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Matéria NA: Andamos no Novo Gol 1.6 Power!

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Por Ricardo de Oliveira, Moriah.
Fotos ilustrativas.

Finalmente andamos no maior lançamento automotivo do mercado brasileiro este ano, o Volkswagen Gol da nova geração. O Novo Gol que andamos era o da versão Power, equipado com motor 1.6 litros e na cor vermelho flash.

O tal “Best Drive” como foi batizado o test-drive do modelo na rede Volkswagen, foi feito em uma concessionária da marca em Guarujá-SP. O percurso foi de pouco mais de quatro quilômetros, muito pouco para se notar maiores impressões ao dirigir, mas deu para ter boas impressões no meio urbano.

De cara, o Novo Gol impressiona pela beleza. A VW acertou muito em seu design. Visualmente ele parece um carro mais sofisticado e caro do que realmente é. Talvez a maior impressão que se tem do modelo é exatamente por ele não parecer um Gol. Não parece mais um “remake” do modelo antigo.

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Nada, nem mesmo aquelas lanternas traseiras que segundo a marca remetem ao desenho original do Gol de 1980, dão a impressão que se trata de fato de um Gol. Essa impressão nunca foi tão verdadeira. Ele não é um Gol de fato. Não o Gol que conhecemos desde 1980. É um outro carro!

Ao abrir as portas, a impressão é de que elas são pesadas, pelo seu perfil mais encorpado. Mas, é só impressão mesmo, elas são de fácil manuseio e o espaço dentro dá a sensação de ser maior. Não há ruídos quando se fecham, dando a sensação de robustez. Na parte traseira, o Novo Gol tem mais espaço para as pernas que na geração anterior, parecendo que estamos em outro carro.

Ao entrar no Novo Gol, nota-se que o volante está no lugar certo, que os comandos, exceto os comandos abaixo do volante, painel, alavanca de câmbio estão bem posicionados. Gostei dos comandos dos vidros elétricos, que neste carro desciam e abriam sozinhos por defeito elétrico. A vendedora disse que era somente nesta unidade.

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O volante tem boa pega e os plásticos nas portas e painel, embora sejam plásticos duros até no Power, são de qualidade superior a concorrentes como o Celta e mesmo em relação ao G4. O acabamento geral é bom, mas algumas peças ficam descobertas, como o trilho dos bancos, por exemplo. Estes são confortáveis e firmes, segurando bem o corpo. Não encontrei dificuldade alguma em me ajustar ao carro. Nem o banco precisei ajustar.

Quando se dá a partida, não se sente nada, só um som baixo do motor ligando. Bem baixo. Nada de trancos como no G4. Resumindo, bem suave. Aliás, a maior característica notada no Novo Gol foi o silêncio e a suavidade com que roda nas ruas. Muito superior a qualquer Gol anterior. Macio, silencioso, fácil de dirigir.

O câmbio é bem macio e de fácil manuseio. Dirigindo, a impressão é de estar num carro maior, devido o para-brisa ser mais avançado. O desenho do painel me fez lembrar do Seat Ibiza e imediatamente da suspensão dianteira que ambos compartilham.

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Mas vamos por partes, o painel de instrumentos é completo e de fácil visualização. Me agradou muito o I-System, mas eu estava tão impressionado com o carro que nem observei naquele momento que o velocimetro estava parado!

Só quando passei pelo radar na avenida, onde sempre passo de moto ou carro, é que notei o defeito no instrumento. Evidentemente sem placas não me preocupei e a vendedora afirmava ser defeito daquela unidade e que não compensava arrumar.

O novo motor 1.6 VHT de 104cv com álcool manda muito bem, com respostas rápidas, sem ruído interno ou trepidações, exceto apenas que senti uma leve vibração no meu assento em ponto morto, mas nada que incomodasse. Inclusive saí em terceira marcha sem nenhuma reclamação maior do motor. Simplesmente muito bom.

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As suspensões absorveram muito bem os buracos de asfalto e bloquetes, passando de fato aquela sensação de robustez que a marca tanto alude em sua propaganda. Passei em cima de alguns buracos e ondulações de propósito para sentir a reação do carro. Sem problemas.

Com boa posição de dirigir, é preciso se acostumar com o vidro traseiro mais inclinado, aliado a uma coluna C que esconde muita coisa dependendo do ângulo. O cuidado maior é nesse item, sendo os demais, como manobras de estacionamento, muito facilitadas pela direção hidráulica de respostas rápidas e aos espelhos retrovisores bem posicionados.

No resumo, o Novo Gol é um carro muito bom, achei ele melhor de dirigir do que Polo e Fox, claro que não tem o acabamento de um Polo ou a altura de um Fox, mas dirigindo o carro dá até para esquecer destes detalhes, ainda mais quando se pensa que este carro é um Gol.

Gol? Isso é modo de dizer, pois ele na verdade é um novo carro que chamam de Gol! Quem não andou ainda, esqueça tudo o que sabe sobre o Gol até agora, este Novo Gol é o início de outra história!



  • LFSP2

    Agora a Fiat vai ter de correr atrás, o Palio está caindo nas vendas
    O Palio começou a ameaçar de vez o Gol quando foi lançado o Palio 3, na época o Gol ainda era o G3 e a Volks queria matar o Gol com o Fox, como não conseguiu lançou um G3 piorado, o G4, aí o Palio passou a ameaçar ainda mais, mas lançaram a 4ª geração do Palio e com isso a Fiat perde a chance de passar o Gol pois o atual Palio não agradou, o resultado é que a Fiat, mesmo com o lançamento desse novo Gol poderia ultrapassá-lo já em 2009 ou quando a próxima geração do Palio fosse lançada, em 2010
    Agora com a reestilização mal-feita do Palio e o novo Gol vendendo bem ela terá de rever seus planos para colocar o Palio como o carro mais vendido do Brasil

    Sobre o Gol, as únicas coisas que dão a idéia de que é um Gol são as saídas de ar(iguais a do G4) e a palavra “Gol” na traseira
    A verdade é que o Novo Gol com certeza é o melhor de todos os Gols, afinal alguns incômodos se foram como o volante torto, a péssima ergonomia, o painel de Honda Biz emprestado do Fox(este está bom mas prefiro o do G3), o câmbio antiquado com acionamento de hastes e o velho motor AP que ainda era longitudinal além do rodar ter ficado mais macio
    Resumindo: só se chama Gol porque a Volks decidiu utilizar um nome consagrado para vender um carro com tradição(embora carro quando é novo praticamente se vende sozinho), se já vendia horroes quando era antiquado, agora que melhorou bastante vai vender mais ainda
    Até porque o Gol, ao lado da Kombi e do Mille, eram os carros que pararam no tempo

  • antoniokings

    VW no Brasil, é igual ao América-RJ e Portuguesa. Muita gente torce mas vive caindo.

  • erom

    Essa história de velocímetro desligado é foda. Todas a concessionárias que fiz teste drive fazem isso. desligam o velocímetro. Pobre do cara que comprar esse carro achando que é 0 km! Não é defeito, não! :nanao:

  • Daniel Morais

    A unidade testada estava com os vidros elétricos e o velocímetro com defeito. Isso não é nada bom se tratando de um lançamento, aguardar pra ver.

  • LFSP2

    [Comentario #97930 sera citado aqui]

    De fato é um problema, mas em todas as montadoras as primeiras unidade são as que mais dão problema, por isso eu recomendo não comprar no primeiro ano-modelo, melhor esperar que a maioria das montadoras resolvem os problemas porém em outras o problema fica até o fim da vida do carro e passa para suas reestilizações

  • brunojefferson

    [Comentario #97927 sera citado aqui]

    disse uma das maiores verdades até então não ditas, é exatamente isso meu caro!

  • antoniokings

    Saíram as primeiras fotos do Gol Sedan. Até que ficou bonito.

    http://carros.uol.com.br/

  • antoniokings

    Na verdade, é uma foto só. Mas podemos ver como será o carro. Ficou discreto. Bastante interessante.

  • Cristiano_ferromodelismo

    PAGAR CARO NISSO PARA TER UM CARRO QUE COM A LATARIA EM VERMELHO APARECENDO POR DENTRO. :angre: :owmy:

  • superleo

    Fiquei muito decepcionado com a prévia do Gol Sedan no UOL. Esperava que o desenho do protótipo mostrado aqui fosse mantido, mas já dá pra perceber que a traseira é bem diferente :(

  • Luis.J.R.

    Sem duvida nenhuma deve ter ficado bem melhor que o
    antigo?É logico o carro e totalmente novo, nova plataforma novos motores!E também acho
    que o carro tá vendendo bastante porque se chama
    gol.Mais mesmo assim é um carro pequeno sem luxo e
    infelismente ficou caro.E tem muita gente exagerada que pensa que o caro é um audi…há vai!Mais gostei do carro. :cool:

  • JoaoV27

    Um painel bonito da VW….
    raro!!!

  • luiz_2008

    [Comentario #97930 sera citado aqui]

    São de série! O consumidor não precisa pagar nada mais por isso!

  • Raimundo

    [Comentario #97925 sera citado aqui]

    Rapaz, vc se disse alguns coisas interessantes mas nao necessariamente tao simples.
    Concordo q um lançamento, principalmente num modelo ja consagrado como o Gol, impulsiona bastante as vendas. De fato, o Gol, praticamente, sempre vendeu mais q o Palio e este novo Gol abre mais vantagem. Contudo, dizer q o Palio G4 nao eh bem aceito eh relativo. Primeiro, q pra afirmar isto, deveriam demonstrar tanto na VW quanto na Fiat qual q participacao de vendas de versao para Gol e Palio, algo q dificilmente mostrado. Segundo, q eh muito comum vender versoes mais simples q as mais caras, independente da marca ou modelo, logo no caso do Palio, eh logico q o Fire com carroceria antiga vai vender mais q o Palio com carroceria nova, mas dai justificar q agradou mais o antigo q o novo eh burrice. So quando o Palio Fire ganhar a frente do novo Palio eh q saberemos se a porta de entrada do modelo realmente sofrera perdas por conta do design. Quanto a Fiat ter q se agilizar pra tornar o Palio lider da categoria por conta do novo Gol, a propria Fiat ja disse q ela nao se preocupa tanto em ser lider num determinado segmento e sim no geral. Afinal, o geral eh o q demonstra o quanto eh consegue vender e ser aceita. Esquecem q a VW depende muito da linha Gol no geral enquanto a Fiat participa de segmentos q a VW nem tem produto no mercado intermediario limitando sua participacao de mercado. Se nao bastasse isto, ela juntamente com a Ford e GM demoram muito pra revigorar seus produtos. As francesas ja se tocaram sobre isto e as japoneses ja fazem o dever de casa.

  • rlaranjo

    ê, esse é o terceiro Gol com velocímetro parado que eu vejo!!! Até o do teste de quarentena da AutoEsporte tá com esse problema!!! E tem um usuário do fórum com o mesmo problema!!! Lá vai a VW fazer de conta que não é com ela de novo…

  • luky

    [Comentario #97934 sera citado aqui]

    Pelo jeito há algum macete de a concessionária desligar o velocimetro e tb o hodômetro, e com isso o carro pode rodar o quanto quiser em testes, mas na hora de vender ele vai sair como “zero”.

  • huahuahua

    [Comentario #97961 sera citado aqui]

    Palio.. de carroceria nova??

  • Claudio

    Corrigindo o primeiro comentário!
    Gol G4 ao lado de Kombi, mille e corsa sedan modelo antigo, estão parados no tempo!

  • Claudio

    Como um amigo meu disse hoje, falando de mulher que ela pode estar com quem quiser, mas se o primeiro que fez ela mulher, estralar os dedos ela vai correndo!
    É a mesma coisa com a marca VW e Gol, ta no coração de muitos brasileiros, foi só lançar um Gol novo de fato, que todo o pessoal, ja correu de volta pra marca, a primeira paixão é que fica!

  • Raimundo

    [Comentario #97970 sera citado aqui]

    Sim! O Palio G4 tem uma carroceria(design) mais nova q o Palio Fire (G3). Quando este ultimo ganhar a atualização e, talvez, as versoes ELX pra cima ganharem a frente do Siena, saberemos se realmente é o design do G4 q não esta agradando com relação ao G3, pois se confirmar isto, a versão de entrada (Fire)já atualizada, q seria a mais vendida, vai tender a vender menos por conta do design criticado desta quarta geração.

  • Giovanni

    Não é possível que ninguém tenha reparado nas maçanetas extremamente baixas, nas lanternas traseiras que parecem desencaixadas da carroceria, no volante fininho de Kombi, na completa ausência de porta-trecos, da direção dura demais e dos ruídos nos vidros e painel. Defeito no Novo Gol é o que não falta, o problema é que falta discernimento para testar o carro. Tá certo que 4 km são quase nada, mas só observar qualidades e não ver defeitos é uma atitude parcial demais :down:

  • huahuahua

    [Comentario #97974 sera citado aqui]

    Desculpa, mas a gaiola é a mesma de 96 com pouquíssimas melhorias estruturais (pare um Palio 96 do lado de um Palio 2008 e observe que os dois ainda são iguais em todas as dimensões).Porque você acha que na Strada Trekking a Fiat só precisou trocar a frente e manter o resto?? o carro ainda é o mesmo…

  • huahuahua

    vc quis dizer que o design mudou, né?

  • huahuahua

    ooopa, desculpa… não li seu post direito, Raimundo

  • DarK_FlooD

    Não gosto dessas saidas de ventilação redondas!

  • G.C

    Nossa mais ou menos 40 mil em um carro desses até vai, mas como a maioria financia em 36,48,60 vezes o preço vai pro espaço. Péssimo negócio pra quem for financiar.

  • Wotan

    Senhores, fiz um test drive na propria VW de sbc, nesse carro, e sinceramente, não vi nada de mais no carro, desenpenho igual do Fox ou Polo, acabamento, embora tenha melhorado, deixa muito a desejar, agora que ele é bem melhor que os seus concorrentes, isso é indiscutível, o cambio do Palio por exemplo é longo e sempre da uma sensação de imprecisão nos engates, aliás isso é praxe em todos os FIAT.

  • rafaelphanton

    A primeira foto foi tirada por um artista muito competente pois, ela dá ao Gol a beleza que ele não tem.

    Ficou lindo nesse ângulo e com essa cor.Eu sempre falei dessa cor aqui (cinza chumbo eu acho) do novo Gol.

    Não podemos negar que ta muito bonito o carro mas, vou sempre dizer, a VW perdeu a oportunidade de fazer o carro de entrada mais bonito do país.O tempo que demoraram para lançar e, o quanto se falou desse carro, achei que viria algo revolucionador tanto em design quando em acabamento, principalmente acabamento.

  • alcantara

    [Comentario #97972 sera citado aqui]

    Nem com o corsa sedan antigo(projetado em 1995)que tem um design arredondado dá para se comparar com museus como Uno e Kombi, o palio com apenas face lift tem a mesma carroceria de 1996(um ano depois do corsinha)e vc não citou ele…

  • Raimundo

    [Comentario #97982 sera citado aqui]

    Claro q a dimensoes e a lateral sao as mesmas sofrendo estes levissimas alteracoes mas o design como um todo mudou. Pior foi o Gol q de quadrado ficou bolinha e apos isto so teve alteracoes semelhantes ao Palio e so agora mudou radicalmente por fora. O Palio nas alteracoes q tinha mudava bastante na frente a atras. Mudança consideravel so na proxima geracao.

  • Rodrigo joi

    [Comentario #97965 sera citado aqui]

    O problema não é tão simples assim, olhando nos foruns e comunidades de pessoas que compraram o novo gol, percebesse que muitos estão com o mesmo problema cidado no teste, valocimetro que não funciona (tem até um teste de revista que comenta isso) e vidros e travas elétricas que estão “loucos”, não funcionam direito.
    Quanto ao design, a VW acertou, ficou bonitinho, realemtne é outro carro, tirando a suspensão trazeira e o EA111 1.0 que já era usado na versão anterior, nem lembra o antigo, bem melhor …. pena é o preço praticado nas concessionárias do interior..

  • cordigital

    Melhor que dirigir que um polo?
    Como pode? Usa a mesma plataforma e com acabamento muito pior.
    Não adianta esconder, dizer que tem acabamento melhor que celta e gol GIV, brincadeira isso?
    Se fosse igual ou pior que celta por 40mil reais quem comprasse teria que ser preso não?
    Dizer que é superior que o Polo é piada de mal gosto!

  • cleyton

    Concordo com tudo que vc falou,pois tbem tive a esperiencia de dirigir um gol power completo por duas semanas,e qdo estava dentro do carro as vezes até esquecia que era um gol e o carro ficou muito bom mesmo :clapp:e tbem não poderia parar o carro em lugar nenhum,porque uma simples parada no posto para reabastecer já juntava gente em volta para olhar e perguntar sobre o carro.

  • cleyton

    Desculpe o meu erro ,o certo é experiencia,apertei a tecla errada.

  • New LosT

    Eu ainda irei numa concessionária da VW só para fazer um BEST-DRIVE no NOVO GOL!!! :cool:

  • fr_amaral

    [Comentario #98036 sera citado aqui]

    Sobre o preço você falou tudo, meu tio foi a concessionária para comprar um novo Gol 1.0 trend era 33.500.Chorando ele consegui por 33.000. Ele comprou no início de julho, ate hoje nao chegou.Ele foi la de novo pergunta porque a demora e eles falaram que para o carro chegar tinha que pagar um monte de taxa e depois de 10 dias iria chegar.
    Para completar o dia que ele chegou la so porque ele tava de chinelo e bermuda o vendedor ficou atendendo ele mau falando que nao tinha gol para mostrar. Logo depois ele falou a profissao dele e ai sim que o cara falou que o carro do test-drive tinha acabado de chegar. Depois disso ele voltou pra casa, vistiu uma roupa melhor e voltou la e acabou comprando com outro vendedor que ai sim mostrou o carro pra ele em detalhes.

    VW, desrespeito total ao consumidor! :banana:
    Ja ñ bastava o altissimo preço. :banana: :down:

  • ALE

    Fiz o teste drive da versão 1.6 power completa de POSITIVO destaco: maciez, silencioso e facil de guiar e NEGATIVO:dificuldade da partida e ruido da mesma parece uma betoneira funcionando, retrovisores externos não se vê quase nada, parabrisa traseiro idem, consumo urbano no PC de bordo marcando miseros 5.5 km/l, ajuste de altura do banco já quebrado mas o principal defeito é voce se sentir dentro de um carro de combate, explico voce fica afundado no banco com pouca visibilidade para a frente creio eu que este defeito se encontra em quase todos os VW e a destacar que o funcionario teve uma dificuldade danada para desativar/ativar o alarme que não obdedecia aos comandos.
    Por que o capô avanca para cima dos farois e grade é falta de ajuste ou defeito de projeto pois todos que eu vi apresentavam o mesmo problema….mais a vw sempre caprichou na traseira mas aquelas sinaleiras…falta sal com certeza.

  • ALE

    Fiz o teste drive da versão 1.6 power completa de POSITIVO destaco: maciez, silencioso e facil de guiar e NEGATIVO:dificuldade da partida e ruido da mesma parece uma betoneira funcionando, retrovisores externos não se vê quase nada, parabrisa traseiro idem, consumo urbano no PC de bordo marcando miseros 5.5 km/l, ajuste de altura do banco já quebrado mas o principal defeito é voce se sentir dentro de um carro de combate, explico voce fica afundado no banco com pouca visibilidade para a frente creio eu que este defeito se encontra em quase todos os VW e a destacar que o funcionario teve uma dificuldade danada para desativar/ativar o alarme que não obdedecia aos comandos.
    Por que o capô avanca para cima dos farois e grade é falta de ajuste ou defeito de projeto pois todos que eu vi apresentavam o mesmo problema….mais a vw sempre caprichou na traseira mas aquelas sinaleiras…falta sal com certeza. :drinkk:

  • Vento

    Só vou comentar o que ví, já que não andei em nenhum gol novo.
    Não gostei desse painel com as laterais arredondadas, sei lá, parece que foi adaptado de outro carro. Bonito é ver aqueles paineis que acabam na lateral das portas e parecem dar continuidade pelas laterais do carro.
    Agora; difusor de ar arredondado virou moda mesmo…tá louco!!

    Abs;

  • Rogerio_BH

    Acho que supervalorizaram o novo Gol.
    O painel melhorou, mas não é nada demais.
    Se for comparar, o painel do “207” é muito mais bonito e moderno.


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