Asiáticos Hatches Kia Matérias NA

Matéria NA: Andamos no Kia Picanto

materia-na-andamos-no-kia-picanto-1 Matéria NA: Andamos no Kia Picanto







A Kia possui uma linha bem diversificada de modelos, desde Sportage e Opirus até um modelo mais próximos ao modelos de entrada nacionais. Neste último caso, o Picanto.

O modelo é considerado hoje o carro mais economico do país, movido à gasolina. Fazendo médias na estrada acima dos 22km/h, passando por pouco o Mille Economy, embora este seja “flex”.

A impressão quando se chega perto é de que ele é realmente menor do que vemos nas fotos. Ele parece baixo, mas é apenas impressão devido ao seu tamanho curto, 3,53 metros.

Agora tanto a versão mecânica como a automática, possuem o mesmo motor 1.0 12V de 64cv e 8,9kgfm. A direção agora é elétrica, muito leve por sinal e não rouba potência direta do motor.

materia-na-andamos-no-kia-picanto-2 Matéria NA: Andamos no Kia Picanto

O acabamento interno é muito bom. A versão que andamos era automática e possuía bancos em couro. Na verdade, este item é opcional e pode ser colocado na versão manual também.

O posição de dirigir é boa, sendo que o assento é um pouco alto, dando a impressão do Picanto ser igualmente mais alto que os demais. Mas tem dois inconvenientes:

O cinto de segurança não possui regulagem de altura. Para alguém alto como eu, com 1,89 metros de altura, fica uma sensação de insegurança quando o corpo se movimenta para a frente, já que o cinto cai pelo ombro deixando o corpo solto.

materia-na-andamos-no-kia-picanto-3 Matéria NA: Andamos no Kia Picanto

Outra item que poderia ter sido melhorado é a regulagem de altura no assento do motorista. Como já disse, o modelo tem posição alta. O que para alguém com mais de 1,80 metro pode ser um problema.

O espaço atrás não é dos melhores, obrigando a Kia reduzir o espaço de recuo do banco do motorista para que quem vai atrás não tenha as pernas espremidas. realmente, um carro para quem tem 1,70 metro no máximo.

Bem completo, o Picanto recente apenas da falta de ABS nos freios, sendo que o restante dos equipamentos são muito bons para o preço e porte do carro.

materia-na-andamos-no-kia-picanto-4 Matéria NA: Andamos no Kia Picanto

Ar condicionado(que gela rápido), direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, rádio-CD com MP3 e entrada P2 para iPod, coluna de direção regulável, retrovisores e travas elétricas, entre outros.

E o porta-malas? Sim. Este é o “calcanhar-de-aquiles” do Picanto. Ele é pequeno, bem pequeno. Quando se abre a tampa traseira, a impressão é de que ele é ainda menor do que dizem. Porque?

É só reparar na pequena tampa interna traseira. Ela tem um pouco mais que um palmo grande! Realmente é a menor tampa de bagageiro que já vista.

No modo de dirigir a versão automática, torna-se bem prático rodar com ele, inclusive tendo uma boa saída. Mas, durante retomadas, o carro mostra ser mais lento do que poderia se fosse com câmbio manual.

materia-na-andamos-no-kia-picanto-5 Matéria NA: Andamos no Kia Picanto

Com preço básico de R$35.900 na versão mecânica e 40.900 com câmbio automático, o consumidor pode pagar mais R$1.500 por bancos em couro. O do modelo testado era na cor cinza. Algumas revendas estão cobrando R$1.000,00 a mais pelo modelo.

Pelo nível de equipamentos, aliado à ótima economia de combustível, dirigibilidade, acabamento geral e garantia de 5 anos, o Picanto torna-se uma boa opção para quem quer um carro mais completo que os modelos nacionais na mesma faixa de preço.

Com alguns contras, mas muitos prós, o Picanto deve ter um futuro bom em nosso mercado. Infelizmente, o modelo ainda é importado, pagando os 35% de taxa de importação.

Certamente, se fosse nacional, seu preço poderia baixar ainda mais, transformando-se talvez, na melhor opção entre os modelos com motor 1.0 do mercado.

Teste por Moriah.
Fotos ilustrativas.



  • Pettrus Ludwig

    :clapp: ESSE CARRO É UMA EXCELENTE OPÇÃO COMOI SEGUNDO CARRO (BEM AQUELE QUE LEVA E TRÁS AS CRIANÇAS NA ESCOLA) OW PRAQUELES QUE NÃO PRECISAM DE UM PORTA-MALAS GRANDE…

    SEM FALAR QUE O CUSTO BENEFÍCIO E A GARANTIA DE 5 ANOS É UMA BOA HEIM!!!!

    CONHEÇO UMA PESSOA QUE TEM 1 DESSES E ELE TEM MUITA PRESENÇA PRO PORTE DOS PEQUENOS!!!E MUITO BONITO TB!!! :cool: :cool:

    PRECISAMOS ACABAR COM OS 35% E MELHORAR O PREÇO DELE PRA INFESTAR O BR COM O PICANTO!!! :teeth: :drinkk:

  • JaumM

    Em Curitiba tem bastantinho até, e de todas as cores. O carro é ótimo, talvez seja o modelo com mais características próprias do mercado, vai na contra-mão dos demais modelos 1.0 afinal é barato e tem tudo, mas é pequeno e coreano.

    O visual dele é invocado pq é muito pekeno, mas (especialmente com as cores cítricas) ele tem acabamento externo bem acertado o tornando muuiittooo diferenciado dos demais 1.0 pé-de-boi nacionais.

  • Lauro

    Excelente modelo, ja tive a oportunidade de andar em um… muito melhor q gol (inclusive o G5 q ja andei em um e continua uma porcaria, ele é melhor q o antigo mas continua um carro mediocre), palio, 207…
    Com certeza será o proximo carro pro dia a dia aqui de casa.

  • evildust

    Deixa ele ser importado pagando os 35% de imposto… Se esse carro fosse produzido no Brasil que tem um custo de produção mas muito, muito mais alto que o da Coréia é bem capaz que custasse mais que importado.

    Basta comparar o Azera que não custa R$ 100000 com um Golf GTI ou um Stilo Abarth completo, ambos produzidos no Brasil. Os dois carros nacionais não passam de carroças quando comparados com o Azera e custam muito mais!

    Se o Picanto fosse produzido no Brasil, pode apostar que o preço do manual bateria na casa dos R$ 50 mil.

  • leobozo

    valeu… tava a fim de saber como é esse carro

    5 anos é muito tepo de garantia.. pra quem é solteiro e usa o carro so em cidade ou pra ir trabalhar é uma boa pq é muito economico.

    tomara que montem no Brasil e o preço caia mais ainda (se é que não vão meter a mão e manter o preço)

  • heldermm

    [Comentario #113239 sera citado aqui]

    O manual R$50.000? Agora você esticou a baladeira..

  • IGAUM

    Eu andei no carro, igaulzinho a esse testado pelo NA, automatico. Só que foi com o motor 1.1, com um pouco mais de torque.

    É bom, confortavel, se bem q peguei só ruas boas, mas os pneus Kunho não são adequados para o nosso piso, medidas 165/60R14, pois o carro sai muito de frente e o pneu tem perfil muito baixo e se nao tomar extremo cuidado pode-se perder facil o pneu e entortar a borda da roda.

    Outra coisa que não gostei é que a estrutura do carro parece ser fragil. Explico: em manobras quando se esterça toda a direção – leve por sinal – qdo chega o fim de curso ocorre a pancada seca do batente e bate na “lata” mesmo do carro e voce sente lata vibrando nesse instante no assoalho e ate nos pedais caso esteja pressionando o freio por exemplo – uma vez que os pedais tem ancoragem na parede corta fogo do motor q tbem é fixada a caixa de direção. Portanto, no minimo é usada chapa bem fina e poucos pontos de foldas e/ou poucas nervuras.

    No mais para rodar na cidade é bom sim.

  • Luis.J.R.

    Parece ser bom o carrinho?É muito economico e bem equipado! :cool:

  • [Comentario #113256 sera citado aqui]

    Bom, essa sensação eu não tive. Achei ele bem estruturado, pelo menos nessa versao 2009. Passamos ate sobre umas costelas de vaca e trilhos de trem e ele respondeu muito bem.

  • JDFortuna

    Esse carro é muito simpático. A lanterna anterior, eu acho melhor que essa. Esse carro não é pra correr, é pra se mover dentro da velocidade média urbana. Eu acho show de bola. Bem equipadinho. Eu comprar são outros 500, mas eu acho bem bacana.

  • Pantaneiro

    Parece um carro honesto.. e tá bem mais bonito agora.
    se custasse entre 30 e 32 mil ia vender igual água…
    só faltou ser flex.. kkkkkkkkkkkkkkk :cool:

  • thu

    1.0 automatico?
    num é 1.1 não?
    que eu me lembre havia o mil manual e o 1.1 automatico…. na linha 2009 tem os 2 automaticos ou agora só sobrou o mil?
    pelos comentarios dos proprietarios aqui em sampa, o carrinho é uma maravilha enqto novo, mas com o tempo de uso aparecem barulhos na suspensão que dão uma dor de cabeça…..

  • IGAUM

    [Comentario #113262 sera citado aqui]

    Moriah.

    em marcha achei bem honesto e de certa forma robusto sim…sem demeritos para o carro alem de excelente acabamento perto dos carros nacionais.

    Só fiquei chateado mesmo com a lata “vibrante” qdo bate curso da direção. Pelo menos um Material fonoabsorvente melhor – manta – e talvez um batente diferenciado poderia amenizar essa situação. Outro ponto seria a troca dos pneus Kunho 165/60R14 por outros. Imaginei os 175/65R14… mas poderia “pesar” demais para o carrinho…então me lembrei que existem os Firestone f-570 medidas 165/70R14 que equipavam os Clio. Alem de nacionais seriam mais adequados.

  • Rodrigo joi

    O acabamento dele é de dar inveja a carros até mais caros que ele, muito bom o acabamento.
    Importado ou nacional, continuaria caro, basta ver as demais opções existentes no mercado…

  • marcodoido

    Mesmo não tendo regulagem de altura do cinto este carrino humilha todos os nacionaio nesse quesito tem apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros o que aqui no Brasil é colocado apenas nas extremidades como que só poderia sobreviver quem vai ali e o passageiro do meio que se ferre.E só uma pergunta para algum leitor que conhece o carro mais do que eu,já existiu aqui no mercado ou em algum lugar do mundo uma versão 1.6 do modelo??pois me fizeram essa pergunta um dia e eu não soube responder.Desde já obrigado.

  • fr_amaral

    [Comentario #113327 sera citado aqui]

    Esse carrinho é muito bom e ate bonito, alem de entregar muito. Ah, o motor do auto é 1.1 Moriah, entra la no forum em opiniao do dono e ver pra vc o cara falando do Picanto auto. E por esse preço o bom é que ele entrega airbag duplo, cambio auto, som MP3 com entrada USB, A/C, VE nas 4 portas e tudo mais!

  • Naxi

    O carrinho parece ser uma ótima opção!!! Mas as únicas ressalvas são: a rede de concessionárias/manutenção, que apesar de garantia de 5 anos, parece que a manutenção é cara e demorada(peças importadas) e esta questão do eixo dianteiro que já li vários depoimentos de donos frustados por não conseguirem resolver tal problema, que segundo relatos, acontece por causa das condições de nossas ruas(velha desculpa padrão, mas que não deixa de ser coerente!!!).

  • Diguinho

    Se fosse nacional não ia ter pra ninguem :cool:

  • johnny

    parece legal o carro
    12v? o carro tem 3 cilindros?

  • velocidade

    A kia tem quase toda a gama de veículos do mundo no Brasil,isto é ótimo !!! Coisa que Gm desconhece !!!

    O acbamento do Picanto humilha muito carro mais caro !!!

    :drinkk: :drinkk: :drinkk:

  • mts

    [Comentario #113553 sera citado aqui]

    não. são 4 cilindros, porém com 3 válvulas cada…

  • Mirax

    Moriah, há casos constantes de consertos da coluna de direção do carro por contas de nossas ruas. Tem quebrado direto, se não me engano já saiu uma reportagem na 4 Rodas falando a respeito disso.

    A Kia informa que a coluna de direção não tem suportado o “queijo suiço” de nossas ruas e estradas.

    Mas o carro é bem bonito, com um desenho bem melhor que o i10 da Hyundai, porém, o interior do i10 tem um desenho mais bonito. Essa mania das montadoras colocarem o console virado pro motorista, é bem ultrapassado, como acontece em carros como a linha Palio, Golf, Bora e o Picanto.

    É um carro urbano, pro dia-a-dia pra ir ao trabalho, buscar filhos na escola, solteiros ou jovens casais…como um segundo carro realmente, como disseram acima.

    Tem um forum aqui mesmo do NA, que apareceu um desse preto, com turbo, instalado pela concessionária, cque tinha 120 cv. Esse sim, dava pra pegar estradas sem sustos, pq eles colocaram pneus mais largos pra ganhar estabilidade.

    Com 120 cv, além de andar mais, não deve ter ficado beberrão, pq o motor é pequeno.

  • R2

    Eu tenho um picanto 1.0 automatico e não reclamo de nada!
    Inclusive ja viajei alguns km com ele, e é muito confortavel.
    Claro nas retomadas ele é devagar, como qualquer 1.0… Mas arranchada é show.
    Na versao 2007 havia regulagem de altura do cinto de segurança, e no site internacional da kia consta como ‘opcional’, não sei pq nao incluiram isso na versao vendida aqui.
    Eu sempre digo, q quem compra picanto compra pra usar, não pra mostrar…igual muitos carros por ai que o pessoal so tem pra mostrar, vc entra ele é igual ah 20 anos atras, sem tecnologia sem bosta alguma….
    Aliais isso me lembra um modelo de entrada que se quer tem temporizador do limpador parabrisa dianteiro…pq o trazeiro nem existe…
    No picanto são 3 regulagens de velocidade e mais 3 opçoes de tempo…
    Ah vc esqueceu de falar do pisca alerta no retrovisor e do break-light!
    E que os bancos trazeiros tem encosto para cabeça com altura regulavel, e bilhoes de porta-treko para vc esquecer objetos aleatorios, e do ALARME QUE VEM DE FABRICA, travamento na chave, e as opções do cambio automatico alem do basico tem 2 para segunda marcha e o overdrive que impede que ele va até a 4 (indo so até 3), e tambem….

  • “Basta comparar o Azera que não custa R$ 100000 com um Golf GTI ou um Stilo Abarth completo”

    Acho que não tem nada a ver, a proposta da Kia e Hyundai é diferente, a VW e Fiat tem os fanaticos pela marca.

    Acho que o Picanto é um carro de cidade, que não exije porta-malas, nem muito espaço interno, carro é confortavel, economico.

  • thiaggo

    Comprei um Kia Picanto EX 1.0 modelo 2011 há 15 dias. O que me chamou a atenção nele foi o seu acabamento, nova estilização e os ítens de série que dão um show em qualquer nacional da mesma categoria. Mas já estou tendo agumas desilusões. A principal delas é o barulho na suspenção dianteira, em pisos irregulares, que me tira a paz. Não é nada de extraordinário, mas acho que um carro novo não deveria ter esse tipo de barulho. Coisa semelhante só tive com o meu antigo Honda Civic 2003, por conta do embuchamento da bandeja e dos amortecedores que estavam "meia boca".
    Próxima semana vou levar na assistência técnica pra ver se o barulho é normal do carro, já que ví alguns comentários parecidos nesse fórum.
    Quanto a economia, ainda não pude comprovar, pois não cheguei a encher o tamque para conferir.
    O desempenho é de 1.0, não dá pra esperar muito dele. Acredito que quem o compra, sabe disso.


Send this to a friend