Montadoras/Fábricas Segurança Tecnologia TV Veículos Comerciais

Marcopolo Viale BRT: o ônibus mais avançado do Brasil

O novo Viale BRT segundo a Marcopolo é o ônibus mais avançado produzido no Brasil. Com acessórios e equipamentos como modernos sistemas de comunicação, iluminação com LEDs e dispositivo de acendimento dos faróis (Daytime Running Light).

Observe algumas mudanças:

– altura interna maior, permitindo a inclusão de dutos de ar mais eficientes e alto-falantes;
-lanternas e sinalizadores de direção com LEDs para ampliar a visibilidade e a segurança;
-itens de série, como: GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada, sonoras ou por imagem, e gerenciamento de frota;
-câmbio automático e sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas;
-sistema de bloqueio, impede que o condutor movimente o veículo sem atar o cinto de segurança;
-câmeras de ré e de portas, contador de passageiros e vigilância por vídeo, com gravação em disco rígido;
-sistema de aviso via internet, de problemas no sistema elétrico da carroceria;

E muito mais equipamentos de segurança e comodidade. Interessante para quem faz viagens frequentes de ônibus, buscando um conforto a mais.

Fonte: Automotive Business





  • bittcorp

    BRT é melhor que o sistema convencional de ônibus. Mas é inferior ao VLT/Monotrilho e ao Metrô.

    • Romulo_Max

      Mas em compensação é mtooo mais barato, funcional, eficiente e de acordo com as necessidades de transporte das cidades brasileiras à curto/médio prazo, do que Monotrilho e Metrô.
      Estão tentando implementar uma porcaria de Monotrilho em Manaus (que eu espero que não saia) pra "exibir" na Copa. Exibir é a palavra correta, pois util não vai ser, vai ser um Elefante Branco que liga nada à lugar nenhum, só vai ter alguma utilidade durante a Copa (se ficar pronto a tempo), com uma capacidade de transporte diario de passageiros irrisório frente às necessidades da cidade, mto provavelmente com preços de passagem fora da realidade e vai custar uma "pequena" fábula na casa dos Bilhões, dinheiro que poderia reestruturar boa parte do sistema viário e de transporte coletivo convencional. :S

      • bittcorp

        Não se pode pensar em soluções de mobilidade somente para o curto/médio prazo…
        BRT pode ser uma boa solução… depende da demanda, da topografia, do impacto que a obra vai gerar e dos custos de construção.
        Agora, falar que ele é mais eficiente, é desconhecer totalmente o tema.
        Uma única linha de metrô é capaz de transportar 1 milhão de passageiros por dia. Vc acha que o BRT tem essa capacidade???

        • Leandro1978

          Eu acredito que o BRT e o metrô poderiam conviver juntos, pois o metrô, apesar de mais eficiente é mais caro e demorado para construir. Assim, o BRT entraria para aliviar o trânsito a curto prazo, pelo menos até concluírem o metrô. Fora que poderia haver um sistema em que o usuário poderia usar o metrô até onde der e depois pegar o BRT sem custos adicionais. Mas veja, não estou falando que um deva substituir o outro e, sim complementarem-se.

          • bittcorp

            perfeito… Metrô não tem a capilaridade do ônibus.
            Podem e devem conviver juntos.
            Metrô é adequado para as metropoles e pode ser complementado por VLT, Monotrilho, BRT, ônibus, micro-ônibus.
            Cada situação tem uma solução mais adequada.
            O que não pode é deixar de investir no modal sobre trilhos nas grandes cidades sob o pretexto que é demorado e caro. O investimento inicial é mais elevado, mas o custo de manutenção ao longo de 20, 30, 40 anos é justificado.

            • Vitorvcd

              Realmente eles devem conviver sim,só ver Brasília,tem uma integração excelente do sistema de VLT,como as usinas de energia do Brasil são bem limpas poderia sim,ae para ligar os demais lugares colocava microonibus movidos a alcool,para ser mais limpo ainda,temos que cuidar do nosso ar,SP tá cada dia mais poluido por causa de caminhões e onibus,a parte chata é que as empresas não são obrigadas a fazer revisões ee consertos a cada 10mil km,se tornando uma linha de onibus velha com o tempo,mas mesmo assim já andei em um onibus com arcondicionado e é muito confortavel.

              • fininhopublic

                O que está faltando em Brasília é apenas o governo distrital colocar em vigor o VLT que está com as obras paradas. Temos aqui um granve defeito, a renovação das frotas de ônibus demorou muito para ocorrer. Espero que este erro não se repita e que haja interesse político em trazer o BRT para cá!

        • Romulo_Max

          Eu concordo com vc, mas como no exemplo que eu dei sobre a minha cidade considero Monotrilho e Metrô soluçoes que devem ser pensadas à médio/longo prazo, quando o sistema de onibus convencional e BRT já estão bem instalados e operantes, devem funcionar conjuntamente. O BRT é sim uma excelente solução.
          Sou contra essa obras farônicas voltadas pra Copa nas quais se gastam bilhões, qnd o dinheiro poderia ser investido pra reestruturação do que já existe, não adianta mto vc gastar bilhões em um monotrilho ou Metrô que vai levar 5-10 anos pra ficar pronto e durante esse período ficar sem um centavo pra atualizar a frota de coletivos.
          Dependendo da realidade de cada cidade levando em conta preço do projeto, tempo de construção, valor final da tarifa, infraestrutura local, distribuição da população e etc… um bom sistema de coletivos e BRT pode ter um custoxbeneficio bem superior que um Monotrilho ou Metrô.
          O idela seria que todos os sistemas se complementassem e a Administração Pública tivesse uma lista de prioridades, mas ….isso é Brasil

          • CharlesAle

            Esta copa será o MAIOR "evento"de corrupção que este País já viu,será desviado das obras valores diria incalculáveis,é por isso que já chutaram a fiscalização das obras,será o maior crime cometido contra os brasileiros,pode escrever o que estou dizendo…….

  • Erik_almeida

    Daqui a 500 anos quando os governantes desse país se preocuparem com o conforto da população quem sabe eu veja um destes pela rua.

    • Readgis

      Que nada, o bichinho é bonitinho sim, mas ordinário…

      Note os assentos para os passageiros feitos de plástico ao invés dos estofados, perfeitos para levar gado humano e muuuito baratos. Outra é que anda nestes ônibus não precisa necessariamente de todos esses trecos modernosos.

      Sou mais um elétrico com carroceria "simpis" mas confortável da Induscar.

      • Daniel Reis Kugert

        Não viaja cara, moro em Caxias do Sul e tá cheio destes aqui. Os bancos são estofados sim (a carcaça é plástica). Conforto comparável ao transporte rodoviário aqui dentro da cidade. Erik, precisa mudar de cidade, pq pelo jeito ai tá atrasado uns 500 anos!! kkk

  • GabrielDavid

    Eu quero um desses!Ok,pelo menos viajar num desses.

  • clubdomarea99

    2 voltas na cidade , e volta so o volante e as rodas.

    • Daniel Reis Kugert

      Não viaja cara, moro em Caxias do Sul e tá cheio destes aqui. Os bancos são estofados sim (a carcaça é plástica). Conforto comparável ao transporte rodoviário aqui dentro da cidade.

  • hitokiri_ken

    Sinceramente, não sei pra outras grandes capitais, alguém que ande por sampa vê algum espaço pra essa modalidade nas nossas vias já apertadas, congestionadas e mal conservadas?

    Com o trânsito de sampa já era qualquer tipo de transporte por terra, o negócio agora só funciona por via aérea ou subterrânea(monotrilho/metrô).

    • PauloTAS

      acho q se fosse pra sampa, provavelmente, nãao ficaria nas ruas em si, mais sim na quela via dos Fura Filas Verdes, q praticamente nãao entra em nenhum transito…pois laa tambem vemos onibus com bastante tecnologia, como os Gran Viale, mais ainda nãao sãao tãao tecnológicos como esse dai!

  • LucasHaughton_

    Fazem ônibus tão bem assim, não entendo como que ainda não fazem carros de passeio.

    • Guilherme_M

      Quem sabe algum dia a Marcolpolo não pensa nessa possibilidade?

  • Romulo_Max

    Agora a pergunta que não quer calar: Quanto custa essa limousine coletiva sobre rodas?? e enquanto tempo ele desmancha nas péssimas ruas brasileiras e com a "excelente" manutenção que essas empresas dão aos ônibus??? :S

    Não to criticando, mas essas coisas parecem mto distantes de 99,9% da realidade brasileira, tá mais pra coisa pra turista ver durante a Copa ou Olimpiadas. :S

    • Guilherme_M

      Não duvide, pois a qualidade dos produtos da Marcopolo é ótima, uma das poucas empresas brasileiras que fazem sucesso mundo a fora.

      • hugogyn94

        mas o marcopolo faz sucesso nos países oriente medio

    • samucaSDMF

      Em Curitiba os melhores bi-articulados que tem são da Marcopolo,tem uns que estão funcionando perfeitamente mesmo depois de uns 15 anos de trabalho,já aqueles novos da NeoBus são bem piores,já tão dando pau.E fora que BRTs não circulam em vias comuns mas em corredores exclusivos,o que ajuda na durabilidade.

    • Daniel Reis Kugert

      Não viaja cara, moro em Caxias do Sul e tá cheio destes aqui. Os bancos são estofados sim (a carcaça é plástica). Conforto comparável ao transporte rodoviário aqui dentro da cidade. Tu é que precisa mudar de cidade então….

  • Tiago_Beneditto

    Esse ônibus é nota dez, os ônibus da Marcopolo cada vez mais bonito. Qual será o motor dessa
    maravilha sobre rodas? Eu gosto de ônibus também, todos os dias poderia sair uma matéria dedicada
    aos ônibus. O ronco do motor Scania é show.

    • mjprio

      Também fiquei curioso pra saber qual plataforma é, mas acho que pra tirar 10, deveria ser uma plataforma híbrida com gerador alimentado a GNV.

    • pablo

      Eu fico com a tecnologia, potencia e economia dos Volvo.

    • Concordo, embora ultrapassado, não há nada mais bonito que um Flecha Azul e aquele ronco de Scania tão caracteristico!

    • _Hofmann_

      sinto muitas saudades dos volvos B7R automáticos que rodavam em BH uns anos atrás… agora, dá até desgosto de ver os que rodam hoje, com motor 4 cilindros, que eu acho barulhentos, desconfortáveis e fracos (sofrem muito para "escalar" o relevo de BH).

  • Guilherme_M

    Nessas horas eu me orgulho de ser gaúcho, com empresas fazendo sucesso no mundo inteiro, como a Gerdau, ou a Marcopolo. Enfim, é bom saber que existem empresas brasileiras renomadas no mundo inteiro.

    Ja que os ônibus daMarcopolo estão com cada vez mais qualidade, será que ela não pensa em começar a fabricar carros?

    • pablo

      A Marcopolo é um baita caso de sucesso.

      Pena ser bem complicado pra ela começar a fabricar carros, já que seria uma atividade bem diferente de fabricar carrocerias. Talvez com uma nova planta e uma parceria com a volvo cars?

      • hugogyn94

        acho vai demorar a fazer carro, nao sei se volvo começou a fabricar carro ou onibus e caminhao vc sabe ?

        • pablo

          A Volva fabrica carros (como você pode ver aqui no NA), caminhões (como é fácil você ver nas estradas) e chassis (com motor e cambio, claro) de onibus aqui no Brasil, que são encarroçados por empresas como a Marcopolo, Busscar, Caio, Mascarello, Neobus e Comil. Lá fora ela fabrica onibus inteiros.

  • PEREIRA_

    Este tipo de onibus é usado em corredores, então seria ideal para grandes cidades e capitais, como sao paulo, rio e curitiba, portanto não é necessario "criar uma estrutura" para ele como disseram acima, e sim usar as já existentes.
    Para ficar perfeito, devevia ter nascido eletrico ou hybrido…
    em todo caso, a marcopolo é uma excelente encarroçadora, ela não faz o chassi e cjto mecanico

    • CharlesAle

      São Paulo produz em média,12 mil toneladas de lixo por dia….mesmo com eficiente reciclagem,sobra em média de 9 a 10 mil toneladas/dia,porquê não queima esse lixo em modernas(como na europa)usinas termoelétricas,e com a energia elétrica gerada pelas usinas,colocar ônibus elétrico em toda cidade??/ou pelo menos nas áreas mais congestionadas!!!dizem que o tróleibus é inviável devido ao alto preço da energia elétrica,concordo,no Brasil é carissimo mesmo,mas se a cidade "gerar"sua própria energia,com o lixo queimado,porquê não usa-la nos ônibus,assim,além de ficar livre do lixo,ainda fica livre da poluição dos ônibus a diesel,acho que na minha opinião seria uma saída legal para São Paulo(e até minha região,abc paulista)!!!

  • GAbRieLGUIMA

    Nossa que busão! Sera que a Marcopolo não quer fazer carros tbm… kkkkkk

  • pcdecarvalho

    Elétrico ou híbrido, a tecnologia já está aí. E só o frotista escolher hehehee! Mas o $$$ impede. Ano que vem a Volvo iniciará a produção de chassis híbridos no Brasil e Curitiba já fechou a compra de 80 ou 90 carros.

    Alguem aí perguntou sobre motorização: A Marcopolo vende a carroceria apenas, motorização é conforme o chassi e isso cabe a Scania, Volks (que logo lançará um articulado), Volvo e Mercedes Benz.

    E esse modelo logo começa a circular por aí sim. Logicamente que nem todas as cidades o terão com todos estes equipamentos citados.

  • lesvoitures

    Fico feliz ao ver uma empresa nacional fabricando produtos de ponta e sendo referência, se bem que esses bancos me pareceram BEM simples, sem serem realmente ~confortáveis~ , como há em alguns que ela mesma produz.

    E fico triste olhando pra quarta foto porque ela parece muito com um metrô, coisa que é bem provável que eu morra antes que esteja difundido e bem feito no Brasil.

  • Em termos de design e qualidade alguns dos ônibus brasileiros são top no mundo.
    Sinceramente acho os bancos dos ônibus urbanos da Marcopolos horríveis, prefiro os da Caio, mas enfim, nada a falar, somente que um ônibus bonito e confortável desses não duraria o suficiente…
    Uma certa vez em SP, eu e meu pai andamos num ônibus articulado elétrico, na linha dos trólebus, foi a muitos anos atrás, tipo 2002, e o já tinha letreiro digital, vidros lacrados, ar condicionado com saidas no corredos e nos bancos, todo insulfilmado, leds nas lanternas, detalhe que na época eu nem sabia o que era a maioria das coisas que vi, inclusive quando demos sinal de parada para descer, uma "tela" ao lado das portas de saída falava com uma voz feminina o nome da próxima parada!!!!!

  • Yuri_Chavez

    Se não fosse esse banquinho muquirana tava perfeito. Bonito, moderno, bem-equipado, show de bola! Pena que uma ou outra empresa vai ficar com ele por um pequeno período de testes e depois passar pra outra e pra outra e assim por diante…

  • mikaelbrian

    imagina o preço da passagem aqui em bh os normais tão 1,75 e pro centro 2,85 algo assim imagina se esse onibus andar aqui quanto será a passagem

  • Jeremy_Jam

    Enquanto não acabarem com esse pessoal que fica ouvindo funk, axé e pagode pelos falantes do celular, não tem quem me faça andar de ônibus.

  • KamatsuKyoto

    Dúvido que chegará as nossas ruas, infelizmente.

  • DanielLopesDias

    Enquanto não acabarem com esse pessoal que fica ouvindo funk, axé e pagode pelos falantes do celular, não tem quem me faça andar de ônibus. ²

  • Antonio De Julio

    Tem um site gaúcho que é muito bom, dizendo que a Marcopolo vai entrar no mercado de ônibus espaciais, assim como a Gerdau vai fornecer o ferro pras armaduras do Tony Stark. Vale a pena conferir. O texto é bem jornalístico, tirando as loucuras, parece que é matéria mesmo!

  • ACR

    Um belo busão, mas antes tem que combater o individualismo que só aumenta no Brasil, como está mais fácil o crédito o cara compra um carro e lota as vias públicas.
    Os governantes devem investir pesado em políticas de transporte coletivo, melhorando os preços, engenharia de tráfego e asfaltos de melhor qualidade, aí quem sabe o povo deixa o carro em casa e vai andar numa maravilha dessas aí.

  • CARnivoroBH

    em BH será implantado o BRT.. será que vem este modelo pra cá? Espero!! Estamos precisando!!

  • rai_carlos_mdp

    A Marcopolo faz ótimos ônibus, pra mim o melhor ônibus atualmente é o Torino G7, e agora com esse, vão ser os meus dois preferidos, só é uma pena que o transporte público é uma vergonha em minha cidade e nunca vamos ter um ônubus deste !!!



Send this to friend