EUA História Veículos Comerciais

Mack: A força do pesado americano

mack_ab-700x525 Mack: A força do pesado americano

Mack AB



Provavelmente quando você vê uma gigantesca carreta na estrada, transportando enorme gerador ou maquinário industrial, o caminhão (ou caminhões, dependendo do peso) é da marca Mack. O fabricante americano é bem conhecido aqui por seus caminhões pesados capazes de tracionar grandes cargas, apesar de ter uma linha bem mais ampla nos EUA.

Ela atua desde veículos de porte médio até grandes equipamentos usados em atividades industriais. Em 1893, John Mack e seu irmão Augustus compram a empresa Fallesen & Berry, no qual trabalhavam desde 1890. Ela fabricava vagões de carga, mas no ano seguinte, a dupla admitiu mais um irmão no negócio, William.

mack-jr-700x525 Mack: A força do pesado americano

Mack Jr.

A atuação da empresa passou a ser equipamentos a vapor e veículos elétricos. A partir de 1900, o trio passa a focar na produção de ônibus, caminhões e motores. Nesse mesmo ano surgem os primeiros ônibus “Mack” e em 1902, a empresa é rebatizada de The Mack Brothers Company. Outros dois irmãos entraram no negócio mais tarde.

Sediada em Nova Iorque, a Mack chegou a lançar caminhões com a marca Manhattan, mas adotou o nome da empresa a partir de 1910. No ano seguinte, a companhia se funde com a Saurer Motor Truck, formando a International Motor Truck Company. Dois dos irmãos Mack saem do negócio.

mack-cf-firetruck-700x525 Mack: A força do pesado americano

Mack CF Firetruck

O Exército Americano usa os caminhões Mack em 1912 para o projeto de ligar o continente por estradas. Em 1922, o bulldog é adotado como símbolo da marca e dois anos depois, John Mack morre em acidente de carro. Nos anos 30, os caminhões Mack já eram conhecidos por serem usados em carros de bombeiro, construção civil, uso militar, entre outros.

Nos anos 50, a empresa adquire a Brockway Motor Company e nos anos 60, se associa com a Signal Oil & Gas. Em 1979, a Renault compra 10% de suas ações, mas a participação aumenta para 40% nos anos seguintes. Em 2001, a divisão de veículos industriais da Renault, a qual pertencia as ações da Mack, passa a fazer parte da Volvo Trucks.

mack-f700-700x525 Mack: A força do pesado americano

Mack F700

Ao longo dos anos, alguns modelos da Mack se destacaram, entre eles as séries AB e AC, a partir de 1914. Em 1927, surgem as séries BB e BJ. Já em 1936, aparecem os Mack E e Mack Jr., sendo que este último é uma referência ao histórico Júnior ½ de 1909. A Mack produziu também blindados da série N para os aliados durante a Segunda Guerra Mundial, assim como converteu uma de suas fábricas para fazer aviões de guerra.

Os Modelos L, A, B e D (nessa ordem), surgiram nos anos 50. Em 1959 introduz o primeiro caminhão com cabine avançada de alumínio rebitado da série G. Os COE, conhecidos aqui como “cara chata”, ganharam grande destaque no cenário americano dos anos 60 e a Mack produziu vários modelos desse tipo.

mack-super-liner-700x525 Mack: A força do pesado americano

Mack Super Liner

Em 1969, a Mack registra a patente de suspensão a ar para cabines. Já em 1977, surge o Super Liner, um extrapesado que foi fabricado por 15 anos. O Ultra Liner surge em 1983. Destacam-se mais recentemente os modelos LE de 1994, Granite de 2001 e o Titan de 2008. Pinnacle e Refuse são dois dos principais produtos feitos atualmente.

  • mjprio

    Famoso caminhao americano. Meu pai falava que alguns desses caminhoes quando vieram pro Brasil andavam devagar,mas não quebravam nunca. Tinham uma suspensão que topava qualquer parada

    • 4lex5andro

      O mack é, junto com o freightline, o simbolo do que sao os caminhoes pesados norte-americanos ..

      e tambem, notavel que enquanto aqui, seguindo o padrao europeu, predominam os cara-chata, lá ainda existem muitos pesados novos de cabine convencional ..

      • joao vicente da costa

        A “culpa” é da legislação. A brasileira praticamente elimina a possibilidade de cabines com motor avançado, em razão das metragens máximas (acho que por tonelagem, algo assim..).

      • mjprio

        A cultura americana é de que os bicudos são mais seguros

  • Junior_Gyn

    NA, vcs poderiam também pesquisar sobre a PETERBILT. É outra marca americana que se vê mto por lá. Eu particularmente gosto mais dessa marca. Qdo fui para o EUA vi mtos por lá, trouxe uma revista só de anúncios de caminhões chamado Truck Paper.

  • Junior_Gyn

    Foto da revista pra quem quiser ver os preços dos trucks

  • Lucas Mendanha

    e tem o detalhe que eles são feitos a mão tbm…

    https://www.youtube.com/watch?v=Ieq1GlvyjDc

  • Diego Mello

    Mack F700 8 eixos o.0

  • Wendel Cerutti

    caraca , esse f700 azulao e o bicho !!!

  • azardo

    É pra eles o que é o Jacaré Laranja pra nós, um ícone do transporte rodoviário.

  • Vagnerclp

    Tem também os Volvos Autocars, muito utilizados como por exemplo: em coleta de lixo e canteiros de construção civil.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Autocar_Company
    Deêm uma olhada também nos Euclide das transportadoras Cruz da Malta e Transportes Della Volpe…aquilo sim são caminhões. (Sempre vejo o Cruz da Malta aqui na fábrica da Siemens unidade Jundiaí pra transporte de transformadores).

  • Vagnerclp

    Sou mais o Autocar – Volvo. Muito comum nos EUA também. Aqui no BR as empresas Cruz de Malta e Transpesa Della Volpe possuem.
    Abaixo o modelo Euclide:

    https://www.youtube.com/watch?v=wkMoJtfnJWA

  • General Lee

    É muito legal quando o Relâmpago McQueen se perde do seu amigo Mack no filme CARROS …e ele encontra um outro caminhão, provavelmente um PETERBILT, e ao ser chamado de “MACK” ele responde bravo…”MACK????…EU SOU UMA GRANDE CARRETA, NÃO UM MACK”…KKKKKKKK…detalhe…quado vc tem filhos pequenos vc assiste esse desenho, e muitos outros 347 vezes….kkkkkkkkkkkkkkkkkkk é muito bom… parabéns NA pela matéria!!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend