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Manter um carro por 10 anos pode gerar economia para comprar um novo

Manter um carro por 10 anos pode gerar economia para comprar um novo

A Jato Dynamics – a pedido da revista Exame – realizou uma pesquisa de mercado para descobrir se é mais vantajoso manter um carro por 10 anos ou trocá-lo depois de 5 anos de uso. O estudo apontou que no caso de permanência com um automóvel por uma década, o consumidor conseguiria economizar até R$ 26.000, o que daria para comprar um carro popular.


A pesquisa levou em consideração quatro modelos: Fiat Palio, VW Gol, Honda Civic e Toyota Corolla. Em todos os casos, foram considerados os preços sugeridos sem opcionais ou acessórios, revisões de manutenção com preços anunciados com mão de obra incluída, IPVA, DPVAT e licenciamento. Os pneus não têm os valores alterados com o tempo de uso do veículo, tendo sempre o mesmo custo, mas o tempo de troca dependerá do modo de dirigir do motorista e do local onde trafega.

O período considerado é de 10 anos ou 200.000 km rodados e 5 anos ou 100.000 km, ambos com o veículo rodando em média 20.000 km por ano. Na depreciação até o 10º ano, a Jato Dynamics utilizou a variação dos 10 últimos anos, mas ressaltando que não seria 100% válido para a pesquisa. No entanto, com os quatro modelos na mesma base, as divergências não seriam tantas nos valores finais.

No caso da depreciação, os primeiros anos são os de maior perda de valor do veículo, já que ao sair da revenda, um automóvel perde em média 20% do preço. Com 10 anos de uso, essa tendência tende a diminuir. No caso dos impostos, os valores vão diminuindo conforme o carro perde valor, embora o DPVAT e o licenciamento sejam independentes do ano do veículo. O IPVA tem alíquotas estaduais com variação entre 1% e 4%.


A manutenção e as revisões continuam custando o mesmo para carros novos e usados, visto que os valores das peças e da mão de obra não se alteram, pois são de substituição periódica. No entanto, um carro com mais quilômetros no hodômetro exigirá a troca de amortecedores, embreagem (se for o caso), discos de freio, etc. Assim, com um carro de 10 anos, o custo será em média R$ 4.000 maior se comparado a um carro de até 5 anos.

Por fim, ainda tem o seguro. Na hipótese de um acidente, o valor poderá subir no ano seguinte. Algumas seguradoras não diminuem os valores após um ano, fazendo somente no segundo ou terceiro ano. O percentual do preço do carro pode continuar o mesmo por algum tempo, dependendo da empresa. Nesse caso a troca de seguradora é uma opção aceitável. No caso dos quatro modelos utilizados pela pesquisa da Jato Dynamics, segue abaixo os valores dos custos pelos períodos de até 5 anos e até 10 anos:

Manter um carro por 10 anos pode gerar economia para comprar um novo

Fiat Palio Economy 1.0 2013 2P = R$ 23.290
Custos – Troca depois de 5 anos ou 100.000 km – Período até 10 anos ou 200.000 km
Depreciação – R$ 22.218 – R$ 15.242
Impostos (IPVA+DPVAT+Licen.) – R$ 8.590 – R$ 6.260
Revisões/Manutenção – R$ 19.658 – R$ 24.319
Seguro – R$ 18.763 – R$ 13.789
Pneus – R$ 3.760 – R$ 4.136
Custo total – R$ 72.989 – R$ 63.746
Economia até 10 anos de uso – R$ 9.243

Manter um carro por 10 anos pode gerar economia para comprar um novo

Volkswagen Gol 1.0 2013 2P = R$ 24.291
Custos – Troca depois de 5 anos ou 100.000 km – Período até 10 anos ou 200.000 km
Depreciação – R$ 22.250 – R$ 16.058
Impostos (IPVA+DPVAT+Licen.) – R$ 8.892 – R$ 6.523
Revisões/Manutenção – R$ 17.934 – R$ 21.543
Seguro – R$ 21.514 – R$ 15.691
Pneus – R$ 4.238 – R$ 4.663
Custo total – R$ 74.828 – R$ 64.478
Economia até 10 anos – R$ 10.350

Manter um carro por 10 anos pode gerar economia para comprar um novo

Honda Civic LXL 1.8 2013 = R$ 69.990
Custos – Troca depois de 5 anos ou 100.000 km – Período até 10 anos ou 200.000 km
Depreciação – R$ 70.828 – R$ 56.040
Impostos (IPVA+DPVAT+Licen.) – R$ 22.601 – R$ 14.105
Revisões/Manutenção – R$ 31.402 – R$ 35.517
Seguro – R$ 20.937 – R$ 13.934
Pneus – R$ 6.700 – R$ 7.370
Custo total – R$ 152.468 – R$ 126.967
Economia até 10 anos – R$ 25.141

Manter um carro por 10 anos pode gerar economia para comprar um novo

Toyota Corolla 2.0 XEi 2013 = R$ 71.630
Custos – Troca depois de 5 anos ou 100.000 km – Período até 10 anos ou 200.000 km
Depreciação – R$ 72.776 – R$ 58.400
Impostos (IPVA+DPVAT+Licen.) – R$ 23.093 – R$ 14.286
Revisões/Manutenção – R$ 28.856 – R$ 33.192
Seguro – R$ 25.270 – R$ 17.221
Pneus – R$ 6.700 – R$ 7.370
Custo total – R$ 156.695 – R$ 130.470
Economia até 10 anos – R$ 26.225

[Fonte: Exame/Jato Dynamics]

Agradecimentos ao Tony Coutinho pela dica.

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