China Lançamentos Lynk & Co SUVs

Lynk & Co 06 é o primeiro SUV compacto com plataforma da Volvo

Lynk & Co 06 é o primeiro SUV compacto com plataforma da Volvo

A Lynk & Co é uma marca premium chinesa que pertence à Geely, mas intimamente ligada ao fabricante sueco Volvo, assim como indiretamente à nórdica Polestar, ambas sob o controle da gigante asiática.


Com uma proposta inovadora, a Lynk & Co quer mudar a forma de comercializar veículos, aliás, saindo mesmo do comércio de produto e focando no fornecimento de serviços, com compradores se transformando em usuários.

Lynk & Co 06 é o primeiro SUV compacto com plataforma da Volvo

Ainda que os mais tradicionalistas na China (e no resto do mundo), ainda prefiram comprar o carro, a marca está direcionado seu portfólio para a assinatura. Nesse caso, um novo produto está sendo adicionado ao serviço.

Trata-se do Lynk & Co 06, que é o primeiro SUV compacto da marca e também o único que pode ser enquadrado nesse segmento com a plataforma CMA da Volvo, feita em parceria com a Geely.

Lynk & Co 06 é o primeiro SUV compacto com plataforma da Volvo

Menor do que o já pequeno Volvo XC40, o 06 tem o maior numeral do portfólio da Lynk & Co, mas é o mais contido em porte, medindo 4,340 m de comprimento, 1,820 m de largura, 1,625 m de altura e “apenas” 2,540 m de entre eixos.

Essa base é bem curta, similar à do Peugeot 2008 vendido no Brasil. De todo modo, a proposta é mesmo impactar o cliente com um produto de visual expressivo, esportivo e premium.

Por fora, o layout de inspiração Porsche mantém as luzes diurnas e piscas em lentes pronunciados sobre os para-lamas, enquanto o conjunto full LED fica mais abaixo. Para-choques com vincos acentuados e lanternas em LED estilizadas chamam atenção.

Lynk & Co 06 é o primeiro SUV compacto com plataforma da Volvo

Sem ineditismo, exceto pelos elementos em 3D, o Lynk & Co 06 tem colunas C que surfam na moda mais recente na China, mas ao contrário de tantos outros SUVs locais de mesmo porte, este aí tem um ambiente que reflete a influência escandinava.

Com tons de azul e marfim, o ambiente tem couro em diversas partes, tendo cluster e multimídia com telas grandes, bem como exótica alavanca de câmbio. A padronagem dos tecidos nos assentos em dois tons, se destaca, assim como o design dos bancos.

Lynk & Co 06 é o primeiro SUV compacto com plataforma da Volvo

Seu volante de três raios é menos minimalista que o da Volvo, sendo mais interessante visualmente. Com teto solar panorâmico, controle de cruzeiro adaptativo, estacionamento automático, entre outros, este chinês vai querer cobrar um pouco mais.

Lynk & Co 06 é o primeiro SUV compacto com plataforma da Volvo

Sob o capô, um motor Volvo 1.5 Turbo de três cilindros, entrega 177 cavalos e 26,9 kgfm, tendo transmissão de dupla embreagem com sete marchas.

Mais adiante, uma variante híbrida plug-in com 190 cavalos (um elétrico de 81 cavalos no eixo traseiro) será oferecida. E assim, o Lynk & Co 06 se junta ao SUV 01, hatch 02, sedã 03 e crossover-cupê 05.

Lynk & Co 06 2021 – Galeria de fotos

 

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Thiago

    Eu me pergunto se esse modelo de carro por assinatura – que parecia promissor – não vai simplesmente afundar no cenário pós COVID.

    Não sei se as pessoas se sentirão a vontade em dirigir um carro que não seja de sua propriedade e passou nas mãos de não sei quantos usuários.

    Ok, o conceito de comprar carro usado é semelhante, mas eu quero comparar o público que deixaria de comprar um 0Km e usaria um por assinatura.

    • Cromo

      Acho q os 2 métodos coexistirão, não me pergunte em que proporção.

    • Ducar Carros

      Carro por assinatura é como se fosse uma locação de carro, não?

    • th!nk.t4nk

      Creio que só os asiáticos e mais uma minoria pelo mundo tenha tanto medo. Viu as praias no Reino Unido essa semana? E aqui na Alemanha o povo nem lava a mão pra comer, mesmo agora na pandemia. Outra coisa é que de qualquer forma o carro por assinatura fica no mínimo 15 dias com a pessoa (às vezes um ano inteiro), dependendo do plano. O vírus num carro fechado morre em poucas horas, e é feita uma limpeza completa de qualquer forma antes de passar pro próximo consumidor. Enfim, a médio/longo prazo creio que volte tudo a normalidade.

      • Edson Fernandes

        Aproveitando a questão do Covid diante do que vc ve por ai, pode me d izer como estão as coisas? Está mais controlado? menos?

        Pq pra mim… é algo claro…. se depender da população dos paises, as coisas parecem ser negligenciadas.

  • VR6icardoW

    Q frente horrível!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Ao menos esse deve ter qualidade…

  • ÓQUEI

    Caramba!!.. que SUV bacana! Esse interior dele ficou de muito bom gosto.

  • João Senff

    Farol de Citroen capô de Porsche lateral de Kia e traseira do 3008. Parabéns ficou uma bela cópia de vários em um só.

  • Benny Blanco

    Se não soubesse que é um Volvo, diria fácil que a plataforma é do PSA 3008 rsrs.

  • Sino Weibo

    Essa marca ficou excepcional no portfólio, é bem jovial. Eles vão começar a produzir os modelos da Lynk&Co na fábrica da Volvo na Bélgica, para vender na Europa. Tomara que venha para o Brasil junto da volta da Geely!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email