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Mais um leitor nos fala sobre seu Fiat Stilo que perdeu a roda

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Este é o último caso que vamos relatar aqui no NA. Mesmo recebendo vários emails de pessoas que dizem ter passado pelo mesmo problema, sabemos que ficar falando de um assunto de maneira indefinida passa a impressão de perseguição a certa montadora. Não queremos perseguir a Fiat, mas sim mostrar para o Brasil este problema, que é muito sério e que deve ser resolvido o quanto antes, pois vidas estão em jogo.

O leitor Diogo Lessmann nos mandou um email falando que passou por essa situação embaraçosa com seu Fiat Stilo, inclusive nos mandando uma foto de seu carro capotado. Como sempre somos criteriosos com relação a casos assim, perguntamos a ele quais seriam a placa e o RENAVAM do seu carro, para comprovar que o Stilo era realmente dele. Ele nos passou os dados, e consultamos no Detran de seu estado, Santa Catarina, confirmando que realmente o carro era dele. Inclusive o mesmo está em nome do Diogo.

Então vamos ao seu email:

Eber, esse é o meu Fiat Stilo. Bom, creio que soltar a roda é mais comum do que parece. Eu fui desviar de um cachorro, mudei de pista sentido contramão, que estava livre! Podia ter desviado muito bem, mas quando eu passei sobre algumas tartarugas no meio da estrada (taxão), o carro ficou louco e rodou umas 2 vezes até capotar.

Espero que a Fiat tome providências. Ah, no veículo está eu e minha namorada por sorte nada aconteceu com a gente! Aliás Eber o acidente ocorreu na BR-280, em Jaraguá do Sul mesmo. Eu estava vindo do município vizinho. Detalhe, a seguradora SIMPLESMENTE REMOVEU o sinistro de média monta do veículo, caso fosse colocado no sistema seria motivo para PT, já estou com o carro ficou ótimo, mas nunca mais vai ser novo ou vou olhar pra ele com os mesmos olhos; e a Javel, a autorizada Fiat, simplesmente não deu explicações sobre a roda ou nada.

O meu carro é um Fiat Stilo 07/07 que foi comprado em novembro, o carro estava só com 7000 km rodados. Quando o carro passou pelo taxão ele rodou duas vezes e depois capotou, parando em uma valeta, como mostra a foto que te mandei. Por sorte eu e minha namorada não sofremos lesõe graves, só uns arranhões!



  • pedro faleiro

    E TEM GENTE que vai dizer que ainda são casos isolados?? A FIAT tem que tomar alguma providência, pois os acidentes estão se multiplicando. GOSTO da marca, mas porém, sua credibilidade está comprometida se não fizer um recall.

  • Ramazzotti

    Pelo visto não houve perícia e esse Diogo não vai fazer nada a respeito, além de “nunca mais olhar com os mesmos olhos” o Stilo. Tem que entrar na justiça, mané da ilha. E ,desculpando a ignorância, o que vem a ser isso de “remover sinistro de média monta”?

  • sebastiao

    Os casos dos Stilo aconteceram com carros de 2005 a 2007, nesse período sairam 33.556 unidades de stilo, se formos incluir as unidades de 2008 temos 40.000 Stilo rodando. Até agora o número é relativamente pequeno se considerarmos o tempo (3 anos) e as unidades( 40.0000). De qualquer forma o Punto e Idea utilizam o mesmo eixo traseiro e não foram detectados casos assim…

  • Mal mal! Que melda! Não confio mais. Fico pensando se eu tivesse agorinha por comprar um carro com uns 60mil… pq tirando o atendimentos das concessionárias, os carros da Fiat pairam direto na minha cabeça e agora com essa história, tá me gerando certa angústia. :(

  • Alexandre

    O maior ERRO da Fiat, num momento que ela mais conquista o mercado, é não ASSUMIR O ERRO! Pq tamanha ignorância? Nós brasileiros somos algum tipo de animal diferente dos de outros países? Volta e meia vemos noticias la de fora chamando para fazer recall, até a ferrari! Tá dificil hein, pqp!

  • sebastiao

    Oo C4 VTR do reino unido mesmo, tem uns 5 recalls e só de coisa séria: Risco de airbag não abrir, risco de cinto de segurança falhar em colisão, risco de ABS/ESP falhar, risco de perda de frenagem e risco de incendio no motor. Nem por isso o carro perde crédito, isso pode acontecer.
    :OoO: :upp: :pao:

  • pedro faleiro

    [Comentario #87283 sera citado aqui]

    falou certo meu amigo, mas acredito que o stilo somente não perderá o crédito e confiabilidade, SE HOUVER O RECALL. Entretanto a FIAT, até o momento, se diz inocente, e que são casos isolados.

  • armroots

    [Comentario #87271 sera citado aqui]

    É mais um caso isolado…mais que óbvio…os outros leitores que mandam e-mails não importam…

    É o 7° caso relatado no site, e comprovado…ainda acreditam que é coincidência!?!? Ta mais que provado que não é…e quem já fez estatística uma vez na vida, sabe que casos como esse não tem como ser “um acaso”. Vão dizer que é “força excessiva” de novo?!?!? Ou dessa vez vão dizer que é porque passou por uma tartaruga (que mesmo se fosse, o carro é projetado pra aguentar isso, ou deveria pelo menos)?!?! Fiat comendo bola e destratando os consumidores…tapando o sol com a peneira e mascarando problemas sérios…

  • pedro faleiro

    [Comentario #87271 sera citado aqui]

    VOCÊ ACHA UMA MORTE JÁ TER ACONTECIDO UM NÚMERO PEQUENO? E QUANTAS MORTES SERÃO NECESSÁRIAS PARA QUE SE TOME ALGUMA PROVIDÊNCIA? mesmo tendo acontecido em “poucas” unidades, é óbvio que algo deve ser feito!

  • gabrielhpantoja

    Com todo o respeito, mas você não deveria deixar de relatar estes casos. Acredito que imparcialidade gera credibilidade, e no caso do banco do Fox não houve limação da informação e nem porisso pareceu perseguição, apesar da criança com nariz de palhaço ser utilizada somente para a mesma.

    Se a Fiat insiste na mesma política da VW em fazer vistas grossas a um problema, a primeira coisa que pode-se fazer, em meu ponto de vista, é não ter vistas grossas e sempre relatar. :clown:

  • Ricardo K.

    Sem querer defender ninguém, mas o cara passou sobre “algumas tartarugas”!!!!!Até um 4×4 sente qdo passa nas tartarugas.E a velocidade???A quantas ele andava, para rodar DUAS VEZES E CAPOTAR???Cada um que julgue o caso, como achar melhor, dentro da lógica, com as condições que foram citadas.

  • pedro faleiro

    respeito seu comentário meu caro, mas as tartarugas ou taxões são projetados para um carro passar por cima. E a intenção, quando se passa por cima deles, é literalmente o carro e os que estão dentro sentirem, pois o carro estará fora da faixa de circulação. Tecnicamente, nenhum conjunto de suspensão quebraria ao passar por esses taxões, independentemente da velocidade.

  • pedro faleiro

    [Comentario #87299 sera citado aqui]

    ver comentário 12

  • Carlos Medeiros

    A Fiat se defender sob a alegação de serem casos isolados você até pode tentar entender, afinal ela está tentando evitar a todo o custo um recall e uma possível mancha em sua marca, algo que particularmente não irá acontecer por aqui, pois brasileiro que elege collor novamente compraria normalmente um carro que solta a roda.
    Mas o que eu não consigo entender são essas pessoas querendo defender o carro, caraca…consumidores dizendo que são casos isolados. Queria ver essas mesmas pessoas continuarem com essa opinião depois que algum parente ou pessoa próxima sofra algum acidente desse tipo. Po… para com isso…. o que está em jogo aqui não é montadora – elas são grandes e problemas de fábrica algum faliram alguma fabrica pelo mundo – o que está em jogo aqui são vidas de pessoas ao longo de nosso país. A coisa é séria e muito perigosa.

  • Guilherme M.V

    Ele se esqueceu de comentar sobre o modelo do Stilo e se o carro perdeu 1 ou as 2 rodas traseiras,mais me parece ser a versão sporting com rodas aro 17.

  • G.C

    Tava quase comprando o meu stilo, mas dps disso desisto. Agora é esperar novo focus e o i30.

  • Giovanni

    [Comentario #87266 sera citado aqui]

    Mané da Ilha? O cara é de Jaraguá, a 200 km de Florianópolis. Ê paulistada que desconhece o resto do Brasil :)

  • Ricardo K.

    [Comentario #87303 sera citado aqui]

    Meu caro.Tartaruga , é uma coisa!!!São maiores e realmente se parecem com tartarugas.Taxões, são sinalizadores que avisam qdo vc está fora da sua linha de rolamento, e por sinal, são muito utilizadas em freeways in USA.Tartarugas, são normalmente obstáculos que via de regra não devem ser “passados sobre”!!!Espero ter sido mais claro agora sobre meu comentário anterior.Abraço

  • armroots

    Ricardo…tem também a regionalização, em uns lugares os caras chamam de tartaruga, outra chamam por outro nome por isso a confusão.

    De qualquer forma, um impacto como esse não é o suficiente pra desintegrar o sistema da roda como o caso do Stilo, a não ser que haja falha em um dos componentes, pois como engenheiro mecânico vos digo, o projeto prevê sempre um coeficiente de resistência absurdamente alto pra que coisas assim não ocorram, por exemplo um parafuso é superdimensionado pelo menos 10 vezes mais que o valor calculado. E isso já não é mais um caso isolado faz tempo, como disse no meu post anterior…quem já estudou estatística uma vez na vida vai ver que uma coincidência assim jamais teria chance de ocorrer.

  • Ricardo K.

    [Comentario #87317 sera citado aqui]

    Concordo plenamente, tanto a nível de mecanica, qto de estatística.Abraço.

  • Nelton

    Eber, parabéns pela coragem de abrir um tópico para monstrar outro possível caso de problema com a roda do Stilo. Até agora só consegui achar informações relevantes sobre o assunto em seu blog e nas páginas do Correio Braziliense e do caderno de veículso do Estado de Minas na web (vrum.com.br).

    Esse tipo de informação é de extrema importância pois, se não fosse por essas notícias todos nós estaríamos sujeitos a acidentes graves, com risco de morte, até que as montadoras assumissem um erro crônico em seus produtos, ou que se ficasse provado que os defeitos encontrados são causados por mal uso dos motoristas (o que acho um pouco improvável do caso do cubo da roda do Fiat Stilo).

    De qualquer forma, as pessoas mais interessadas no assunto são aqueles que melhor podem contribuir para se iniciar um processo realmente sério de prova deste defeito: os proprietários de veículos que tiveram problemas com a soltura de rodas. Creio que todos devem ser instruidos a capturar o maior número de provas, não só com fotos, mas também contratando uma perícia independente e movendo ações junto ao Procon, Delegacia do Consumidor, Ministério Público e Ministério da Justiça, como fez uma proprietária de Sobradinho, no Distrito Federa, de acordo com os links das notícias abaixo:

    http://cbnews.correioweb.com.br/html/sessao_1/2008/06/09/noticia_interna,id_sessao=1&id_noticia=11894/noticia_interna.shtml

    http://cbnews.correioweb.com.br/html/sessao_1/2008/06/10/noticia_interna,id_sessao=1&id_noticia=12124/noticia_interna.shtml

    http://admin.estadodeminas.vrum.com.br/veiculos/templates/template_interna_noticias?id_noticias=26927&id_sessoes=1

  • DarK_FlooD

    [Comentario #87266 sera citado aqui]

    putz! Se o “mané da ilha” (¬¬ ridículo) quiser fazer algo o problema é dele..

    Cada um que aparece..

    E como devem ter casos desse pelo Brasil, deve ter pessoas que se acidentaram com seu Stilo e pensado que perdeu a roda por causa do acidente :trowup:

  • Gustavo Souza

    Aí!! o trem quebrou a ponta do eixo de novo!!!

    Ahh so nao ve quem não quer!!!

    Eu ja rodei o meu celta, acertei a calçada a pelo menos uns 60 km por hora, amassou a roda, desmontou o pneu, e a suspençao aguentou blz!

    Ja passei em tachões, a pelo menos uns 150 km por hora, freando, andando de lado, e a roda não saiu!!

    Ou tem algo de errado no Stilo, ou ele é feito de cristal, e não serve pro Brasil!
    Eu nunca vi tanto carro quebrando a ponta do eixo!
    SE VC TEM UM STILO, TROQUE OS EIXOS TRASEIRO DELE POR NOVOS NÃO ORIGINAIS. NÃO ARRISQUE SUA VIDA!

  • Ricardo K.

    [Comentario #87343 sera citado aqui]

    150 num Celta???kkkkkkkkkk…não seria num CESSNA?????????????Cada um que aparece.O assunto aqui é STILO e seus problemas.Deixa seu Celta no lugar dele…nos times da 2ª ou melhor 3ª divisão!!!!!

  • Will.

    Nao importa se é Fiat ou Lambo, se é Fusca ou Fusion, Se é Stilo ou Gol.

    Tem q mostrar tudo isso sim!

    Valew Eber!

  • Ricardo K.

    [Comentario #87352 sera citado aqui]

    É óbvio que precisa mostrar…Seja qual for a montadora.Mais uma vez, parabéns, Éber!!!!!

  • Ramazzotti

    Tudo bem que ninguém é obrigado a entrar em juízo para fazer valer os seus direitos. Lógico que a montadora vai tirar o dela da reta, então no caso do dono de um Stilo com o relatado problema nas rodas / eixo traseiro, ele pode ajuizar uma ação de indenização contra a Fiat e requerer a produção de perícia judicial, por conta da montadora de Turim – o Código do Consumidor permite isso – situação de hipossuficiência – quer dizer, perto de um grupo do porte da Fiat, VW, Toyota, nós somos Zés, Manés, Barnabés etc. Eu mesmo não teria condição de pagar um perito particular isento.

  • Gustavo Souza

    [Comentario #87348 sera citado aqui]

    O Celta é uma medra mesmo! Mas o 1.4 pelo menos tem muito gas! Que por sinal é o meu, e chega a uns 170-180 km por hora.

    Mas a questão é que carro da segunda, terceira divisão, ou varzea mesmo, é MAIS CARRO QUE O STILO! Pq o carrão da fiat ta soltando a roda por qualquer coisa!

    Esse negocio da fiat não admitir o problema é ridiculo! Vai é morrer mais gente?!?!

    Com minha formaçao em epidemiologia, eu penso que os casos que estamos vendo NÃO SÃO CASOS ISOLADOS, e sim CASOS REVELADOS! Na medicina, cada caso notificado ne tuberculose, equivale a 100 não registrados! Se pensarmos o mesmo pra esse caso, talvez tenhamos uns 500 casos no Brasil, mas as pessoas acham que não foi culpa do carro, morreram e não tiveram quem investigasse, ou ainda acham que a culpa é do carro mas não apareceram nesse site! Pra mim 5 casos que sejam, é muito, e merecia seriedade da fiat na investigaçao!

  • sebastiao

    [Comentario #87287 sera citado aqui]

    Caro amigo armroots;não quis inocentar a Fiat mas acho que vc credita que o problema é fácil de ser resolvido?

    1º A Fiat prescisa identificar o defeito!
    2º A Fiat prescisa criar/modificar ou até mesmo identificar quais lotes sairam com defeito!
    3º O que adianta a Fiat anunciar um recall sem nem ao menos saber o que esta acontecendo, já pensou se a Fiat chama para recall alguns stilo e defeito persiste, já pensou em quanto vai queimar mais ainda a imagem da mesma????

    Por enquanto quem sabe disso é apenas os leitores do jornal do Estado de Minas e alguns internautas, ou seja não há panico! A partir do momento em q passar no Jornal Nacional ai as coisas mudam.

    Acredito sim que o eixo deu problema em alguns casos, mas como o caso agora está em evidência todo que é mal carater vai começar a querer foder a Fiat. Vamos esperar q se tiver problema a Fiat vai consertar nem que seja por força da justiça, assim como a VW fez com o Fox.

    É obvio q a fiat tem conhecimento desses casos q aconteceram, a industria tem responsabilidade legal sobre seus produtos. As pessoas tem q entender q uma empresa do tamanho da fiat não pode se pronunciar antes de ter uma posição bem definida sobre os casos, ela tem compromisso legais com o fabricante das peças e tem uma imagem a zelar. Se o problema for real os proprietários vao ser avisados e terao as peças trocadas…
    Abraços.

  • Luis.J.R.

    Gostava do stilo..mais depois dessas reportagens, fiquei com medo do carro?A fiat tem que fazer alguma coisa?

  • Maycon Farias Batista

    nossa o Eber est[a determinado mesmo a expor ate o limite sobre esse assunto.

    Agora meu amigo Eber queria lhe dar uma sugest;ao
    porque vc nao troca o nome do site e passe a colocar assim ( Stilo ,as rodas se soltao e causao acidentes!!)

    cinceramente esse site foi o melhor sobre carros quando conheci a alguns anos ……mas agora s[o posso dizer que se tornou o pior, nao porque diz a verdade ,mas porque nao sabe fazer noticias mais como antes..
    [e uma pena, mas hoje estou deixando de participar de um site que tem tudo para ser excelente, mas parece que isso nao [e o que vc est[a buscando.

    Vc nao deve nem estar dormindo esperando algum leitor mandar outro caso do stilo pra vc colocar aqui rsr

    e outra coisa a Fiat ta pouco se lixando pra reportagens e materias em sites amadores! Isso nao vai afetar em nada e nem um pouco nas vendas nem na imagem da fiat, porque ela est[a no topo. nem tudo que est[a no topo [e perfeito, mas persegui;’ao e um merito de insatistfeitos e invejosos que querem que as montadoras fa;’ao o que pessoas comuns desej;ao.

    nem se a Fiat parace de vender o stilo, nao ia nem fazer cosegas rsrs porque o stilo vende cerca de 1500 a 1800 por mes ,mas a diferen;a da fiat para a segunda colocada [e de mais de 10.000
    ainda sim a VW teria que suar muito!!rsrs
    Fiat parabens por continuar lider!

    Espero que se for verdade mesmo o que esta contecendo que a fiat fa;a um recall s[o isso. para que esse alarde todo.
    A VW tb nao fez o recall assim de um dia para o outro.Tenham paciencia ..

    e daqui ah uns meses eu volto aqui pra ver se mudou alguma coisa no site

  • Gustavo Souza

    [Comentario #87404 sera citado aqui]

    JA MORREU GENTE!!!

    Pouco importa a marca.

    Não importa o tamanho ou importancia do site.

    TEM QUE MOSTRAR OS PROBLEMAS E EXIGIR RESPOSTAS! se a fiat não vai responder, isso mostra a importancia que ela dá ao seu consumidor!

    Larga mão de ser cordeirinho! Ja morreu gente, e pode morrer mais! Todos temos que exigir respeito e RESPOSTA da Fiat frente ao problema OBVIO que existe no carro.

    Parabens ao Eber e admistradores do Site!

    Denunciar algo errado é importante na democracia!

  • armroots

    Ridículo esse Maycon defendendo a Fiat…só por conta de pessoas que tem o senso crítico como nós temos é que as montadoras são obrigadas a fazer recalls e outras coisas, chega a beirar a imbecilidade mesmo esse tópico falando em inveja e outras coisas…se tu não tem senso crítico suficiente pra ver que já morreu gente por conta de um problema desses, então é bom que não participe mesmo, com suas opiniões totalmente parciais. É fato que existe o problema meu caro, independente de você querer ou não, e ninguém aqui tá execrando a Fiat só por conta do defeito, mas sim por ela empurrar o problema com a cara-de-pau e cinismo de dizer que o problema é por “força desproporcional” utilizada pelo consumidor…da licença…tem de mostrar mesmo, e levar até mais longe…mostrar que não é um caso isolado, mas sim um fato consumado e provavelmente erro de projeto ou componente mal feito.

  • Hoje eu vi um destes com aro 17….

  • Tiago Regis

    [Comentario #87404 sera citado aqui]

    esse cara tem um Stilo e nesse momento está tentando vender(abafa o caso)depois que ele vender o dele o discurso vai mudar…

  • luiz_2008

    isso nao existe

    acho muito difícil ter um problema com o Stilo, são casos isolados msm

    vejam a diferença:

    no caso FOX, a pessoa só se machucava ao tentar rebater o banco traseiro e ao colocar o dedo dentro da argola. Agora pensem quantos motoristas do FOX fazem isso todo dia?? A minoria!!! Eu msm nem lembro da última vez que abri meu porta-malas

    o caso do Stilo é diferente, pq, segundo relatado, as rodas se soltam com o carro em movimento. ora, pra que o acidente aconteça, basta que o carro esteja andando, o que acontece praticamente TODOS os dias com TODOS os motoristas. se houvesse um defeito mesmo, os casos seriam muito mais numerosos. Teria acontecido comigo por exemplo, que tive um Stilo por 4 anos, andando com ele todo dia.

    acho mto dificil ter havido um erro com o stilo. me parece que tem gente querendo fazera fiat de bode expiatorio (vide o dono do stilo que nao tinha seguro e agora quer pôr a culpa na fiat)

  • armroots

    [Comentario #87442 sera citado aqui]
    Pelo amor do Santo Cristo, ainda vai dizer que é caso isolado!?!? da licença mesmo…tu já fez estatística alguma vez?!?! Se não fez vou te explicar por cima…em casos assim, não existem tantas coincidências…todos os fatos relatados são da mesma forma, por um motivo ou outro o conjunto se desprende, e mais, é a mesma montadora, o mesmo modelo de carro, o mesmo tipo de suspensão meu caro…é coincidência demais…porque isso não ocorre com o Punto por exemplo, que é da mesma montadora?!?!?! Pelo amor, tem gente quenão quer ver mesmo…xingaram, execraram, odiaram a VW e agora vem defender a Fiat…faça me o favor…

  • DarK_FlooD

    [Comentario #87442 sera citado aqui]

    Então pra você é normal sair as rodas do carro voando? Já viu isso sendo falado de qualquer outro carro de qualquer outra marca? EU não.. primeira vez que ouço esse tipo de notícia.

  • DarK_FlooD

    Continuando o comentário acima..

    Mas é óbvio que a roda vai se soltar com o carro em movimento, mas deve não ser um caso fácil de se conseguir realizar… deve depender de quanto tempo o carro está andando, temp externa, velocidade, o capeta de 4.. etc.etc.

    [Comentario #87404 sera citado aqui]

    Esse é presidente da FIAT, ou filho, porque se fosse o presidente não escreveria tão mal.

  • Carlos Medeiros

    hahahahahahahahahahahaha :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:
    Jesus !!!!! nego é sem noção….. não é possível esse maycon deve ser ou funcionário ou deve ter alguma participação da fiat….caraca !! Porque se for um digamos admirador é um belo de um idiota (desculpem a palavra). O cara prefere pelar um saco de uma montadora do que defender os consumidores….realmente maycon a fiat está muito preocupada com a sua opinião.
    Mas falando sério….fiat líder ? só se for nesse país tupiniquim né ? que assim como votam em lula compram carros que soltam a roda. A fiat é a 12 montadora do mundo, tendo carros conhecido como de segunda categoria..isso é notadamente conhecido mundialmente. Pelo amor de Deus….gosto é gosto…mas querer elogiar fiat é puxado demais !!! :down: :down:

  • luiz_2008

    brasileiro adora se adiantar e tirar suas conclusões antecipadas
    no caso Fox, houve um procedimento conduzido pelo Ministério da Justiça e a VW, após apresentar sua defesa, acabou sendo “condenada” e como punição teve de fazer o recall
    agora aparece meia dúzia de fotos de acidentes que, a princípio, só têm em comum o Stilo, e o povo já vem com “Tô com medo da Fiat” “Fiat nunca mais”.
    Antes de tirar conclusões, vamos esperar pelas investigações, pelos laudos técnicos imparciais, por um justo julgamento do caso. não podemos pular etapas
    é fato que brasileiro sempre quer dar uma de “espertinho” e pode ter muita gente aí capotando seus carros por direção imprudente querendo arrancar um dinheirinho da fiat

  • Pablo Piovezam

    Deus! me Livre!..Que Pais Q vivemos!…Alem de Carroças empurradas guela’baixo do povo …ainda corremos risco de vida…falta de respeito ao consumidor! :censor: :bate:

  • Thiago Lamego Balbino

    É uma verdadeira PUTARIA o descaso da FIAT com um sério problema desse. Não cabe aqui ficar evocando o lado emocional defendendo a imagem do Stilo. A Fiat está negligenciando ao desconsiderar um defeito dessa gravidade ao alegar que a roda, sempre traseira, desprende-se por ocasião do impacto acidental. Donos de Stilo, querem protegê-lo e explicitam razões idiotas como torque no aperto de parafusos dentre outras.
    Contra fatos, não há argumentos. As fotos estão aí! E o mais alarmante é que estã em perigo não apenas os donos e usuários do veículo em questão, mas sim, todos os envolvidos no trânsito. Imaginem um Stilo perfazendo uma curva em alta velocidade em uma estrada e, quando menos se espera, um veículo de três rodas!(ou duas, são as traseiras)
    O primeiro caso (e é um caso extremamente típico, não há relato de outros modelos que perdem as rodas) ocorreu em 2005. Estamos em 2008 e a FIAT nega a necessidade de recall. Quants vidas serão preciso perder?
    Em relação ao aperto da roda, sei que existe um torque especificado para cada parafuso e que, se ultrapassado, causa estrago nas roscas. Porém todos os veículos, de diversas marcas são submetidos ao mesmo processo de aperto, muitas vezes em borracharias que não possuem torquímetro, em oficinas, postos etc…. enfim, não vamos nos convencer com a tentativa de explicação mandraque que a FIAT e os “futuros” viúvos do Stilo tentam nos empurrar goela’baixo.
    É UM SERÍSSIMO CASO QUE ENVOLVE SEGURANÇA E A VIDA DE MUITAS PESSOAS.

  • Ricardo K.

    [Comentario #87388 sera citado aqui]

    Calma, meu amigo.Vc como epidemiologista, deve conhecer também estatística.Concordo com voce em parte.Sou pilot comercial, e tb temos problemas com estatística em acidentes aéreos.Vamos tentar ser mais transparentes e neutros em relação a acidentes e procurar as causas.Quanto ao Celta dando 180!!!!Deve ser um Boeing, ou melhor um F-18!!!!!

  • Guilherme M.V

    [Comentario #87452 sera citado aqui]

    Concordo com vc,a Fiat está pouco se lixando pra esse tal de Maycon e pra todos os que estão puxando o saco da Fiat,nesse país de carroças as montadoras estão é rindo a toa.

  • ORIOLE

    No Brasil é assim, os consumidores não são tão fortes como na Europa ou EUA, resultando nisso, seus direitos não são respeitados como deveriam.

    Mas é chato ver que essas fábricas não se sentem motivadas à prevenir acidentes ocasionados por produtos defeituosos, só o fazem se obrigadas pela justiça.

    E do jeito que o consumidor brasileiro tem uma personalidade “própria”, o recall poderia sujar a marca ao invés desse gesto ser lembrado como algo positivo.

    Abraços.

  • Carlos Medeiros

    Nós brasileiros somos respeitados de acordo com o nosso senso crítico. Enquanto tivermos consumidores defendendo a montadora em um caso como esse, é lógico que as montadoras vão continuar agindo dessa maneira.
    Problemas e erros todas as montadoras estão passíveis de ocorrer, por exemplo a toyota nos EUA que nos anos de 2006 e 2007 foi uma das montadoras que mais fizeram recall lá. O lance ruim é a montadora dizer que não é nada enquanto vidas estão em jogo.

  • Will.

    [Comentario #87404 sera citado aqui]

    HAHAHAHAHAA!!!!!!!! Só pode ser filho de alguem da Fiat mesmo! auheuaheuhahehuaehuhu

    Amigo, isso aqui nao é um site de notíicias, é um blog. Como o Éber disse varias vezes: quer imparcialidade? Vai pras revistas…

    Eu concordo com o sr. qdo o sr. diz q isso é pouca coisa. Morrer é pouca coisa. Não foi seu pai nem sua irmã q morreram. Nao era o sr. q estava dentro do carro.

    Pois se estivesse, gostaria de vê-lo defendendo a milionaria fiat.

    Ah! Antes de comentar novamente, escreva direito, ao menos.

    É cada uma…

  • Metralha

    Acho incrivel que com todos esses comentários, as vendas do Stilo não parecem se abater, e já começam a abrir boa vantagem sobre o Golf, tanto nas vendas de junho quanto no acumulado do ano.
    De pensar que o Fiat abriu o ano na lanterna em seu seguimento.

  • IgorFere

    Já tive FIAT e nunca tive problemas, mas confesso que se tivesse um Stilo não ficaria sossegado…

    Sandero – Sorriso garantido !!

  • SpectroBR

    De tudo isso, só uma certeza: a Fiat vai emplacar mais um carro médio desvalorizado no mercado de usados… E olha que já vão Tipo, Tempra, Marea, Brava…e agora Stilo…

  • Ricardo K.

    [Comentario #87786 sera citado aqui]

    Sandero?Sorriso garantido.Acho que vc está mal informado.Deixa seu “automóvel” cair numa concessionária Renault, quero ver onde vai parar seu sorriso.Tenho vários relatos de problemas com manutenção nos Renault.Outra : tente vender esta maravilha, e depois falamos. :zzz:

  • Ricardo K.

    [Comentario #87772 sera citado aqui]

    Certo, meu amigo.O Stilo só saiu na lanterna no início do ano por atraso no lançamento do Dualogic
    Agora estamos na normalidade.Só espero que o problema com a roda(se é que existe problema) seja solucionado o mais breve possível, para não haver outras fatalidades.

  • Claudio

    Para quem não percebeu, não é a ponta de eixo que esta quebrando, mas o cubo do tambor de roda ondo é prensado o rolamento, que esta se partindo!

  • Guilherme M.V

    Éber foi confirmado mais um acidente com este mesmo problema no Stilo,felizmente o motorista não se machucou mais o carro ficou bem danificado com a perda da roda traseira esquerda,o local foi na BR 040.

  • _Dan_

    Tava pensando em comprar um Stilo em vez de uma Nova Eco.. :eyess:

    Mas acho q vo ficar com a EcO mesmo… :teeth:

    Fiat!! :down: :down: :down: :down: :down: :down:

  • vagner

    para finalizar esse assunto,pra os donos de stilo,vão todos mas todos msm pra frente das concessionarias pedir alguma solução ou manda trocar o cubo ou sei la oq….da roda pra poder rodar com segurança,pra os que xingam o carro nem perca seu tempo aqui criticando e respondendo aos que defende o carro, vai comentar sobre o mais importante lançamento do ano”pra brasileiro é claro”o gol…aff….se eu tivesse um stilo ia trocar toda essa parte que solta nos “acidentes causados pela roda”se a fiat assumir a culpa entro na justiça pra pedir reembolso do que eu gastei.melhor que vender o carro agora pq todos vão desvalorizar so por causa desses boatos sem fundamentos.

  • dmt01

    Segue notícia públicada hoje:

    27/06/2008 – 19h34
    Ministério da Justiça processa Fiat por defeito em roda do Stilo
    da Folha Online

    O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, instaurou nesta sexta-feira processo administrativo contra a Fiat em função de aparente defeito no eixo da roda traseira do modelo Stilo.

    A montadora terá dez dias para apresentar a defesa. Após o processo de investigação, a Fiat poderá receber multa de até R$ 3 milhões, se for comprovado que introduziu no mercado veículos que trazem risco à saúde e à segurança do consumidor, sem que tenha realizado recall na data do conhecimento do defeito.

    Segundo o Ministério da Justiça há relatos no processo sobre a ocorrência de oito acidentes envolvendo o veículo Stilo, causados pelo desprendimento da roda traseira. Há, pelo menos, uma morte confirmada.

    Após o recebimento da denúncia, o DPDC notificou a Fiat para que apresentasse esclarecimentos no prazo legal. Em resposta, segundo o departamento, a empresa ignorou os diversos registros de acidentes e negou o cabimento de recall dos veículos.

    Para o DPDC, a montadora aparentemente colocou no mercado produtos com alto grau de nocividade e periculosidade e não fez imediatamente o chamamento na data do conhecimento do defeito, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

    “É um fato grave a empresa se recusar a fazer recall. O Código de Defesa do Consumidor tutela com propriedade a saúde e a segurança do usuário, que tem proteção administrativa, civil e penal”, afirmou a diretora substituta do DPDC, Juliana Pereira da Silva.

    A Fiat foi procurada para comentar o processo do DPDC, mas sua assessoria não foi localizada.

  • Matheus

    FIAT é Foda ne gente..

  • emerson

    celta 150, carro de corno nao chega a isso , tenho um stilo , outros q tiverem devem fazer recal tambem


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