Crossovers Europa Geely Híbridos Mercado Volvo

Lynk & Co vai entrar com crossover da Geely na Europa

link-go-1

De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, a marca Link & Co – cujo lançamento ocorrerá no próximo dia 20 de outubro em Gotemburgo, Suécia – pretende colocar no mercado europeu um crossover da Geely.

Que a Link & Co pertence ao fabricante chinês já é sabido, especialmente por conta de um convite aos jornalistas internacionais que cobrirão dois eventos, sendo o primeiro na Suécia e o segundo em Berlim, Alemanha.

Mas, até agora não se sabia muitos detalhes da operação. De acordo com os alemães, o utilitário da Geely será o primeiro carro da marca feito sobre a plataforma modular CMA, desenvolvida em parceria com a Volvo e que em breve dará forma ao inédito XC40.

volvo-s40-xc40-concepts-8

 

 

 

No entanto, segundo a revista, o diferencial deste SUV da Geely é que será vendido com a marca Link & Co como um híbrido plug-in, daí o nome da submarca. Tal modelo já foi visto em uma oficina na China e em alguns flagras feitos por lá.

Na Europa, o modelo da Link & Co deve chegar com motor 1.5 Turbo de três cilindros e um elétrico, cobrindo uma faixa de potência que vai de 105 a 180 cv. Mas, o utilitário esportivo não será feito no continente, sendo importado de Thaizou, onde a Geely pretende produzi-lo. As vendas no mercado europeu devem começar já em 2017.

volvo-s40-xc40-concepts-1

XC40

O SUV da Link & Co chegará primeiro que seu irmão da sueca Volvo. A marca que pertence à Geely anunciou na semana passada que o XC40 só chegará ao mercado europeu em 2018, contrariando as expectativas após a apresentação dos conceitos 40.1 e 40.2.

Feito também sobre a plataforma CMA (Common Modular Platform), o XC40 será um “marco para a Volvo”, de acordo com Peter Mertens, CEO da empresa. Ele chegará acompanhado do hatch V40 e do sedã S40, que será ressuscitado após muitos anos de ausência da Europa.

volvo-s40-xc40-concepts-4

O novo modelo será a presença definitiva da Volvo no segmento médio, adicionando carros mais eficientes para ampliar o mercado e atingir a marca de 800.000 carros por ano. Assim como o crossover da Link & Co, o Volvo XC40 fará uso do motor 1.5 Turbo de três cilindros e terá versões híbridas (plug-in) e elétrica.

Com a CMA, a Volvo será capaz de reduzir os custos, assim como a Geely, que naturalmente quer expandir suas operações globais com a nova plataforma. No caso dos outros modelos pretendidos pela Volvo, ainda existe uma incógnita em relação aos desenhos finais.

volvo-s40-xc40-concepts-6

Isto porque o conceito 40.1 claramente faz referência ao XC40, mas o 40.2 é bem diferente de qualquer proposta que a Volvo tenha feito anteriormente. Este parece propor uma disruptura de estilo e parece um sedã em formato de crossover ou misto de hatch com sedã.

Na Europa, os carros de estilo liftback ou notchback ainda são populares, sendo um dos maiores exemplos o Skoda Superb e o Ford Mondeo, mas mesmo que tenha esse estilo, o futuro Volvo compacto ainda emprega linhas musculosas como as de um utilitário esportivo. A marca chegou a emplacar o S60 Cross Country e isso pode ter alguma relação com a proposta do 40.2.

[Fonte: Auto Motor und Sport/Auto Evolution]







Send this to friend