Matérias NA

Matéria NA: A beleza de nossos carros nacionais

materia-na-a-beleza-de-nossos-carros-nacionais Matéria NA: A beleza de nossos carros nacionais

Cada mercado possui uma característica em especial, um fator básico determinante para a conquista das maiores parcelas de vendas de automóveis.

Europeus, americanos, japoneses, chineses, brasileiros e muitos outros. Cada qual tem sua preferência por um estilo ou característica em um automóvel.

Alto custo

O brasileiro não prefere carro mais seguro, nem mesmo de maior desempenho. Também não gosta mais de modelo com mais segurança e de boa qualidade.

Tais afirmações acima parecem ir contra as reais vontades dos brasileiros. Mas, isso é verdade. Todos nós queremos carros com as qualidades citadas acima, mas um fator que limita isso é o custo. O custo alto dos nosso carros!

Verdadeiramente, temos menos opções de carros que outros mercados até menores. Também temos preços mais elevados e a maioria dos modelos tem projeto de baixo custo ou são canibalizados para a venda ao consumidor nacional.

Se o brasileiro não pode ter tais itens básicos em um carro, pagando o preço justo por ele como qualquer consumidor em outros mercados, inclusive emergentes, então o que nos resta?

A beleza brasileira

Resta ao brasileiro algo que nem mesmo o baixo custo conseguiu retirar deles, a beleza! Mas que beleza é essa? Já faz algum tempo que as montadoras instaladas aqui, exploram essa visão do brasileiro.

Sem condições de comprar modelos mais sofisticados em todos os sentidos, devido ao alto preço praticado em nossos carros nacionais, o brasileiro acaba se rendendo à simples beleza de cada modelo.

Hoje temos alguns modelos que podem agradar o brasileiro devido ao seu baixo custo de aquisição, manutenção e durabilidade, mas embora um ou outro consiga fazer o consumidor nacional mantê-lo entre os mais vendidos, a preferência pessoal ainda recai sobre os modelos com visual um pouco melhor.

Mas, fora este exemplo, as montadoras exploram com grande apelo emocional o consumidor, para vender-lhes um modelo que eles queriam ter, não apenas por seu visual, mas por terem um conteúdo melhor.

Como as montadoras aqui no Brasil, não apresentam tais modelos totalmente completos por um preço justo para o consumidor, acabam empurrando apenas a embalagem.

Temos muitos exemplos de carros que tem um belo visual, mas que na grande maioria são vendidos com menos do que custam realmente e até mesmo são “canibalizados” para custarem menos ainda para o brasileiro.

Dessa forma, as montadoras apresentam essa “beleza” por um preço mais acessível, lucram com isso e o consumidor leva apenas o que resta no modelo. Mas os exemplos não são apenas para os carros baratos de entrada.

Há também modelos de segmentos superiores que acabam por terem o mesmo fim dos mais baratos. O apelo visual, emociona o brasileiro, que acaba adquirindo o carro mais pelo visual do que por suas qualidades em conforto e segurança, por exemplo.

“Em time que está ganhando não se mexe!”

A palavra de ordem é melhor o visual, mesmo que a plataforma já não ofereça mais a mesma segurança exigida e nem seja mais tão eficiente em relação aos concorrentes.

O lema de que “em time que está ganhando não se mexe” não pode ser usado totalmente para um automóvel, pois o tempo passa, as leis mudam e as prioridades também. Que o digam os americanos!

Por isso, enquanto o cenário não muda a filosofia das montadoras aqui no Brasil, ainda teremos que nos contentar em termos apenas a beleza como item de série em nossos carros nacionais.

Não que todos sejam belos carros, digo a beleza que as montadoras querem que nós vejamos neles, o apelo visual. No fim, acaba-se no “se só tem tu, vai tu mesmo!” E assim, nos resignamos e compramos a “beleza brasileira”.

Por Moriah.

  • Guilherme Guimaraes

    Nada mais do que a verdade!

    Quem tem dinheiro mesmo na maioria dos casos compra um importado, ou nacional top de linha, a esmagadora maioria dos brasileiros acabam comprando o que cabe no bolso (se só tem tu, vai tu mesmo)… simples assim!

  • Claudio

    Muitas vezes metem o pau nos populares da Ford, mas eles sempre apresentam itens que geralmente outros não tem!

    Discos ventilados, enbreagem hidráulica, tampas pantográficas com amortecedores,que aliás tem no Fiesta sedan e percebi um Corolla que quando o dono abriu a tampa traseira, ela tinha as enormes alças e quase bateu no queixo do coitado quando abriu, olha que corolla é carrão por aqui, outro iten, caso fique preso no porta malas,o Fiesta tem um dispositivo para abrir o porta malas por dentro!

    Motor que não precisa trocar correia dentada!

    Quer mais!

    É pouco, mas se peparar os outros muitas vezes não tem!

  • kaique

    Simplesmente demais Eber!!!
    Falou tudo, essa é anossa realidade, as montadoras trazem os carros para ca totalmente depenados… isso é triste mas vamos falar oque, um carro com conforto e segurança nao esta na nossa realidade, o fulano compra Vectra Expression porque toda vida sonhou com um Vectra,cicrano compra Vectra Elite por que toda vida sonhou com o mesmo, dai vemos o Uno aroc 15 e falamos “compro semana passada”, vejo a nova Hillux nao sei o modelo direito só sei que nem vidro elétrico tem, sem contar outros modelos que nao “podem” oferecer nem barra estabilizadora de serie… essa é a nossa realidade, nao reclamem dos politicos com seus juros altos por favor pessoal, porque a camara de deputados, o Palacio da Avorada, o congresso nacional, sao simplesmente o espelho do povo brasileiro NÓS colocamos esses politicos, nós demos corda para as montadoras brincarem de “Bobo-Bobo” com nós…
    Itens de serie que o brasileiro adora
    – ar condicionado
    – direçao idraulica

    Itens de luxo
    -Air bag
    – Trio Eletrico

  • kaique

    Mas esse é o Brasil, uma gente que acha que ta abalando quarteiroes, fulano compra Vectra Essprexion porque toda vida sonhou com um Vectra, ja vi até a Hilux nova sem ao menos um vidro eletrico, S10 nao muda afinal em time que esta ganhando nao se mexe né?
    Mas pessoal nao reclamem dos politicos, porque eles nao tem culpa dos juros altos, os politicos do Brasil sao o espelho dos brasileiros… nós colocamos eles la, somos responsaveis por seus atos, entao xinguem, esperneim, gritem e podem me criticar mas o Brasil ´chegou ao que chegou por que demos corda demais a classe alta, e por mais que o proletariado ande de Uno, sempre vai ter alguem estacionando uma S500 blindada na porta do restaurante… vai ver é um deputado federal, que acabou de tirar ferias no seu castelo milhonario

  • luiz_otavio15

    parabens,otimo texto! E só pra completar eu vi um “simples” Maybach 57 rodando em Curitiba semana passada… É a vida é assim mesmo…

  • Emerson Lima, Garanhuns – PE

    Revoltante!

  • mcrafilski

    tu ta de sacanagem 02?

    tá, concordo com tudo que vc falou, mas nao acho que nem de longe, a beleza dos carros brasileiros deva ser exaltada e/ou elegiada.

  • tiago

    belo texto. É a triste realidade, embora ache que até em matéria de beleza não estejamos bem, podendo melhorar ainda. No entanto o governo tem a sua parcela de culpa por não incentivar a implatação de ABS e AIRBAG de fábrica, preferindo pagar tratamento hospitalar e indenizações, que poderiam ser drasticamente diminuídos. Sem contar no peso do imposto, que se fosse bem aplicado não reclamaria tanto.

  • Anderson Puff

    Seja educado nos seus comentarios.

    Entrem em sites das montadoras na Europa, comparem o acabamento interno dos veiculos deles X os nossos feitos com PRÁStico da pior qualidade possível

    É revoltante….

  • Corvette

    Isso é justamente o que acontecia na União Soviética. Eu vi vídeos das televisões comunistas (a tara era tão grande lá que os símbolos eram a foice e o martelo e o número do canal para saber que não estava vendo o mesmo canal, que horror!), o o padrão de beleza deles era mais frio que um iceberg. E o povo tinha que achar moderno o novo Lada Laika, ou Niva, que horror! E nos shows? O povo não podia bater palmas, nem dançar, apenas ficar como estátuas vendo tudo. Esse era o padrão de beleza.

    Quando o povo não tem acesso ao que há de bom, não vê outros países e culturas, pensa que o mundo ao redor é o mesmo mundo do resto dele.

    Graças a Deus que aqui ainda não é uma Cuba em 100%, assim o povo de tanto reclamar que hoje temos chance de ter Azera, Fusion, e outros carros interessantes. Temos que dar outro passo, poder comprar Corvette, Nissan esportivo, Alfa Romeo, Ferrari, Jaguar e tantos outros por preços reais e não abusivos porque aqui o povo tem de ser punido por querer viver melhor.

    Essa tributação punitiva é uma cultura comunista e que as pessoas têm medo de assumir e até de ler isto que estou afirmando.

    Daí um virá, mas a direita subia impostos. Não, meus caros, desde a saída de Figueiredo só partidos de centro-esquerda e a maioria de esquerda que ficou com o governo dado de graça nas mãos. A direita além de se basear no Cristianismo, ela defende impostos baixos. Essa coisa de aumentar impostos para ajudar a quem não tem os serviços prestados à altura, é uma mentira socialista para que se puna o povo para que ele desista de comprar coisas que darão mais liberdade a ele e assim ficar dependente das migalhas que o governo liberará.

    Dói de ver que um Tucson é considerado carro de rico no Brasil, sendo que lá fora ele é carro de pobre ou no máximo classe média.

  • FK

    Brasileiro gosta de carro economico e com um design agradavel e q seja facil de vender depois e com visual esportivo e q seja atual.por isso carros 1.0 e 1.4 tem grande aceitação.

  • Luis.J.R.

    O brasil é pais das aparencias!Tem doido ai , que mora de aluguel mais quer pagar de boysinho com carro popular parcelado 60x, e gasta mais dinheiro colocando som tela de dvd, mais insufilm, rodas e ai vai.Só para se aparecer.Esse é o brasileiro.

  • EDBSB

    Beleza dos carros nacionais???????
    Que viagem!!!!!

  • Claudio

    Até eu compraria um carro zero “popular”, pois é o que a maioria pode ter!
    Mas não tenho por um motivo bem simples!
    Pagar por Seguro e IPVA absurdos todo ano, ai não tenho coragem e não vejo razão que me induza a comprar um!
    Prefiro continuar com um usado, e gastando um quarto do que pagaria pelo seguro e IPVA, todo ano, deixo o usado em ótimas condições de uso!
    Quanto a beleza dos nossos carros, eu quero saber em que gaveta esqueceram!
    Brasileiro compra Mille e Corsinha desatualizados justamente por não ter dinheiro e serem os mais baratos!

  • rivo

    Ainda acho a ideia do boicote uma boa…

    [Comentario #143709 sera citado aqui]

    Se o Brasil for comunista to sabendo agora, até onde sei faz tempo que o Brasil é/tenta ser uma democracia, nem por isto os impostos caem ou são cotados para cair, e não lembro de presidente pós ditadura fazer cortes relevantes nos impostos.
    O que FHC fez para baixar impostos de forma expressiva mesmo?
    Não defendo o Lula, mas defender a direita é demais tb…

  • superleo

    Nem beleza é algo que possa ser tão exaltado assim nos carros nacionais. Há segmentos inteiros, como o mais básico de entrada, que não há um carro que se possa chamar de “muito bonito”.

    Concordo com todo o resto, inclusive sempre me lamento de ter um Gol GIII e saber que ele não me oferece a mínima segurança, nem como projeto, nem em termos de equipamento. Não tem nem discos ventilados!

  • Felipe Andrade

    Materia interessante, parabens.

    Sendo mais direto, a soluçao seria o governo baixar os impostos absurdos.. É mais facil a vaca tucir ¬¬ E as montadoras repassarem essas reduçoes de impostos, que elas ja provaram que sao mais gananciosas que o governo, agora, na recente reduçao de IPI onde muitas nao repassaram o abatimento correto.

    Seeeeeeeeeeeeeeeeeeeee isso acontecesse, ai poderiamos sonhar com carros mais seguros, com ABS… Airbag… de serie
    E que iria reduzir as mortes na “guerra das nossas estradas”
    Seria um investimento com retorno para o Governo… Mas o povo vota no CLODOVIL…

    PACIÊNCIA

  • oi

    No Brasil, os carros mais bonitos são os importados! kkkkkkkkkkkkk

  • Felipe

    Seja educado nos seus comentarios.

    Parabéns pelo blog. Eu sou publicitario e a coisa está mais feia do que parece,nao é a toa que no brasil os comerciais sao todos apelos emocionais ,pois as qualidades roubaram ou deixaram alguém roubar!!!!!!!!!
    É tiste mas nós somos cópias falsificadas dos YANKEES! triste mas real!!! nao queria mesmo mas fazer o que , no meu caso ou eu participo de propagandas mediocres ou eu morro de fome!!!!!!!!!!!!!!!

    Até quando o brasileiro vai se vender??????Votar????? e rir??????

    Bom estao fazendo até programas com a desgraca o IBOP é a vilencia,nao passam nada de bom !!!!!!!!! será que tem????????

    Bom acho que só melhora quando a agua bater na bunda!!!!!

    esperanca e fé um budahh ou jesus sei la nos temos!!!!!!! vamos ver!!!!!

  • Hodney

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #143709 sera citado aqui]

    Parabéns Corvette pela sua explanação!
    O Brasil é um país injusto com seus cidadãos isso já há bastante tempo principalmente no preço cobrado e a excessiva simplicidade dos modelos e a carência de equipamentos de segurança e comodidade.

  • Hodney

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #143751 sera citado aqui]

    Nos tempos “odiáveis” do “facista” FHC um Mille custava R$ 12.000,00. Isso em 2002 e agora nos tempos do paternalista e “bonzinho” lula o mesmo carro custa R$ 24.000,00 com o IPI reduzido. Além é claro com o aumento da violência e do roubo de automóveis.

  • Rafael

    Eu desconrdo de alguns amigos que postaram aqui, eu pessoalmente acho uma vergonha pessoas de uma classe social que tem um vectra aqui no Brasil poderem ter porsches e mercedez la fora…. Tudo bem isso é um abuso a nós brasileiros, mas como um comentou temos que aguentar fomos nós que colocamos essas pessoas para comandar nosso rico pais….

    Mas descordo quando falam que nós superestimamos a classe alta pois muitos ricos batalharam muito para ter suas BM´s e mercedez entao vai de nós estudarmos e trabalharmos bastante pra chegar neles.

    Bandidos sempre vão existir, aqueles que tem dinheiro devido suborno, roubos e lavagem de dinheiro.

    Mas não podemos julgar todos por esses que enriquecem indevidamente,

    “Falar que o Lula ta sendo o melhor presidente que o Brasil ja teve???” eu vi isso na TV quase quebrei a TV, meu esse cara é ridiculo e o povo mais ainda que esquece de tudo que ele fez no primeiro mandato e vota nele denovo, a todos que votaram nele, merecem estar na M3rd4 que estão

    Mais o mundo é injusto Quantos Engenheiros, médicos, Advogados trabalham a vida toda pra ter um salário de R$5000 enquanto idolatramos uns idiotas chamados de Ronaldinho Gaucho, Ronaldinho Fenomeno e tantos outros que não sabem nem cantar o hino e ganham milhoes por ano!!!!

    Ou seja não vai de nós julgar as pessoas…. e que os carros brasileiros precisam melhorar muito isso é verdade mas caminhamos a passo de tartaruga= nossa economia= nossa melhora na educação = tudo aqui no Pais do Samba

    E pra aqueles que falaram que o governo n implanta o air bag e ABS assistam leiam mais jornal ontem foi aprovado a LEI que todos carros deverão ter Airbags e logo mais sairá referente ao ABS

    Abraços

  • C.Nunes

    Beleza não é tão importante assim. É uma pena que nossos carros não nos trazem segurança como deveriam, e com essa nova lei dos Airbags, é logico que o valor final ao consumidor subirá consideravelmente, e claro que o governo não irá promover incentivos a fim de perder receita. Gostaria de dizer aos moderadores deste blog também levantar a questão dos veículos com alta quilometragem rodada especialmente aos carros com mais de 20 anos de uso.

  • Heliofig

    A VW bem que podia relançar o Pointer, sobre o novo Gol, né… (Voyage hatch)!

  • Félix Martins

    [Comentario #143839 sera citado aqui]
    Vai aplicar os airbags mas acha mesmo que vai fikar “de graça”?
    O preço vai subir consideravelmente (como sempre).

  • Félix Martins

    [Comentario #143833 sera citado aqui]
    Se o FHC tivesse ainda no poder estariamos na lona com essa crise, porque ele era paga pau dos americanos e estariamos quebrados também. Não defendo o Lula, mas pelo menos da crise ele nos livrou (ainda que temporariamente) porque ele expandiu suas relações com outros paises, enquanto o FHC era só EUA e mais ninguém. Não defendo Lula nem FHC por isso acho que o brasileiro deveria escolher melhor quem vota, vários políticos que prometem aumentar a carga tributária, tirar 13º salário, acabar com FGTS, etc, etc, etc, ganham sendo os mais votados e quando aparece um político que fala de educação como Cristovam Buarque daí o povo acha firula e não vota.
    Para nós termos carros igual os europeus e americanos precisamos disso mesmo: educação.

  • danix

    sou mais meu twingo 2000 completos do que essas carroças nacionais.. e olha q o twingo é lindo.. soh troxa prefere outrso mesmo..

  • alcantara

    Seja educado nos seus comentarios.

    Realmente, no Brasil as coisas são assim: Fiat Uno com a mesma carroceria de 1984, carro nota zero em segurança ainda em produção porque vende bem. Na italia esse uno saiu de linha em 1993 para vocês terem idéia…mas Brasileiro compra, isso que importa pra eles(montadoras)

  • Daniel Alves

    Eu tenho saudades do FHC. Sinto falta daquele tempo em que as fábricas automotivas como a Ford e a Renault cogitaram de fechar as portas aqui no Brasil. Daqueles belos anos que as montadoras nem ousavam trazer lançamentos mundiais para cá e por isso começaram a desenvolver essas fantásticas gambiarras que ainda temos hoje. Bons tempos no qual nunca nem mesmo se discutiu sobre a obrigatoriedade de itens de segurança nos nossos carros. Sinto falta de uma época em que as construtoras andavam a ritmo de tartaruga e cada novo lançamento de um condomínio era notícia na cidade toda. Sinto falta do discurso de redução da carga tributária, mas deixando a tão polêmica CPMF para acabar no atual governo. Sinto falta de um governo que não abaixou impostos em época alguma, como fez o atual com o IPI e as alíquotas do Imposto de Renda. Sinto falta do sucateamento pelo qual passava o serviço público, sem contratações, sem investimentos, etc. Época boa na qual devíamos fortunas a bancos internacionais e, na esfera política internacional, não tínhamos qualquer prestígio, quando hoje começamos a ser citados como modelo de novos planos de desenvolvimento.

    Aos que defendem FHC e corja, só deixo esse recado: fiquem na saudade mesmo, por que hoje vocês, classe média besta e prepotente, tem que engolir que um sindicalista semi-analfabeto é o Presidente da República e governa muito melhor esse país do que seus velhos de terno e com PHD em Harvard. Um grande abraço aos saudosistas daquela época!

  • alcantara

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #143860 sera citado aqui]

    O voyage hatch é o gol, o pointer era de uma categoria acima do gol(carro médio) o porta malas dava dois do gol

  • danix

    [Comentario #143712 sera citado aqui]

    na europa há carros bem mais econômicos do que os que são vendidos aqui..

  • Fernandod Dupas

    Seja educado nos seus comentarios.

    Uma pena no texto não ter nomes citados de empresas… vi um comentario sobre vectra expression e vectra elite, dois super extremos em um mesmo carro, a embalagem é a mesma mas o fato é que sempre existe um motivo para nosso carro desvalorizar e os novos ficarem mais caros.

    Eu compro um vectra elite 2.4 do melhor que tem e pago um absurdo, quem ve por fora percebe que eu tenho uma roda melhor, ai quando vou vender tem um vectra expression da mesma cor que o meu so que com uma roda que o cara colocou, ninguem nunca vai optar pelo meu carro que tem um motor que gasta mais, custa mais e tem o mesmo visual, isso é lamentavel.Tenho um corolla XEi que é um otimo carro, 74 mil é um valor caro para um carro que oferce o minimo de segurança (ABS, airbag), ai parei para pensar:a versão XLi é um voyage com a lataria do corolla e motor tbem, e custa absurdos 59 mil, meu um carro desse valor que nem roda de liga tem? como isso é possivel?

    Triste…

  • Yuri

    O carro mais vendido do Brasil, é o GOL, por que os brasileiros tem confiança na VW.

    Porém, isto não é um fator bom, pois o GOL que é um carro popular, tem o seguro muito caro (Cerca de 6000 reais), é muito visado para roubo, custa mais do que 70% dos carros da sua categoria e a sua manutenção que é barata, é equivalente a de um Corsa ou de um Uno.

    O brasileiro, tem essa mania, que a marca do povo, sempre vai privilegiar as classes mais baixas, mas ultimamente não está sendo assim.

    Se você quiser ter um carro popular de baixo custo, opte por um Celta, por um Uno ou por um Clio. Em nivel de acabamento, conforto, eles são pau-a-pau com o GOL G5 e se for para comprar um Gol G5, leve um Fiesta, um Corsa 1.4 ou um Palio, você não deverá se arrepender.

  • Luquinha

    Beleza no carro brasileiro? Quem vai numa exposição de carros e passa junto dos importados da Europa e depois passa no melhor carro nacional vai sentir falta de muita coisa. Por dentro e por fora. Sem contar com ítens que não são vistos e outros que no Brasil quase ninguém sabe o que é.

Send this to a friend