não vir para o Brasil, agora é ver se o T Sport da VW engrena, ai as outras montadoras trarão os seus com certeza.

  • RKK

    “Ainda não se sabe se a transmissão será CVT XTronic da Nissan ou EDC dedupla embreagem de seis marchas da Getrag, que é a fornecedora da Renault.”

    -> Câmbio de dupla embreagem de seis marchas da Getrag ? Olha o Powershift aí…

  • Danilo Vieira

    Pra mim, o que faz esses SUVs cupês serem feios é essa queda muito acentuada do teto, se fossem mais discretas teriam um visual mais harmônico.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email