Conversíveis Esportivos Europa

Lotus Elise ganha visual personalizado inspirado em clássicos da F-1

Lotus Elise ganha visual personalizado inspirado em clássicos da F-1

O Lotus Elise é um dos esportivos mais famosos da Europa. Compacto, o roadster britânico ganhou uma edição especial que celebra os carros históricos da equipe de Fórmula 1 no passado.


Essa edição especial tem 100 exemplares e quatro esquemas de pintura alusivas aos carros da equipe de Colin Chapman, entre eles, o Lotus Type 72D de Emerson Fittipaldi de 1972, nas devidas cores preto e dourado.

Lotus Elise ganha visual personalizado inspirado em clássicos da F-1

Outro esquema de cores históricas da Lotus é o do modelo Type 49B de Graham Hill, que disputou o campeonato de F-1 de 1968, nas cores vermelho, branco e dourado.

Já o Lotus Type 18 de 1960, pilotado por Stirling Moss, também foi homenageado pelo Elise com pintura nas cores azul escuro e branco.

Lotus Elise ganha visual personalizado inspirado em clássicos da F-1

Por fim, o Lotus Type 81, que disputou o campeonato de 1980, tendo um ainda jovem Nigel Mansell e um já experiente Mario Andretti ao volante, sem contar o saudoso Elio de Angelis, é apresentado nas cores vermelho e prata.

Embora a Lotus não diga quantas unidades de cada esquema visual estejam disponíveis, podemos imaginar que serão 25 exemplares de cada um. O esportivo chega com um nível de acabamento impressionante e detalhes que realmente chamam atenção.

Lotus Elise ganha visual personalizado inspirado em clássicos da F-1

Lançado em 1996, o Lotus Elise teve três séries até agora, sendo que terceira está em produção desde 2010. Equipado com um motor de quatro cilindros turbinado 1.8 da Toyota, o pequeno bólido tem versões de 220 cavalos e 248 cavalos, sendo estas as versões Sport 220 e Cup 250.

A primeira vai de 0 a 96 km/h em 4,2 segundos, tendo máxima de 233 km/h e pesa de 924 kg. Já o Lotus Elise Cup 250 pesa 931 kg e alcança 96 km/h em 3,9 segundos com final de 248 km/h.

Lotus Elise ganha visual personalizado inspirado em clássicos da F-1

Sem representação no Brasil, a Lotus Cars ainda oferece no mercado europeu os modelos Exige, Evora e já anuncia o novo Evija, que será um hiperesportivo de 2.000 cavalos com propulsão híbrida. A marca de Hethel ainda prepara um crossover de alta performance, que supostamente será feito na China.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • PEDAORM

    Tenho muita vontade de dirigir um Elise desses, carro com características de esportivo super tradicionais, bem leve com cambio manual, deve ser um espetacular brinquedinho de final de semana, mas também só serve para isso.

    • Cromo

      Acrescente que seus comandos (direção, freios, câmbio) são bem precisos, direção super-comunicativa. Suponho que são sensações muito mais puras que os carros comuns. Se as suspensões não forem duras acima da conta, eu dirijo todos os dias.

      • PEDAORM

        É isso aí, amigo!

      • Edson Fernandes

        É dura sim. Esse carro tem a finalidade de te ofertar diversão.

        Ele é um puro esportivo. Não é um carro para vc dirigir no dia a dia. Eu nunca dirigi, mas já entrei em um salão do automovel. Ele é super baixo (lembra inclusive a posição de dirigir de um Bugatti EB110), eu na epoca criança tinha dificuldade de sair do carro, imagina sendo adulto.

        Esse carro é um kart sobre rodas, com muita potencia por baixo do capô com um ronco instigante.

    • Rafael Morozini

      Aquele Exige 430 Cup é um sonho !

  • Douglas

    Pensei que fosse o Relâmpago Marquinhos quando olhei rapidamente a imagem do Elise vermelho na página inicial. kkkkkk
    Queria muito esse carro com câmbio manual.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email