*Destaque *Featured Mercado

Marcas e carros mais vendidos em 2016

chevrolet-prisma-2017-avaliação-NA-40 Marcas e carros mais vendidos em 2016

Como você já sabe, o ano de 2016 fechou em queda de 19,80% no mercado nacional, no caso envolvendo as vendas de automóveis e comerciais leves. Foram 1.986.389 emplacados no período, volume bem inferior aos 2.476.823 vendidos em 2015. Embora a FCA agrupe suas marcas e apresente ao mercado a liderança em 2016, por marcas de forma individual, a mais bem-sucedida no ano passado foi a GM, que fechou o período com 17,41% de participação, sendo seguida pela Fiat com 15,35%.



Mais distante, a VW ficou com 11,50%, resultado que poderia ter sido melhor se não houvesse a paralisação de suas fábricas no país por conta de uma disputa comercial com fornecedores. Já a Hyundai fixou-se de vez na quarta posição. Toyota e Ford ficaram quase empatadas com 9,08% e 9,07%, respectivamente. A marca americana oficialmente ficou em sexto. No acumulado, a Nissan conseguiu superar a Jeep.

A Peugeot conseguiu superar a Mitsubishi. Nas luxuosas, a Mercedes-Benz liderou o segmento, apesar da contabilização das vendas da Sprinter, uma questão polêmica entre os fabricantes de luxo alemães no Brasil. A Kia – aos trancos e barrancos da política fiscal – ficou em 17º. A Suzuki ficou entre as 20 mais vendidas, enquanto a Lifan foi a chinesa mais bem colocada.

chevrolet-prisma-2017-avaliação-NA-40 Marcas e carros mais vendidos em 2016

Carros

Com mais de 153 mil vendidos, o Onix manteve boa performance e liderou com folga diante do HB20, que ficou limitado também pela capacidade instalada da fábrica de Piracicaba, onde precisa dividir a linha com o HB20S. O Ka mostrou que a Ford pode fazer melhor do que ficar em sexto no ranking nacional.

Da mesma forma, o Corolla mostrou que a crise afeta menos quem tem melhor poder aquisitivo, fato evidenciado pela performance de HR-V e Renegade, que atingiram suas “cotas” e ficaram no Top 10. Mesmo com as fábricas paradas por até 120 dias, a VW conseguiu um oitavo lugar para o Gol e boas posições para Fox e up! no Top 20.

Mas de forma inversa, a Fiat percebeu a fragilidade de ter um lineup de carros populares em tempos de crise. Com exceção do Palio, Uno e Siena ficaram abaixo dos modelos da VW citados acima, enquanto o Mobi pouco pôde fazer para melhorar o quadro, bem diferente daquele pintado pela italiana entre os comerciais leves, que salvaram a lavoura da montadora.

Entre as estreias de 2016, o Civic foi uma das mais aguardadas, mas não conseguiu se aproximar do rival Corolla, que vendeu mais de três vezes o volume do sedã da Honda. O Kicks também não deslanchou de forma significativa, ainda mais por ainda ser importado e ter apenas a versão mais cara na maior parte do semestre de vendas. Mesmo que dobre as vendas em 2017, ainda ficará fora do Top 20, onde apenas o EcoSport conseguiu se juntar à dupla líder do segmento.

Nos hatches médios, o Focus foi o melhor em vendas. Mais discreto, não recorreu à mudança de motor, embora não tenha escapado das altas de preços. Entre os finados, o Classic ainda fechou em 35º lugar em 2016, emplacando mais de 11,5 mil unidades.

chevrolet-prisma-2017-avaliação-NA-40 Marcas e carros mais vendidos em 2016

Comerciais leves

O que salvou a Fiat em 2016 sem dúvidas foram as picapes Strada e Toro, ambas líderes do mercado de comerciais leves. Por duas vezes, a recém-chegada de Pernambuco abocanhou a primeira posição e não se pode descartá-la como potencial líder em 2017, superando a irmã menor e mais velha, ainda oriunda de um projeto dos anos 90.

A Hilux conseguiu a terceira posição no segmento por causa da queda da Saveiro, pelo menos motivo dos demais VW no Top 20, que  conseguiu recuperar-se, ficando em quarto. A S10, por sua vez, não conseguiu encarar em vendas a rival nipônica. A Montana não teve mudança visual e ainda ficou bem posicionada. Já a Oroch não conseguiu ir além da zona intermediária do Top 10.

No caso da L200, a nova geração não ajudou a se distanciar da Amarok, por exemplo, embora tenha ficado duas posições acima. A Master sagrou-se líder absoluta do mercado de vans e em 2017 terá ainda menos concorrência se Peugeot e Citroën não substituírem as antigas Boxer e Jumper, bem como a Fiat com a Ducato, que foi descontinuada em Sete Lagoas/MS. O HR foi o melhor caminhão leve.

Confira abaixo as marcas, automóveis e comerciais leves mais vendidos em 2016:

Marcas

1º GM 345.874 17,41%
2º FIAT 304.980 15,35%
3º VW 228.456 11,50%
4º HYUNDAI 197.850 9,96%
5º TOYOTA 180.416 9,08%
6º FORD 180.242 9,07%
7º RENAULT 150.032 7,55%
8º HONDA 122.541 6,17%
9º NISSAN 60.908 3,07%
10º JEEP 59.046 2,97%
11º PEUGEOT 25.824 1,30%
12º MITSUBISHI 24.876 1,25%
13º CITROEN 24.531 1,23%
14º M.BENZ 13.155 0,66%
15º BMW 11.857 0,60%
16º AUDI 11.599 0,58%
17º KIA 10.779 0,54%
18º LAND ROVER 6.688 0,34%
19º VOLVO 3.456 0,17%
20º SUZUKI 3.448 0,17%
21º LIFAN 3.412 0,17%

Automóveis

1º GM/ONIX 153.372
2º HYUNDAI/HB20 121.616
3º FORD/KA 76.616
4º GM/PRISMA 66.337
5º TOYOTA/COROLLA 64.740
6º FIAT/PALIO 63.996
7º RENAULT/SANDERO 63.228
8º VW/GOL 57.390
9º HONDA/HR-V 55.758
10º JEEP/RENEGADE 51.567
11º HYUNDAI/HB20S 46.023
12º VW/FOX/CROSS FOX 43.727
13º VW/UP 38.354
14º TOYOTA/ETIOS HB 37.974
15º FIAT/UNO 34.626
16º FIAT/SIENA 33.478
17º TOYOTA/ETIOS SEDAN 29.791
18º FIAT/MOBI 28.731
19º HONDA/FIT 28.439
20º FORD/ECOSPORT 28.105
21º VW/VOYAGE 26.074
22º RENAULT/DUSTER 25.373
23º FORD/KA SEDAN 24.663
24º RENAULT/LOGAN 23.707
25º GM/SPIN 22.982
26º GM/COBALT 22.466
27º NISSAN/VERSA 21.897
28º HONDA/CIVIC 20.857
29º NISSAN/MARCH 18.376
30º FORD/FIESTA 16.986
31º HONDA/CITY 15.422
32º TOYOTA/HILUX SW4 12.168
33º GM/CRUZE SEDAN 12.064
34º CITROEN/C3 11.824
35º GM/CLASSIC 11.530
36º HYUNDAI/TUCSON 11.203
37º RENAULT/CLIO 10.869
38º PEUGEOT/208 10.768
39º NISSAN/KICKS 10.712
40º PEUGEOT/2008 10.692
41º HYUNDAI/IX35 10.226
42º VW/JETTA 8.654
43º GM/TRACKER 8.558
44º FIAT/PUNTO 7.709
45º FIAT/WEEKEND 7.302
46º CITROEN/AIRCROSS 7.287
47º FORD/FOCUS 6.766
48º JEEP/COMPASS 6.599
49º FIAT/DOBLO 6.355
50º NISSAN/SENTRA 6.288
51º VW/GOLF 5.966
52º FORD/FOCUS SEDAN 5.522
53º MITSUBISHI/OUTLANDER 4.805
54º MITSUBISHI/ASX 4.717
55º KIA/SPORTAGE 4.505
56º MB/CLASSE C 4.485
57º AUDI/Q3 4.369
58º RENAULT/FLUENCE 4.329
59º CITROEN/C4L 3.989
60º LR/DISCOVERY 3.933
61º BMW/SÉRIE 3 3.794
62º AUDI/A3 SEDAN 3.683
63º FORD/FUSION 3.635
64º GM/CRUZE HB 3.587
65º BMW/X1 3.443
66º MB/GLA 3.309
67º FIAT/IDEA 3.054
68º MITSUBISHI/LANCER 2.757
69º MITSUBISHI/PAJERO 2.605
70º PEUGEOT/308 2.272
71º VOLVO/XC60 2.144
72º LIFAN/X60 2.037
73º FIAT/BRAVO 1.969
74º RR/EVOQUE 1.956
75º VW/SPACEFOX 1.956
76º GM/TRAILBLAZER 1.942
77º HONDA/CRV 1.939
78º KIA/PICANTO 1.878
79º FORD/NEW FIESTA SEDAN 1.637
80º KIA/CERATO 1.609

Comerciais Leves

1º FIAT/STRADA 59.449
2º FIAT/TORO 41.283
3º TOYOTA/HILUX 34.031
4º VW/SAVEIRO 33.951
5º GM/S10 26.558
6º FORD/RANGER 15.812
7º GM/MONTANA 14.769
8º RENAULT/OROCH 14.245
9º MITSUBISHI/L200 9.943
10º FIAT/FIORINO 9.760
11º VW/AMAROK 9.172
12º RENAULT/MASTER 6.399
13º HYUNDAI/HR 4.310
14º NISSAN/FRONTIER 3.605
15º FIAT/DUCATO 2.904
16º RENAULT/KANGOO 1.842
17º IVECO/DAILY 3514 1.826
18º KIA/K2500 1.372
19º FIAT/DOBLO 1.158
20º M.BENZ/SPRINTER 311 880
21º CITROEN/JUMPER 813
22º PEUGEOT/BOXER 653
23º LIFAN/FOISON 554
24º RAM/2500 457
25º M.BENZ/SPRINTER 440
26º FOTON/AUMARK 1039 407
27º M.BENZ/VITO 376
28º PEUGEOT/PARTNER 351
29º JAC/T8 105
30º SHINERAY/P TRUCKS 93
31º M.BENZ/SPRINTER 313 83
32º RELY/RELY PICK-UP 77
33º M.BENZ/SPRINTER 415 56
34º IVECO/DAILY 48
35º EFFA/K01 48
36º JINBEI/TOPIC 38
37º TOYOTA/BANDEIRANTE 33
38º JINBEI/M35 25
39º EFFA/K02 23
40º FIAT/UNO 19
41º VW/KOMBI 19
42º SHINERAY/TRUCK 16
43º HAFEI/RUIYI 16
44º AGRALE/AGRALE MARRUA 15
45º M.BENZ/SPRINTER 515 13
46º TOYOTA/RIBEIRAUTO 13
47º HAFEI/START PICK UP 13
48º MAHINDRA/HWKCD4 9
49º HAFEI/MINIVAN 8
50º EFFA/START PICK UP 8

[Fonte: Fenabrave]

COMPARTILHAR:
  • Muito bom ver que o nosso mercado está bem mais diluído, ainda acho que GM e Fiat vão perder mais mercado, mas ainda ficarão na ponta.
    Esta parte do texto está estranha: “Entre as francesas, a Peugeot conseguiu superar a Mitsubishi.” – Dá entender que a Mitsubishi é francesa, sei lá, ficou esquisito!

    • Vinicius

      Devem ter confundido a Mitsubishi com a Citroen kk

      • Gilberto Silva

        ou talvez pelo fato da Mitsubishi agora meio que fazer parte da Renault-Nissan, mas mesmo assim ficou estranho mesmo.

        De qualquer forma é uma vergonha pra Peugeot vender menos da metade do que foi vendido pela Jeep que tem no portfólio praticamente um único produto, já que o Compass só estreou no apagar das luzes. se formos falar da Citroën então… quem está salvando os Franceses por aqui somente Renault mesmo, embora os produtos sejam na minha opinião inferiores ao do grupo PSA.

        e quantos as Chinesas então… Lifan sendo a mais vendida… o que aconteceu com JAC e CHERY? são essas duas marcas que mais vêm à minha cabeça quando o assunto é chines no Brasil.

    • Marcus Fenix

      Acho que a Fiat vai voltar a incomodar a GM, não esqueça que já em março vem o substituto do Palio e Punto e no segundo semestre o substituto do Grand Siena e Linea!

      • Filipo

        Se por um lado o “X6H” deve ter vendas elevadas, isso deverá, em contrapartida, diminuir as vendas de Uno e até do Mobi.

        • Acho que do Mobi não porque é modelo de entrada, mas o Uno talvez…

      • Esse é o ponto, acho que a Fiat consegue comer uma fatia do Onix, mas do HB20… acho que não!

      • Mauro Moraes

        Eu já acho que a Fiat está com forte tendência de voltar à liderança em 2017. O substituto do Punto e do Palio, deve bater de frente com o líder Onix, pois segue a mesma receita. Um pouco mais acima, irá jogar com a linha Tipo ainda este ano.

    • Robinho

      Sim, tbm sou da opnião que quanto mais misturado, melhor….rsrsr

  • Impala_67

    Parabéns pra nós!! #GM #CHEVROLET

    • Filipo

      Parabéns para uma empresa que mantêm em sua linha, motores 8v com bloco de ferro de mais de vinte anos?

      • Robinho

        Eu tenho um GM e pretendo troca-lo até meados deste ano, mas não será por outro GM, o carro em si é bom, me deu pouca dor de cabeça, mas não consigo ver nada de interessante na atual linha GM (Talvez o Cruze, mas ja tenho um…), ou seja vou mudar de marca.

        • Impala_67

          Amigo, faça um test-drive no novo Cruze. Vai se surpreender.

          • predadordemarea .

            Novo Cruze= excelente carro.

      • Impala_67

        Pq oferecer Peito de peru pra quem gosta de mortadela? Reflita.

        • Filipo

          Você gosta de mortadela?

          • Impala_67

            Eu gosto mesmo é de ganhar dinheiro vendendo o que os clientes compram. Seja ONIX, CRUZE ou CAMARO.

            Onix hoje é pastelzinho na feira, o ‘pão com mortadela’. ^^

      • CharlesAle

        Sim..Se há um mérito para a GM, é que ela sabe vender carros, estilo Casas Bahia..Mas os carros em si, poucas novidades..

      • Sórrindo_Mesmo

        Não incomode um fan boy! O cara idolatra um Impala 67, vai se incomodar com motores de “apenas” 20 anos, tão jovens!!! Rsrsrs.

    • thi

      Chevrolet? Eca

    • MarcioMaster

      Parabens mesmo para GM que não escutou os super entendidos e orfãos da Opel e fez uma linha completamente nova, adequada ao mercado brasileiro e com mecanica simples mais eficiente. Finalizaram o ano com o carro mais vendido e a liderança no geral.

      • Impala_67

        Um comentário sensato aqui. Obrigado Marcio! kkkkk

      • kravmaga

        Só que o “Opel” Monza chegou a ser um dos carros mais vendidos na época, mesmo não sendo barato. Foi o Corolla dá época.

        Os “Opel” Astra e Kadett também foram muito bem vendidos no Brasil.

        O problema é que brasileiro hoje em dia gosta mais de celular e frescuras do que de motor e carro.

        • MarcioMaster

          Os nossos Opels eram otimos carros, mas a epoca passou e ficou inviável mante-los, uma zafira hoje seria uns 150 mil reais, por isso mesmo que a GMB correu atras e fez uma linha muito interessante de veiculos, na minha opinião e tambem concordo com voçe sobre a preferencia por apretechos do consumidor e vai mais um ponto para GMB com o my link em carro de entrada e o cambio AT6 tambem.

  • zekinha71

    Mobi em 18º, isso porque não pegou o ano inteiro, e era dado como mico e fracasso aqui.
    Outro que era mico pelo “entendidos” era a Toro.
    E como vende Prisma.
    Golf em 51º com 5.966, e tem doente mental que diz quer tem fila de 2 meses, só se for pra ccs conseguir vender um.
    Compass já chegou fazendo estrago, e com certeza Creta também fará.

    • Hater x Haters

      Golf sim é mico! rs

      • thi

        Pelo menos he lider dia micos da sua categoria . O golf he top,Ande em um ;)

        • MauroRF

          O Golf é “mico” sim, vende muito pouco e poderia vender muito mais, inclusive, já vendeu muito mais, assim como o Focus, outro que virou micro, mas aí tem a ver o segmento deles, que está em baixa. São produtos bons, mas o segmento deles, infelizmente, está em baixa, então, são micos. Assim como o Sentra, perdeu o custo-benefício, virou mico (igual o bom custo-benefício que tinha o Golf alemão).

          • Mauro Moraes

            Acho o Golf um excelente produto. Mas no Brasil, peca pelo design insosso. O gosto do brasileiro não é o mesmo do europeu, que é mais conservador. Por aqui o povo quer “ousadia”.

            • kravmaga

              Nada disso. O Golf não vende mais porque é caro.

      • Filipe Augustus

        O Golf não é mico, o problema foi terem tirado alguns refinamentos dele e estarem cobrando muito caro, lembro que no lançamento importado da Alemanha o Highline custava 65 mil reais e além de não ser flex era super economico! Mas aí virou mexicano e ficou mais caro, depois nacional e mais caro ainda! É um ótimo produto, mas poderia ser melhor e mais barato!
        E por incrível que pareça, quando eu vejo um Golf por aí é GTI!

    • Cristiano Espindola

      Mas aí depende. Se quiser um MSI, a VW está com bônus com mais de 10k e carros a pronta entrega. Agora, tente adquirir um TSI 1.0 pra ver qual será a resposta… Por incrível que pareça, pelo menos pra versão 1.0, existe a tal espera.

    • Lázaro Rosa

      Golf 1.0 Turbo tem lista de espera ( Aqui em Curitiba quase 2 meses).

      Nos Últimos meses do ano o Golf conseguiu ser lider em sua categoria a frente do Focus ( menos no acumulado do ano). Acredito que pegando esse ano cheio o Golf assuma a liderança dos Hatch médio.

    • Wellington Myph13

      Mobi “é Mico” pelo fato de ser um carro mal pensado (Não vou repetir tudo que todos já sabem). Mas ainda assim, vende, porque a FIAT sabe fazer a parte dela, que é trabalhar forte no Marketing.
      A VW tivesse feito um Marketing forte e direito com o up!, o Mobi não desbancava ele, mas a VW anda meio (pra não dizer inteira) perdida com o Lineup atual e marketing deles esta fraco, MUITO fraco…

      Toro EU assumo que vi como um carro que era modinha, mas todo marketing, e o boca-a-boca de quem comprou e disse que a FIAT acertou a mão em um carro “grande” e confortável, foi suficiente pra fazer tirar a venda de muitos médios por ai. (Até porque, ela é completa e fica na faixa de preço dos médios de entrada…)

      Golf tem fila pro 1.0T, e isso se da pela falta de preparo da VW… Fez uma propaganda boa nele, e agora deixa o povo na espera, tudo porque tem CSS abarrotada com o 1.6 mico. O mercado de Hatches médios esta morto. Só quem tem grana e responde por si mesmo é que compra, agora quem tem esposa pra ditar o negócio, são raras as que preferem hatches à um SUV (mesmo que compacto)…(Eu tenho sorte da minha fazer parte das raras que preferem um Golf à um HR-V/Renegade, mas infelizmente, não somos ricos, então… kkkk)

      Compass e Creta vão terminar de enterrar os médios…

      • Mauro Moraes

        O que determina os chamados “MICOS” é a aceitação do mercado, Tente revender um Mobi e verá chover compradores.

      • CharlesAle

        Fiat Mobi, a resposta tosca da Fiat ao VW UP..O Mobi, carrinho, ao meu ver, inútil, pois o Uno o supera com vantagens..Para ficar só na marca..Mas se formos para a concorrência, ai os dois toma pau feio..

    • Joel Oliveira

      Mico mesmo ficou para quem comprou as primeiras unidades do MOBI e levou o motor antigo kkkkk Meses depois a FIAT trouxe o novo 3 cilindros.

      Realmente, como vende o PRISMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E não é barato. Vejo muito JOY e LTZ (extremos)

  • Allan MB

    Hyundai BR tá abalando o mercado das 4 tradicionais (VW/GM/FIAT/FORD), só de HB 20 E HB20 S são quase 168.000 carros vendidos. Com o Creta nesse ano a coisa vai alavanca muito.

    Acredito que a Hyundai pode passar a Volkswagen no final de 2017 para 3° posição, já que VW dormiu anos e anos em berço esplendido com carros caros, pouco equipados e design e projetos defasados em relação a concorrência e seu portfólio mundial.

    Engraçado a diferença no ranking das montadoras entre o 8° e 9° lugar, praticamente dobra o volume.

    • Kaian Reis

      Isso porque a hyundai no Brasil vende praticamente só a linha hb20 e agora o Creta, já que os importados da CAOA não vende muita coisa

      • carroair30

        Engraçado ninguem fala da RENAULT e do seu SANDERO que vende muito bem!!

        • Gilberto Silva

          Sim, mas não so Sandero/Logan, a Duster/Duster Oroch também vende muito…

          Acho que quando lançarem o Kwid, e principalmente se vier com preço agressivo, ai ninguém segura a Renault.

          Só precisam acordar, que o Fluence não é essa maravilha toda que eles estão pensando não. se mantivessem o Sedan com um preço justo, venderiam mais.

          • Filipe Augustus

            Se a Renault acertar um sedan e o Captur for sucesso, ela dará muito mais trabalho do que vem dando!
            O Sandero RS que eu achei que não venderia bem, eu vejo vários na rua, caiu no gosto do povo! Aliás acho que ele pegou aquele público antigo que queria um hatch pequeno 2.0 e está tendo resultados!

            • CharlesAle

              Para quem viu o Captur no salão, e foram várias, a opinião unanime: o acabamento é fraco como o Duster, além do cambio AT4..Não vejo como um carro desses, que será caro, fazer sucesso..A Renault não aprendeu e ainda acha que Brasileiro gosta de carro mal feito..

              • Filipe Augustus

                Pra quem entende blz, isso faz diferença, mas eu ouvi muita gente dizendo que ficou seduzido pela beleza do Captur falando maravilhas do carro e não está nem aí pra acabamento interno ou itens de segurança, infelizmente o Brasil ainda carece um pouco de informação! Talvez não venda pela simples fato de ser Renault, mas veremos no que vai dar, em minha opinião, ele poderia substituir o Duster, que deveria ser vendido em versão única e motor 1.616V com preço acessível!Assim como o Renault fez com a Grantour em seus últimos dias! E o Oroch, foi um erro, deveriam ter esperado e feito uma pickup encima do Captur e se aproveitar do arrojo no design para brigar melhor com o Toro!

                • Edson Fernandes

                  Para isso a Renault teria de tirar o “cancer” Oroch. E foi ele que ferrou esse planejamento. Que tivessem feito a picape com o visual do Captur… teria feito muito sucesso.

        • Allan MB

          Acho que vende bem mas poderia vender mais acredito.

          A Renault usa muita a estratégia de vender como se fosse negócio de ocasião/ oportunidade, me parece que isso funciona mas não agrega valor a marca, acho que até deprecia o produto que na verdade tem qualidade e bom custo beneficio, mas infelizmente essa tipo de estratégia de “oferta do dia” acaba roubando valor da marca. Uma pena…

        • Joel Oliveira

          Verdade. Renault vendeu muito bem.

    • Tosoobservando

      Agora imagina se a Hyundai fizesse aqui tambem o Elantra e o vendesse a um preço razoavel, como é a estrategia do HB20? Com certeza estariam ali pau a pau com a Toyota nos medios.

      • Allan MB

        Realmente era um carro muito bom para o portifolio da Hyundai o Elantra ser montado no Brasil.

        Tomara que te escutem.

      • Filipe Augustus

        O Creta nacional usa a plataforma do Elantra, não é tão impossível disso acontecer!

  • Fábio Henrique

    Vamos ver por quanto tempo a Strada atual sobrevive. Meu, andei em uma cabine dupla do meu tio e nunca vi um plástico tão frágil quanto o usado nas colunas das janelas. Parecia isopor, deu até medo de tocar e quebrar. E olha quanto custa…

    • Dizem que pra carregar peso, que é seu principal papel, ela cumpre bem. Talvez por isto não há tanta preocupação “nesses detalhes”.

      • Fábio Henrique

        Nas versões mais simples para trabalho concordo, mas em uma cabine dupla adventure é osso, mas quase não tem concorrentes mesmo.

    • Marcus Fenix

      A empresa que eu trabalho já teve Saveiro e Montana, mas hoje só utilizamos Strada. Foi a unica que aguentou o serviço pesado, lembro que o dono português teimoso relutou, mas hoje ele viu que nesse seguimento ela é quem mais aguenta serviço sujo e pesado!

      • CharlesAle

        Courier sim era campeão em robustez, mas é pena que saiu de linha..

        • Edson Fernandes

          Só que qualquer peso a traseira baixava que era uma beleza.

  • ACELERANDO

    ” Corolla mostrou que a crise afeta menos quem tem melhor poder aquisitivo” – Acho que essa análise está errada: antes da crise vendia-se 10.000 de sedans médios por mês, com a crise todas diminuíram o número de venda, em menor escala o Corolla, daí dizer que a classe média não foi afetada pode estar errada.
    A crise fez com que até a venda de carros premiuns importados diminuíssem: Mercedes Benz – 34%, Audi -34% , Land Rover – 24%!!

    • Zé Mundico

      A análise está correta. Em épocas de crise , quem primeiro sente o baque são os pequenos. Sempre foi e sempre será assim.
      Carros premiuns importados vendem apenas dezenas por mês e queda de 34%, por exemplo, na verdade significa queda de poucas unidades. E são carros com alta lucratividade, o que não significa tanto prejuízo assim.
      Com a crise atual, a venda de compactos despencou, dando espaço para aumento de vendas de carros médios.

      • ACELERANDO

        Mas afirmar que a camada com maior poder aquisitivo nao foi afetado porque as vendas do corolla nao diminuiu e uma inverdade. A crise prolongada como essa afeta a todos pois ha reaçao em cadeia.
        Desculpe a falta de acentuçao, culpa do tablet.

        • Filipe Augustus

          Apenas acho, que o cara que ia comprar uma BMW ou uma Mercedes com a crise acaba comprando um Corolla, e quem tinha Corolla continuou comprando Corolla, por isso ele não sentiu tanto, e nem o Civic, que fazem anos que vende nessa casa entre 2 e 3 mil carros! Como foram vendidos muitos, provavelmente eles estão se sustentando a base de troca, basta olhas nas lojas de usados, está lotado de Civic e Corolla seminovos e usados!

    • Allan MB

      Poucos sabem, mas desses 65.000 Corollas anuais / 5.500 por mês aprox. e não 10.000 mes , 60% são para portador de necessidades especiais PNE, que pagam por volta de 55.000 reais em um Corolla GLi 1.8 aut, vem com calotas, banco de tecido, sem radio e nem comando de som no volante nas versões 2016 e 2017. Digo isso pois temos um carro desse na família em função da deficiência motora que minha mãe possui e só pode guiar carro automático e adaptado.

      Na época esperamos 6 meses pelo carro. O vendedor comentou que a maior parte da demanda por Corolla vem desses carros com isenção.

      • Wanderson Bonifácio

        A versao mais vendida é a Xei, com mais de 70%, depois a Altis…

        • mauricio

          fonte?

        • Miro Saraiva

          A altis vejo menos q gli…. Por aqui no Ceará

      • mauricio

        eu vejo mais o xei

      • Miro Saraiva

        Eu discordo…. O que mais vejo eh a xei. Papo de vendedor. Até hj nunca vi Uuuuuum com calota. Vejo alguns gli. mas com rodas e banco de couro.

        • Edson Fernandes

          Eu já em SP alguns desse tipo.

  • Fabão Rocky

    Caraca, a Ford caiu p/ 6º! O Ecosport se queimou depois de ter sido reprovado no teste de longa duração da revista 4 Rodas, fora o câmbio Powershift q manchou mais ainda a imagem da Ford.

    • Marcus Fenix

      Não foi isto que queimou o Ecosport, foram os lançamentos HR-V, Renegade…

    • Não acho que foi “só” isso, chegaram muitos modelos da concorrência mais interessantes.

    • Robinho

      Ecosport se queimou com teste da 4 Rodas? depois que saiu essa edição ela continuou na liderança, só caiu de posição com a chegada da Renegade e HRV, quanto ao cambio discordo…mas enfim deixe pra lá…

    • CharlesAle

      O câmbio PS hoje tem problema de imagem, mas não de produto..E é a tendência, pois na pratica é muito melhor que um AT tradicional, com seu conversor de torque que rouba potência do motor..A Ecosport hoje é um carro maduro, e sim, muito robusto..

  • Retrato do Papai

    e a jeep só com renegade e um pitaco do compass vendeu mais que a peugeot e citroen juntas, que possuem um lineup bem mais completo

    • E olha que são carros $$$ em comparação com as francesas. Tenho ouvido falar muito bem do pós-vendas da Jeep, conheço alguns marinheiros de primeira viagem que pegaram o Renegade no lançamento e tiveram alguns problemas, mas que foram resolvidos com eficiência e sem dores de cabeça. Podia ser assim na Fiat também, né? Porque eu sofri um bocado com meu Fiat 500, o carro é tão bom e a Fiat tão ruim. E olha que fui em 3 CSS diferentes.

  • Filipo

    A Renault depois do lançamento do Kwid vai ter tudo pra colar de vez na Ford, só não acredito que a ultrapasse, pela pataquada do Captur nacional, que na verdade é um Duster com outra carroceria (mesma plataforma, mesmo motor e câmbio jurássico e acabamento empobrecido em relação ao europeu).
    Já a PSA (Peugeot + Citröen), são 2 fracassos por aqui! A Jeep, antes do lançamento do Compass, vendia bem mais veículos com apenas 1 modelo (Renegade). Agora então..
    Nissan, orgulhosa, deixando de vender mais Sentra, pois subiu muito seus preços, após os primeiros dois bons anos de vendas do atual Sentra.
    Suzuki não sei o que faz no país e até quando poderá segurar as pontas, logo-logo deve sair do país novamente. Vendas pífias!

    • Em relação a Renault, o Sandero está consolidado, tive 2 e gostava bastante, o pós-venda Renault é bom também. E concordo com você, o Captur nacional é uma imensa decepção, quando entrei no que estava exposto no salão do automóvel, o acabamento interno é triste, uma pena.

    • Kaian Reis

      Esses dias passei por um suzuki vitara na estrada quando vi de frente achei bonito e moderno, mas quando olhei no retrovisor a traseira parecia que tinha passado um carro dos anos 90 por mim.

  • Freaky Boss

    Pra quem compra Onix: o que esse carro tem que a concorrência não tem para vender tanto e ser o mais vendido do BR??? (não estou sendo irônico, eu não sei mesmo)

    • Zé Mundico

      Porque é o o mais barato na categoria dele.

    • Renan Ribeiro

      Espaçoso, confortável, econômico, bem acabado (pra sua categoria) e não dar dor de cabeça! Quer mais ?

    • MarcioMaster

      Carro simples, mecanica barata, bonito e com apretechos, confortavel, silencioso, seguro barato, confiavel. Um GM, quase nunca é o melhor, mas na media é o melhor de todos. Creio que seja isso, e para ajudar esse facelifit ficou muito bom e vai garantir mais alguns anos na liderança.

  • Freaky Boss

    GM na liderança….Eu hoje não compraria GM em nenhuma categoria de carro (desde o mais básico). Talvez o cruze, e só.
    Realmente acho que meus critérios para compra de carro são diferentes dos da maioria…

  • Kaian Reis

    Acho que ao invés do onix quem merecia está lá em primeiro era o hb20, mais equipado e potente.
    A Ford peca por não ter versão AT do ka e ka+ mas acredito que esses devam aparecer na primeira reestilização do modelo.

    • Robinho

      Sim, recentemente uma amiga deixou de comprar um Ka por não ter automático.

    • Leonardo Pessoa

      Para mim, o Onix só está na frente pela número maior de Concessionárias. Em cidade que tem Hyundai, vejo mais HB20.

      • Cesar

        O HB20 só não vende mais pela baixa capacidade produtiva de sua fábrica que até o momento a Hyundai se recusa a aumentar.

        • Leonardo Pessoa

          Não sei não… Estava a procura de um carro novo nestes meses que se passaram e fomos ver a versão intermediária. Nas duas concessionárias que fomos haviam carros a pronta entrega. Pode ser que seja diferente para as outras versões.

        • MarcioMaster

          Meo deus…. isso de novo??? Desde o lançamento??? Serio???

  • Kaian Reis

    50º NISSAN/SENTRA 6.288
    Aaaah Nissan, achou que o Sentra tinha o mesmo “poder” que a dupla Civic e Corola para cobrar 100k na versão top?
    E pensar que a dois anos atrás ele tinha o melhor custo benefício da categoria, chegou custando 71,990 na versão SL

  • Cesar

    Só uma pergunta:
    GM vende carros no Brasil?
    Para mim era somente uma de suas divisões que vendia carros no Brasil: Chevrolet

    • Zé Mundico

      A GM só vende a marca Chevrolet no Brasil.

      • Cesar

        Exato.
        Desta forma a matéria está com erro.
        A Chevrolet foi a marca mais vendida no Brasil e não a GM.
        Caso contrário teremos que nos referir aos outros grupos: FCA, PSA etc.

        • Zé Mundico

          Justamente pelo fato da GM só fabricar e vender Chevrolet no Brasil, podemos considerar que todos pertencem ao mesmo grupo, ou seja, GM.

  • Martini Stripes

    de 345k 153k foram Onix!!
    Caramba, produtinho importante na linha hein.

  • thi

    Ja foi flagrado em teste final o VW voyage( polo sedan 2018) em um site ( lugardocarro)

  • JoseSilva

    Podiam fazer um ranking, mesmo que estimado, com os valores recebidos pela venda. Afinal, é melhor vender um carro a 100K do que dois a 35K. Acredito que mexeria bastante nas posições.

    • Allan MB

      Se fosse esse o critério para formar o ranking, a Honda ganhava disparado. O carro mais barato dela custa por volta de 60.000,00 reais e vendeu 122.000 carros aprox. Em 2016. Tem HRV de 80.000,00 a 103.000,00 que vende muito bem fora City e Civic.

      Detalhe, saiu a poucos dias uma entrevista do presidente da Honda Brasil falando que não vai colocar em funcionamento a fábrica de Itirapina no interior de SP porque a demanda está muito baixa e somente a fábrica de Sumaré consegue atender a atual demanda do mercado.

      A Honda tá com capacidade ociosa e mesmo assim vende muito bem, que dilema cruel.

    • Wanderson Bonifácio

      Tem um ranking na QuatroRodas q mostra as marcas e veículos q mais faturaram em 2015:
      quatrorodas.abril.com.br/noticias/as-montadoras-que-mais-faturam-com-vendas-no-brasil/

    • ACELERANDO

      Foi divulgado tempos atrás que a Toyota era a montadora mais lucrativa no Brasil, mesmo estando atrás no ranking de vendas.

  • tjbuenf

    Chery com fábrica no país e não consegue vender 3500 carros no ano? Não vai demorar para eles baterem em retirada…

    • Allan MB

      Você tem razão.

      Conheço uma frase que se encaixa como uma luva a Chery e vou transcreve-la:

      ” O Brasil não é uma país para amadores”

  • Uau!

    Pelo que vejo nas ruas, achava q o GOLF estava vendendo mais

  • Rodrigo

    Fábricas da VW paradas por até 120 dias?
    Não vamos forçar, vai…

    • Guedes

      Exatamente. E os estoques encalhados nos pátios?

  • Uau!

    Uma correção, Sete Lagoas é em MG e não /MS

    • Anderson

      Em MS é TRÊS Lagoas.

  • Gabriel

    Onix de novo.

    Pelo menos agora acabou aquele papo chato do comercial da FIAT de “a marca lider!” kkkkk

  • Matheus Cavalheiro

    É possível saber o número de vendas da VW Tiguan?

    • mauricio

      5 por mes

  • Name

    Creio que se tirarmos a quantidade de carros que vão para Localiza, Movida e Locamerica, teríamos o Corolla em primeiro lugar. Mesmo sabendo que elas também compram Corolla

  • Name

    Ainda temos Toyota Bandeirante 0km ? Como é isso?

  • expoJapãoAcelLondrina

    ford,gm,fiat e volks 2017

  • Telesforo Matos

    O mercado vai se acomodando.
    Tudo nos conformes.
    Só discordo radicalmente é das vendas da Renault. Em termos de montagem e qualidade dos componentes(todos) os carros da Renault são os piores do Brasil. De longe!

  • Yuki Ohashi

    33 unidades de Toyota Bandeirante?!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email