_Destaque Mercado Veículos Comerciais

Maio: Toro passa Saveiro na reta final, enquanto Strada lidera

volkswagen-saveiro-2017-design-NA (7)

Nos últimos dias, a Saveiro encostou na Strada, ficando mesmo com menos de 100 unidades de diferença para a líder de mercado. No entanto, na reta final, a picape da Fiat acelerou nas vendas e abriu vantagem de mais de 800 unidades.

Além disso, a Toro – que estava mais distante – ultrapassou a picape da VW e ficou em segundo. Já a Hilux ficou pouco abaixo de 3 mil unidades, enquanto a rival S10 passou a marca de 2 mil. A Montana voltou a vender bem e ficou em sexto, tendo a Oroch logo atrás.

A Ranger ficou à frente de L200 e Amarok, que saiu do Top 10. Entre as vans, a Master continua muito bem com 503 vendidas, enquanto a rival Ducato emplacou 244 exemplares. Chama atenção na lista a ausência da Sprinter, que já há algum tempo não emplaca como suas principais rivais.

Confira abaixo os 20 comerciais leves mais vendidos em maio de 2016:

1) Strada – 4.274 unidades
2) Toro – 3.526
3) Saveiro – 3.462
4) Hilux – 2.926
5) S10 – 2.094
6) Montana – 1.352
7) Oroch – 1.290
8) Ranger – 1.129
9) L200 – 780
10) Fiorino – 687
11) Amarok – 591
12) Master – 503
13) Frontier – 430
14) HR – 391
15) Kangoo – 249
16) Ducato – 244
17) Daily 3514 – 151
18) K2500 – 100
19) Doblò – 82
20) Jumper – 69

[Fonte: Fenabrave]





  • Gran RS 78

    A Toro realmente veio para abalar o mercado de pickups. A S10 com o face lift deve voltar a vender mais que a Hilux, especialmente depois que a GM manteve os mesmos preços do modelo anterior da pickup, inclusive a marca fez um comercial em que ataca a Hilux e destaca a diferença de potência e capacidade de carga das duas.

    • G.Alonso

      Esta fazendo vários desses comerciais, no YouTube esta cheio desses, o último foi com a L200.

  • zekinha71

    Pelo ranking desse mês, deu pra perceber que a pessoa vai na Fiat ver uma Strada e sai de Toro.
    As vendas ficaram dividas entre as duas, e a soma das duas é justamente a diferença que rolava com a Saveiro.

    • Mario

      Concordo. Apenas creio que o volume da Toro não representa o volume que seria da Strada Adv, que seria a concorrente direta da Toro de entrada. Talvez seja um mês atípico.

    • Pacheco

      A Strada Adventure e a CD deve ter caido muito em vendas. Porem a Strada basica CS vende muito para empresas e vai segurar o mercado.

      • pedro rt

        quem vende muito pra frotista e a strada working, eu nunca vi uma trekking e e dificil ver uma adventure nas ruas

        • Pacheco

          A Adventure é sempre CD e usada por jovens. A Toro veio preencher esse espaço e deve ter zerado as vendas da Aventure CD.

          • leomix leo

            Sei não viu, em minha cidade tá cheia dessa coisa tosca que chamam de extreme…
            Já vi unas 3 diferentes no mesmo dia aqui no estacionamento do shopping.

            • Pacheco

              Eu to vendo mais Toro basica do que Strada Adventure.

        • G.Alonso

          Ai na sua região sim, aqui na minha não. Várias Stradas cabine simples, várias CE, várias CD, muitas mesmo, e o pessoal só fala que dura e muito.

    • Brasileiro

      Saiu uma reportagem nao me recordo onde, que 60% dos compradores vieram de crossovers, 30% de pickups grandes e 10% de stradas. Nao sei se é verdadeira.

      • Deadlock

        É isso mesmo Brasileiro, o perfil do comprador de Toro (uso normal, lazer) é diferente do da Strada (trabalho). A Fiat não seria tão ingênua a ponto de matar um de seus maiores sucessos. A queda na venda da Strada advém da crise econômica.

    • DiMais

      essa Strada vai se manter por muito tempo no portfólio da Fiat como a Ford manteve a velha Courier de guerra, pra vender mesmo pra PJ.. mas nas lojas ela acaba sendo o chamariz, o cliente vai comprar uma picape compacta e vê que por um modelo razoável não tem muita diferença de preço em relação à Toro e leva a novidade pra casa..

      • EJ

        A Volks gastou os tubos pra fazer a mesma coisa que a Fiat faz com a Strada…manter a plataforma e só ir fazendo facelift…facelift…facelift…até a frente dela já é incompatível com a da geração anterior, estruturalmente. A Strada já rolam boatos aí de uma modificação para que ela cresça um pouco, pegando carona com as mudanças na linha a começarem com o sedan e hatch novos que chegam em breve.

        • DiMais

          sim, mas a Working com certeza vai viver por longos anos mesmo com geração nova.. projeto pago, confiável para o consumidor e vende bem.

  • HugoCT

    A Toro foi uma ótima tacada da Fiat, uma bela pick-up, com desenho diferenciado, isso eu preso muito. A saveiro só não passa a Strada porque tem preço alto, a Fiat sempre dá desconto e no final a Strada acaba ficando mais em conta.

    • Mario

      Não creio que seja apenas o preço. No interior vemos as stradinhas básicas rodando pra todo o lado.

      • Pacheco

        Sim Mario, a Strada CS pelada vende muito para empresas. É um excelente carro e da conta do recado. Atualmente, não tem um concorrente parrudo como ela.

        • pedro rt

          verdade, so vejo aos monte strada working cabine simples e dupla por aqui trabalhando nas mais diversas empresas

          • Pacheco

            É carro de guerra mesmo… peladinha, sem ar e dh. É valente e aguenta o tranco.
            A unica que aguentava era a Courier, mas a Ford parou.

            • Pedro Rocha

              Mas a Courier tem um problema: baixa altura em relação ao solo. Meu pai saiu de uma Pampa 1.8L ano 93 para uma Courier ano 2000 para usar no sítio e reclama desse aspecto.

              • Pacheco

                Sim, era um problema dela. Mas a bichinha era guerreira. Aguentava demais o tranco. Gostava o enorme tanque dela.

      • leomix leo

        Eu atualmente estou com uma estrada 1.4 2013 emprestada de um primo. Vamos lá, acabamento nunca teve, bate tudo por dentro, e o carro tem somente 45 mil rodados, um amortecedor já está pedindo socorro, a suspensão traseira faz a baixinha pular igual a jegue, fiz uma viagem de 200km, cheguei todo arrebentado, peso ela aguenta, estou construindo uma casa do zero, e carrego tudo na bixinha, mais o consumo dela é alto, no trânsito travado de minha cidade faz ela beber muito. Só consigo 7,5 km/l com o pé bem leve e sem ar ligado, com o ar condicionado ligado cai pra 5,8 km/l, na estrada com ela vazia consegui 13,2km/l fácil, carregada só fez 10,7 km/l. Eu achei a saveiro de meu tio mais econômica, apesar de ser 1.6 8v, mais não carreguei tanto peso para poder fazer o teste.

        • Diego Sangi

          A strada do seu primo tá bichada ou vc é fã boy da VW. Temos uma com 110 mil km e não bate nada, desde 2011 usando carregada.

          • leomix leo

            Não sou fã de marca alguma, a sua anda em estrada de chão!!! Se não deve ser por isso. Ele mora em Planaltino, interior da Bahia, da sede da fazenda dele para a cidade, sa 20 km de costela de vaca e buracos, ele vai e volta na cidade pelo menos 2x por dia. Agora se a sua só anda no asfalto fica lindo, tenho um exemplo de um grand siena de meu sogro, batendo o painel e amortecedor na mesma pegada é só tem 53 mil kgm/s rodados. Meu Civic 2012 tem 89 mil e não tem um grilo e não bate nada, comprei usado com 28 mil km rodados e até hoje não fiz nada de suspensão.

            • Diego Sangi

              A strada é usada para carregar cargas de café desde o alto da lavoura até o terreiro.
              Acho q deveria ver o q seus parentes fazem c os respectivos carros, pois também tenho um bravo c 96 mil km e sem problemas até aqui.

        • Ramon Grigio

          Em contrapartida, a empresa aqui tem uma C.E. 1.4 com 310.000 km (daqueles primeiros modelos flex) Com AR+DH+Vidros. TUDO funciona, ela anda macia ainda e nada de barulho no painel (eu achei isso incrível, já que muito carro de passeio popular perde pra ela). Pisando fundo com ar ligado ela é mais econômica que o mille fire way economy (que eu também uso) na mesma situação (estradas de terra do interior).

          Claro, já está toda rangendo externamente (carroceria está bem judiada). Mas acho que está muito boa considerando tudo o que passou.

    • Mario

      A saveiro robust sai a partir de 43k e a strada working sai por…o preço não está disponível no site da fiat.

      • Brasileiro

        De Robust acho que só o nome mesmo, nao sei se mexeram na suspensão traseira dela a Strada é “pau pra toda hora”

        • pedro rt

          a suspensao traseira da saveiro e a mesma do golf mk4, ela ficou mais reforçada na linha 2017

        • Retrato do Papai

          é aquele negócio, propaganda… no comercial da TV o big mac é lindo, delicioso, isso e aquilo, mas na prática perde pra muito podrão de esquina… tipo o tão conhecido texto “imagem meramente ilustrativa”…

          uma vez me disseram que produto bom não precisa de muita propaganda, ele se vende sozinho, a própria propaganda produzida pelos usuários já impulsiona o produto… no caso dessa saveiro “robust”, vejo que a propaganda é bem exagerada…

          • G.Alonso

            Saveiro tem bastante propaganda mesmo, em tudo que é site. Principalmente essa Robust.

    • Robison Adada

      Não é pelo preço que Strada vende mais!

      • Ramon Grigio

        Se bem que aquela promoção de strada básica por 35.000 ajudou bastante. A empresa que trabalho comprou uma CS “completa” por 40k. Muito bom ao meu ver.

    • Nunes Nunes

      Fui na concessionária ver a toro. O acabamento é terrível. Se fosse um porcenalato, seria daqueles mais baratos que não dão esquadro.

      • Murilo Soares de O. Filho

        Não é o que se fala nos meios de comunicação.

      • leomix leo

        Não é bem assim, fui dar uma olhada, o renegado é mais caprichado, mais ela não é tão ruim como a estrada.

      • G.Alonso

        Caramba, tu deve andar só de Audi pra cima, pq…

  • pedro rt

    parece q a strada ta vendendo bem so pra frotista agora entre o consumidor comum a liderança parece q foi pro TORO. todo dia vejo um pelas ruas da minha cidade. a saveiro merece vender cada vez mais pois ficou de muito bom gosto essa reestilizacao, a melhor de toda sua historia

  • Gian

    Um amigo que tem empresa recebeu uma oferta para comprar Saveiro com 20% de desconto. Quando foi na concessionária, viu que era a antiga.

    Acho que esse boom da Saveiro pode ser queima do estoque da anterior.
    Vamos ver nos próximos meses.

    • Wellington Myph13

      Na verdade a Saveiro “nova” de entrada que tem mais desconto é a que não mudou nada no interior. Então por fora mudou, mas interno é 100% igual.
      E acho que o “boom” de melhora foi da nova sim, até porque, ela vendeu menos nos últimos 2 meses e só agora, que realmente tem as novas na CSS, que melhorou.

      • G.Alonso

        Sim, pode ser verdade, mas, em abril vi algumas cegonheiras cheias de Gol e Saveiro sem ser os reestilizados, e, a reestilização do Gol já havia sido lançada e eu já até tinha ido a concessionária ver o carro como tinha ficado, daí pensei comigo quem seria os que pagariam menos para ficar com o Gol antigo, tendo o novo com interior muito mais bonito e vistoso na mesma loja. Mas, aqui é interior e já ouvi até o vendedor falar que o motor 1.0 do Gol tem injeção direta…

        • Ramon Grigio

          Lembro do começo de 2013 quando compramos meu voyage 13/14 itrend. Tinha gol e voyage 13/13 sem ab2/abs e bem mais pelado por 1000-1500 de diferença. Fomos no mais novo. Não se justificava economizar esse valor na época.

  • Miro Saraiva

    Me pergunto: um carro como dobló faz o q numa linha de produção tendo vendido 82 unidades? Passa a régua.

    • Guilherme Eduardo

      Vai passar. Tem uma matéria mais para trás falando que Dobló, Weekwend e Idea não chegam em 2018.

      • Miro Saraiva

        Do jeito q ta olhe lá se chegar ao fim de 2016

    • Márcio GO

      Na verdade 82 unidade referem-se apenas à Doblo Cargo. A Doblo “normal” entra na venda de carros de passeio e SUVs e nesse mês vendeu 531. Então 531 + 82 = 613. Mais que Jetta, Focus e Golf, por exemplo.

      • EJ

        Por mais que a Fiat não dê bola pra Dobló, é um carro que um nicho de mercado ainda precisa (exemplo: é ótimo para adaptar a cadeirantes, preço menor que o preço astronômico de uma Merccedes Vito, por exemplo). Mas a Fiat maltrata demais esse nicho. Poderia reduzir o déficit de gerações se assim quisesse, para que o consumidor se beneficiasse das melhorias em ergonomia e segurança ativa e passiva que as gerações mais novas tem.

      • Miro Saraiva

        Depois q atentei ao detalhe ao ver a publicação dos carros de passeio.

  • Eu acho muito bom a Master estar na frente, isso mostrar que a Renault acertou a trazer a atualização do modelo. E indiretamente todas as outras tem que correr atrás. Meu vizinho tinha uma sprinter escolar e recentemente trocou pela Master, eu perguntei como estava e ele respondeu que foi uma questão de manutenção e do preço. Mas que considera as duas parecidas, mas na opinião dele a Sprinter tem algumas coisas melhores que a Master, mas que a diferença de preço entre elas não compensava a troca. Enfim alguéem que trabalha nesta área pode dar um panorama melhor. ;)

    • Antunes

      O único mal da master é a tração dianteira, come um pneu desgraçado, mas é uma excelente van

  • DiMais

    o carlos blog já estava tendo orgasmos com as vendas da Saveiro… mas não deu de novo! a Fiat é muito agressiva nas vendas para PJ e agora a Toro tem mostrado fôlego para ficar do lado da irmã, provavelmente compensando as vendas para pessoa física que a Strada vai perdendo.

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    A Frontier ainda vende, nossa, como tem gente corajosa nesse mundo.

    • Diogo Oliveira

      E eu que nem lembrava da existência da Frontier e da L200.

  • Diogo Oliveira

    A Toro acho que foi um dos melhores carros que a Fiat Brasil já fez.

  • dor53

    FCA #1 in US light truck sales, again

    by Bill Cawthon on 2016-06-01

    For the second month in a row, FCA US sold more light trucks (minivans, vans, SUVs, and pickups) than Ford or General Motors.
    The tally was 170,277 for FCA, 167,433 for Ford, and 166,647 for GM.

  • V12 for life

    Montana vontou a vender bem e Saveiro chegou a encostar na Strada, ou seja esse mês teve muito pj renovando frota.

    • Ramon Grigio

      Pois é… o que ocorre? A monstrana é tão barata assim?

  • Sendo muito pragmático na análise dos números, convenhamos que a Toro está substituindo a Strada, em tese, e não retirando mercado da Saveiro. A Strada tem histórico de vender o dobro da Saveiro, ao menos, chegando a liderar o mercado geral em algumas ocasiões no ano passado. Me parece que se somarmos as vendas de Toro e Strada, teremos mais ou menos o que seria um valor que seja equivalente à vantagem histórica que a Fiat tem na mercado de pick-ups leves.

  • The Monster Man

    Incrível a quantidade de carros que a montana ainda vende.

  • Snoop Dogg

    Nova Saveiro da de mil nessa Stradinha Jurrasic, não entendo o consumidor brasileiro nao.



Send this to friend